;
O motorista de um veículo pesado de mercadorias está, no âmbito da sua profissão, sujeito a:
A
A
Apenas a acidentes rodoviários.
B
B
Acidentes relacionados com a carga e descarga de veículos.
C
C
Acidentes ferroviários.
D
D
Não está sujeito a acidentes.
As ultrapassagens efetuadas por veículos pesados de mercadorias oferecem maior risco relativamente às realizadas por veículos ligeiros, porque:
A
A
A afirmação está certa apenas se se referir à condução nocturna.
B
B
A afirmação está errada.
C
C
O ângulos mortos são maiores.
D
D
Os ângulos mortos são menores.
Os acidentes rodoviários com veículos pesados de mercadorias têm consequências de ordem:
A
A
Apenas humana e material.
B
B
Apenas humana e financeira.
C
C
Apenas material e financeira.
D
D
Humana, material e financeira.
De acordo com a IRU:
A
A
61% dos assaltos ocorreram quando os veículos estacionaram fora dos parques ou áreas de serviço.
B
B
61% dos assaltos ocorreram durante as deslocações.
C
C
61% dos assaltos ocorreram nos parques ou áreas de serviço.
D
D
61% dos assaltos ocorreram com os veículos imobilizados por avaria.
No que respeita a criminalidade, as zonas sensíveis na Europa são:
A
A
A maior parte são urbanas ou fronteiriças. A Roménia, a Hungria, a Polónia e a Ucrânia têm as mais elevadas taxas de agressões.
B
B
A maior parte são florestais ou fronteiriças. A Roménia, a Hungria, a Polónia e a Rússia têm as mais elevadas taxas de agressões.
C
C
A maior parte são urbanas ou isoladas. A Roménia, a Hungria, a Polónia e a Rússia têm as mais elevadas taxas de agressões.
D
D
A maior parte são urbanas ou fronteiriças. A Roménia, a Hungria, a Polónia e a Rússia têm as mais elevadas taxas de agressões.
Antes de iniciar o transporte, entende-se como uma boa prática, com vista a evitar situações de criminalidade e vandalismo:
A
A
Nenhuma das hipóteses anteriores pode ser considerada boa prática.
B
B
O condutor apresentar um porte atlético considerável e bem assim munir-se de uma arma de auto defesa.
C
C
O condutor ter sempre na sua posse uma arma de fogo de defesa pessoal.
D
D
A planificação detalhada do itinerário.
A verificação do correcto funcionamento dos dispositivos de alarme da viatura deve ser feita:
A
A
Antes de iniciar a viagem.
B
B
Durante a viagem.
C
C
Apenas quando vai fazer uma viagem para fora de território nacional.
D
D
No final da viagem.
Uma das características fundamentais para a segurança de um condutor e:
A
A
A prevenção.
B
B
A violência.
C
C
O desprezo por normas de segurança.
D
D
O alheamento de comportamentos que visam a promoção da proteção dos bens e passageiros.
Entende-se como uma boa prática, durante o abastecimento da viatura, com vista a evitar situações de criminalidade e vandalismo:
A
A
Efetuar, sempre, o pagamento nas áreas de serviço com dinheiro.
B
B
Evitar falar do conteúdo e valor do transporte e dos itinerários escolhidos, com pessoas estranhas.
C
C
Munir-se de uma arma de defesa pessoal sempre que pretende abastecer a viatura.
D
D
Basta efetuar o abastecimento em postos com sistema de vigilância.
Para garantia, quer da própria segurança, quer da segurança dos outros utentes, o condutor de um veículo de mercadorias deve:
A
A
Verificar todas as semanas a pressão dos pneus.
B
B
Controlar o seu veículo todos os dias, antes da partida (pneus, luzes, travões, combustível, níveis de óleo, bateria, etc...).
C
C
Substituir, trimestralmente, as lâmpadas fundidas dos dispositivos de iluminação e de sinalização.
D
D
Verificar o funcionamento de todos os sistemas de travagem, pelo menos, uma vez por ano.
O uso do cinto de segurança, usado pelos condutores dos veículos pesados, diminui o número de condutores mortos. Comente:
A
A
O condutor de veículos pesados não deve utilizar o cinto de segurança.
B
B
Com cinto de segurança ou sem cinto de segurança os riscos do condutor são sempre os mesmos.
C
C
Sim, usando o cinto de segurança, o condutor, em caso de acidente, tem mais probabilidades de não sofrer lesões graves.
D
D
O uso deste dispositivo de segurança nos condutores dos pesados é só para atrapalhar a condução.
A precisão e rapidez com que um condutor efectua uma manobra em resposta a uma determinada situação de tráfego denomina-se:
A
A
Condução preventiva.
B
B
Condicionantes da condução.
C
C
Experiência.
D
D
Capacidade de resposta.
O preenchimento da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA):
A
A
Pode ser efetuada fora do local de acidente.
B
B
No caso de colisão entre 2 veículos, deverá ser preenchida em duplicado (2 impressos).
C
C
Pode ser realizado apenas por um condutor.
D
D
Pode omitir o esquema de acidente.
A avaliação efetuada pelas seguradoras e sentenças dos tribunais em caso de acidente de viação, permite:
A
A
Cobrir todas as consequências dos acidentes de viação (materiais, físicos, psicológicos e sociais).
B
B
Apenas cobrir danos psicológicos dos acidentes de viação.
C
C
Apenas cobrir danos sociais dos acidentes de viação.
D
D
Apenas cobrir os danos materiais dos acidentes de viação.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Danos na infra-estrutura rodoviária.
B
B
Incapacidade parcial temporária para o trabalho do motorista.
C
C
Ferimentos em peões.
D
D
Morte por atropelamento.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Incapacidade física parcial de peões.
B
B
Morte por atropelamento.
C
C
Incapacidade física parcial temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Perda da carga transportada.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Poluição visual.
B
B
Ferimentos em peões.
C
C
Incapacidade total temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Ferimentos do motorista.
As condições ambientais têm impacto:
A
A
Só no veículo.
B
B
Na via, no homem e na intensidade de tráfego.
C
C
Só veículo e no homem.
D
D
No veículo, na via e no homem.
A distribuição do peso na caixa de carga pode influenciar o domínio do veículo em segurança:
A
A
Não, apenas tem impacto no consumo de combustível.
B
B
Não tem interferência, já que é o estado de conservação da via que determina uma condução segura.
C
C
Não, pois o condutor antecipa as situações de perigo.
D
D
Sim, sempre.
Pode referir-se que os fatores que podem agravar o risco de acidente durante a condução são:
A
A
A inexperiência.
B
B
Apenas o desconhecimento da via.
C
C
O desconhecimento da via e o excesso de confiança.
D
D
Apenas o excesso de confiança.
Em mais de 90 % dos acidentes rodoviários, o erro do condutor (falha humana) é o fator determinante.
A
A
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidente são as condições meteorológicas.
B
B
A afirmação é verdadeira.
C
C
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a degradação das vias públicas.
D
D
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a falta de sinalização das vias públicas.
São consequências materiais de acidentes de aviação:
A
A
Morte do condutor.
B
B
Incapacidade parcial definitiva do condutor do veículo.
C
C
Danos no veículo acidentado.
D
D
Morte por atropelamento.
Os encostos de cabeça de um veículo devem ajustar-se:
A
A
À mesma altura da parte posterior da cabeça do motorista.
B
B
Por cima da parte posterior da cabeça do motorista.
C
C
Debaixo da nuca do motorista.
D
D
À mesma altura da parte superior da cabeça do motorista.
O cinto de segurança deve ser colocado:
A
A
Largo, para que não magoe o utilizador.
B
B
Apertado, para que o utilizador não se mova.
C
C
Nem muito largo, nem muito apertado, ajustado ao corpo e bem fechado.
D
D
O cinto de segurança não é necessário em veiculos pesados.
A perda pessoal ou material consequente a um sinistro rodoviário denomina-se:
A
A
Incidente.
B
B
Lesão.
C
C
Dano.
D
D
Acidente.
Velocidade adequada é:
A
A
Límite superior de velocidade permitido para a vía onde se circula.
B
B
Límite inferior de velocidade permitido para a vía onde se circula.
C
C
Velocidade que permite dominar o veículo perante qualquer obstáculo.
D
D
Velocidade não adaptada às condições climatéricas.
O airbag:
A
A
É, juntamente com o cinto de segurança, um dispositivo de segurança eficaz.
B
B
Usado isoladamente pode provocar graves lesões.
C
C
É um sistema de segurança passiva.
D
D
Todas as afirmações são verdadeiras.
As regras gerais de actuação em caso de acidente são:
A
A
Sinalizar o veículo, alertar as autoridades e parar o motor do veículo.
B
B
Parar o motor do veículo, sinalizar o veículo e alertar as autoridades.
C
C
Nenhuma das respostas anteriores está correta.
D
D
Alertar as autoridades, sinalizar o veículo e parar o veículo.
A existência de deficiências ao nível da manutenção e equipamentos do veículo:
A
A
É sempre um fator de risco para o motorista.
B
B
Não é fator de risco para o motorista.
C
C
Pode ser um fator de risco para o motorista, se a condução for efetuada no período noturno.
D
D
Pode ser um fator de risco para o motorista, se a condução for efetuada num período de grande tráfego.
No âmbito do transporte rodoviário de mercadorias, há subcontratação quando:
A
A
Um transportador celebra com outro transportador um novo contrato baseado nos direitos que lhe advêm de um primeiro contrato.
B
B
Um transportador celebra com a mesma parte dois contratos semelhantes.
C
C
Num contrato não estão reunidos todos os seus elementos essenciais.
D
D
Não existe a figura do subcontrato.
Indique a afirmação incorreta:
A
A
Uma postura de trabalho incorreta pode produzir danos físicos.
B
B
Deve-se facilitar a alternância entre tarefas que exijam posição sentada e tarefas que exijam posição de pé.
C
C
A melhor postura de trabalho é a que permite a melhor eficácia com a máxima fatiga.
D
D
Se é obrigatória a adoção de uma só posição de trabalho é preferível a posição sentada.
O 1º Socorro é a primeira assistência ou ajuda prestada a qualquer indivíduo vítima de acidente ou doença súbita, com o fim de evitar que o seu estado se agrave, e melhore se possível, até à chegada da ambulância, ou de socorros especializados. Os seus objetivos são:
A
A
Prevenir o aparecimento de novas lesões.
B
B
Promover a recuperação.
C
C
Todas as respostas anteriores estão corretas.
D
D
Manter a vida.
O capital social está dividido em ações num dos seguintes tipos de sociedades:
A
A
Sociedades em nome coletivo.
B
B
Sociedades por quotas.
C
C
Sociedades anónimas.
D
D
Sociedades em comandita simples.
A subcontratação nas empresas de transporte rodoviário é:
A
A
Uma forma de cooperação ao nível da actividade de uma empresa (contratante ou empresa principal) que entrega a outra (subcontratada ou empresa auxiliar) a execução da totalidade ou de uma parte da sua actividade dentro de determinadas condições.
B
B
Um contrato entre empresas que permite um prestar melhor serviço aos clientes.
C
C
A partilha de recursos entre empresas que permite melhor utilização de meios humanos neste ramo de actividade.
D
D
A perda de controlo na execução das actividades e maior necessidade de controlo.
Não podem ser transportados por empresas prestadoras de serviços através de veículos tipo pronto-socorro os veículos:
A
A
Destinados a substituir veículos sinistrados ou avariados.
B
B
Classificados como antigos ou de colecção.
C
C
Que se destinem a exposições ou manifestações desportivas.
D
D
Matriculados, que não se encontrem avariados ou sinistrados, nem se destinem a substituir veículos sinistrados ou avariados.
Acessibilidade é:
A
A
Poder entrar em qualquer lado.
B
B
Capacidade de aceder aos locais pretendidos.
C
C
A capacidade para aceder aos locais, produtos, serviços ou informações que se deseje.
D
D
O grau com que os indivíduos ou os grupos sociais podem aceder a locais, produtos, serviços ou informações.
Transporte sustentável é o que:
A
A
Não coloca em perigo a saúde pública e os ecossistemas e que respeita as necessidades demobilidade.
B
B
Apenas garante a mobilidade sustentadamente.
C
C
Se sustenta a si mesmo sem financiamento público.
D
D
Apenas é bom para o meio ambiente.
A diferença entre transporte intermodal e transporte multimodal é que:
A
A
No transporte multimodal há sempre rutura de carga e no intermodal não há.
B
B
No transporte intermodal não há rutura de carga e no multimodal pode haver.
C
C
No transporte multimodal há um único documento contratual para todo o transporte qualquer que seja o número de modos envolvidos, enquanto no intermodal podem existir vários documentos contratuais mas o transporte é realizado sem rutura de carga.
D
D
No transporte intermodal só participam dois modos de transporte enquanto no multimodal participam muitos modos de transporte.
Pode dizer-se que os componentes dos custos externos dos transportes são:
A
A
A poluição atmosférica, os acidentes, os riscos de alterações climatéricas, o ruído e os custos para a natureza e para a paisagem.
B
B
Apenas a poluição atmosférica.
C
C
Apenas os acidentes e a poluição atmosférica.
D
D
Apenas os riscos de alterações climatéricas.
Das afirmações seguintes, indique a que melhor se identifica com o transporte rodoviário:
A
A
Grande flexibilidade de carga e de destinos.
B
B
Baixo custo para médias e longas distâncias, se comparados com os restantes.
C
C
Está adequado a grandes distâncias.
D
D
Elevados custos de terminal.
Na chegada ao terminal do serviço, caso o veículo se encontre sem problemas, a atuação do Motorista deve ser:
A
A
Não parar o motor, porque o consumo será muito mais elevado no arranque.
B
B
Não parar o motor, porque o consumo é mínimo.
C
C
Parar o motor sempre que a demora se preveja ser superior a 1 minuto.
D
D
Não parar o motor para carregar a bateria.
As empresas de transportes rodoviários de mercadorias por conta de outrem têm o dever de comunicar ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes as alterações ao pacto social, designadamente modificações na administração direção ou gerência, bem como mudanças de sede, no prazo de:
A
A
10 dias a contar da sua ocorrência.
B
B
30 dias antes da sua ocorrência.
C
C
30 dias a contar da data da sua ocorrência.
D
D
90 dias a contar da data da sua ocorrência.
Analisando a produção dos vários modos de transporte de mercadorias observa-se que, nos tráfegos nacionais:
A
A
A carga transportada no modo rodoviário é minoritária relativamente ao modo marítimo.
B
B
A carga transportada no modo rodoviário é minoritária relativamente ao modo ferroviário.
C
C
Os transportes rodoviários carregam mais de 95% das toneladas e a ferrovia menos de 5%.
D
D
Os transportes rodoviários asseguram o movimento de cerca de metade das toneladas movimentadas e a ferrovia realiza a outra metade.
Analisando a produção dos vários modos de transporte de mercadorias observamos que, nos tráfegos nacionais os transportes rodoviários asseguram:
A
A
O movimento de cerca de metade das toneladas movimentadas e a ferrovia realiza a outra metade.
B
B
Mais de 95% das toneladas movimentadas e a ferrovia menos de 5%.
C
C
Cerca de 80% das toneladas movimentadas e os caminhos-de-ferro cerca de 20%.
D
D
Cerca de 20% das toneladas movimentadas e os caminhos-de-ferro cerca de 80%.
O transporte rodoviário e o transporte ferroviário são:
A
A
Modos de transportes terrestres.
B
B
Modos de transportes marítimos.
C
C
Modos de transportes aéreos.
D
D
Modos de transportes exclusivos do transporte de mercadorias.
Assinale a afirmação verdadeira:
A
A
A atividade transitária só pode ser exercida por empresas titulares de alvará emitido pelo IMT.
B
B
A atividade de aluguer de veículos sem condutor de mercadorias para veículos com peso bruto superior a 6 ton. não necessitam de licenciamento.
C
C
Os veículos tipo pronto-socorro não necessitam de licença.
D
D
As empresas que realizam transporte rodoviário de mercadorias perigosas carecem de licenciamento específico do IMT para esse efeito.
Um transporte em que as mercadorias transportadas, tenham sido compradas pelo proprietário do veículo e este for por si conduzido, classifica-se de:
A
A
Transporte combinado.
B
B
Particular ou por conta própria.
C
C
Transporte especial.
D
D
Público ou por conta de outrem.
De acordo com a legislação comercial, a ´sociedade unipessoal por quotas´ caracteriza-se por ser:
A
A
Uma sociedade irregular.
B
B
Uma sociedade por quotas, constituída por um único sócio.
C
C
Uma sociedade por quotas em que os sócios são os cônjuges.
D
D
Uma sociedade em que as quotas estão repartidas por uma pessoa singular e uma pessoa colectiva.
As empresas que pretendam aceder ao transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem devem reunir os requisitos:
A
A
Capacidade financeira e idoneidade.
B
B
Idoneidade, capacidade profissional e capacidade financeira.
C
C
Apenas o requisito de idoneidade.
D
D
Estar obrigatoriamente constituídas como sociedades por quotas.
Os transportes constituem um setor de importância crucial para o desenvolvimento de um país:
A
A
Sim, se for efetuado por autoestradas.
B
B
Não, o desenvolvimento de um país nada tem a ver com a sua rede de transportes.
C
C
Sim, aliados a uma boa rede de infraestruturas viárias.
D
D
Não, pois os transportes são só um meio de acessibilidade.
O transporte unimodal ou modal caracteriza-se essencialmente por:
A
A
Envolver apenas um modo de transporte.
B
B
Envolver vários modos de transporte.
C
C
Exigir mais do que um título de transporte.
D
D
Envolver transbordos para veículos da mesma modalidade.
No acto de rendição o motorista deve:
A
A
Aproveitar a situação para trocar impressões com o colega.
B
B
Ser o mais rápido possível de forma a evitar a imobilização do veículo.
C
C
Avisar apenas verbalmente o colega caso existam avarias.
D
D
Abandonar o veículo, antes da chegada do colega.
O motorista de uma empresa de transporte não deve:
A
A
Utilizar o singular e não o plural referindo-se à empresa.
B
B
Apresentar um sorriso amistoso.
C
C
Ter sempre uma atitude respeitosa.
D
D
Saudar o cliente.
A atenção é uma função cognitiva fundamental na tarefa da condução. Considera-se inatenção:
A
A
Sempre que o foco de desvio da atenção é externo.
B
B
Quando o foco de desvio da atenção é indiferentemente interno ou externo.
C
C
Quando o foco de desvio da atenção é externo, sendo que o indivíduo está absorto nos seus pensamentos.
D
D
Sempre que o foco de desvio da atenção é interno.
Para o exercício da atividade transportadora com veículos pesados, podem licenciar-se:
A
A
Pessoas singulares e pessoas coletivas.
B
B
Pessoas coletivas.
C
C
Apenas sociedades comerciais.
D
D
Empresários em nome individual.
Uma empresa de aluguer de veículos sem condutor é titulada por:
A
A
Alvará, emitido pela União Europeia.
B
B
Alvará, emitido pela GNR ou PSP.
C
C
Alvará, emitido pelo IMTT.
D
D
Não carece de qualquer alvará.
As sub-operações da "Operação de Transporte" devem seguir esta ordem:
A
A
Triagem, Recolha, distribuição secundária, reporting, distribuição primária.
B
B
Recolha, triagem, distribuição primária, distribuição secundária, reporting.
C
C
Distribuição secundária, distribuição primária, recolha, reporting, triagem.
D
D
Triagem, reporting, distribuição secundária, distribuição primária, recolha.
Logística inversa é:
A
A
O contrário de logística.
B
B
O retorno das embalagens vazias, produtos danificados ou obsoletos para recuperação ou reciclagem.
C
C
O caminho de regresso do camião.
D
D
A chegada da carga ao cliente.
Uma das principais vantagens do "Just in Time" é:
A
A
Redução imediata da necessidade de stock.
B
B
Redução imediata de contratação de empresas de transporte.
C
C
Redução do custo do transporte devido ao mesmo ser feito de avião.
D
D
Aumento dos tempos de produção.
Um sistema de transportes moderno deve ser sustentável do ponto de vista:
A
A
Económico e social.
B
B
Económico e ambiental.
C
C
Económico, social e ambiental.
D
D
Não é aplicável o conceito de sustentabilidade.