;
As lesões traumáticas:
A
A
Têm uma origem violenta.
B
B
São causadas por causas externas.
C
C
Os motoristas profissionais estão expostos a estas lesões.
D
D
Todas as respostas anteriores estão certas.
Nos trabalhos de socorro a feridos num acidente de viação:
A
A
Deve-se tentar que os feridos tomem analgésicos para aliviar a dor.
B
B
Em caso algum se deve ministrar analgésicos aos feridos.
C
C
Não se deve ministrar analgésicos aos feridos, a não ser que eles os peçam.
D
D
Deve-se ministrar analgésicos aos feridos, desde que receitados antes do acidente por um médico.
Num acidente de viação com feridos, nunca se deve:
A
A
Dar comida aos feridos.
B
B
Falar com os feridos.
C
C
Perguntar aos feridos o nome.
D
D
Perguntar como se sentem.
Perante uma hemorragia num braço, o procedimento correto é:
A
A
Pressionar a artéria femoral.
B
B
Pressionar a artéria humeral.
C
C
Levantar o braço.
D
D
Baixar o braço.
A apneia do sono é um problema que tem efeitos muito graves na condução:
A
A
Não, este problema não provoca muitos acidentes.
B
B
A apneia do sono tem efeitos muito graves na condução, porque os condutores não se apercebem de que estão com a vigilância diminuída e, devido a esse facto, com a atenção, a concentração e os reflexos diminuídos.
C
C
A apneia do sono tal como a sonolência ou a fadiga não interferem na condução.
D
D
Não, a apneia do sono não interfere na condução.
Se numa situação de incêndio a roupa da vítima estiver a arder deve-se:
A
A
Tirar rapidamente a roupa que estiver a arder.
B
B
Apagar o fogo com extintor de pó químico.
C
C
Envolver a vítima com um cobertor ou rolá-la pelo chão.
D
D
Chamar de imediato o 112.
Perante uma situação de acidente, a sequência adequada na aplicação nas diversas fases do Sistema Integrado de Emergência Médica será:
A
A
Deteção, Pré socorro e Transporte.
B
B
Alerta, Transporte e Socorro.
C
C
Deteção Alerta e Pré-socorro.
D
D
Pré-socorro, Socorro e Alerta.
Na Reanimação Cardio-Respiratória, a razão entre as compressões torácicas e as insuflações é:
A
A
15 compressões para 3 insuflações (15:3).
B
B
20 compressões para 5 insuflações (20:5).
C
C
30 compressões para 2 insuflações (30:2).
D
D
10 compressões para 1 insuflação (10:1).
Não devem ser aplicadas compressões abdominais em:
A
A
Mulheres grávidas.
B
B
Crianças com mais de 5 anos.
C
C
Crianças com mais de 1 ano.
D
D
Idosos com mais de 70 anos.
A posição lateral de segurança:
A
A
Deve ser provocada nas vítimas que respiram normalmente.
B
B
Deve ser provocada nas vítimas que não respiram.
C
C
Não é necessário confirmar regularmente a eficácia da respiração para provocar a posição referida.
D
D
A posição lateral nunca deve ser provocada.
Em caso de queimadura deve-se:
A
A
Lavar o local com água quente durante aproximadamente 15 minutos.
B
B
Não tocar na lesão.
C
C
Furar as bolhas existentes.
D
D
Colocar sobre a lesão soluções ou pomadas.
Em caso de intoxicação:
A
A
A vítima não deve ser retirada do local.
B
B
Se a vítima estiver contaminada com tóxicos ou venenos o socorrista deve usar proteções do corpo e da roupa (luvas e avental).
C
C
Nunca é necessário retirar as peças de vestuário da vítima.
D
D
Deve ser fornecido álcool à vítima.
O exame primário da vítima consiste na:
A
A
Observação do diâmetro das pupilas, da coloração, temperatura e grau de humidade da pele.
B
B
Verificação em primeiro lugar da existência de ventilação.
C
C
Avaliação em primeiro lugar da existência de pulsação.
D
D
Avaliação em primeiro lugar do estado de consciência da vítima.
Perante uma vítima de acidente o procedimento adequado é:
A
A
Não retirar em caso algum a vítima do veículo.
B
B
Remover de imediato a vítima do veículo.
C
C
Não movimentar a vítima, exceto se existir perigo iminente de incêndio, explosão ou qualquer outrasituação que ponha em risco a vida da vítima.
D
D
Ajudar a vítima a sair do veículo.
Os princípios gerais de socorrismo são:
A
A
Parar, socorrer e alertar.
B
B
Socorrer e ligar 112.
C
C
Prevenir, alertar e socorrer.
D
D
Prever, ajudar e socorrer.
Uma vítima de asfixia por obstrução das vias respiratórias devido à presença de um corpo estranho deve ser socorrida:
A
A
Com reanimação cardiopulmonar.
B
B
Através da colocação em posição lateral de segurança.
C
C
Com realização de pancadas interescapulares ou manobra de Heimlich.
D
D
Através da colocação em decúbito dorsal.
No caso da vítima não responder aos estímulos do socorrista, o procedimento correto é:
A
A
Colocar de imediato em posição lateral de segurança.
B
B
Iniciar logo as manobras de reanimação cardiopulmonar.
C
C
Desobstruir as vias aéreas, fazer a extensão da cabeça, pedir ajuda e verificar se está a respirar.
D
D
Colocar em decúbito dorsal.
Perante uma ferida simples numa zona sem fraturas:
A
A
Uma hemorragia não é grave e por isso não é necessário fazer nada.
B
B
Deve-se ligar imediatamente 112 e não fazer nada.
C
C
Deve-se aplicar sempre um garrote.
D
D
O melhor método é fazer compressão direta.
Numa situação de queimadura, os cuidados de emergência visam:
A
A
Prevenir o choque.
B
B
Prevenir a infeção.
C
C
Todas as respostas anteriores estão corretas.
D
D
Aliviar a dor.
Em caso de acidente com a sua viatura, qual o procedimento que não deve ser adoptado:
A
A
Manter a calma.
B
B
Avaliar a segurança do local.
C
C
Efetuar uma rápida avaliação da vítima.
D
D
Abandonar o local.
Para iniciar o socorro das vítimas é necessária a avaliação desta, através do exame primário, o qual consiste em:
A
A
Avaliar se a vítima está consciente/inconsciente.
B
B
Avaliar somente a ventilação.
C
C
Observar mais detalhadamente e em interroga-la.
D
D
Avaliar somente a circulação e temperatura.
O exame primário da vítima consiste:
A
A
Na avaliação em primeiro lugar do estado de consciência da vítima.
B
B
Na avaliação em primeiro lugar da existência de pulsação.
C
C
Na verificação em primeiro lugar da existência de ventilação.
D
D
Na observação do diâmetro das pupilas, da coloração, temperatura e grau de humidade da pele.
Se um produto tóxico atingir o condutor nos olhos, este deverá imediatamente:
A
A
Proteger os olhos do sol com recurso a óculos escuros.
B
B
Utilizar água para lavar os olhos.
C
C
Dirigir-se à localidade mais próxima para consultar o médico.
D
D
Não é necessário tomar precauções especiais porque um produto tóxico não e corrosivo.
A deontologia profissional é:
A
A
A capacidade de relacionamento interpessoal do profissional perante os interlocutores diferenciados.
B
B
Um conjunto de fatores que prejudicam o desempenho profissional do motorista.
C
C
O conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional.
D
D
Um conjunto de regras e princípios que a empresa impõe aos seus profissionais.
O transporte de matérias sólidas ou de objectos não embalados, em veículos ou contentores, denomina-se por:
A
A
Transporte de carga.
B
B
Transporte a granel.
C
C
Transporte combinado.
D
D
Transporte multimodal.
O motorista deve:
A
A
Ser simpático e demonstrar atitude de compreensão.
B
B
Facilidade de comunicação e cordialidade.
C
C
Saber escutar e apresentar facilidade no contacto e na relação interpessoal.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
A boa comunicação é importante entre os membros dentro de uma organização para:
A
A
Formar um grupo coeso, eficiente e motivado.
B
B
Que se possa desenvolver o sentimento de proteção.
C
C
Que se possa dizer o que se pensa, independentemente da forma como é dito.
D
D
Que o nosso comportamento possa depender do nosso estado de espírito.
A qualidade do serviço serve para:
A
A
Aumentar a insatisfação do cliente.
B
B
Aumentar o número de reclamações.
C
C
Reduzir a satisfação do cliente.
D
D
Dar a confiança e satisfação aos clientes.
Os três tipos de competências do motorista são:
A
A
Técnicas, de relacionamento e organizacionais.
B
B
Apenas técnicas e organizacionais.
C
C
Apenas de relacionamento e organizacionais.
D
D
Apenas técnicas e de relacionamento.
A capacidade de integração na estrutura de uma empresa é uma competência do tipo:
A
A
Comportamental.
B
B
Organizacional.
C
C
Técnicas.
D
D
Nenhuma das referidas.
As características de um serviço de qualidade são:
A
A
Tangibilidade, fiabilidade, confiança, pró atividade, e empatia.
B
B
Tangibilidade, fiabilidade, pró atividade, custo e empatia.
C
C
Tangibilidade, confiança, pró atividade, custo e empatia.
D
D
Fiabilidade, confiança, pró atividade, simpatia e custo.
Para os clientes de uma firma de transportes, a face visível da empresa é:
A
A
O administrador.
B
B
O mecânico.
C
C
O motorista.
D
D
O gerente.
Estudos indicam que, na maior parte dos casos, os clientes abandonam uma empresa ou serviço, porque:
A
A
Estão insatisfeitos com o preço.
B
B
Estão insatisfeitos com a qualidade do produto ou serviço.
C
C
Estão insatisfeitos com a qualidade do atendimento.
D
D
Desejam experimentar novos produtos.
Indique a afirmação incorreta:
A
A
A apresentação do motorista (higiene pessoal, cuidados com a roupa, etc.) causa um forte impacto no cliente.
B
B
O olhar amável e o sorriso são dois dos maiores trunfos de que o motorista dispõe para criar um bom relacionamento com o cliente.
C
C
Deve-se tratar os clientes educadamente, dizendo: "o Senhor", "a Senhora", "Obrigado(a)", "Por favor".
D
D
A linguagem não-verbal (a postura, os gestos, o modo como se fala) é pouco importante para a qualidade do serviço.
Um dos seguintes comportamentos deve ser evitado, pois prejudica a comunicação com o cliente. Indique qual:
A
A
Olhar para o cliente e sorrir, mostrando interesse no que ele diz.
B
B
Certificarmo-nos que compreendemos bem o que o cliente pretende, pedindo-lhe que confirme.
C
C
Afastando-se do cliente, deixando-o a falar sozinho.
D
D
Informar o cliente sobre o funcionamento do serviço, para que ele compreenda a razão dos pedidos que lhe fazemos.
"Uma reclamação pode ser vista como uma oportunidade". Uma das frases seguintes é falsa. Indique qual:
A
A
Quando um cliente reclama, é porque tem um problema que deseja ver resolvido, e quer continuar a ser nosso cliente. Neste caso o cliente transmite-nos informações importantes para melhorarmos o nosso serviço.
B
B
Os clientes que reclamam só causam problemas.
C
C
Quando uma reclamação é bem atendida, conquistamos o cliente.
D
D
Ele irá contar a sua satisfação aos seus conhecidos, ajudando-nos a alargar o mercado.
O modo rodoviário é o maior elo de ligação do nosso país ao espaço europeu:
A
A
Sim e sempre foi assim.
B
B
Sim, mas nem sempre foi assim.
C
C
Não, o maior elo continua a ser o transporte marítimo.
D
D
Não, o maior elo é o caminho-de-ferro.
A profissão de motorista de pesados:
A
A
Exige apenas competências técnicas para o exercício da função.
B
B
A profissão de motorista de pesados é uma profissão de risco.
C
C
Exige apenas qualidade humanas para o exercício da função.
D
D
Exige condições físicas, psíquicas, humanas específicas ao candidato a motorista.
Qualidade é:
A
A
Um custo para as organizações.
B
B
Uma palavra que está na moda.
C
C
A principal exigência hoje para as organizações e para os indivíduos.
D
D
Uma norma das organizações que permite ao cliente apresentar reclamações.
A imagem de uma empresa é:
A
A
A visão global do público dos serviços da empresa.
B
B
O relacionamento com os seus clientes.
C
C
Os anúncios e slogans da empresa.
D
D
O logótipo da empresa.
O motorista deverá ter como características pessoais:
A
A
O sentimento de independência relativamente à empresa.
B
B
Preservar a imagem da viatura como a limpeza e adequação dos equipamentos.
C
C
Cumprir as normas da empresa, apenas quando estiver no interior da empresa.
D
D
Conhecer bem os seus colegas motoristas.
Os serviços de uma organização alcançam vantagens competitivas quando a qualidade é definida como uma questão estratégica. Assinale o comentário que considera correto:
A
A
Os motoristas devem estar conscientes da importância do cargo que ocupam e o significado que seu trabalho tem para a organização.
B
B
A qualidade é pouco significativa na conquista e na preservação da fidelidade do cliente.
C
C
A qualidade é independente do fator humano.
D
D
Os transportes devem ser efectuados o mais célere possível, mesmo não respeitando alguma regras de tempos e condução aplicáveis.
Pode definir "transporte" como:
A
A
Meio de deslocação de pessoas ou bens a partir de um lugar para outro.
B
B
Movimentação de pessoas.
C
C
Movimentação de mercadorias.
D
D
Movimentação entre dois modos de transporte.
Um tipo de comportamento passivo é:
A
A
Tomar decisões sozinho.
B
B
Sentir-se bloqueado e paralisado quando é apresentado um problema para resolver.
C
C
Impor as suas decisões aos outros.
D
D
Manipular os outros.
A manutenção do veículo por parte do motorista:
A
A
Faz perder tempo, porque os clientes só valorizam a rapidez do transporte.
B
B
É um dever do motorista.
C
C
Desprestigia a classe dos motoristas.
D
D
Gera incompreensão nos clientes que observam esse comportamento.
As necessidades essenciais do cliente são:
A
A
Todas as respostas anteriores estão corretas.
B
B
Sentir-se único.
C
C
Sentir-se seguro e esclarecido.
D
D
Ser compreendido e sentir-se importante.
Um dos fatores que prejudica o bom relacionamento interpessoal nas empresas é:
A
A
Assertividade e empatia.
B
B
Coesão.
C
C
Falta de organização gerando pouco trabalho e produtividade assim como aspetos físicos ambientais.
D
D
Consciencialização dos objetivos e metas a atingir como profissional da empresa.
Assinale a afirmação falsa:
A
A
Não é necessário o motorista ser capaz de acompanhar a evolução das novas tecnologias dos veículos.
B
B
Além das competências técnicas, é importante que o motorista tenha competências psicossociais.
C
C
É fundamental que o motorista seja capaz de acompanhar a evolução das novas tecnologias, assim como adoptar um comportamento assertivo perante a empresa e interlocutores, tendo a capacidade de seguir as regras da empresa, respeitar o outro, gerir conflitos, gerir as emoções, ser empático e ético.
D
D
O motorista tem que vestir a "camisola da empresa", sendo um profissional polivalente, leal, íntegro, apto para o exercício da função e ético.
No trabalho em equipa, o profissional não deve:
A
A
Ser cooperativo, relacional, ter capacidade de gerir conflitos, adoptando uma atitude assertiva.
B
B
Ser independente no trabalho com os colegas/ colaboradores.
C
C
Ser pró-activo, ter capacidade de criar sinergias, saber escutar e ser interdependente.
D
D
Mostrar uma atitude de empatia, disponibilidade e ter capacidade de delegar.
Os elementos do processo de comunicação são:
A
A
Emissor, mensagem, canal e recetor.
B
B
Mensagem, canal, ruído, recetor.
C
C
Emissor, canal, recetor.
D
D
Emissor, mensagem, recetor.
Podemos identificar quatro estilos de comunicação no relacionamento interpessoal:
A
A
Assertivo, agressivo, prudente e manipulador.
B
B
Agressivo, simpático, passivo e manipulador.
C
C
Assertivo, agressivo, manipulador e passivo.
D
D
Nenhumas das anteriores está correta.
Na comunicação assertiva:
A
A
O indivíduo assertivo agride os outros sem ter em conta os seus sentimentos.
B
B
Há uma atitude de auto-afirmação.
C
C
A pessoa assertiva tem mais probabilidades de se envolver em conflitos.
D
D
A assertividade implica considerar os interesses apenas de uma das partes.
Um dos problemas inerentes ao processo de comunicação reside no facto de o recetor atribuir à mensagem um significado diferente daquele que foi dado pelo emissor:
A
A
Verdadeiro.
B
B
Falso.
C
C
Só será um problema ao nível da comunicação verbal.
D
D
Só será um problema ao nível da comunicação não verbal.
Um dos erros mais comuns quando falamos é:
A
A
A assertividade.
B
B
O domínio do assunto.
C
C
O olhar para o chão.
D
D
A postura física correta.
Ao prestar um serviço, deve:
A
A
Ser atencioso e apresentar iniciativa.
B
B
Ser delicado, amável e despedir-se cordialmente do cliente.
C
C
Resolver problemas.
D
D
Todas as outras respostas estão corretas.
Perante uma reclamação do cliente devo:
A
A
Repetir o que ouvimos e conseguir o reconhecimento e apresentar desculpas.
B
B
Ouvir com atenção o que o cliente disser.
C
C
Todas as outras respostas estão corretas.
D
D
Aceitar o sentimento do cliente (ira, frustração, desilusão), explicar o que vou fazer para resolver o assunto e agradecer ao cliente o facto de ter colocado o problema.
Numa correta conduta:
A
A
Um comportamento cordial tem tendência para gerar relacionamentos interpessoais mais agressivos.
B
B
O nosso comportamento vai influenciar o comportamento daqueles que interagem connosco.
C
C
Se se pretende ter clientes simpáticos e pouco problemáticos, o primeiro passo a dar, é manter uma postura de indiferença para com eles.
D
D
Deve-se interromper o emissor quando este expõe as suas ideias.
As reclamações dos clientes devem ser entendidas como:
A
A
Uma perda de tempo para a empresa que tem de responder ao cliente.
B
B
Estratégias que o Cliente tem para dificultar a tarefa do motorista.
C
C
Uma oportunidade para poder melhorar o serviço e o desempenho.
D
D
Situações que não devem ser muito valorizada.
Perante a manifestação de insatisfação do cliente, é mais eficaz:
A
A
Ter a capacidade de escutar o cliente dando informações corretas.
B
B
Interromper o interlocutor para fazer perguntas.
C
C
Dar-lhe sempre a razão, mas demonstrando alguma indiferença.
D
D
Ficar em silêncio para não correr o risco de aborrecer o cliente.
Comunicar de forma assertiva é:
A
A
Facilitar a comunicação e cordialidade.
B
B
Revelar obstinação e autoridade.
C
C
Evitar emitir opiniões com receio de gerar conflitos interpessoais.
D
D
Estar centrado somente nos seus sentimentos e necessidades.