A aquaplanagem, regra geral, é provocada por:
A
A
Água.
B
B
Óleo na estrada.
C
C
Qualquer substância que se encontre entre o pneu e o piso.
A velocidade deve ser especialmente moderada quando as condições atmosféricas são desfavoráveis.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nesta situação, a minha condução pode ser especialmente condicionada pela:
A
A
Aderência.
B
B
Ausência de sinalização vertical.
C
C
Visibilidade.
Na condução com condições atmosféricas adversas, como é o caso, devo ter especial atenção ao comportamento inesperado dos peões.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nesta situação devo utilizar as luzes de cruzamento?
A
A
Não, desde que não circule nenhum veículo à minha frente.
B
B
Sim, é obrigatório.
A sinalização adverte-me para a possível diminuição de aderência. Devo:
A
A
Diminuir a distância de paragem e aumentar a velocidade.
B
B
Diminuir a distância de segurança e aumentar a distância de paragem.
C
C
Diminuir a velocidade e aumentar a distância de segurança.
As condições meteorológicas ou ambientais podem obrigar-me a moderar especialmente a velocidade?
A
A
Sim, mas apenas quando chove ou está nevoeiro.
B
B
Sim, mas apenas quando chove, neva, está nevoeiro, há gelo ou é de noite.
C
C
Sim, sempre que a visibilidade é afetada.
Nesta situação, a sinalização indica perigo de vento lateral intenso, que incide:
A
A
Da direita para a esquerda.
B
B
Da esquerda para a direita.
Nesta situação, porque me encontro a menos de 250 metros da próxima saída estou proibido de ultrapassar.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Neste local é proibido:
A
A
Acender os máximos.
B
B
Parar e estacionar.
C
C
Parar e ultrapassar.
Circulo numa autoestrada. Posso inverter o sentido da marcha?
A
A
É permitido com baixo volume de trânsito.
B
B
É permitido junto às portagens.
C
C
Não, é proibido.
Circulo numa via reservada a automóveis e motociclos. Logo na via de trânsito em que me encontro podem circular, para ultrapassar:
A
A
Todos os automóveis, menos os pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos cujo comprimento exceda 7 metros.
B
B
Todos os automóveis, menos os pesados de passageiros.
C
C
Todos os veículos.
Com estas condições atmosféricas posso ultrapassar?
A
A
Não, porque não tenho visibilidade suficiente.
B
B
Sim, porque não vêm veículos em sentido contrário.
Conduzo um automóvel ligeiro de mercadorias sem reboque. Qual é a velocidade máxima permitida neste local?
A
A
100 km/h.
B
B
110 Km/h.
C
C
90 Km/h.
Com o piso escorregadio, devo:
A
A
Diminuir a distância de segurança.
B
B
Aumentar a distância de segurança.
C
C
Manter a distância de segurança.
Como devo proceder quando a via se encontra em mau estado de conservação?
A
A
Circular pela parte que estiver em melhores condições.
B
B
Devo circular pela direita da faixa de rodagem.
C
C
Devo circular pela esquerda da faixa de rodagem, se a via for de sentido único.
Conduzir com chuva provoca:
A
A
A diminuição da distância de paragem.
B
B
A redução da visibilidade.
C
C
O aumento da aderência ao piso.
Devo ligar as luzes de cruzamento, quando:
A
A
A intensidade do trânsito é maior.
B
B
A redução de velocidade for súbita.
C
C
A redução de visibilidade o justificar.
Neste local é proibido:
A
A
Circular a menos de 60 km/h.
B
B
Circular com os máximos.
C
C
Fazer marcha atrás.
É possível conduzir de forma segura com condições atmosféricas desfavoráveis?
A
A
Não, é impossível manter uma condução segura.
B
B
Sim, desde que adapte a minha condução às condições atmosféricas adversas.
C
C
Sim, desde que respeite os limites de velocidade.
Em que consiste o fenómeno de encandeamento?
A
A
Na diminuição do tempo de fixação dos olhos nos objetos.
B
B
Na perda momentânea da capacidade de visão.
C
C
No aumento do tempo de fixação dos olhos nos objetos.
Menor aderência deve implicar sempre:
A
A
Maior atenção e uma diminuição da distância de travagem.
B
B
Moderação especial da velocidade.
C
C
Uma diminuição da visibilidade.
O condutor do veículo, que me precede, pode circular na via de trânsito mais à esquerda?
A
A
Não.
B
B
Sim.
Na condução com chuva deve ter-se o seguinte comportamento:
A
A
Aumentar a distância de segurança.
B
B
Diminuir a distância de segurança.
C
C
Diminuir a recolha de informação.
Na condução com chuva é necessário ter em atenção:
A
A
A redução da aderência ao piso e a diminuição da visibilidade.
B
B
A redução de visibilidade e o aumento da aderência ao piso.
C
C
O aumento da aderência ao piso.
Nesta autoestrada podem circular:
A
A
Todos os automóveis.
B
B
Todos os motociclos e automóveis.
C
C
Todos os veículos, exceto os velocípedes.
O sinal de fundo azul determina a velocidade:
A
A
Mínima obrigatória.
B
B
Máxima obrigatória.
C
C
Mínima aconselhável.
Nesta situação de chuva estou a ultrapassar. Devo:
A
A
Terminar a manobra rapidamente e travar assim que retomar a direita.
B
B
Terminar a ultrapassagem evitando manobras bruscas.
C
C
Travar e desistir da manobra.
Nesta situação devo acender os médios para:
A
A
Assinalar a presença do veículo.
B
B
Assinalar uma ultrapassagem.
C
C
Estacionar na faixa de rodagem.
Nesta situação devo evitar:
A
A
Fazer travagens bruscas.
B
B
Utilizar o motor como auxiliar de travagem.
C
C
Utilizar o travão de serviço.