Durante a realização de serviços ocasionais dentro do território nacional, para além dos documentos relativos ao veículo e do comprovativo da habilitação do transportador, deve também estar a bordo do autocarro:
A
A
Cópia do contrato de transporte, folha de itinerário e certificado do condutor.
B
B
Dístico identificativo do serviço e cópia do contrato de transporte.
C
C
Dístico identificativo do serviço e folha de itinerário.
D
D
Cópia do contrato de transporte e cópia certificada de licença comunitária.
O trunking é:
A
A
O serviço efetuado com tratores e semi-reboques.
B
B
O transporte de ligação realizado entre centros operacionais com veículos de maiores dimensões.
C
C
A operação de descarga, conferência e separação nas instalações do transportador
D
D
A designação inglesa para carga completa.
Um veículo de temperatura controlada refrigerado é um veículo:
A
A
Isotérmico, com um mecanismo capaz de produzir frio, reduzindo assim a temperatura até -12ºC.
B
B
Isotérmico, com uma fonte de frio, que permite regular a temperatura até -20º C.
C
C
Isotérmico, com uma fonte capaz de produzir calor, permitindo elevar a temperatura e mantê-la 12 horas, constante ou superior a 12ºC.
D
D
Isotérmico, com uma fonte capaz de produzir calor, permitindo elevar a temperatura e mantê-la 24 horas, constante ou superior a 12ºC.
Os carregadores valorizam, sobretudo:
A
A
Prazos e entregas atempadas.
B
B
Custos de stockagem.
C
C
Rapidez de resposta.
D
D
Custos administrativos.
O tipo de serviço prestado quando se afecta um veículo em exclusividade a um em expedidor, em que todas as operações de carga ou descarga são efectuadas em conformidade com as suas instruções:
A
A
Transporte combinado.
B
B
Transporte expresso.
C
C
Transporte em regime de carga completa.
D
D
Transporte em regime de grupagem.
Qual dos documentos seguintes deve estar a bordo do veículo durante a realização de um transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem e que está diretamente relacionado com o serviço de transporte:
A
A
O bilhete de identidade /cartão do cidadão.
B
B
O livrete do veículo.
C
C
A guia de transporte.
D
D
A carta de condução.
No âmbito do transporte rodoviário de mercadorias, há subcontratação quando:
A
A
Um transportador celebra com a mesma parte dois contratos semelhantes.
B
B
Um transportador celebra com outro transportador um novo contrato baseado nos direitos que lhe advêm de um primeiro contrato.
C
C
Num contrato não estão reunidos todos os seus elementos essenciais.
D
D
Não existe a figura do subcontrato.
No âmbito de um transporte rodoviário de mercadorias, cabotagem é:
A
A
A realização de transportes internacionais entre países da União Europeia e países terceiros.
B
B
A realização de transportes internacionais com veículos de peso bruto inferior a 10 toneladas.
C
C
A realização de qualquer transporte desde que o veículo esteja vazio.
D
D
A realização de transportes nacionais por transportadores não residentes.
A guia de remessa exigida pela lei fiscal para controlo do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) pode substituir a guia de transporte:
A
A
Durante o percurso rodoviário de um transporte combinado.
B
B
Quando se trate de recolha de mercadoria destinada a ser agrupada no armazém do transportador para posterior distribuição.
C
C
Quando as mercadorias são encaminhadas para o transporte marítimo.
D
D
Quando não seja possível formular reservas.
Durante o exercício da atividade das empresas de transportes públicos de mercadorias por conta de outrem, de âmbito nacional, o montante de capital e reservas:
A
A
Não pode ser superior a € 8 987,36 pelo primeiro veículo automóvel licenciado e € 4 987,98 por cada veículo adicional.
B
B
Não pode ser inferior a € 15 000.
C
C
Não pode ser inferior a € 15 000 nem superior a € 30 000.
D
D
Não pode ser inferior a € 9 000 pelo primeiro veículo automóvel licenciado ou € 5 000 ou € 1500 por cada veículo adicional, consoante se trate de veículo pesado ou ligeiro.
Uma das medidas da eficiência nos transportes é dada pela percentagem de quilómetros em carga. Quanto a este aspeto, qual das seguintes situações é verdadeira:
A
A
Os transportes rodoviários de mercadorias por conta por conta própria são mais eficientes que os transportes por conta de outrem.
B
B
60% dos transportes por conta de outrem são realizados em carga.
C
C
Os transportes rodoviários de mercadorias por conta de outrem são mais eficientes que os transportes por conta própria.
D
D
Os transportes rodoviários por conta de outrem e por conta própria são igualmente eficientes.
Atendendo aos princípios de organização e funcionamento de uma empresa de transportes de mercadorias, indique qual das seguintes afirmações é falsa:
A
A
A organização da empresa é uma ordenação, um agrupamento de actividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa.
B
B
As especificações do serviço e os procedimentos são orientados no sentido do aumento dos lucros da empresa conjuntamente com a satisfação dos clientes.
C
C
Uma boa comunicação, a cortesia, prontidão e a competência são alguns dos critérios mais utilizados pelos clientes para avaliar as empresas e os respetivos colaboradores.
D
D
A responsabilidade social de uma empresa de transportes incide sobre os seus clientes, e não sobre os seus trabalhadores.
Uma empresa licenciada na atividade de transportes rodoviários de mercadorias por conta de outrem que no desenvolvimento da sua atividade possua uma frota de 50 veículos pesados, cumpre o requisito de capacidade financeira se dispuser de capital social e reservas no valor de:
A
A
€ 150 000.
B
B
€ 254 000.
C
C
€ 240 000.
D
D
€ 220 000.
O transporte rodoviário de mercadorias realizado como actividade empresarial, cujo acesso é condicionado, no que diz respeito à profissão e ao mercado, através de licenciamento, denomina-se:
A
A
Transporte especial.
B
B
Transporte particular ou por conta própria.
C
C
Transporte combinado.
D
D
Transporte público ou por conta de outrem.
Uma colisão com o veículo da frente pode ocorrer quando o condutor:
A
A
Mantém uma distância de segurança adequada relativamente ao veículo da frente.
B
B
Circula a uma velocidade adequada à intensidade de tráfego.
C
C
Observa o comportamento do condutor à sua frente.
D
D
Circula demasiado perto do veículo da frente.
O condutor que ao circular em auto-estrada veja que 200 m à sua frente ocorreu um acidente, deve, como procedimento mais correto:
A
A
Reduzir a velocidade, encostar-se o mais à direita possível e ligar os quatro indicadores de mudança de direção em funcionamento simultâneo.
B
B
Travar imediatamente, desviando o veículo para a via da esquerda.
C
C
Travar, mas, com o veículo posicionado no eixo da via para que as luzes de travagem sejam perfeitamente visíveis.
D
D
Aumentar a velocidade para sair rapidamente da zona do acidente.
Sempre que a faixa de rodagem se encontre molhada o condutor deve:
A
A
Manter a distância de segurança e ligar as luzes de emergência do veículo.
B
B
Manter uma distância de travagem de forma a não prejudicar os outros utentes da via;.
C
C
Só travar o veículo com a caixa de velocidades.
D
D
Aumentar a distância do veículo da frente de forma a, se necessário, conseguir parar em segurança.
Sempre que as condições atmosféricas sejam adversas o condutor deve:
A
A
Reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança do veículo que circula à sua frente.
B
B
Circular a velocidades mais elevadas para evitar acidentes.
C
C
Certificar-se de que o veículo tem o sistema de iluminação eficaz.
D
D
Verificar se os líquidos do motor estão ao nível.
A redução da sinistralidade rodoviária em Portugal nos últimos anos:
A
A
Deve-se a um conjunto de medidas concertadas, associadas à evolução do parque automóvel, à qualidade das vias e, essencialmente, às alterações de atitudes e comportamentos que se têm vindo a verificar nos utentes.
B
B
Resulta essencialmente das alterações de atitudes e comportamentos que se têm vindo a verificar nos utentes.
C
C
Resulta apenas do aumento da qualidade das vias.
D
D
É insignificante, o número de acidentes manteve-se quase inalterado nas duas últimas décadas.
Quando observamos as estatísticas de sinistralidade podemos concluir que:
A
A
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são inferiores às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
B
B
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são superiores às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
C
C
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são idênticas às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
D
D
Os dados não permitem aferir quais as consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados relativamente às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
Os períodos do dia que apresenta maior gravidade nos acidentes correspondem aos períodos com:
A
A
Maior volume de tráfego e menor número de acidentes.
B
B
Menor volume de tráfego e maior número de acidentes.
C
C
Maior volume de tráfego e maior número de acidentes.
D
D
Menor volume de tráfego e menor número de acidentes.
Os acidentes que envolvem veículos pesados:
A
A
Têm consequências semelhantes para terceiros e para os utentes dos veículos pesados.
B
B
Têm consequências mais graves para terceiros do que para os utentes dos veículos pesados.
C
C
Têm consequências mais graves para os utentes dos veículos pesados do que para terceiros.
D
D
Não têm consequências para terceiros.
De acordo com o Observatório de Segurança Rodoviária o nosso país tem vindo a diminuir o número de mortos e feridos graves envolvidos em acidentes de trânsito
A
A
Não, no nosso país estes números não param de aumentar.
B
B
Não, estes números não param de aumentar e os acidentes com pesados são cada vez mais.
C
C
Sim, de acordo com os resultados apresentados o número de mortos e feridos graves diminuiu consideravelmente.
D
D
Não.
Pode considerar-se que o risco químico se encontra associado à profissão de condução. A afirmação está:
A
A
Certa.
B
B
Errada.
C
C
A afirmação está certa apenas se o condutor utilizar o telemóvel durante a condução.
D
D
A afirmação está certa apenas se o condutor se socorrer do GPS.
A colisão com um veículo em sentido contrário ocorre, de modo geral:
A
A
Na mudança de direção para a direita.
B
B
Pelo respeito pelo traço contínuo no eixo da via.
C
C
Nas ultrapassagens indevidas.
D
D
Em auto-estrada.
As colisões num cruzamento ocorrem fundamentalmente por:
A
A
Desrespeito da regra de cedência de passagem.
B
B
Sinalização correta da manobra.
C
C
Circulação a velocidade reduzida.
D
D
Respeitar a sinalização luminosa.
A realização de uma ultrapassagem em segurança, implica:
A
A
Circular muito próximo ao veículo da frente.
B
B
Fazer sinal com o indicador de mudança de direção à esquerda.
C
C
Tomar a via de trânsito à direita.
D
D
Buzinar ao veículo da frente.
No contexto de acidentes de viação, quando se fala de mortos, feridos, derrames ou custos, referimo-nos a:
A
A
Causas de acidentes.
B
B
Tipos de acidentes.
C
C
Consequências de acidentes.
D
D
Gravidade de acidentes.
Para evitar acidentes de trabalho, a descida da cabine deve ser feita:
A
A
De costas para a via, utilizando sempre todos os apoios de mãos e de pés.
B
B
De frente para a via.
C
C
De costas para a via, saltando logo que seja possível.
D
D
Não é necessário cumprir qualquer regra para o efeito.
Qual a principal causa de sinistralidade rodoviária:
A
A
O comportamento dos condutores.
B
B
O estado do veículo.
C
C
A má sinalização.
D
D
O estado das vias.
É considerado "acidente de trabalho":
A
A
Um acidente de viação que provoque feridos.
B
B
Um acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e tempode trabalho.
C
C
Uma queda num lugar público que implique hospitalização.
D
D
Um acidente ocorrido na rua que implique hospitalização.
A utilização do Sistema SOS reduziu significativamente, após o aparecimento de:
A
A
Telemóveis.
B
B
Computadores.
C
C
GPS.
D
D
Radares.
A criação de uma taxa de circulação em áreas urbanas congestionadas tem vindo a ser implementada em várias cidades europeias com o objetivo de:
A
A
Reduzir o volume de tráfego e, consequentemente, o correspondente impacto ambiental.
B
B
Apenas reduzir o número de veículos em circulação.
C
C
Aumentar a segurança nas zonas urbanas.
D
D
Arrecadar mais receitas.
Os sistemas de controlo automático do comportamento em estrada visam a identificação de:
A
A
Veículos (através da respectiva matrícula).
B
B
Radares de fiscalização do limite de velocidade.
C
C
Obstáculos resultantes de obras na via L.
D
D
Locais regulados por sinalização luminosa.
O sistema de aviso de aproximação de obstáculos em manobras de marcha-atrás visa:
A
A
Evitar o acidente.
B
B
Minimizar as consequências de um acidente.
C
C
Evitar o acidente e, no caso deste suceder, minimizar as suas consequências.
D
D
Dar indicação ao condutor que o caixa de velocidades do veículo se encontra em marcha-atrás.
Algumas das transgressões cometidas durante a condução resultam:
A
A
Unicamente de situações excepcionais que não refletem um comportamento típico.
B
B
De comportamentos habituais, cometidos regularmente e que se tornam práticas automáticas e frequentemente toleradas.
C
C
Unicamente de situações excecionais que refletem um comportamento típico.
D
D
Apenas de distrações do condutor.
O seguro obrigatório automóvel garante as indemnizações devidas por danos pessoais ou materiais causados a terceiros bem como às pessoas transportadas no veículo:
A
A
Sim.
B
B
Não.
C
C
Sim, à exceção do condutor do veículo.
D
D
Todas as respostas estão incorretas.
No preenchimento da Declaração Amigável de Acidente Automóvel:
A
A
Não é necessário assinar a declaração.
B
B
Deve chamar sempre as autoridades.
C
C
Deve ser sucinto e relatar resumidamente o que aconteceu.
D
D
É obrigatório o preenchimento do verso do impresso na hora do acidente.
Para sinalizar corretamente o local do acidente o motorista deve:
A
A
Estacionar o veículo antes do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 30m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
B
B
Estacionar o veículo depois do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 30m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
C
C
Estacionar o veículo antes do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 50m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
D
D
Estacionar o veículo antes do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 100m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
Indique qual das afirmações é falsa:
A
A
A ocorrência de um sinistro deve dar lugar ao preenchimento da declaração amigável de acidente automóvel se os condutores estiverem de acordo quanto às circunstâncias em que ocorreu, quer envolva dois ou mais veículos.
B
B
Os nomes, moradas e telefones das testemunhas não são relevantes para o para o apuramento de responsabilidades, no caso de um acidente rodoviário.
C
C
Para evitar riscos de violência e agressão os motoristas nunca devem falar sobre a carga que transportam e a rota que seguem.
D
D
Em qualquer situação de emergência, a prioridade imediata é telefonar para os serviços que estão preparados para dar resposta e prestar primeiros socorros aos que deles necessitam.
A participação da declaração amigável de acidente deve ser entregue ou enviada à seguradora no período de:
A
A
5 Dias.
B
B
30 Dias.
C
C
8 Dias.
D
D
15 Dias.
A participação da declaração amigável de acidente deve ser sempre preenchida:
A
A
Sim.
B
B
Não, apenas quando os condutores estiverem de acordo.
C
C
Não, apenas só quando é chamada a polícia.
D
D
Não.
O condutor de um automóvel pesado que assista a um acidente na via em que circula, deve:
A
A
Sinalizar a eventual súbita redução de velocidade, procurar uma escapatória possível, parar em segurança, sinalizar o acidente e solicitar auxílio.
B
B
Parar, acorrer ao local do acidente e ai permanecer até á remoção do veículo acidentado.
C
C
Travar energicamente para imobilizar o veículo o mais rápido possível e solicitar auxílio.
D
D
Manter a mesma velocidade e manter o veículo na mesma direcção.
O uso do cinto de segurança, usado pelos condutores dos veículos pesados, diminui o número de condutores mortos. Comente:
A
A
O uso deste dispositivo de segurança nos condutores dos pesados é só para atrapalhar a condução.
B
B
Sim, usando o cinto de segurança, o condutor, em caso de acidente, tem mais probabilidades de não sofrer lesões graves.
C
C
Com cinto de segurança ou sem cinto de segurança os riscos do condutor são sempre os mesmos.
D
D
O condutor de veículos pesados não deve utilizar o cinto de segurança.
A existência nas empresas empregadoras de sistemas de prémios de desempenho que tenham em conta o tempo que o motorista gasta no percurso é uma medida:
A
A
Correta.
B
B
Incorreta.
C
C
Pode ser uma medida correta, desde que não incentive a prática de velocidades mais elevadas e de menores tempos de descanso.
D
D
É irrelevante.
A avaliação efetuada pelas seguradoras e sentenças dos tribunais em caso de acidente de viação, permite:
A
A
Cobrir todas as consequências dos acidentes de viação (materiais, físicos, psicológicos e sociais).
B
B
Apenas cobrir danos psicológicos dos acidentes de viação.
C
C
Apenas cobrir danos sociais dos acidentes de viação.
D
D
Apenas cobrir os danos materiais dos acidentes de viação.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Ferimentos em peões.
B
B
Morte por atropelamento.
C
C
Incapacidade parcial temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Danos na infra-estrutura rodoviária.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Incapacidade física parcial de peões.
B
B
Morte por atropelamento.
C
C
Incapacidade física parcial temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Perda da carga transportada.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Poluição visual.
B
B
Ferimentos em peões.
C
C
Incapacidade total temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Ferimentos do motorista.
As condições ambientais têm impacto:
A
A
Só no veículo.
B
B
Na via, no homem e na intensidade de tráfego.
C
C
Só veículo e no homem.
D
D
No veículo, na via e no homem.
A distribuição do peso na caixa de carga pode influenciar o domínio do veículo em segurança:
A
A
Não, pois o condutor antecipa as situações de perigo.
B
B
Sim, sempre.
C
C
Não tem interferência, já que é o estado de conservação da via que determina uma condução segura.
D
D
Não, apenas tem impacto no consumo de combustível.
Pode referir-se que os fatores que podem agravar o risco de acidente durante a condução são:
A
A
A inexperiência.
B
B
Apenas o desconhecimento da via.
C
C
O desconhecimento da via e o excesso de confiança.
D
D
Apenas o excesso de confiança.
Em mais de 90 % dos acidentes rodoviários, o erro do condutor (falha humana) é o fator determinante.
A
A
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a degradação das vias públicas.
B
B
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a falta de sinalização das vias públicas.
C
C
A afirmação é verdadeira.
D
D
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidente são as condições meteorológicas.
São consequências materiais de acidentes de aviação:
A
A
Morte do condutor.
B
B
Morte por atropelamento.
C
C
Danos no veículo acidentado.
D
D
Incapacidade parcial definitiva do condutor do veículo.
Os encostos de cabeça de um veículo devem ajustar-se:
A
A
Por cima da parte posterior da cabeça do motorista.
B
B
Debaixo da nuca do motorista.
C
C
À mesma altura da parte superior da cabeça do motorista.
D
D
À mesma altura da parte posterior da cabeça do motorista.
O cinto de segurança deve ser colocado:
A
A
Largo, para que não magoe o utilizador.
B
B
Apertado, para que o utilizador não se mova.
C
C
Nem muito largo, nem muito apertado, ajustado ao corpo e bem fechado.
D
D
O cinto de segurança não é necessário em veiculos pesados.
A perda pessoal ou material consequente a um sinistro rodoviário denomina-se:
A
A
Incidente.
B
B
Lesão.
C
C
Dano.
D
D
Acidente.
Velocidade adequada é:
A
A
Velocidade não adaptada às condições climatéricas.
B
B
Velocidade que permite dominar o veículo perante qualquer obstáculo.
C
C
Límite superior de velocidade permitido para a vía onde se circula.
D
D
Límite inferior de velocidade permitido para a vía onde se circula.
O airbag:
A
A
É, juntamente com o cinto de segurança, um dispositivo de segurança eficaz.
B
B
Usado isoladamente pode provocar graves lesões.
C
C
É um sistema de segurança passiva.
D
D
Todas as afirmações são verdadeiras.
As regras gerais de actuação em caso de acidente são:
A
A
Sinalizar o veículo, alertar as autoridades e parar o motor do veículo.
B
B
Alertar as autoridades, sinalizar o veículo e parar o veículo.
C
C
Parar o motor do veículo, sinalizar o veículo e alertar as autoridades.
D
D
Nenhuma das respostas anteriores está correta.