As botas que oferecem mais segurança ao condutor de motociclos:
A
A
Devem oferecer proteção ao nível dos tornozelos.
B
B
São bastante leves e maleáveis.
C
C
São totalmente impermeáveis e muito fáceis de calçar e descalçar.
As luvas adequadas à condução de motociclos devem ser sempre utilizadas pelos seus condutores?
A
A
Não, já que servem, unicamente, para proteger os condutores do frio.
B
B
Não, só devem ser utilizadas durante a noite, e no Inverno.
C
C
Sim, para proteção permanente dos condutores.
Das afirmações que se seguem, assinale a que entender como verdadeira:
A
A
Um capacete de proteção claro torna o motociclista mais visível e acumula menos calor do que um escuro.
B
B
Um capacete de proteção escuro garante elevado nível de conforto, já que é mais fresco do que os claros.
C
C
Um capacete de proteção escuro torna o motociclista mais visível e é mais fresco do que um claro.
Durante a condução de um motociclo, quanto mais leve for o capacete:
A
A
Maior será o nível de cansaço do condutor, já que um capacete leve é menos resistente à ação do vento.
B
B
Maior será o nível de cansaço do condutor, já que um capacete leve tem uma fraca insonorização.
C
C
Menor será o nível de cansaço do condutor.
Durante a condução, o motociclista é obrigado a utilizar:
A
A
Um capacete devidamente apertado, com ou sem homologação.
B
B
Um capacete fechado (com proteção da face e do maxilar).
C
C
Um capacete homologado.
Em condução noturna devo utilizar, se possível, vestuário com equipamento retrorrefletor.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Na condução com chuva e bastante frio, devo preferir a utilização de:
A
A
Botas impermeáveis.
B
B
Galochas de borracha, já que oferecem elevado nível de isolamento térmico.
Durante uma viagem longa, o condutor de um motociclo deve utilizar:
A
A
Uma cinta adequada, que protege a coluna e reduz o cansaço.
B
B
Uma cinta adequada, sob pena de cometer uma contraordenação.
C
C
Uma cinta adequada, destinada a proteger a coluna, muito embora aumente o cansaço.
Na aquisição de um capacete integral (com proteção da face e do maxilar), devidamente homologado, o utilizador deve ter em atenção:
A
A
A aerodinâmica, o nível de insonorização e o sistema de ventilação.
B
B
O preço, o nível de insonorização e o sistema de ventilação, sem dar importância à aerodinâmica, porque não influencia o conforto.
C
C
O preço, o sistema de ventilação e a aerodinâmica, sem se preocupar com o nível de insonorização que é igual para todos os capacetes.
Nos motociclos é proibido o transporte de passageiros com idade inferior a:
A
A
8 anos.
B
B
12 anos.
C
C
7 anos.