Num dia de vento forte, para conduzir um motociclo em segurança, o motociclista deve preferir:
A
A
Vestuário com aberturas de ar.
B
B
Vestuário folgado para oscilar com o andamento.
C
C
Vestuário justo ao corpo.
A queda do capacete no chão:
A
A
Não provoca quaisquer danos se estes não forem visíveis.
B
B
Provoca danos externos.
C
C
Pode provocar danos internos e externos.
O capacete deve ser de cor:
A
A
Clara, por questões estéticas.
B
B
Clara, porque acumula menos calor e torna o motociclista mais visível.
C
C
Escura, porque protege melhor do calor no Verão.
Ao comprar um capacete, o motociclista deve escolher um tamanho:
A
A
Que fique devidamente ajustado à sua cabeça.
B
B
Grande, para que possa ser retirado com facilidade no caso de acidente.
C
C
Bastante folgado, para que possa mover bem a cabeça no seu interior.
Ao escolher um capacete, o motociclista deve saber que é obrigatório que o mesmo:
A
A
Seja integral.
B
B
Proteja o crânio, o rosto e o maxilar.
C
C
Seja de modelo oficialmente aprovado.
Ao escolher um capacete, o motociclista sabe que deve adquirir um que seja:
A
A
Do tipo integral, porque protege o crânio, o rosto e o maxilar.
B
B
De modelo oficialmente aprovado.
C
C
Bastante folgado, para maior conforto.
As botas dos motociclistas servem:
A
A
Para tornar mais fácil o acionamento do travão traseiro.
B
B
Para proteger os pés do condutor em caso de queda ou acidente.
C
C
Apenas para abrigar os pés do condutor do frio e da chuva.
As botas utilizadas na condução de motociclos constituem um equipamento de proteção:
A
A
Obrigatório, tanto na circulação em via urbana como em via não urbana.
B
B
Facultativo, mas só na circulação em via urbana.
C
C
Facultativo, tanto na circulação em via urbana como em via não urbana.
As cintas têm como função proteger:
A
A
Dos ventos laterais fortes.
B
B
A região lombar não só do frio, mas também das vibrações que se produzem na condução de motociclos.
C
C
Do frio que se produz na condução de motociclos.
Dentro das localidades, os motociclistas estão dispensados do uso do capacete.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
O meio ambiente tem influência na segurança rodoviária?
A
A
Sim, mas só de dia.
B
B
Sim, sempre.
Posso circular a 5 metros do veículo que transita à minha frente?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que consiga parar em segurança.
A distância de travagem, entre outros fatores, depende da inclinação da via.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Se aumentar a velocidade, a distância de segurança deve:
A
A
Aumentar.
B
B
Diminuir.
C
C
Manter-se.
A distância de travagem depende:
A
A
Da sinalização.
B
B
Das condições atmosféricas.
C
C
Da largura da via.
Qual o fator de maior importância na circulação rodoviária?
A
A
O Homem.
B
B
O veículo.
C
C
A via.
Nas subidas, a distância de travagem:
A
A
Aumenta.
B
B
Diminui.
O meio ambiente tem influência na segurança rodoviária.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
O que afeta mais a distância de reação?
A
A
O estado da via.
B
B
Os travões.
C
C
A fadiga.
O que contribui mais para os acidentes?
A
A
A via.
B
B
O meio ambiente.
C
C
O Homem.
Neste local, a circular a 80 km/hora, como devo proceder?
A
A
Desvio-me do obstáculo.
B
B
Passo por cima do obstáculo.
A que fator devo dar mais atenção?
A
A
À velocidade do veículo da frente.
B
B
Aos veículos que circulam em sentido contrário.
C
C
Ao acondicionamento e distribuição da carga.
A distância de travagem depende:
A
A
Da largura da via.
B
B
Da sinalização.
C
C
Da velocidade.
Que distância devo manter do veículo da frente?
A
A
25 metros, porque circulo a 60 km/hora.
B
B
A distância necessária para poder parar em segurança.
O que afeta mais a distância de reação?
A
A
O álcool.
B
B
O estado da via.
C
C
Os travões.
O que afeta a distância de reação?
A
A
A fadiga.
B
B
O mau estado da via.
Qual é o elemento principal na circulação?
A
A
O Homem.
B
B
A via.
Circulo a 80 km/hora. Devo desviar-me do ramo que se encontra na faixa de rodagem?
A
A
Sim.
B
B
Não, porque já me encontro muito perto.
A distância de travagem depende entre outros fatores:
A
A
Da luminosidade.
B
B
Das condições atmosféricas.
C
C
Da largura do veículo.
Dos elementos que constituem a circulação rodoviária, qual considera ser o responsável por acidentes rodoviários?
A
A
O Homem.
B
B
O veículo.
C
C
A via.
O que afeta a distância de reação?
A
A
O mau estado da via.
B
B
A ingestão de bebidas alcoólicas.
Se o condutor aumentar a velocidade, deve aumentar a distância de segurança?
A
A
Sim.
B
B
Não.
Nesta situação, a distância de segurança depende principalmente:
A
A
Das condições atmosféricas.
B
B
Das condições do pavimento.
C
C
Da distância de reação.
Aumentando a velocidade, a distância de paragem:
A
A
Diminui.
B
B
Aumenta.
C
C
Não se altera.
A distância de travagem:
A
A
Aumenta nas subidas.
B
B
Diminui nas subidas.
C
C
Diminui nas descidas.
Com o pavimento molhado, a distância de travagem aumenta aproximadamente:
A
A
70 %.
B
B
50 %.
C
C
30 %.
A distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo pára chama-se:
A
A
Tempo de reação.
B
B
Distância de reação.
C
C
Distância de travagem.
A distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo pára chama-se distância de reação.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
A distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo pára chama-se:
A
A
Distância de paragem.
B
B
Distância de travagem.
C
C
Distância de reação.
A distância percorrida entre o momento em que o condutor começa a travar e aquele em que o veículo pára chama-se distância de paragem.
A
A
Certo.
B
B
Errado.