É, provavelmente, uma das situações que provocam um maior sentimento de injustiça no condutor. Uma condução segura e correta e um piso que nos prega uma partida por estar em más condições.
Nem mesmo pensar, estar pensado ou declives acentuados na cabeça, por isso mesmo, perdemos um pneu ou em situações mais graves, partimos a direção. Mas essa sensação de impotência tem um fim à vista, porque o condutor pode – e deve! – queixar-se e pedir para ser ressarcido.
O pedido de reembolso deve ser pago junto das entidades ou responsáveis comavés das condições ou da assinatura. Se você estiver sozinho, ou se estiver viajando, saiba agora que deve seguir em frente. É que estas armadilhas apanham qualquer um, mesmo o condutor mais atento e cauteloso, e podem ter consequências e custos mais graves do que os esperados.
Apanhou um buraco na estrada ou tampa de esgoto partida? Eis o que fazer:
1. Pare e observe
Calmamente, entendido o que ficou danificado no veículo. Comece por analisar o painel de instrumentação verificar se algo sinalizado como avaria ou aviso. Faça o veículo em segurança e saia antes de sair ou um pneu furado. Volta ao carro, gire o volante para um lado e para o outro, tentando perceber se há problemas na direção.
2. Chame a polícia
Sabe aqueles que parecem estar tudo bem e, ao fim de meses, damos por nós a precisar de fisioterapia? Com o carro pode acontecer uma situação que não parece ser por isso, mesmo políciate nada de errado à primeira vista. A existência de uma “ocorrência oficial” é fundamental para, depois, reclamada.
3. Registre-se
Fotografias de pneus de vários projetos dos danos e do problema estrada que os causaram. Faça vários tipos de planos para enquadrar o espaço e demonstre a falta de sinalização ou conforme as condições da estrada ou do asfalto.
4. Arranje testemunhas
Se nós temos a assistir ao sucesso, peça-lhes o nome e o contato. Podem vir a existir um processo como um processo judicial pode ser reconhecido para credibilidade de como o seu foi danificado pelo mau estado ou carro de sinalização.
5. Ação ou seguro
Após a chegada das autoridades, acione um orçamento apurado, descreva o ocorrido, um incidente para as autoridades efetuou um.
6. Documento-se
Com o documento peritagem do seguro e o auto de notícia da PSP ou da GNR, dirija-se à autarquia da correspondente ao local onde decorreu o acidente, caso seja uma estrada municipal no interior de localidade. Se o incidente aconteceu numa estrada nacional, deve fazer o mesmo, mas junto da Infraestruturas de Portugal. Do mesmo modo, em situações de autoestrada, recorra à concessionária da via em causa.
Alguns detalhes que são definidos. É a prova irrevogável que uma autoridade presenciou a situação e o veículo danificado em consequência de uma situação anómala da via.
Existe, ainda, outra forma de chegar ao mesmo fim. Por vezes, entre em contato de imediato com a entidade responsável, como autarquia ou como fornecedor, ser pedido logo peritagem e é a própria entidade que paga o arranjo em oficina ou reembolsando o condutor.
Se, por algum motivo, a experiência com uma entidade não desejada é desejada, lembre-se de que existem outras vias de protesto. Todas elas livro de reclamações e serviços de atendimento ou podem redigir reclamação por escrito.
A Câmara Municipal de Lisboa, por exemplo, tem disponível no site um documento-tipo que terá de ser preenchido para que a autarquia avalie o pedido e assuma a despesa.
Caso uma entidade onde se reclamou ou se reclamou em respostas ou bolsálo, o melhor é mesmo darmos ou darmos a nós mesmos. Se chegar a esse ponto, lembre-se que toda a documentação de referência/referência é essencial: a carta reclamação embolso que inveja para a entidade deve ser fotocopiada e enviada por correio ou e-mail. É um documento escrito e servirá de prova, quer pelo conteúdo, quer pela data de envio. Tudo isto parece muito burocrático e chato de se realizar. E é. Mas também é forma de garantir que, por um erro, desleixo ou seja único de outros, não você o penalizado.
Fonte: StandVirtual.com