As hemorragias podem ser classificadas:
A
A
Em leves, graves ou moderadas.
B
B
Quanto à sua origem e quanto à sua localização.
C
C
Quanto à sua extensão e quanto à sua profundidade.
D
D
Apenas quanto à sua localização, podendo ser internas ou externas.
O exame primário a uma vítima de acidente rodoviário consiste em:
A
A
Fazer perguntas simples se a vítima estiver inconsciente.
B
B
Ligar o mais rapidamente possível para o INEM.
C
C
Verificar se a vítima está ou não consciente.
D
D
Colocar a vítima em posição lateral de segurança e só depois verificar se está ou não consciente.
Dos comportamentos que se seguem, assinale aquele que não integra as técnicas de desobstrução das vias aéreas, por se apresentar incorreto.
A
A
Deve desapertar-se a roupa, o colarinho e o cinto.
B
B
Deve realizar-se a manobra de extensão da cabeça.
C
C
Deve abrir-se a boca e colocar, pelo menos, 3 dedos envolvidos num pano limpo, para remover corpos estranhos.
D
D
Deve abrir-se a boca e colocar 2 dedos envolvidos num pano limpo, para retirar a prótese dentária solta.
Nas afirmações que se seguem, assinale aquela que considera incorreta.
A
A
Os extintores de incêndio devem conter instruções de utilização perfeitamente legíveis e redigidas em língua portuguesa.
B
B
Os extintores de incêndio podem encontrar-se protegidos contra o roubo ou vandalismo.
C
C
Os extintores de incêndio podem ser utilizados mesmo que o seu prazo de validade tenha expirado.
D
D
Os extintores de incêndio não podem apresentar qualquer dano físico.
A existência de bolhas com líquido ou flictenas verifica-se nas:
A
A
Queimaduras de 1.º grau.
B
B
Queimaduras de 2.º grau.
C
C
Queimaduras de 3.º grau.
D
D
Queimaduras de 2.º e 3.º grau.
Em caso de acidente, como deve proceder o condutor?
A
A
Fornecer às autoridades a sua identificação, ainda que não seja interveniente no acidente.
B
B
Chamar imediatamente as autoridades, mas só se houver pessoas feridas.
C
C
Prestar auxílio às vítimas apenas se o seu veículo estiver envolvido no acidente.
D
D
Chamar imediatamente as autoridades.
Em caso de obstrução das vias aéreas por um corpo estranho, como se deve proceder?
A
A
Abanar bruscamente a vítima até expelir o corpo estranho.
B
B
Aplicar 5 pancadas interescapulares na vítima.
C
C
Aplicar 5 pancadas torácicas na vítima.
D
D
Colocar a vítima na posição de decúbito dorsal, antes de aplicar as pancadas entre as omoplatas.
Entre outros, um AVC pode manifestar os seguintes sintomas:
A
A
Dor de cabeça forte e súbita, paralisia da face com desvio dos lábios e facilidade de expressão.
B
B
Linguagem inteligível e adormecimento de um braço, perna ou lado do corpo.
C
C
Dificuldade em falar e perda ou perturbação da sensibilidade num membro ou lado do corpo.
D
D
Ruborização e secura da pele da face, com desvio dos lábios, perda súbita de visão de um dos olhos e facilidade de expressão.
Se a vítima de um acidente está inconsciente, mas ventila, como deve proceder?
A
A
Certificar-me de que ambas as suas pernas se encontram fletidas.
B
B
Manter a vítima na posição de decúbito dorsal.
C
C
Pesquisar as suas funções vitais, ver, ouvir e sentir, durante 10 segundos.
D
D
Colocar a vítima na posição lateral de segurança.
Na prestação dos primeiros socorros, assinale a sequência das ações a desenvolver.
A
A
Examinar a vítima, garantir a segurança do local, prestar o socorro e acionar o alerta.
B
B
Acionar o alerta, garantir a segurança do local e prestar o socorro.
C
C
Garantir a segurança do local, examinar a vítima, acionar o alerta e prestar o socorro.
D
D
Garantir a segurança do local, examinar a vítima e prestar o socorro.
Como deve proceder o condutor de um automóvel pesado de mercadorias ao avistar um acidente na via em que circula?
A
A
Assinalar a súbita redução de velocidade, sinalizar o local do acidente e aí permanecer até à chegada do reboque.
B
B
Assinalar a eventual súbita diminuição de velocidade, parar em segurança, sinalizar o acidente e promover o auxílio.
C
C
Travar fortemente de modo a imobilizar o veículo o mais rapidamente possível, para promover o auxílio.
Quando a vítima de um acidente não ventila e não tem sinais de circulação, como deve proceder?
A
A
Colocar a vítima na posição lateral de segurança.
B
B
Aguardar a chegada de atendimento médico especializado.
C
C
Utilizar a técnica de desobstrução das vias aéreas.
D
D
Efetuar a reanimação cardiopulmonar.
Entre outros, são sintomas da Hipoglicemia:
A
A
A pele seca e ruborizada.
B
B
A sensação de sede, as náuseas e os vómitos.
C
C
A pele fria, pálida e húmida.
D
D
A sensação de frio e o hálito cetónico.
O primeiro socorro consiste em:
A
A
Desenvolver ações adequadas com o fim de melhorar a situação da(s) vítima(s) já no hospital.
B
B
Aplicar um conjunto de procedimentos simples, no local do acidente, com o fim de estabilizar ou, se possível, melhorar a situação da(s) vítima(s) até à chegada do socorro profissional.
C
C
Aplicar um conjunto de procedimentos simples que permitem, perante uma situação de acidente, ajudar as vítimas a levantarem-se e a serem autónomas.
D
D
Abandonar o local do acidente, ligando de seguida aos bombeiros a solicitar auxílio.
Os princípios gerais do socorrismo, por ordem correta de atuação, são os seguintes:
A
A
Proteger-Sinalizar-Socorrer.
B
B
Socorrer-Alertar-Prevenir.
C
C
Sinalizar-Alertar-Prevenir.
D
D
Prevenir-Alertar-Socorrer.
Como deve proceder perante uma vítima de acidente rodoviário?
A
A
Se tiver hemorragias, devo aplicar-lhe garrotes para estancar o sangue.
B
B
Se se tratar de um motociclista, devo retirar-lhe imediatamente o capacete para que não asfixie.
C
C
Se houver risco iminente de explosão, devo mobilizar a vítima.
D
D
Devo apenas aguardar a chegada da equipa de emergência.
Quando o motorista se depare com um incêndio noutro veículo, como deve proceder?
A
A
Se for um pesado de passageiros, deve primeiramente chamar o socorro, evacuando de seguida todos os passageiros para uma zona segura.
B
B
Se for num veículo ligeiro, deve abrir completamente a tampa do compartimento do motor e acionar o extintor de incêndio.
C
C
À chegada das equipas de socorro, deve informar os seus elementos das ações que já empreendeu.
D
D
Apenas deve alertar as autoridades competentes.
A comunicação de um acidente rodoviário às entidades competentes deve conter a seguinte informação:
A
A
O local exato do acidente, o número e o tipo de veículos envolvidos, o número de vítimas e o seu estado aparente e todas as demais circunstâncias consideradas relevantes.
B
B
O número e o tipo de combustível dos veículos envolvidos, o nome das testemunhas e o número de feridos graves.
C
C
O número e a marca dos veículos envolvidos, o local tão preciso quanto possível onde ocorreu o acidente e o número de feridos.
No exame secundário à vítima, para observação da pele atende-se:
A
A
À sua reação à luz, temperatura e grau de humidade.
B
B
À sua temperatura, coloração e reação à luz.
C
C
À sua coloração, temperatura e grau de humidade.
D
D
Unicamente ao seu grau de humidade.
O exame primário a uma vítima de acidente tem a finalidade de:
A
A
Detetar fraturas expostas com hemorragias graves.
B
B
Detetar situações de perigo de vida imediato.
C
C
Detetar lesões que necessitem de tratamento.
D
D
Identificar o agente responsável pela lesão.
Em caso de acidente, a primeira medida a adotar deve ser:
A
A
Prestar socorro imediato à vítima.
B
B
Avaliar o estado da vítima.
C
C
Garantir as condições de segurança do local.
D
D
Iniciar de imediato as manobras de Suporte Básico de Vida.
Assinale as fases ordenadas do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
A
A
Deteção, Proteção, Pré-Socorro e Transporte.
B
B
Alerta, Proteção, Deteção, Pré-Socorro, Transporte e Socorro.
C
C
Deteção, Alerta, Proteção, Pré-Socorro, Socorro e Transporte.
D
D
Deteção, Proteção, Alerta, Pré-Socorro, Socorro e Transporte.
No exame primário a uma vítima de acidente, a pesquisa de movimentos respiratórios é realizada:
A
A
Durante 10 segundos.
B
B
Durante 15 segundos.
C
C
Durante 5 segundos.
D
D
Durante 1 minuto.
Como devem realizar-se as compressões torácicas?
A
A
Com os dedos das duas mãos entrelaçados, sem pressionar as costelas da vítima.
B
B
Com os dedos das duas mãos entrelaçados, pressionando as costelas ou a parte superior do estômago da vítima.
C
C
Com os punhos, pressionando apenas as costelas da vítima.
D
D
Com os dedos das duas mãos entrelaçados, pressionando as costelas e a parte inferior do esterno da vítima.
O exame secundário a uma vítima de acidente visa:
A
A
Identificar as situações de risco imediato.
B
B
A recolha de informação e observação.
C
C
Proceder a uma observação sistematizada.
D
D
Prestar cuidados de emergência médica.
Nas manobras de reanimação, se ao insuflar o ar sentir obstrução à passagem do mesmo, deve:
A
A
Administrar oxigénio à vítima.
B
B
Reposicionar a cabeça da vítima e insuflar novamente.
C
C
Suspender as manobras de reanimação.
D
D
Efetuar as compressões torácicas com mais força.
Na reanimação cardiopulmonar deve-se:
A
A
Alternar 20 compressões cardíacas com 5 insuflações.
B
B
Alternar 30 compressões cardíacas com 2 insuflações.
C
C
Alternar 15 compressões cardíacas com 15 insuflações.
D
D
Alternar 2 compressões cardíacas com 30 insuflações.
A declaração amigável de acidente automóvel:
A
A
Deve ser entregue ou enviada à seguradora nos 8 dias seguintes ao acidente.
B
B
Pode ser entregue ou enviada à seguradora nos 15 dias úteis seguintes ao acidente quando haja feridos, ainda que ligeiros.
C
C
Independentemente das circunstâncias, deve ser entregue ou enviada à seguradora nos 10 dias seguintes ao acidente.
D
D
Implica o reconhecimento de responsabilidade no acidente, facilitando a sua regularização.
Se a vítima apresentar uma ferida com um corpo estranho, o mesmo:
A
A
Deve ser removido, de modo a medir a profundidade da ferida.
B
B
Deve ser removido o mais rápido possível.
C
C
Não deve ser removido.
D
D
Deve ser removido com o máximo de cuidado.
A primeira fonte de informação acerca da satisfação dos clientes dos transportes:
A
A
São os inquéritos.
B
B
São os inquéritos, os quais devem ser realizados, no mínimo, de 6 em 6 meses.
C
C
É o motorista.
D
D
É, em qualquer empresa, a análise de sinais financeiros e de fidelização de clientes.
Nas empresas de transportes, a qualidade do serviço passa por desafios a nível:
A
A
Económico, organizacional e institucional.
B
B
Económico e comercial, unicamente.
C
C
Económico, comercial e estratégico.
Uma das competências técnicas necessárias ao desempenho da profissão de motorista é:
A
A
A condução profissional.
B
B
A inserção na organização do trabalho.
C
C
A adaptação às evoluções dos métodos e dos utensílios de trabalho.
D
D
O trabalho em equipa.
Uma empresa orientada para o cliente é aquela que:
A
A
Aposta na publicidade, pois sabe que só assim valoriza a sua imagem de marca.
B
B
É capaz de fazer a oferta certa, no momento certo, ao cliente certo.
C
C
Oferece sempre os produtos aos melhores preços de mercado e, por isso, não necessita de se preocupar com as normas de qualidade.
D
D
Descura as vantagens face à concorrência.
O cliente avalia a qualidade do serviço:
A
A
Resultante da interação entre a empresa e os seus colaboradores.
B
B
Difundida pelo marketing da empresa.
C
C
Pela diferença entre a qualidade esperada e a qualidade percebida.
D
D
Através da imagem de marca da empresa.
A adaptação às evoluções dos métodos e das ferramentas de trabalho é uma competência:
A
A
Organizacional e necessária ao desempenho da profissão de motorista.
B
B
Organizacional, mas que não releva para o desempenho da profissão de motorista.
C
C
Técnica e fundamental no âmbito da política da empresa.
D
D
Simultaneamente técnica e organizacional.
O domínio humano do serviço de transporte fixa-se:
A
A
No cabal cumprimento pelo motorista dos horários fixados.
B
B
No transporte de mercadorias de um ponto a outro.
C
C
No transporte de pessoas de um ponto a outro.
D
D
Na satisfação das expetativas do cliente, garantindo-lhe uma atenção particular e pessoal.
Considera-se que o motorista presta um serviço de qualidade quando:
A
A
Pratica uma condução suave.
B
B
Espera que as pessoas idosas se sentem, antes de retomar a marcha.
C
C
Dá atenção ao conforto dos passageiros.
D
D
Observa todos os comportamentos descritos nas respostas anteriores.
Nas empresas de transportes, constitui um serviço diferenciador:
A
A
O acesso à informação sobre horários.
B
B
O bom acesso à informação sobre tarifas e carreiras.
C
C
A personalização do serviço.
D
D
O serviço de base, ou seja, o transporte de mercadorias de um ponto a outro.
A escala de SERVQAL faz referência a 5 dimensões da qualidade do serviço, sendo uma delas a tangibilidade. Esta dimensão refere-se:
A
A
À capacidade do profissional em inspirar confiança no cliente, através da sua cortesia e da sua competência.
B
B
À capacidade da empresa de transporte para realizar um serviço fiável.
C
C
À vontade do profissional em prestar um serviço rápido.
D
D
Ao aspeto do pessoal e do material disponível.
A escala SERVQUAL é um sistema de avaliação da qualidade de um serviço que faz referência:
A
A
A 5 dimensões da qualidade de serviço.
B
B
Apenas a uma dimensão da qualidade de serviço.
C
C
A 3 dimensões da qualidade de serviço.
D
D
A 4 dimensões da qualidade de serviço.
As competências necessárias ao desempenho da profissão de motorista são de três tipos. Assinale quais.
A
A
Comerciais, estratégicas e relacionais.
B
B
Técnicas, profissionais e relacionais.
C
C
Técnicas, organizacionais e relacionais.
D
D
Profissionais, organizacionais e relacionais.
A prestação de um serviço de qualidade releva para:
A
A
Os clientes, mas não para as empresas.
B
B
Melhorar a imagem de marca da empresa, embora não contribua para o aumento das suas receitas.
C
C
As empresas, mas não para os clientes.
D
D
A empresa fidelizar os clientes atuais e angariar novos.
Numa empresa de transportes, a logística:
A
A
Só beneficia a empresa e nunca os seus clientes.
B
B
Contribui para a redução dos custos operacionais.
C
C
Deve ser pensada no contexto de uma estratégia, recomendada apenas para grandes empresas.
D
D
Contribui para o aumento da produtividade e dos custos operacionais.
A comunicação consiste:
A
A
Em ouvir, com muita atenção, o que alguém tem para dizer.
B
B
Apenas em falar para um grupo de pessoas.
C
C
Na troca de ideias, sentimentos, experiências e informações entre duas ou mais pessoas.
D
D
Na interpretação e compreensão que se faz de uma mensagem.
Nas empresas de transportes, o acesso à informação sobre tarifas é considerado:
A
A
Um serviço de base.
B
B
Um elemento facilitador do serviço.
C
C
Um elemento diferenciador do serviço.
D
D
Um serviço meramente organizacional.
Conduzir de modo profissional é uma competência?
A
A
Sim, é uma competência técnica.
B
B
Sim, é uma competência relacional.
C
C
Sim, é uma competência organizacional.
D
D
Não, é antes uma habilidade.
A confiança e a satisfação dos clientes:
A
A
É sempre garantida quando resulta de serviços estandardizados.
B
B
É alcançada através dos serviços de marketing das empresas.
C
C
Assenta na prática de bons tarifários, ainda que não tão bons quanto os da concorrência.
D
D
Estabelece-se na interação profissional-cliente.
O bom estado de conservação dos veículos é importante na medida em que permite:
A
A
Ao motorista conduzir sem quaisquer preocupações.
B
B
Melhorar o desempenho da profissão de motorista e contribuir para uma boa imagem da empresa de transporte.
C
C
Contribuir para uma boa imagem da empresa de serviços de transporte, unicamente.
Atualmente, as empresas adotam estratégias cujo ponto de partida se centra:
A
A
No trabalhador.
B
B
No cliente.
C
C
No veículo.
D
D
Na produção do bem ou serviço, ao menor custo.
No contexto da profissão de motorista, as competências sociais passam:
A
A
Por recolher as informações fornecidas pelo cliente sobre um problema encontrado.
B
B
Por registar as reclamações dos clientes de acordo com os procedimentos internos da empresa.
C
C
Por esclarecer devidamente o cliente sobre as regras do serviço.
D
D
Pela demonstração de flexibilidade comunicativa.
Qual é o serviço de base no transporte de passageiros?
A
A
É a personalização do serviço de transporte.
B
B
É o transporte de pessoas de um ponto para outro.
C
C
É o acesso à informação sobre tarifas e horários.
A afirmação das opiniões, sentimentos e vontades próprias, respeitando e promovendo as opiniões, sentimentos e vontades dos outros, traduz um comportamento comunicacional:
A
A
Assertivo.
B
B
Ativo.
C
C
Passivo.
D
D
Agressivo ou manipulador.
A avaliação da qualidade do serviço resulta da diferença entre:
A
A
A qualidade oferecida pelo cliente e a qualidade sentida pela empresa.
B
B
A qualidade desejada e a qualidade oferecida pela empresa.
C
C
A qualidade desejada pelo cliente e a qualidade percebida pela empresa.
As situações de tensão e/ou conflito manifestam-se através:
A
A
De gestos ponderados e calmos.
B
B
Do equilíbrio físico e emocional.
C
C
Da comunicação ponderada e calma.
D
D
Da insatisfação e descontrolo emocional.
O motorista desempenha um importante papel de interface entre a empresa e os respetivos clientes, na medida em que:
A
A
O seu comportamento contribui para a imagem da empresa e para a qualidade sentida e avaliada pelos clientes.
B
B
Ele é a única fonte de informação fidedigna sobre a satisfação dos clientes.
C
C
Ele é o principal responsável pela qualidade da relação de serviço por estar em contacto direto com os clientes.
A perceção é muito importante, sobretudo no primeiro contacto com o cliente, assim o motorista deve:
A
A
Considerar sempre as impressões pessoais e os seus preconceitos.
B
B
Apenas conduzir de modo profissional e ter uma boa apresentação, uma vez que não precisa de ser simpático.
C
C
Limitar-se a realizar o seu trabalho, isto é, apenas conduzir.
D
D
Ser empático, ter uma boa apresentação e conduzir de modo profissional.
Um cliente satisfeito:
A
A
Traduz um serviço de qualidade, prestado com profissionalismo.
B
B
É aquele cujas necessidades reais nunca são excedidas.
C
C
Significa que a empresa não terá mais reclamações.
D
D
Utilizará sempre o serviço da empresa.
A reclamação de um cliente sobre a qualidade do serviço prestado pode traduzir:
A
A
Uma oportunidade de melhoria para a empresa.
B
B
Perturbações de ordem emocional.
C
C
Apenas perda de tempo, por isso o melhor é ignorá-la.
D
D
A sua falta de sensatez para aceitar as regras tal como se encontram pré-definidas.
Para um bom atendimento e qualidade do serviço é essencial conhecer o perfil dos clientes, assim é importante:
A
A
Não considerar as diferenças entre os clientes, pois cada cliente é um cliente.
B
B
Ignorar os clientes mais exigentes, privilegiando-se os demais através de um tratamento personalizado e especializado.
C
C
Ouvi-los e percebê-los, colocando-se na sua posição.
D
D
Adotar uma estratégia comum, independentemente do perfil dos clientes.
Como contrapartida do preço pago pelo título de transporte (bilhete), o cliente/passageiro pensa que adquiriu o direito:
A
A
De reclamar, por qualquer motivo, com o motorista.
B
B
A viajar num veículo em bom estado de conservação e de limpeza, conduzido em condições de segurança e conforto e dentro dos horários previstos.
C
C
De fazer o que bem entender durante a viagem.
D
D
A viajar descansado e a reclamar com o motorista.