Ao descrever uma curva devo manobrar o veículo mais cuidadosamente.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Ao circular nesta via pública, o condutor de um motociclo deve:
A
A
Evitar permanecer no chamado ângulo morto.
B
B
Permanecer o mais junto possível ao veículo pesado por causa do efeito da deslocação do ar.
C
C
Preferencialmente, manter-se no chamado ângulo morto.
Ao circular neste local devo reduzir a velocidade do motociclo?
A
A
Não, devo aumentar ligeiramente a velocidade do motociclo para aumentar a aderência ao pavimento.
B
B
Sim, mas antes da curva.
C
C
Sim, preferencialmente na curva porque o motociclo encontra-se inclinado para a direita.
Ao circular neste local estou obrigado a moderar a velocidade do meu motociclo?
A
A
Não, nada me obriga a reduzir a velocidade.
B
B
Sim, estou sempre obrigado a moderar a velocidade.
C
C
Sim, mas apenas porque circulo num local com neve.
Ao circular neste local, devo saber que o efeito da deslocação do ar:
A
A
Obriga-me a circular o mais à esquerda possível.
B
B
Tende a empurrar-me para a berma.
C
C
Tende a puxar o motociclo para junto do veículo pesado.
Ao conduzir um motociclo, a curvar para a direita, o condutor deve:
A
A
Acompanhar a inclinação do motociclo.
B
B
Inclinar o seu corpo para a esquerda.
C
C
Manter o seu corpo na vertical.
As reduzidas dimensões e a elevada velocidade de aproximação dos motociclos são dois fatores que contribuem para que este tipo de veículos seja visto com grande facilidade pelos restantes utentes da via pública.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Ao conduzir um motociclo, o condutor está proibido de:
A
A
Circular sem óculos.
B
B
Tirar os pés dos pedais ou dos apoios.
C
C
Tirar uma das mãos do guiador.
Ao cruzar-me com um veículo de grandes dimensões devo estar particularmente atento:
A
A
À aderência dos pneus do veículo pesado ao piso.
B
B
À altura e comprimento do veículo pesado.
C
C
À instabilidade e fragilidade do veículo que conduzo.
Ao curvar com um motociclo devo saber que:
A
A
Quanto maior for a velocidade, maior deverá ser a inclinação do motociclo.
B
B
Quanto maior for a velocidade, menor deverá ser a inclinação do motociclo.
C
C
Quanto menor for a velocidade, maior deverá ser a inclinação do motociclo.