Ao condutor de um autocarro impõe-se a obrigação moral de saber que:
A
A
Deve prestar todo o apoio possível aos passageiros invisuais.
B
B
Não pode transportar passageiros invisuais.
C
C
Só é permitido o transporte de passageiros invisuais quando devidamente acompanhados por pessoas capazes de os auxiliar.
Ao condutor de um autocarro urbano impõe-se a responsabilidade de garantir:
A
A
A compatibilidade do transporte de passageiros com a manutenção das suas próprias condições de visibilidade.
B
B
A segurança do transporte e de todos os utentes utilizadores de transportes coletivos.
C
C
As condições de visibilidade através dos espelhos retrovisores e da totalidade do vidro da retaguarda.
Ao momento do início de marcha de um autocarro urbano, um passageiro cai e sofre ferimentos graves. Quem pode ser responsabilizado pelo sucedido?
A
A
O condutor, desde que provado o início de marcha injustificadamente agressivo.
B
B
Somente o passageiro acidentado, uma vez que perante um início de marcha agressivo não conseguiu manter o equilíbrio.
C
C
Todos os demais passageiros, uma vez que tinham a obrigação de evitar a queda do passageiro acidentado.
Como garante da segurança dos passageiros, o condutor de um autocarro sem reboque, não deve:
A
A
Efetuar ultrapassagens arriscadas, nem exceder a velocidade de 100 Km/h, quando circula em autoestrada.
B
B
Efetuar ultrapassagens arriscadas, nem exceder a velocidade de 40 Km/h.
C
C
Ingerir qualquer tipo de bebida.
Durante a condução dum autocarro que efetua carreira urbana ou suburbana, é aconselhável a venda de bilhetes com o veículo em movimento?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que o motorista tenha bastante prática na realização de tal tarefa.
C
C
Sim.
Durante a condução dum automóvel pesado afeto ao transporte público de passageiros, efetuar a venda de bilhetes com manuseamento do moedeiro, é:
A
A
Correto, desde que sejam vários os passageiros a necessitar de bilhete, por forma a reduzir-se o tempo de operação.
B
B
Correto.
C
C
Incorreto.
Durante a noite, e na medida do possível, o condutor dum automóvel pesado de passageiros de longo curso, deve:
A
A
Manter a instalação sonora do veículo em funcionamento, com música alegre e durante toda a noite.
B
B
Promover a distração dos passageiros através da TV e do rádio, mantendo as luzes interiores permanentemente ligadas.
C
C
Reduzir o volume da instalação sonora do veículo, optando por música calma, ou, até mesmo, desligar o referido aparelho.
Durante a noite, e na medida do possível, o condutor dum automóvel pesado de passageiros de longo curso, deve:
A
A
Manter a instalação sonora do veículo sempre ligada, por forma a evitar que os passageiros adormeçam.
B
B
Optar por uma condução especialmente suave.
C
C
Optar por uma condução viva e rápida, por forma a evitar que os passageiros adormeçam.
Durante um determinado percurso efetuado por autocarro, garantir a devida segurança e comodidade dos passageiros, é da responsabilidade:
A
A
Do condutor.
B
B
Do fabricante do autocarro.
C
C
Do revisor.
É correto o condutor dum autocarro iniciar a marcha durante a fase final de encerramento das portas?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que o besouro de aviso esteja em funcionamento.
C
C
Sim, por forma a reduzir os tempos de operação.
O comprimento máximo dum autocarro com três ou mais eixos, é:
A
A
10 metros.
B
B
15 metros.
C
C
15,5 metros.
Em caso de incêndio no interior de um autocarro, o condutor deve:
A
A
Extinguir o incêndio e, de seguida, garantir a segurança dos passageiros.
B
B
Em primeiro lugar, comunicar o facto à entidade proprietária do veículo.
C
C
Em primeiro lugar, garantir a segurança dos passageiros.
Em caso de queda de um passageiro no interior do autocarro em que está a ser transportado, o condutor deve:
A
A
Imobilizar o veículo e promover que o passageiro sinistrado seja convenientemente assistido, caso se justifique.
B
B
Prosseguir a marcha e conduzir o passageiro onde este o considere mais conveniente.
C
C
Prosseguir a marcha, uma vez que os demais passageiros prestam o auxílio devido ao passageiro acidentado.
Em que momento o condutor de um automóvel pesado de passageiros deve abrir as portas para saída destes?
A
A
Dois metros antes de atingir o local de paragem.
B
B
Quando o veículo estiver completamente imobilizado.
C
C
Segundos antes do veículo estar completamente imobilizado.
Na condução de autocarros, manter a distância de segurança aconselhável é fator de relevante importância?
A
A
Não.
B
B
Sim, exceto em circuitos urbanos.
C
C
Sim, já que pode evitar as travagens bruscas.
Na condução de autocarros, o condutor deve ter sempre presente que é muito importante para a segurança do transporte:
A
A
Manter a distância de segurança aconselhável.
B
B
Manter a iluminação interior do autocarro sempre ligada.
C
C
Manter o depósito de combustível sempre completo.
Na condução de um autocarro interurbano que transporte crianças em idade escolar e em pé, o condutor deve:
A
A
Garantir o escrupuloso cumprimento dos horários previstos, uma vez que deve ser a sua principal preocupação.
B
B
Garantir que não permaneçam crianças na área de funcionamento das portas do autocarro.
C
C
Tentar superar os limites horários fixados, já que as crianças se equilibram melhor que os adultos.
Na condução de um autocarro, é correto iniciar a abertura das portas momentos antes da imobilização do veículo?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que o motorista seja um profissional com elevada experiência.
C
C
Sim.
Na condução dum automóvel pesado de passageiros em serviço ocasional por conta de outrem, em que os passageiros se conhecem, o condutor deve:
A
A
Estar atento ao tipo de bebidas que os passageiros eventualmente ingiram, impedindo o consumo de bebidas com cafeína.
B
B
Manter-se atento a possíveis movimentações dos passageiros, garantindo que todos permanecem devidamente sentados.
C
C
Manter-se atento ao nível de sonolência evidenciado pelos passageiros.
Na condução dum automóvel pesado de passageiros em serviço ocasional, em que os passageiros evidenciam comportamento alegre, o condutor deve:
A
A
Garantir que nenhum passageiro viaje em pé, especialmente na coxia, à frente.
B
B
Participar das situações divertidas que eventualmente surjam, por forma a amenizar a monotonia da viagem.
C
C
Prestar total atenção ao ambiente rodoviário, sendo o comportamento dos passageiros responsabilidade dos mesmos.