Nas afirmações que se seguem, assinale aquela que considera verdadeira.
A
A
A alteração de atitudes e comportamentos dos utentes da via não contribui para a redução da sinistralidade rodoviária.
B
B
A evolução do parque automóvel não contribui para a redução da sinistralidade rodoviária.
C
C
A qualidade das vias contribui para um maior conforto dos motoristas.
D
D
A qualidade das vias não contribui para a redução da sinistralidade rodoviária.
A nível humano, as consequências dos acidentes têm impacto físico, psicológico e social. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Verdadeira.
B
B
Falsa, porque as consequências dos acidentes apenas têm impacto a nível físico.
C
C
Falsa, porque as consequências dos acidentes apenas têm impacto a nível psicológico.
D
D
Falsa, porque as consequências dos acidentes apenas têm impacto a nível físico e psicológico e nunca social.
O índice de gravidade dos acidentes rodoviários é calculado tendo em conta:
A
A
O estado de gravidade das vítimas, independentemente do número de acidentes.
B
B
O número de mortos por cada 10 acidentes com vítimas.
C
C
O número de mortos por cada 100 acidentes com vítimas.
D
D
O número de mortos e feridos graves por cada 100 acidentes.
Das medidas de segurança rodoviária que se seguem, qual considera ter contribuído para a diminuição da sinistralidade?
A
A
Todas as medidas referidas nas respostas anteriores.
B
B
A obrigatoriedade das inspeções periódicas.
C
C
A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança.
D
D
A obrigatoriedade do uso de sistemas de retenção para crianças.
Ao mudar de direção para direita num cruzamento, o condutor deve:
A
A
Concentrar-se somente na sinalização aí existente.
B
B
Estar particularmente atento aos veículos não motorizados.
C
C
Deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem, ainda que não exista passadeira.
D
D
Estar particularmente atento aos veículos que circulam no sentido contrário e que vão seguir em frente.
No âmbito dos transportes rodoviários, quais são os fatores de risco de acidentes em trabalho?
A
A
A ingestão de bebidas alcoólicas.
B
B
Os tempos de descanso reduzidos.
C
C
Os períodos de condução longos.
D
D
Todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
O tipo de acidente rodoviário em missão no qual os veículos pesados de passageiros estão mais envolvidos:
A
A
É o despiste.
B
B
É a colisão.
C
C
É o atropelamento.
D
D
É o que ocorre nos terminais rodoviários.
Geralmente, as colisões com o veículo de trás são devidas:
A
A
A ultrapassagens sem sinalização prévia.
B
B
A mudanças de via de trânsito não sinalizadas.
C
C
A travagens súbitas.
D
D
A todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
Nos acidentes rodoviários, o índice de gravidade média é sempre superior fora das localidades. Considera esta afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Falsa, uma vez que o índice de gravidade média é igual dentro e fora das localidades.
B
B
Falsa, porque o índice de gravidade média é sempre superior dentro das localidades.
C
C
Verdadeira, encontrando-se a gravidade dos acidentes associada à execução de manobras perigosas.
D
D
Verdadeira, encontrando-se a gravidade dos acidentes associada à velocidade de impacto dos veículos.
Um condutor não deve iniciar uma manobra de mudança de direção à direita sem antes:
A
A
Se assegurar de que da sua realização não resulta perigo para os outros utentes da via.
B
B
Se aproximar do eixo da faixa de rodagem, observando o trânsito à sua retaguarda.
C
C
Parar e ceder a passagem aos veículos que se apresentem pela direita.
D
D
Advertir os outros utentes da via, através do sinal sonoro.
Quais são os fatores de risco nos automóveis pesados de passageiros?
A
A
A grande massa e os ângulos mortos maiores.
B
B
A menor velocidade na realização de ultrapassagens e as pequenas dimensões.
C
C
A maior velocidade na realização de ultrapassagens e as grandes dimensões.
D
D
A pequena massa, os ângulos mortos pequenos e as grandes dimensões.
Os acidentes ""in itinere"" ou de trajeto, são considerados acidentes de trabalho quando se registam:
A
A
Nas deslocações que o trabalhador efetua de e para o local de trabalho.
B
B
Unicamente durante o horário de trabalho.
C
C
Apenas nas deslocações que o trabalhador efetua do local de trabalho para casa.
D
D
Apenas nas deslocações que o trabalhador efetua de casa para o local de trabalho.
Para evitar a colisão com um veículo que circule à sua retaguarda, como deve proceder o condutor?
A
A
Travar repentinamente, para que o veículo à sua retaguarda se distancie.
B
B
Transitar com o pára-brisas sempre em boas condições de limpeza.
C
C
Sinalizar, com a devida antecedência, as suas intenções.
D
D
Acelerar, de modo a aumentar a distância de segurança.
Os acidentes envolvendo peões podem ocorrer quando estes:
A
A
Atravessam a faixa de rodagem, embora raramente conduzam a consequências graves.
B
B
Circulam ao longo da faixa de rodagem, no entanto não são muito frequentes.
C
C
Atravessam a faixa de rodagem dentro ou fora das passagens assinaladas para esse efeito, ou circulam ao longo da faixa de rodagem.
D
D
Atravessam a faixa de rodagem fora das passagens assinaladas para esse efeito, unicamente.
São várias as causas da elevada sinistralidade rodoviária, entre as quais:
A
A
A deficiente sinalização das vias, o percurso a efetuar e a duração da viagem.
B
B
O tipo de mercadoria transportada e o percurso a efetuar.
C
C
A fluidez do trânsito e as condições climatéricas adversas.
D
D
Os comportamentos incorretos dos condutores, as deficientes condições dos veículos e das vias.
Os acidentes envolvendo automóveis pesados de passageiros com maior índice de gravidade são:
A
A
Os que resultam de despistes.
B
B
Os que resultam de atropelamentos.
C
C
Os que resultam de colisões.
D
D
Os que se verificam dentro das localidades.
Para evitar a colisão com o veículo de trás, qual deve ser o comportamento a observar pelo condutor do veículo da frente?
A
A
Reduzir a velocidade gradualmente.
B
B
Assinalar, com a necessária antecedência, todas as manobras.
C
C
Parar suavemente.
D
D
Todos os referidos nas respostas anteriores.
O maior número de vítimas mortais de acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros, regista-se em que período horário?
A
A
Entre as 00h00 e as 03h00.
B
B
Entre as 18h00 e as 21h00.
C
C
Entre as 06h00 e as 09h00.
D
D
Entre as 09h00 e as 12h00.
Depois de se certificar de que estão reunidas as condições de segurança para entrar sem riscos num cruzamento, o condutor deve:
A
A
Parar para facilitar a ultrapassagem pela esquerda.
B
B
Parar para reanalisar as intenções dos outros condutores.
C
C
Seguir a marcha, de forma segura e sem hesitações.
D
D
Apenas travar.
Quando a aderência se encontra diminuída, o condutor deve:
A
A
Manter a velocidade e redobrar a atenção.
B
B
Reduzir a velocidade, adaptando-a às características do local em que circula.
C
C
Desembraiar, de modo a utilizar o motor com auxiliar do travão.
D
D
Aumentar a velocidade, para passar o local o mais rápido possível.
Ao aproximar-se de um cruzamento, o condutor deve:
A
A
Estar especialmente atento aos veículos que circulam à sua retaguarda.
B
B
Circular a uma velocidade constante de 20 km/hora.
C
C
Adaptar a velocidade em função do local.
D
D
Aumentar a atenção relativamente à velocidade.
Dos acidentes que se seguem, quais são os que representam tipos de acidentes em estaleiro?
A
A
Os ocorridos durante a atrelagem e a desatrelagem de reboques, os causados pelo mau acondicionamento da carga e as intoxicações agudas por gases de escape.
B
B
Os causados pelo mau acondicionamento ou distribuição da carga e os despistes.
C
C
Os ocorridos durante a atrelagem e a desatrelagem de reboques e os atropelamentos.
D
D
Os atropelamentos e as colisões com outros veículos.
Uma das formas de reduzir a probabilidade de ocorrer um acidente:
A
A
É conduzir sempre com o colete retrorrefletor vestido.
B
B
É conduzir de forma a antecipar e prever as intenções dos outros utentes da via.
C
C
É antecipar as situações de trânsito, diminuindo a distância de segurança.
D
D
É usar sempre o cinto de segurança.
Nos automóveis pesados de passageiros, os atropelamentos constituem:
A
A
O quarto tipo de acidente mais frequente.
B
B
O terceiro tipo de acidente mais frequente.
C
C
O segundo tipo de acidente mais frequente.
D
D
O primeiro tipo de acidente mais frequente.
Uma vítima de acidente rodoviário, cujos danos corporais obriguem à sua hospitalização por um período de 48 horas:
A
A
Não é contabilizada nas estatísticas dos acidentes rodoviários.
B
B
É considerada ferido grave.
C
C
É considerada ferido leve.
D
D
É indiferentemente considerada ferido grave ou leve.
O elevado número de acidentes rodoviários deve-se principalmente:
A
A
Ao mau estado de conservação das vias.
B
B
A falta de sinalização.
C
C
A falha humana.
D
D
A condições atmosféricas adversas.
O maior número de acidentes com vítimas, normalmente ocorre em:
A
A
Estradas municipais.
B
B
Autoestradas.
C
C
Arruamentos dentro das localidades.
D
D
Estradas nacionais.
As colisões com os veículos que circulam no sentido contrário podem resultar:
A
A
De todas as situações referidas nas respostas anteriores.
B
B
Da descrição de curvas de forma inadequada.
C
C
Da distração do condutor.
D
D
De ultrapassagens indevidas.
No sentido de uma substancial melhoria do país em termos de segurança rodoviária, o Plano Nacional de Prevenção Rodoviária objetivava uma diminuição:
A
A
De 30% da sinistralidade leve.
B
B
De 60% dos acidentes com vítimas.
C
C
De 50% do número de mortos e feridos graves.
D
D
Do número de peões a circular na proximidade das vias de trânsito rápido.
A probabilidade de ocorrer um atropelamento aumenta com:
A
A
A redução da velocidade.
B
B
O aumento da velocidade.
C
C
A queda de chuva.
D
D
A utilização de pneus novos.
Nos cintos de segurança com retrator de bloqueio automático de emergência por inércia:
A
A
O retrator permanece sempre bloqueado, não permitindo o ajuste automático do comprimento do cinto.
B
B
O ajustamento do pré-tensor faz-se manualmente.
C
C
O retrator ajusta automaticamente o comprimento do cinto, e no caso de desaceleração brusca o mesmo bloqueia.
No ano de 2009, o maior número de veículos envolvidos em acidentes rodoviários verificou-se:
A
A
Com motociclos.
B
B
Com automóveis ligeiros.
C
C
Com triciclos e ciclomotores.
D
D
Com automóveis pesados.
O ""índice de gravidade"" traduz:
A
A
O número total de mortes em acidentes rodoviários.
B
B
Os acidentes graves envolvendo veículos pesados de mercadorias.
C
C
O número de mortos por cada 100 acidentes com vítimas.
D
D
O número de feridos graves por cada 100 acidentes com vítimas.
No âmbito dos transportes rodoviários, quais são os fatores de risco de acidentes em trabalho?
A
A
Deficiências ao nível da manutenção do veículo.
B
B
A utilização do telemóvel durante a condução.
C
C
A fadiga e a sonolência.
D
D
Todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
O risco de envolvimento de automóveis pesados de passageiros em acidentes, é potenciado pelo facto:
A
A
De se tratar de veículos com bastante maneabilidade.
B
B
De serem veículos de pequenas dimensões.
C
C
De serem veículos com grande massa.
D
D
De serem veículos com pequena massa, mas de grandes dimensões.
Verifica-se maior risco de acidente:
A
A
Nas intersecções de nível com boa visibilidade, como cruzamentos, entroncamentos ou rotundas.
B
B
Nos túneis e pontes com separação física de sentidos de trânsito.
C
C
Nas estradas nacionais congestionadas.
Por referência às alterações ao Código da Estrada ocorridas em 2005, assinale a medida que se apresenta incorreta.
A
A
O agravamento das sanções pecuniárias e acessórias.
B
B
A obrigatoriedade do uso do colete retrorrefletor para os condutores.
C
C
O pagamento voluntário da coima no ato da verificação da contraordenação.
D
D
A menor diferenciação das coimas por excesso de velocidade.
De acordo com a sua natureza, os acidentes rodoviários envolvendo automóveis pesados de passageiros traduzem-se essencialmente em:
A
A
Manobras perigosas e ultrapassagens indevidas.
B
B
Embates e abalroamentos.
C
C
Manobras perigosas.
D
D
Despistes, colisões e atropelamentos.
Para evitar a colisão com um veículo que circule à sua frente, como deve proceder o condutor?
A
A
Parar e esperar que o veículo à sua frente se distancie.
B
B
Guardar uma distância que lhe permita imobilizar o veículo em condições de segurança.
C
C
Manter-se próximo do veículo à sua frente, por óbvias questões de segurança.
D
D
Reduzir a distância de segurança.
Qual é o fator mais importante para a prevenção dos acidentes rodoviários?
A
A
Conduzir um veículo novo.
B
B
Nunca exceder os 50 km/hora.
C
C
Tirar a carta de condução com mais idade.
D
D
A prática de uma condução defensiva.
Um veículo equipado com dispositivo limitador de velocidade:
A
A
Deve possuir, na caixa de carga, uma placa informativa da instalação de tal dispositivo.
B
B
Deve possuir, em local visível, na cabina, uma placa informativa da instalação de tal dispositivo.
C
C
Não pode exceder os 50 km/hora.
D
D
Deve ter aposto, no canto inferior direito do pára-brisas, um dístico com a marca de homologação de tal dispositivo.
Entre outros, fazem parte dos elementos de segurança passiva de um veículo:
A
A
Os encostos de cabeça, os airbags, os cintos de segurança e a estrutura de deformação programada da carroçaria.
B
B
Os cintos de segurança, os encostos de cabeça, os airbags, o sistema de controlo de tração ESR e os pára-choques.
C
C
Os espelhos retrovisores, o sistema anti bloqueio de travagem ABS e os dispositivos de iluminação.
D
D
As barras de proteção lateral, os cintos de segurança, os airbags, o sistema anti bloqueio de travagem ABS e os encostos de cabeça.
No âmbito do transporte rodoviário de passageiros, entende-se por autocarro:
A
A
O veículo construído ou adaptado para o transporte de pessoas e com lotação superior a sete lugares, incluindo o do condutor.
B
B
O veículo construído ou adaptado para o transporte de pessoas e com lotação superior a nove lugares, incluindo o do condutor.
C
C
O veículo construído ou adaptado para o transporte de pessoas e com lotação superior a oito lugares, incluindo o do condutor.
D
D
O veículo construído ou adaptado para o transporte de pessoas e com lotação superior a sete lugares, excluindo o do condutor.
O certificado de aptidão de motorista tem:
A
A
Um prazo de validade de dez anos.
B
B
O mesmo prazo de validade que a carta de condução.
C
C
Um prazo de validade de cinco anos e é emitido pela ANSR.
D
D
O mesmo prazo de validade que o cartão tacográfico de condutor.
Os automóveis pesados matriculados a partir de Maio de 2006 podem estar equipados com tacógrafo analógico?
A
A
Sim, podem.
B
B
Não, porque devem estar obrigatoriamente equipados com tacógrafo digital.
C
C
Sim, embora seja melhor estarem equipados com tacógrafo digital.
D
D
Sim, podem ter dois, um para cada condutor, em caso de tripulação múltipla.
Para iniciar a condução num veículo com tacógrafo digital, o motorista:
A
A
Deve selecionar manualmente a atividade """"Condução"""".
B
B
Deve selecionar o modo """"Condução"""", uma vez iniciado o movimento.
C
C
Deve premir a tecla """"Condução"""".
D
D
Não deve efetuar qualquer seleção, porque o tacógrafo inicia o modo """"Condução"""" de forma automática, uma vez iniciado o movimento.
O certificado CAM de qualificação inicial do condutor:
A
A
É válido pelo período de cinco anos.
B
B
É emitido sem prazo de validade.
C
C
Caduca se, ao fim de 3 anos, o condutor não tiver obtido aproveitamento no curso de formação contínua.
D
D
É válido pelo período de dez anos.
Após um período de descanso semanal, o próximo período de descanso semanal deve começar:
A
A
Apenas quando forem excedidas 56 horas de condução semanal.
B
B
O mais tardar no fim de seis períodos de 24 horas.
C
C
No fim de semana seguinte.
D
D
Sempre no fim de cinco períodos de 24 horas.
A validade do cartão tacográfico de condutor:
A
A
É de cinco anos.
B
B
É de três anos.
C
C
É de quatro anos.
D
D
Depende sempre da idade do condutor.
Como se denomina o instrumento que regista os tempos de repouso do condutor de um automóvel pesado?
A
A
Relógio conta-horas total.
B
B
Tacógrafo.
C
C
Amperímetro digital.
D
D
Não há nenhum instrumento no veículo que registe os tempos de repouso do condutor.
Após um período de condução de 4 horas, o condutor:
A
A
Deve fazer uma pausa de 30 minutos.
B
B
Pode conduzir mais 30 minutos.
C
C
Deve fazer uma pausa de 45 minutos para repousar.
D
D
Deve conduzir mais 30 minutos, para poder gozar uma pausa de 15 minutos.
Entre outras, o tacógrafo tem como função registar:
A
A
A temperatura do motor.
B
B
A velocidade média e a pressão do óleo do motor.
C
C
A velocidade instantânea.
D
D
A velocidade média.
O empregador pode ordenar ao motorista que empreste o seu cartão de condutor a um outro motorista?
A
A
Sim, desde que seja para uso temporário.
B
B
Não, mas só porque pode ficar corrompido.
C
C
Não, uma vez que o cartão de condutor tem carácter pessoal e intransmissível.
D
D
Sim, contudo no final do serviço deve ser devolvido.
O cartão tacográfico de condutor tem:
A
A
Carácter vitalício.
B
B
Um prazo de validade de cinco anos.
C
C
Um prazo máximo de validade de 10 anos.
D
D
O mesmo prazo de validade que a carta de condução.
O condutor de um automóvel pesado equipado com tacógrafo, pode fruir o seu descanso diário no veículo?
A
A
Não, não pode.
B
B
Pode, desde que o automóvel possua beliche e não esteja em movimento.
C
C
Não, porque deve obrigatoriamente descansar numa pousada ou estalagem.
A transferência ou descarga de dados do cartão tacográfico de condutor deve fazer-se:
A
A
Apenas quando o condutor deixar de trabalhar para a empresa.
B
B
No mínimo em cada 28 dias.
C
C
Em cada 24 horas, para garantir que não se verifica a sobreposição de dados.
D
D
No máximo em cada 28 dias, para evitar a sobreposição de dados.
A carta de qualificação de motorista não é obrigatória para os titulares de carta de condução:
A
A
Da categoria B.
B
B
Das categorias D e D+E.
C
C
Das subcategorias C1 e C1+E.
D
D
Da categoria C+E.
As folhas de registo do tacógrafo:
A
A
Podem utilizar-se no tacógrafo analógico ou digital.
B
B
Podem ser de qualquer modelo, desde que sirvam na ranhura do tacógrafo.
C
C
Devem estar conformes com o modelo homologado.
D
D
Devem conter o número de alvará da empresa transportadora.
O motorista deve gozar períodos de repouso semanais:
A
A
De, no mínimo, 24 horas consecutivas, sem qualquer direito de compensação.
B
B
De 45 horas, no mínimo.
C
C
De 48 horas.
D
D
De 45 horas ininterruptas, no máximo.
Estão isentos da obrigação de qualificação inicial os motoristas titulares de carta de condução:
A
A
Da categoria C emitida a 15 de Março de 2009.
B
B
Da categoria C+E emitida a 8 de Setembro de 2010.
C
C
Da categoria C1 emitida a 9 de Novembro de 2009.
D
D
Da categoria D emitida a 9 de Dezembro de 2008.