Sabe porquê?

Se o seu automóvel está equipado com um sistema de controlo da pressão dos pneus provavelmente já se deparou com a temida luz de aviso de “pressão baixa”. No entanto será que tem logo de os ir encher? É que a luz de aviso dos pneus pode acender por causa do frio!

Frio interfere com a luz de aviso dos pneus! Sabe porquê?

A verdade é que por cada queda de 10 graus na temperatura, a pressão dos pneus diminui 0.13 bar.  O frio encolhe – o quente expande-se, basicamente. É típico, nesta altura do ano, os condutores receberem avisos e ficarem preocupados com os pneus. Neste caso, o que está a diminuir é o volume de ar, graças ao tempo frio. Assim, menos ar equivale a pneus menos cheios.

Carro, iuc, ruído pneus

O facto de se tratar de uma ocorrência comum não significa que deva ser ignorada. Muitas vezes, as pessoas vêem esta [luz] de manhã, quando está mais frio. Se a temperatura aquecer, a luz pode apagar-se, mas é provável que os pneus ainda estejam com alguns BAR abaixo da pressão.

O TPMS verifica constantemente a pressão do ar através de pequenos sensores no interior das hastes de ar do pneu. Estes sistemas, embora bem intencionados, nem sempre são totalmente exactos e podem ter um pequeno desvio.

reparar um furo, ar a mais nos pneus, Luz de pressão dos pneus acendeu, Alguns pneus afetam a autonomia dos veículos elétricos!

Mas embora possa ser tentador ignorar essa luz intermitente e seguir o seu caminho, não o deve fazer. Ou seja, é mau ignorar a luz se não tiver verificado a pressão dos pneus. Pode muito bem ter um pneu com um furo, por isso é sempre inteligente verificar.

Se adicionar ar e o problema persistir, dirija-se a um mecânico ou a uma loja de pneus para efetuar uma recalibração. E verifique os seus pneus mensalmente para maximizar a saúde e detetar problemas atempadamente. A melhor altura para o fazer é de manhã ou quando o veículo não tiver sido conduzido durante várias horas. Os pneus devem estar “frios” para que a leitura seja mais exacta.

 

Fonte: Leak.pt