Normalmente, pode efetuar-se o ajustamento da pré-carga da mola em motociclos com “mono-amortecedor” traseiro ou unidade única?
A
A
Não.
B
B
Sim, mas unicamente na fábrica.
C
C
Sim.
Nos motociclos de duas rodas, onde está concentrado o maior poder de travagem?
A
A
No travão da frente, logo na roda dianteira, muito embora a diferença em relação ao travão da retaguarda seja mínima.
B
B
No travão da frente, logo na roda dianteira.
C
C
No travão da retaguarda, logo na roda traseira.
Nos motociclos, os pneus de origem devem ser substituídos por outros mais largos.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Nos motociclos é proibido substituir a panela de escape?
A
A
Não, desde que exista como único cuidado a fixação da nova panela de maneira a não haver fugas de gases.
B
B
Não, desde que se trate de um modelo homologado e não ultrapasse os níveis de ruído constantes no certificado de matrícula.
C
C
Sim, uma vez que só pode ser utilizada a de origem.
Nos motociclos equipados com embraiagem hidráulica, o respetivo nível do líquido deve ser verificado:
A
A
Periodicamente pelo próprio condutor.
B
B
Só em oficina especializada.
C
C
Apenas na entrega do veículo em novo, uma vez que não carece de manutenção.
Nos motociclos, a travagem com recurso aos dois travões, em alternativa à travagem só com o travão da frente, pressupõe:
A
A
Maior esforço da suspensão dianteira e maior desgaste do pneu da frente.
B
B
Menor esforço da suspensão dianteira e menor desgaste do pneu da frente.
C
C
Menor esforço da suspensão traseira e menor desgaste do pneu da retaguarda.
Nos motociclos, a utilização de um escape ruidoso significa sempre um acréscimo de potência?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que o ruído produzido exceda os limites legalmente estabelecidos.
C
C
Sim, uma vez que quanto mais ruidoso maior é a potência do veículo.
Num motociclo equipado com o sistema de travagem simultânea, sempre que se atua no sistema de travagem:
A
A
São acionados os travões da frente e da retaguarda.
B
B
São acionados os travões da frente e o bloqueio de transmissão.
C
C
São acionados os travões da frente e o travão motor.
Num motociclo que circule, por norma, em estradas com mau piso e terreno duro, deve-se:
A
A
Agir na regulação do amortecedor tornando mais dura a compressão.
B
B
Agir na regulação do amortecedor tornando mais macia a compressão.
C
C
Aumentar a pressão dos pneumáticos.
O amortecedor de direção com regulação eletrónica permite:
A
A
Agilidade da direção a baixa velocidade e estabilidade da mesma a alta velocidade.
B
B
Estabilidade e amortecimento da direção a baixa velocidade e agilidade da mesma a alta velocidade.
C
C
Maior estabilidade, impossibilitando que a roda da frente levante em aceleração.