Quem conduz com regularidade sabe que os furos fazem parte da experiência. Por mais cuidado que tenha, há sempre um prego, parafuso ou detrito na estrada à espera de furar um dos pneus. É inevitável. E quando isso acontece, há duas soluções comuns: remendos ou plugs. Se não tem ferramentas nem conhecimentos para desmontar o pneu e colar os remendos internos, os plugs de pneu (ou tampões) podem ser uma excelente alternativa — mas será que são fiáveis?
Plugs ou remendos no pneu: qual é mais duradouro?
Ambas as soluções podem resultar em reparações duradouras, desde que bem feitas. Um remendo interno pode durar até ao fim da vida útil do pneu. E os plugs? Também, teoricamente. Mas há muitos “se’s” a considerar:
- Localização do furo
- Tipo de condução
- Marca do plug utilizado
- Estado geral do pneu
- E claro, qualidade da aplicação
De acordo com a J.D. Power, um plug novo pode durar até 40000 km, mas essa é a distância máxima estimada. Na prática, tudo depende da forma como foi colocado. No entanto na maioria dos casos acabam por durar 25 mil.
Como garantir que um plug dure o máximo possível?
Mude o pneu furado para trás
Se tem um carro com tração dianteira (como a maioria), os pneus da frente sofrem mais desgaste, travagens e curvas. Um pneu reparado vive melhor no eixo traseiro, onde sofre menos esforço.
Verifique a pressão com regularidade
Pneus mal calibrados (sejam novos, com remendo ou plug) desgastam-se mais depressa e podem tornar-se perigosos. A pressão recomendada está normalmente indicada no manual do carro ou na etiqueta na lateral da porta do condutor.
Evite tapar furos grandes ou perto da lateral
Um plug não deve ser usado se o furo tiver mais de 6 mm ou estiver muito perto do flanco do pneu. Nesses casos, o ideal é substituir o pneu ou recorrer a um reparo profissional com remendo interno.
Plugs + Remendo: solução dupla (profissional)
Algumas oficinas combinam plug com remendo interno para uma reparação mais robusta. Esta solução é viável, mas deve ser feita por quem sabe o que está a fazer.
É fácil aplicar um plug?
Parece simples, mas não é. Este processo no pneu exige força — e não é pouca. Pode não precisar de desmontar a roda, o que é uma vantagem, mas vai suar. Se tem dúvidas ou não se sente confortável, talvez seja melhor deixar o trabalho para um profissional.
Os plugs de pneu são uma solução prática e eficaz para pequenos furos, mas não são infalíveis. Se aplicados corretamente, podem durar muitos quilómetros. No entanto, a segurança vem sempre em primeiro lugar — e há situações em que o melhor é mesmo trocar o pneu.
Fonte: Leak.pt