;
Num conta-rotações com esquema de cores, a "zona verde" serve para indicar:
A
A
A melhor impulsão e rendimento do motor.
B
B
A máxima injeção do motor.
C
C
A máxima potência do motor.
D
D
A mínima potência do motor.
A paragem do motor, em certos sistemas de direção assistida, faz com que a direção:
A
A
Se torne bem mais pesada.
B
B
Fique completamente desgovernada.
C
C
Se torne exageradamente suave.
No painel de instrumentos dos automóveis há várias luzes indicadoras/avisadoras e instrumentos que o condutor:
A
A
Deve observar e verificar com frequência.
B
B
Só necessita de observar no início e, especialmente, no fim de cada viagem.
C
C
Deve observar apenas quando inicia a marcha, uma vez que durante a condução só precisa de estar atento aos avisadores sonoros emitidos.
O início da combustão num motor a diesel é provocado:
A
A
Pela faísca que sai das extremidades da vela.
B
B
Pela descarga energética gerada através da vela de incandescência.
C
C
Pela compressão do ar, consequente temperatura elevada e injeção de combustível.
D
D
Pela pressão a que os gases de escape se encontram sujeitos.
A falta do filtro do ar no motor pode conduzir:
A
A
À diminuição do consumo de combustível.
B
B
Ao desgaste prematuro do motor.
C
C
À perda de potência do motor.
Nos automóveis, o mecanismo de servofreio:
A
A
Serve para imobilizar o veículo no caso de falha súbita dos travões.
B
B
Permite diminuir o esforço físico do condutor, concedendo maior sensibilidade à travagem.
C
C
Serve para distribuir a força de travagem pelas rodas do veículo.
O alternador tem como função:
A
A
Carregar a bateria do veículo.
B
B
Acumular a energia elétrica produzida pela bateria do veículo.
C
C
Transmitir o movimento gerado pelo motor às rodas motrizes.
D
D
Transformar a energia química em energia elétrica.
Normalmente, o retardador ou travão elétrico trabalha:
A
A
Por meio de forças parasitas, respondendo por ação de contínuos curto-circuitos.
B
B
Por meio da força de fricção entre duas superfícies em contacto.
C
C
Originando um campo magnético, com produção de corrente induzida que se opõe ao movimento de dois discos ligados à transmissão.
A falta do filtro do ar no motor pode conduzir:
A
A
À diminuição do consumo de combustível.
B
B
Ao desgaste prematuro do motor.
C
C
À perda de potência do motor.
Dos seguintes elementos, qual é o que pertence ao sistema de refrigeração do veículo?
A
A
A bateria.
B
B
O cubo da roda.
C
C
O veio de transmissão.
D
D
O radiador.
Qual a causa mais provável para as falhas de funcionamento num motor a gasolina que funciona a cerca de 70% da sua rotação máxima?
A
A
O mau funcionamento do sistema de escape.
B
B
Uma avaria no sistema de lubrificação do motor.
C
C
Uma avaria no sistema de alimentação e gestão eletrónica.
Entre outros componentes, o motor é constituído por:
A
A
Cabeça do motor, êmbolo, biela e cambota.
B
B
Bloco do motor, embraiagem, válvulas e cambota.
C
C
Cabeça do motor, biela, diferencial e êmbolo.
D
D
Bloco do motor, veio de transmissão, biela e cambota.
Constatando-se a frequente necessidade de adicionar óleo no motor e, bem assim, o vazamento do mesmo, é porque:
A
A
O óleo que se está a usar é demasiado viscoso.
B
B
O cárter e/ou a respetiva junta se encontram mal vedados.
C
C
Há falhas no funcionamento da bomba de água.
Nos automóveis pesados encontram-se normalmente dois tipos de suspensão. Quais são?
A
A
Convencional e hidráulica.
B
B
Pneumática e de molas.
C
C
Pneumática e hidráulica.
D
D
Hidráulica e de molas.
Numa caixa de velocidades automática, o seletor na posição D significa que o sistema:
A
A
Selecionará uma das velocidades disponíveis.
B
B
Apenas permitirá o funcionamento das relações de desmultiplicação mais altas.
C
C
Selecionará uma das velocidades disponíveis que possibilitem que o veículo se desloque para a frente.
Se os amortecedores do veículo se encontrarem em mau estado:
A
A
A estabilidade da trajetória do veículo em curva pode ficar seriamente comprometida.
B
B
Podem afetar o conforto dos ocupantes, sem contudo interferir na segurança da condução.
C
C
Podem interferir na trajetória do veículo, contudo se as molas estiverem em bom estado, tal não comporta qualquer problema de comodidade ou segurança.
Nos motores de ciclo diesel, o injetor tem como função:
A
A
Injetar/pulverizar o gasóleo na câmara de combustão.
B
B
Aumentar a pressão de injeção do gasóleo na câmara de explosão.
C
C
Misturar, na quantidade certa, o combustível injetado na câmara de explosão.
Dos elementos que se seguem, quais são os que fazem parte da cadeia cinemática?
A
A
Embraiagem, caixa de velocidades e transmissão.
B
B
Motor e travões.
C
C
Pneus, travões e transmissão.
D
D
Travões, sistemas elétricos e eletrónicos.
O que significa alinhar a direção?
A
A
Ajustar as folgas existentes na caixa de velocidades.
B
B
Eliminar todas as folgas na direção assistida.
C
C
Afinar a divergência ou convergência das rodas direcionais.
A suspensão de rodas independentes apresenta duas características muito importantes. Assinale quais.
A
A
A grande adaptabilidade de cada roda ao solo e a diminuição do peso não suspenso.
B
B
A máxima simplicidade do conjunto e a reduzida manutenção.
C
C
A máxima simplicidade do conjunto e a grande capacidade de carga.
O que representam as curvas do motor?
A
A
Os valores do binário, da potência e o consumo de combustível em litros/100Km percorridos.
B
B
Os valores do binário, da potência e o consumo específico de combustível a diferentes rotações.
C
C
Apenas os valores do binário e da potência.
D
D
Unicamente os valores da potência.
Nos motores a diesel, durante a admissão, entra no respetivo coletor:
A
A
Ar, previamente misturado com gasóleo.
B
B
Ar.
C
C
Gasóleo.
Um sistema de direção em bom estado de manutenção e funcionamento, deve ser automaticamente reversível, preciso, rápido e requerer:
A
A
O mínimo esforço possível, sendo instável nas trajetórias.
B
B
O mínimo esforço possível, sendo estável nas trajetórias.
C
C
O máximo esforço possível, sendo estável nas trajetórias.
Consideram-se vítimas mortais de acidentes rodoviários apenas as vítimas cujo óbito ocorra no local do acidente ou no seu percurso até à unidade de saúde.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A aderência depende:
A
A
Do peso dos pneus e do tipo de pavimento.
B
B
Apenas dos pneus.
C
C
Do peso que suporta o pneu, do tipo de pavimento e do que se interpõe entre ambos.
D
D
Do pavimento e do peso do veículo.
Como deve proceder o condutor de um autocarro no caso de fuga dos gases de escape para o interior do veículo?
A
A
Imobilizar o veículo assim que possível e assegurar a saída em segurança a todos os passageiros.
B
B
Solicitar aos passageiros que abram as janelas, seguindo a marcha normalmente.
C
C
Abrir as portas a fim de ventilar o veículo, mas sem necessidade de o imobilizar.
A nível financeiro, os custos dos acidentes de trânsito, por vítima, englobam despesas com:
A
A
O socorro, o transporte, o tratamento médico e a reabilitação.
B
B
O veículo, o socorro, o transporte, o tratamento médico e a infraestrutura.
C
C
O veículo, a morte da vítima e a infraestrutura.
D
D
O socorro e o tratamento médico, unicamente.
Qual dos seguintes fatores pode conduzir ao despiste do veículo?
A
A
Todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
B
B
A existência de lombas.
C
C
A monotonia da via.
D
D
A deficientes condições da via.
Os motoristas de veículos pesados de passageiros podem estar envolvidos em acidentes de trajeto. Consideram-se de trajeto, os acidentes rodoviários que se registam:
A
A
Nas deslocações que o motorista efetua de casa para o trabalho e vice-versa, mas só se forem no veículo da empresa.
B
B
Nas deslocações que o motorista efetua de casa para o trabalho e vice-versa, no veículo da empresa ou particular.
C
C
Em quaisquer deslocações do motorista no veículo da empresa.
Os despistes são acidentes em que há intervenção de um só veículo e podem ser potenciados:
A
A
Pela velocidade excessiva na abordagem de lombas.
B
B
Pelas deficientes condições da via.
C
C
Pela monotonia da via.
D
D
Por todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
De modo a evitar acidentes com os peões, os condutores:
A
A
Devem moderar especialmente a velocidade onde o trânsito de peões seja mais intenso.
B
B
Não devem ultrapassar imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões.
C
C
Devem moderar especialmente a velocidade na aproximação das passagens assinaladas para a travessia de peões.
D
D
Devem respeitar todos os comportamentos referidos nas respostas anteriores.
O índice de gravidade dos acidentes rodoviários envolvendo automóveis pesados de passageiros:
A
A
É igual ao que se verifica com ciclomotores e motociclos.
B
B
É igual ao que se verifica com automóveis ligeiros.
C
C
É superior ao que se verifica com automóveis ligeiros.
D
D
É inferior ao que se verifica com automóveis ligeiros.
Nos últimos anos, a sinistralidade rodoviária em Portugal tem vindo a aumentar.
A
A
Certo.
B
B
Errado.
Com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária em trabalho, entre outros, uma empresa de serviços de transporte deve analisar:
A
A
As condições da via que podem originar redução da aderência e, em consequência, perda de controlo do veículo.
B
B
A gestão das competências associadas à condução de um veículo, definindo requisitos de admissão de condutores na empresa.
C
C
As condições da via e os acidentes ocorridos, para melhor identificação dos fatores de risco.
D
D
Todos os procedimentos referidos nas respostas anteriores.
Nas duas últimas décadas, a sinistralidade rodoviária em Portugal diminui significativamente. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Verdadeira, mas apenas para a sinistralidade grave.
B
B
Verdadeira, mas apenas para a sinistralidade leve.
C
C
Falsa, pois embora tenha diminuído não foi de modo nenhum de forma significativa.
D
D
Verdadeira, verificando-se uma maior diminuição na sinistralidade grave que na leve.
No caso de acidente do qual resultem feridos, é obrigatória a presença de agente de autoridade?
A
A
Sim, é obrigatória.
B
B
Não, não é.
C
C
Sim, mas só se os intervenientes no acidente assim o entenderem.
D
D
Sim, desde que os feridos sejam graves.
Os despistes podem ser potenciados por alguns fatores externos, entre os quais:
A
A
O excesso de velocidade, a distração ou a inatenção do condutor e a ingestão de bebidas alcoólicas.
B
B
As manobras perigosas e o excesso de velocidade.
C
C
A fadiga do condutor e a ingestão de bebidas alcoólicas.
D
D
As deficientes condições da via e a sua sinuosidade, o vento forte e a existência de lombas.
Para seguir em frente num cruzamento, sem sinalização luminosa, o condutor deve:
A
A
Reduzir a velocidade, observar o trânsito e avançar de acordo com as regras de cedência de passagem.
B
B
Observar o trânsito, aumentar a velocidade e prosseguir a marcha.
C
C
Observar o trânsito, avançando sem hesitar e sem sinalizar as suas intenções.
D
D
Prosseguir a marcha de forma segura e sem hesitar, uma vez que os veículos pesados têm sempre prioridade nas intersecções.
Os despistes são acidentes:
A
A
Em que há intervenção de, pelo menos, dois veículos.
B
B
Que ocorrem sempre nas intersecções de nível, como cruzamentos e entroncamentos.
C
C
Em boa parte associados à prática de velocidades inadequadas.
D
D
Em que os veículos pesados de mercadorias mais se encontram envolvidos.
A gravidade dos danos resultantes das colisões frontais está indiscutivelmente dependente:
A
A
Das condições do trânsito.
B
B
Da velocidade a que se circula.
C
C
Das condições climatéricas.
D
D
Das características e estado da via.
As colisões num cruzamento podem ser evitadas se o condutor:
A
A
Respeitar a regra geral de cedência de passagem, não sinalizando as suas intenções.
B
B
Reduzir a velocidade, hesitando ao prosseguir a marcha.
C
C
Decidir com antecedência a direção em que quer seguir, reduzir a velocidade e respeitar a regra geral de cedência de passagem.
D
D
Decidir com antecedência a direção em que quer seguir, aumentando a velocidade.
Fala-se em distração quando o foco de desvio da atenção relativamente à tarefa de condução é interno, ou seja, quando o condutor está absorto nos seus pensamentos.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
No plano material, as consequências dos acidentes abrangem vários prejuízos, nomeadamente com:
A
A
Pavimentos, feridos e mortes.
B
B
Sinalização, veículos e custos de tratamento médico.
C
C
Veículos, custos com o socorro e transporte e custos de reabilitação.
D
D
Veículos, pavimentos e sinalização.
Nos cruzamentos, a principal causa dos acidentes resulta:
A
A
Da visibilidade do local.
B
B
Da manobra de mudança de direção à esquerda, sempre que se apresentem veículos em sentido contrário.
C
C
Da não cedência de passagem aos condutores de veículos sem motor.
D
D
Do desrespeito da regra de cedência de passagem.
Qual é o diploma que dispõe sobre equipamentos de segurança que devem encontrar-se nos automóveis pesados de passageiros?
A
A
É o Decreto-Lei n.º 58/2004, de 19 de Março.
B
B
É o Decreto-Lei n.º 126/2009, de 27 de Maio.
C
C
É a Portaria n.º 1092/97, de 3 de Novembro.
D
D
É o Decreto-Lei n.º 222/98, de 17 de Julho.
Os serviços com distâncias não inferiores a 50 km, com um número limitado de paragens intermédias e utilizando exclusivamente veículos de classes II ou III, denominam-se:
A
A
Serviços interurbanos.
B
B
Serviços urbanos.
C
C
Serviços de alta qualidade.
D
D
Serviços expresso.
Qual é o Decreto-Lei que transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2003/59/CE, relativa à qualificação inicial e à formação contínua dos motoristas?
A
A
É o Decreto-Lei n.º 237/2007, de 19 de Junho.
B
B
É o Decreto-Lei n.º 126/2009, de 27 de Maio.
C
C
É o Decreto-Lei n.º 561/2006, de 15 de Março.
D
D
É o Decreto-Lei n.º 3/2001, de 10 de Janeiro.
Os automóveis pesados de passageiros devem encontrar-se equipados com:
A
A
Um extintor de incêndio, colocado próximo do banco do condutor.
B
B
Dois extintores de incêndio, colocados próximo do banco do condutor.
C
C
Um extintor de incêndio de, pelo menos, 5 kg colocado próximo do banco do condutor.
D
D
Dois extintores de incêndio de, pelo menos, 3 kg colocados próximo do banco do condutor.
Os transportes de cabotagem:
A
A
Só podem ser realizados por transportadores internacionais que sejam portadores de licença comunitária.
B
B
Podem ser realizados por qualquer empresa de serviços de transporte, desde que possua um alvará para o efeito.
C
C
Só podem ser realizados por transportadores residentes.
D
D
Podem ser realizados por transportadores residentes, mas só ao abrigo de autorizações de cabotagem emitidas pelo IMTT.
Assegurar a correta orientação dos espelhos retrovisores interiores, nos autocarros com mais de uma porta, é uma responsabilidade do condutor, devendo fazê-lo a partir:
A
A
Do último degrau da primeira porta e antes de iniciar qualquer transporte.
B
B
Do lugar de condução e antes de iniciar qualquer transporte.
C
C
Do último degrau da porta central e antes de iniciar qualquer transporte.
Um autocarro articulado afeto ao transporte público, deve encontrar-se equipado com:
A
A
Extintor de incêndio.
B
B
Roda sobresselente e kit elétrico.
C
C
Caixa de ferramentas.
D
D
Sinais de aviso portáteis.
Os sistemas de retenção para crianças podem ser:
A
A
De duas classes: integral e não integral.
B
B
De três classes: integral, não integral e mista.
C
C
Apenas de classe integral, compreendendo uma combinação de precintas ou componentes flexíveis com uma fivela de fecho.
Os serviços regulares que asseguram o transporte de determinadas categorias de passageiros com a exclusão de outros, denominam-se:
A
A
Serviços regulares.
B
B
Serviços ocasionais.
C
C
Serviços regulares especializados.
D
D
Serviços ocasionais especializados.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 3/2001, de 10 de Janeiro, os serviços regulares especializados asseguram nomeadamente o transporte:
A
A
Particular de doentes.
B
B
De estudantes.
C
C
Particular de passageiros.
D
D
Público de passageiros.
A almofada de ar frontal (airbag) é um elemento de segurança do veículo?
A
A
Não.
B
B
Sim, é um elemento de segurança ativa.
C
C
Não, porque não reduz o risco de acidente.
D
D
Sim, é um elemento de segurança passiva.
Os automóveis pesados de passageiros devem estar equipados com o colete retrorrefletor?
A
A
Não, porque o colete retrorrefletor só é obrigatório nos automóveis ligeiros.
B
B
Não, porque o colete retrorrefletor só é obrigatório nos automóveis pesados de mercadorias.
C
C
Não, porque o colete retrorrefletor só é obrigatório nos veículos de mercadorias.
D
D
Sim.
Se uma empresa espanhola não estabelecida em território nacional, efetuar um transporte de passageiros entre o Algarve e Lisboa, considera-se que está a realizar:
A
A
Um transporte sucessivo ou bilateral.
B
B
Um transporte de cabotagem.
C
C
Um transporte multimodal.
D
D
Um transporte internacional.
A Lei n.º 13/2006, de 17 de Abril, é aplicável:
A
A
Ao transporte coletivo de crianças.
B
B
Ao transporte de passageiros em autocarro, de âmbito internacional.
C
C
Aos serviços regulares especializados de cabotagem de passageiros.
D
D
Ao transporte em táxi.
Nos automóveis pesados de passageiros devem encontrar-se, entre outros, os seguintes equipamentos de segurança:
A
A
Sinal de pré-sinalização de perigo, colete retrorrefletor, limitador de velocidade e extintores de incêndios.
B
B
Colete ou fato retrorrefletor, triângulo de pré-sinalização de perigo, caixas de primeiros socorros e sinais de aviso portáteis.
C
C
Dois triângulos de pré-sinalização de perigo, limitador de velocidade, extintores de incêndios e dois sinais de aviso portáteis.
D
D
Fato retrorrefletor, triângulo de pré-sinalização de perigo, tacógrafo analógico ou digital, extintores de incêndios, caixas de primeiros socorros e luvas de proteção.
Os sistemas de retenção para crianças são classificados:
A
A
Em 7 grupos.
B
B
Em 2 grupos.
C
C
Em 5 grupos.