O condutor de um automóvel pesado de mercadorias, ao qual lhe foi aplicada uma coima por força da utilização indevida do telemóvel, tem:
A
A
O dever de pagar a coima.
B
B
O direito de exigir que o destinatário das mercadorias pague a coima, já que o telemóvel foi utilizado por causa das mercadorias.
C
C
O direito de exigir que o proprietário das mercadorias pague a coima, já que o telemóvel foi utilizado por causa das mercadorias.
O condutor de um veículo pesado de mercadorias, ao detetar que a carga transportada se apresenta instável, deve:
A
A
Deter imediatamente a marcha do veículo e alertar as autoridades competentes.
B
B
Prosseguir viagem, uma vez que não lhe é permitido observar a carga.
C
C
Reduzir velocidade e, logo que possível, deter a marcha do veículo para verificar do estado de amarração da carga.
O peso bruto máximo admissível para o eixo motor da retaguarda dum automóvel, é:
A
A
10 toneladas.
B
B
12 toneladas.
C
C
7,5 toneladas.
O condutor que efetue o transporte de uma mercadoria líquida em automóvel pesado, e verifique uma fuga do líquido transportado, deve:
A
A
Logo que possível, imobilizar o veículo e providenciar as necessárias reparações.
B
B
Prosseguir a marcha, desde que não utilize qualquer autoestrada e a matéria derramada não constitua perigo para a saúde pública.
C
C
Prosseguir a marcha, desde que o líquido transportado não seja suscetível de constituir perigo para a saúde pública.
O conjunto de veículos constituído por veículo trator e semirreboque de três ou mais eixos, não pode exceder:
A
A
15.50 metros de comprimento.
B
B
16.00 metros de comprimento.
C
C
16.50 metros de comprimento.
O facto de um veículo circular carregado, implica que a distância de paragem:
A
A
Não varie, já que o sistema de travagem mantém a plenitude da capacidade.
B
B
Aumente.
C
C
Diminua.
O peso bruto máximo rebocável autorizado para os automóveis com peso bruto superior a 3500 Kg, é:
A
A
2500 Kg, se o reboque tiver travão de inércia.
B
B
3500 Kg, se o reboque tiver sistema de travagem contínuo.
C
C
3500 kg, se o reboque tiver travão de inércia.
O transporte de mercadorias efetuado em automóveis pesados, não pode:
A
A
Alterar o centro de gravidade estático do veículo.
B
B
Prejudicar a visibilidade do condutor.
C
C
Prejudicar o rendimento mecânico do veículo.
Para completo, funcional e eficaz acoplamento e ligação do reboque ao veículo trator, o condutor deve:
A
A
Efetuar as convenientes ligações mecânicas, elétricas e pneumáticas.
B
B
Retirar a água dos depósitos do reboque, verificar o estado das torneiras de segurança e proceder à ligação mecânica do conjunto.
C
C
Unicamente, proceder à purga de água e respetiva ligação mecânica do conjunto.
Para que a carga máxima dum veículo fique bem distribuída, é necessário que o centro de gravidade da carga fique situado:
A
A
No centro da caixa de carga do veículo.
B
B
No centro dos rodados traseiros do veículo.
C
C
Sobre o eixo traseiro do veículo.
Por ação da força centrifuga, os automóveis pesados de mercadorias ao descreverem as curvas, tendem a deslocar-se para:
A
A
O exterior da curva.
B
B
O interior da curva.
C
C
O lado do sentido do vento.
Por norma, durante as operações de carga e descarga de matérias perigosas em automóvel pesado, o motor do veículo deve:
A
A
Estar desligado.
B
B
Estar em funcionamento e ligeiramente acelerado.
C
C
Estar em funcionamento.
Por norma, num veículo trator pesado, as ligações/tomadas pneumáticas e elétricas para ligação ao semirreboque, estão montadas:
A
A
Na extremidade traseira do quadro do chassis, para facilitar as respetivas ligações.
B
B
Na parte superior da cabina.
C
C
Numa ponte ou cavalete apropriado e situado atrás da cabina.
Por norma, o sistema de acoplamento/engate para reboque montado num automóvel pesado de mercadorias, é constituído por:
A
A
Um bocal fixado a uma longarina onde corre uma cavilha na horizontal.
B
B
Um bocal fixado a uma travessa onde corre uma cavilha na horizontal.
C
C
Um bocal fixado a uma travessa onde corre uma cavilha na vertical.
Por norma, o sistema de acoplamento/engate para reboque montado num automóvel pesado, integra:
A
A
Uma cavilha que atravessa o olhal da lança com 40 ou 50 milímetros de diâmetro, entre outros.
B
B
Uma cavilha que atravessa o olhal da lança com o diâmetro único de 40 mm.
C
C
Uma cavilha que atravessa o olhal da lança com o diâmetro único de 50 mm.
Por questões de segurança, no transporte de areia em automóveis pesados de mercadorias, deve utilizar-se:
A
A
Uma tela que cubra por completo a cabina do veículo.
B
B
Uma tela que cubra por completo a carga transportada.
C
C
Uma tela que cubra por completo o veículo.
Quando se conduz um veículo que transporta animais vivos de grande porte, convém:
A
A
Transitar utilizando apenas a primeira e a segunda velocidades.
B
B
Evitar as manobras bruscas e utilizar a embraiagem e a caixa de velocidades com suavidade.
C
C
Não exceder os 50 Km/h.
Regra geral, no transporte de mercadorias efetuado em automóveis pesados, importa assegurar que:
A
A
A carga não exceda em comprimento e altura os limites da caixa de carga.
B
B
A carga não exceda em comprimento e largura os limites da caixa de carga.
C
C
A carga não exceda em largura e altura os limites da caixa de carga.
Relativamente ao transporte de mercadorias efetuado em automóveis pesados, importa que:
A
A
Não seja excedida a altura de 3 metros, a contar do solo.
B
B
Não seja excedida a altura de 3,5 metros, a contar do solo.
C
C
Não seja excedida a altura de 4 metros, a contar do solo.
Um automóvel que transporta uma carga muito alta, ao curvar para a direita, a carga tende a cair para:
A
A
A direita.
B
B
A esquerda.
C
C
A retaguarda.