No transporte de mercadorias a granel efetuado em automóvel pesado, deve haver o cuidado de:
A
A
A carga não exceder a altura do bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.
B
B
A carga não exceder em mais de 50 cm a altura do bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.
C
C
A carga não exceder em mais de um metro a altura do bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de mercadorias de 4 eixos, é:
A
A
10 metros.
B
B
11 metros.
C
C
12 metros.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, deve ter-se em atenção, principalmente:
A
A
A tara da carga útil a transportar.
B
B
A tara do veículo.
C
C
O peso bruto do veículo.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, deve ter-se em consideração que:
A
A
A carga não oscile mais de 50 cm para cada um dos lados da caixa de carga.
B
B
A carga não oscile para além dos contornos da caixa de carga.
C
C
A carga não venha a cair sobre a via ou a oscilar, por forma a tornar perigoso o seu transporte.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, importa respeitar:
A
A
O limite máximo de 3.500 Kg de peso legalmente previsto.
B
B
Os limites de peso bruto legalmente previstos.
C
C
Os limites de tara do veículo.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, se a carga for concentrada no lado direito da respetiva caixa de carga, pode ser comprometido:
A
A
O equilíbrio dinâmico do veículo, sem que seja afetada a eficácia do sistema de suspensão.
B
B
O equilíbrio do veículo em curva, sem que seja comprometido o equilíbrio dinâmico do veículo.
C
C
O equilíbrio do veículo em curva.
No transporte de mercadorias em automóveis pesados, se a carga for concentrada no lado esquerdo da respetiva caixa de carga, pode:
A
A
Comprometer-se o equilíbrio do veículo durante uma travagem de emergência.
B
B
Comprometer-se o equilíbrio do veículo em curva, sem que seja comprometido o equilíbrio dinâmico do veículo.
C
C
Melhorar o equilíbrio dinâmico do veículo em curva.
No transporte de mercadorias, deve ter-se em atenção que:
A
A
O transporte não constitua atividade lucrativa nem danifique o pavimento.
B
B
O transporte não constitua perigo ou embaraço para os demais utentes da via, nem danifique o pavimento.
C
C
O transporte não constitua perigo, podendo, no entanto, constituir algum embaraço para o trânsito.
No transporte de mercadorias, nomeadamente em relação à disposição da carga, deve atender-se a que:
A
A
Fique devidamente assegurado o equilíbrio do veículo, parado ou em marcha.
B
B
O veículo consiga atingir a velocidade de, pelo menos, 100 Km/h.
C
C
Unicamente fique assegurado o equilíbrio do veículo em marcha.
No transporte simultâneo de cargas de volumes e pesos diferentes, deve atender-se ao seguinte:
A
A
As cargas mais pesadas devem ser colocadas junto ao centro de gravidade da caixa de carga.
B
B
Intercalar o posicionamento dos dois tipos de carga.
C
C
Os volumes maiores devem ser colocados junto à cabina e os mais pesados ao fundo da caixa de carga.
Nos automóveis pesados, o transporte de mercadorias deve efetuar-se por forma a que:
A
A
Não provoque a projeção de detritos na via pública, salvo no caso de transporte de inertes.
B
B
Não provoque a projeção de detritos na via pública, salvo no caso do transporte de peles verdes.
C
C
Não provoque a projeção de detritos na via pública.
Nos conjuntos de veículos destinados ao transporte rodoviário de mercadorias, o acoplamento do semirreboque com o veículo trator pesado, é feito:
A
A
Através de cavilha e da ""quinta roda"" ou prato.
B
B
Através de cavilhão que atravessa o olhal da lança que liga ao reboque.
C
C
Com recurso a ""concha"" e eixo.
Num automóvel pesado de mercadorias de dois eixos, concentrar a carga transportada no limite traseiro da caixa de carga:
A
A
Aumenta a eficácia do sistema de travagem.
B
B
Implica instabilidade e diminuição da eficácia do sistema de direção.
C
C
Permite maior estabilidade direcional, bem como melhor comportamento dinâmico.
Num conjunto de veículos constituído por veículo trator e semirreboque, se a carga for concentrada na parte dianteira do semirreboque, pode:
A
A
Comprometer a capacidade de carga do conjunto.
B
B
Comprometer a eficácia da travagem do semirreboque.
C
C
Comprometer a eficácia da travagem do veículo trator.
Num conjunto de veículos constituído por veículo trator e semirreboque, se a carga for concentrada na parte traseira do semirreboque, pode:
A
A
Comprometer a aderência dos rodados do semirreboque.
B
B
Comprometer a aderência dos rodados traseiros do veículo trator.
C
C
Comprometer a capacidade de carga do conjunto.
Num conjunto de veículos formado por veículo trator pesado e semirreboque destinado ao transporte rodoviário de mercadorias:
A
A
A ""quinta roda"" ou prato de engate tem a função de unir o veículo trator ao semirreboque.
B
B
A ""quinta roda"" tem a função de auxiliar a sexta roda no apoio da parte dianteira do semirreboque no solo, aquando do estacionamento.
C
C
A ""quinta roda"" ou prato de engate tem a função de fixar uma roda danificada ou simplesmente furada.
O apoio do semirreboque sobre o veículo trator e respetivo acoplamento, é feito:
A
A
Na esfera de engate para reboque.
B
B
No olhal que está na ponte do diferencial.
C
C
No prato de engate ou quinta roda.
O comprimento máximo admissível para um conjunto de veículos designado e considerado ""veículo único"", é:
A
A
12.00 metros.
B
B
16.50 metros.
C
C
18.75 metros.
O comprimento máximo admissível para um reboque de dois eixos, é:
A
A
12 metros.
B
B
6 metros.
C
C
7 metros.
O condutor de automóveis pesados de mercadorias, deve saber que o transporte de um objeto com 10.000 Kg de peso:
A
A
Deve efetuar-se num automóvel pesado de mercadorias com 10.000 Kg de peso bruto.
B
B
Deve efetuar-se num automóvel pesado de mercadorias com 13.000 Kg de peso bruto e 4.000 Kg de tara.
C
C
Deve efetuar-se num automóvel pesado de mercadorias com 13.000 Kg de peso bruto, desde que a tara não exceda os 3.000 Kg.