Após um período de condução de quatro horas, o condutor:
A
A
Deve fazer uma pausa de 45 minutos.
B
B
Pode conduzir mais 30 minutos, desde que a seguir faça uma pausa de, pelo menos, uma hora.
C
C
Deve conduzir mais uma hora, para poder gozar uma pausa de, pelo menos, 45 minutos.
D
D
Pode fazer uma pausa de 15 minutos, seguida de outra pausa de 30 minutos, esta após mais 30 minutos de condução.
A formação de qualificação inicial comum para motoristas de pesados de passageiros:
A
A
Tem a duração de 140 horas.
B
B
Tem a duração de 35 horas.
C
C
Tem a duração de 280 horas.
D
D
Tem exatamente a mesma duração da formação contínua.
O tempo diário de condução não deve exceder 9 horas. No entanto, tal tempo pode ser alargado até um máximo:
A
A
De 10 horas e duas vezes por semana.
B
B
De 12 horas e, no mínimo, uma vez por semana.
C
C
De 11 horas e duas vezes por semana.
D
D
De 10 horas, mas só uma vez por semana.
De acordo com o Regulamento (CE) n.º 561/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Março de 2006, a fim de recuperar as horas de um descanso semanal reduzido, o condutor:
A
A
Deve recuperar todas as horas de uma só vez, mas ligadas a um descanso semanal normal.
B
B
Pode recuperar as horas em diferentes períodos.
C
C
Deve recuperar a totalidade das horas em falta de uma só vez e ligadas a um descanso mínimo de 9 horas.
D
D
Deve recuperar a totalidade das horas em falta de uma só vez, substituindo-as por um descanso diário.
O descanso diário deve iniciar-se no máximo:
A
A
Antes das 22h00.
B
B
Depois de terem decorrido 24 horas desde o final do último descanso.
C
C
A uma hora que permita completar o descanso, antes que tenham decorrido 24 horas desde o final do anterior descanso diário.
D
D
24 horas após se ter iniciado a condução.
Quantos tipos de cartões tacográficos existem?
A
A
Três: de condutor, de empresa e de controlo.
B
B
Três: de condutor, de empresa e de centro de ensaio.
C
C
Quatro: de condutor, de ajudante, de empresa e de centro de ensaio.
D
D
Quatro: de condutor, de empresa, de centro de ensaio e de controlo.
Por cada período de duas semanas consecutivas, o tempo de condução total acumulado:
A
A
Não deve exceder 85 horas.
B
B
Não deve exceder 80 horas.
C
C
Não deve exceder 90 horas.
D
D
Não pode ser inferior a 95 horas.
Num veículo equipado com tacógrafo analógico, o condutor:
A
A
Antes de iniciar a sua atividade diária, deve preencher o disco de registo onde, entre outros dados, indica o seu nome e apelido, bem como a matrícula do veículo.
B
B
Antes de introduzir o disco de registo no tacógrafo, deve inscrever no mesmo apenas a data e a hora de início do trabalho e o seu nome.
C
C
Apenas tem de introduzir o seu cartão de identificação na ranhura apropriada do tacógrafo, logo que inicie a sua atividade diária.
De acordo com o Regulamento (CE) n.º 561/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Março de 2006, o que é o tempo diário de condução?
A
A
As horas conduzidas num período de 24 horas.
B
B
As horas conduzidas entre as 00h00 e as 24h00 do mesmo dia.
C
C
As horas conduzidas ininterruptamente.
D
D
As horas conduzidas entre o final de um descanso diário e o início do seguinte descanso diário ou semanal.
Num automóvel pesado para o qual estão afetos dois condutores, é necessário:
A
A
Usar tacógrafos de discos duplos.
B
B
Usar discos de tacógrafo próprios para cada um dos condutores.
C
C
Que o automóvel se encontre apetrechado com 2 tacógrafos.
Nos automóveis, os equipamentos de segurança visam:
A
A
A proteção do condutor, na medida em que evitam as consequências do acidente, uma vez que este se tenha produzido.
B
B
Sempre encarecer o custo dos veículos.
C
C
A proteção do condutor, dos passageiros e do trânsito em geral, na medida em que reduzem o risco de acidente ou atenuam as suas consequências.
D
D
Tornar os veículos mais robustos e, em consequência, mais pesados para melhor proteção de todos os ocupantes no caso de acidente.
Os serviços internacionais que asseguram o transporte de passageiros com uma frequência e uma relação determinadas e em que os passageiros podem ser tomados e largados em paragens previamente estabelecidas, denominam-se:
A
A
Serviços regulares.
B
B
Serviços regulares especializados.
C
C
Serviços regulares especializados de cabotagem.
D
D
Serviços de cabotagem.
Os passageiros de automóveis pesados de passageiros devem ser informados de que são obrigados a usar o cinto de segurança. Tal informação deve ser dada:
A
A
Pelo condutor, revisor ou guia.
B
B
Somente através de meios áudios-visuais, a fim de reduzir os tempos de espera nas paragens.
C
C
Pelo operador de transporte, aquando da emissão do título de transporte.
D
D
Apenas pelo condutor ou guia.
Os locais de paragem e de estacionamento dos veículos afetos a carreiras interurbanas, são fixados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres?
A
A
Não, são fixados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
B
B
Sim, não podendo ser alterados pelos respetivos concessionários sem prévia autorização de tal entidade.
C
C
Sim, embora possam ser alterados pelos respetivos concessionários.
D
D
Não, são fixados pelo Instituto de Infraestruturas Rodoviárias.
Os veículos utilizados no transporte coletivo de crianças não podem exceder:
A
A
Os 20 anos.
B
B
Os 16 anos.
C
C
Os 5 anos.
D
D
Os 15 anos.
Dos seguintes equipamentos de segurança, quais são os que devem encontrar-se a bordo de um automóvel pesado de passageiros?
A
A
O airbag e o colete retrorrefletor.
B
B
O extintor e o GPS.
C
C
O airbag e o sinal de pré-sinalização de perigo.
D
D
O colete retrorrefletor e o extintor.
O Regulamento (CE) n.º 1073/2009, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Outubro de 2009:
A
A
Estipula regras comuns para o acesso ao mercado nacional dos serviços de transporte em autocarro.
B
B
Determina a harmonização de determinadas disposições em matéria social no domínio dos transportes rodoviários.
C
C
Estabelece regras comuns para o acesso ao mercado internacional dos serviços de transporte em autocarro e altera o Regulamento (CE) n.º 561/2006.
D
D
Estabelece regras comuns para o acesso ao mercado nacional dos serviços de transporte em autocarro e altera o Regulamento (CE) n.º 237/2007.
Para os serviços de alta qualidade, as empresas devem possuir:
A
A
No máximo, 6 veículos de classe III.
B
B
No mínimo, 6 veículos de classe II ou III.
C
C
No máximo, 6 veículos de classe II ou III.
D
D
No mínimo, 6 veículos de classe III.
Para efetuar um transporte internacional de passageiros em autocarro, é necessário:
A
A
Uma autorização especial de trânsito.
B
B
Uma licença comunitária.
C
C
Um alvará e uma licença camarária.
D
D
Uma guia de transporte emitida pelo IMTT.
Nas afirmações que se seguem, assinale aquela que considera correta.
A
A
A realização de transportes de passageiros em veículos sem licença é sancionada com coima de €500 a €2500.
B
B
A realização de transportes de passageiros por entidade não licenciada é sancionada com coima de €1250 a €5000.
C
C
A realização de transportes de passageiros por entidade não licenciada é sancionada com coima de €3750 a €5000.
D
D
A realização de transportes de passageiros em veículos sem licença é sancionada com coima de €750 a €1250.
Os serviços que asseguram o transporte de grupos de passageiros previamente constituídos e com uma finalidade conjunta, organizados por iniciativa de terceiro ou do próprio transportador, denominam-se:
A
A
Serviços de alta qualidade.
B
B
Serviços regulares.
C
C
Serviços regulares especializados.
D
D
Serviços ocasionais.
Entre outros, fazem parte dos elementos de segurança ativa de um veículo:
A
A
Os cintos de segurança, os encostos de cabeça, os airbags, as barras de proteção lateral e os sistemas de retenção para crianças.
B
B
Os pré-tensores dos cintos de segurança, o sistema anti bloqueio de travagem ABS, os airbags e os encostos de cabeça.
C
C
Os dispositivos de iluminação e sinalização luminosa, os espelhos retrovisores e o sistema anti bloqueio de travagem ABS.
D
D
As barras de proteção lateral, o sistema de controlo de tração ASR e os airbags.
Qual é o prazo máximo de validade de uma licença comunitária?
A
A
É de 3 anos.
B
B
É de 5 anos.
C
C
É de 15 anos.
D
D
Não tem prazo de validade estipulado, porque é emitida com carácter vitalício.
O triângulo de pré-sinalização de perigo:
A
A
Deve encontrar-se devidamente acondicionado em bolsa própria, de modo a evitar qualquer tipo de danos.
B
B
Deve ser transportado por baixo dos bancos do veículo, de modo a evitar a exposição solar.
C
C
Não pode estar em contacto com solventes, dispensando outros cuidados.
Considera-se de cabotagem, o transporte:
A
A
Efetuado mediante contrato celebrado entre transportador e expedidor.
B
B
Nacional efetuado por transportadores não estabelecidos em Portugal.
C
C
Que implica o atravessamento de fronteiras e se efetua parcialmente em território nacional.
D
D
Que se efetua totalmente em território nacional.
Os transportes que prestam um serviço público e que podem ser explorados pelos respetivos municípios, através de empresas municipais, denominam-se:
A
A
Transportes regulares locais.
B
B
Transportes regulares interurbanos.
C
C
Transportes regulares suburbanos.
D
D
Transportes regulares urbanos.
Os serviços regulares asseguram o transporte:
A
A
De passageiros segundo o itinerário, frequência, horário e tarifas predeterminados.
B
B
De trabalhadores entre o domicílio e o respetivo local de trabalho.
C
C
De trabalhadores entre o ponto de encontro previamente designado e o respetivo local de trabalho.
D
D
De estudantes entre o domicílio e o respetivo estabelecimento de ensino.
A atividade de transportes públicos em automóveis pesados de passageiros, de âmbito internacional, é titulada por:
A
A
Documento de acompanhamento simplificado.
B
B
Licença comunitária.
C
C
Certificado ATP ou autorização de cabotagem de passageiros.
D
D
Alvará, o qual é emitido por um prazo não superior a 15 anos.
Durante a realização de serviços regulares especializados, deve encontrar-se a bordo do autocarro:
A
A
Um documento descritivo do serviço, onde deve constar a identificação do transportador e do organizador, a finalidade do serviço e o respetivo itinerário.
B
B
Uma folha de itinerário devidamente preenchida e numerada.
C
C
Uma folha de itinerário com indicação das localidades de origem, destino e de tomada e largada de passageiros, bem como as datas de início e termo da viagem.
D
D
O contrato escrito entre a empresa transportadora e a entidade interessada na prestação de serviços ou a sua cópia autenticada.
Entre outros, fazem parte dos elementos de segurança passiva de um veículo:
A
A
As barras de proteção lateral e a direção assistida.
B
B
O sistema anti bloqueio de travagem ABS e os airbags.
C
C
Os cintos de segurança e os encostos de cabeça.
D
D
Os espelhos retrovisores e os dispositivos de iluminação e de sinalização luminosa.
No âmbito do transporte rodoviário de passageiros, entende-se por autocarro:
A
A
O veículo construído ou adaptado para o transporte de pessoas e com lotação superior a sete lugares, incluindo o do condutor.
B
B
O veículo construído ou adaptado para o transporte de pessoas e com lotação superior a nove lugares, incluindo o do condutor.
C
C
O veículo construído ou adaptado para o transporte de pessoas e com lotação superior a oito lugares, incluindo o do condutor.
D
D
O veículo construído ou adaptado para o transporte de pessoas e com lotação superior a sete lugares, excluindo o do condutor.
Entre outros, fazem parte dos elementos de segurança passiva de um veículo:
A
A
Os encostos de cabeça, os airbags, os cintos de segurança e a estrutura de deformação programada da carroçaria.
B
B
Os cintos de segurança, os encostos de cabeça, os airbags, o sistema de controlo de tração ESR e os pára-choques.
C
C
Os espelhos retrovisores, o sistema anti bloqueio de travagem ABS e os dispositivos de iluminação.
D
D
As barras de proteção lateral, os cintos de segurança, os airbags, o sistema anti bloqueio de travagem ABS e os encostos de cabeça.
Um veículo equipado com dispositivo limitador de velocidade:
A
A
Não pode exceder os 50 km/hora.
B
B
Deve ter aposto, no canto inferior direito do pára-brisas, um dístico com a marca de homologação de tal dispositivo.
C
C
Deve possuir, em local visível, na cabina, uma placa informativa da instalação de tal dispositivo.
D
D
Deve possuir, na caixa de carga, uma placa informativa da instalação de tal dispositivo.
Nos cintos de segurança com retrator de bloqueio automático de emergência por inércia:
A
A
O retrator permanece sempre bloqueado, não permitindo o ajuste automático do comprimento do cinto.
B
B
O ajustamento do pré-tensor faz-se manualmente.
C
C
O retrator ajusta automaticamente o comprimento do cinto, e no caso de desaceleração brusca o mesmo bloqueia.
Os serviços com distâncias não inferiores a 50 km, com um número limitado de paragens intermédias e utilizando exclusivamente veículos de classes II ou III, denominam-se:
A
A
Serviços interurbanos.
B
B
Serviços urbanos.
C
C
Serviços de alta qualidade.
D
D
Serviços expresso.
Qual é o Decreto-Lei que transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2003/59/CE, relativa à qualificação inicial e à formação contínua dos motoristas?
A
A
É o Decreto-Lei n.º 237/2007, de 19 de Junho.
B
B
É o Decreto-Lei n.º 126/2009, de 27 de Maio.
C
C
É o Decreto-Lei n.º 561/2006, de 15 de Março.
D
D
É o Decreto-Lei n.º 3/2001, de 10 de Janeiro.
Os automóveis pesados de passageiros devem encontrar-se equipados com:
A
A
Um extintor de incêndio, colocado próximo do banco do condutor.
B
B
Dois extintores de incêndio, colocados próximo do banco do condutor.
C
C
Um extintor de incêndio de, pelo menos, 5 kg colocado próximo do banco do condutor.
D
D
Dois extintores de incêndio de, pelo menos, 3 kg colocados próximo do banco do condutor.
Os transportes de cabotagem:
A
A
Só podem ser realizados por transportadores internacionais que sejam portadores de licença comunitária.
B
B
Podem ser realizados por qualquer empresa de serviços de transporte, desde que possua um alvará para o efeito.
C
C
Só podem ser realizados por transportadores residentes.
D
D
Podem ser realizados por transportadores residentes, mas só ao abrigo de autorizações de cabotagem emitidas pelo IMTT.
Assegurar a correta orientação dos espelhos retrovisores interiores, nos autocarros com mais de uma porta, é uma responsabilidade do condutor, devendo fazê-lo a partir:
A
A
Do lugar de condução e antes de iniciar qualquer transporte.
B
B
Do último degrau da primeira porta e antes de iniciar qualquer transporte.
C
C
Do último degrau da porta central e antes de iniciar qualquer transporte.
Um autocarro articulado afeto ao transporte público, deve encontrar-se equipado com:
A
A
Extintor de incêndio.
B
B
Roda sobresselente e kit elétrico.
C
C
Caixa de ferramentas.
D
D
Sinais de aviso portáteis.
Os sistemas de retenção para crianças podem ser:
A
A
De duas classes: integral e não integral.
B
B
De três classes: integral, não integral e mista.
C
C
Apenas de classe integral, compreendendo uma combinação de precintas ou componentes flexíveis com uma fivela de fecho.
Os serviços regulares que asseguram o transporte de determinadas categorias de passageiros com a exclusão de outros, denominam-se:
A
A
Serviços regulares.
B
B
Serviços ocasionais.
C
C
Serviços regulares especializados.
D
D
Serviços ocasionais especializados.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 3/2001, de 10 de Janeiro, os serviços regulares especializados asseguram nomeadamente o transporte:
A
A
Particular de doentes.
B
B
De estudantes.
C
C
Particular de passageiros.
D
D
Público de passageiros.
A almofada de ar frontal (airbag) é um elemento de segurança do veículo?
A
A
Não, porque não reduz o risco de acidente.
B
B
Sim, é um elemento de segurança ativa.
C
C
Sim, é um elemento de segurança passiva.
D
D
Não.
Os automóveis pesados de passageiros devem estar equipados com o colete retrorrefletor?
A
A
Sim.
B
B
Não, porque o colete retrorrefletor só é obrigatório nos automóveis ligeiros.
C
C
Não, porque o colete retrorrefletor só é obrigatório nos automóveis pesados de mercadorias.
D
D
Não, porque o colete retrorrefletor só é obrigatório nos veículos de mercadorias.
Se uma empresa espanhola não estabelecida em território nacional, efetuar um transporte de passageiros entre o Algarve e Lisboa, considera-se que está a realizar:
A
A
Um transporte sucessivo ou bilateral.
B
B
Um transporte de cabotagem.
C
C
Um transporte multimodal.
D
D
Um transporte internacional.
A Lei n.º 13/2006, de 17 de Abril, é aplicável:
A
A
Ao transporte coletivo de crianças.
B
B
Ao transporte de passageiros em autocarro, de âmbito internacional.
C
C
Aos serviços regulares especializados de cabotagem de passageiros.
D
D
Ao transporte em táxi.
Nos automóveis pesados de passageiros devem encontrar-se, entre outros, os seguintes equipamentos de segurança:
A
A
Sinal de pré-sinalização de perigo, colete retrorrefletor, limitador de velocidade e extintores de incêndios.
B
B
Colete ou fato retrorrefletor, triângulo de pré-sinalização de perigo, caixas de primeiros socorros e sinais de aviso portáteis.
C
C
Dois triângulos de pré-sinalização de perigo, limitador de velocidade, extintores de incêndios e dois sinais de aviso portáteis.
D
D
Fato retrorrefletor, triângulo de pré-sinalização de perigo, tacógrafo analógico ou digital, extintores de incêndios, caixas de primeiros socorros e luvas de proteção.
Os sistemas de retenção para crianças são classificados:
A
A
Em 2 grupos.
B
B
Em 5 grupos.
C
C
Em 7 grupos.
Qual é o diploma que dispõe sobre equipamentos de segurança que devem encontrar-se nos automóveis pesados de passageiros?
A
A
É o Decreto-Lei n.º 222/98, de 17 de Julho.
B
B
É a Portaria n.º 1092/97, de 3 de Novembro.
C
C
É o Decreto-Lei n.º 126/2009, de 27 de Maio.
D
D
É o Decreto-Lei n.º 58/2004, de 19 de Março.
Nas afirmações que se seguem, assinale aquela que considera verdadeira.
A
A
A alteração de atitudes e comportamentos dos utentes da via não contribui para a redução da sinistralidade rodoviária.
B
B
A evolução do parque automóvel não contribui para a redução da sinistralidade rodoviária.
C
C
A qualidade das vias contribui para um maior conforto dos motoristas.
D
D
A qualidade das vias não contribui para a redução da sinistralidade rodoviária.
Nos cruzamentos, a principal causa dos acidentes resulta:
A
A
Da visibilidade do local.
B
B
Da manobra de mudança de direção à esquerda, sempre que se apresentem veículos em sentido contrário.
C
C
Da não cedência de passagem aos condutores de veículos sem motor.
D
D
Do desrespeito da regra de cedência de passagem.
Fala-se em distração quando o foco de desvio da atenção relativamente à tarefa de condução é interno, ou seja, quando o condutor está absorto nos seus pensamentos.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A nível financeiro, os custos dos acidentes de trânsito, por vítima, englobam despesas com:
A
A
O socorro, o transporte, o tratamento médico e a reabilitação.
B
B
O veículo, o socorro, o transporte, o tratamento médico e a infraestrutura.
C
C
O veículo, a morte da vítima e a infraestrutura.
D
D
O socorro e o tratamento médico, unicamente.
Qual dos seguintes fatores pode conduzir ao despiste do veículo?
A
A
A monotonia da via.
B
B
A deficientes condições da via.
C
C
A existência de lombas.
D
D
Todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
Os motoristas de veículos pesados de passageiros podem estar envolvidos em acidentes de trajeto. Consideram-se de trajeto, os acidentes rodoviários que se registam:
A
A
Em quaisquer deslocações do motorista no veículo da empresa.
B
B
Nas deslocações que o motorista efetua de casa para o trabalho e vice-versa, no veículo da empresa ou particular.
C
C
Nas deslocações que o motorista efetua de casa para o trabalho e vice-versa, mas só se forem no veículo da empresa.
Os despistes são acidentes em que há intervenção de um só veículo e podem ser potenciados:
A
A
Pela velocidade excessiva na abordagem de lombas.
B
B
Pelas deficientes condições da via.
C
C
Pela monotonia da via.
D
D
Por todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
De modo a evitar acidentes com os peões, os condutores:
A
A
Devem moderar especialmente a velocidade onde o trânsito de peões seja mais intenso.
B
B
Não devem ultrapassar imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões.
C
C
Devem moderar especialmente a velocidade na aproximação das passagens assinaladas para a travessia de peões.
D
D
Devem respeitar todos os comportamentos referidos nas respostas anteriores.
O índice de gravidade dos acidentes rodoviários envolvendo automóveis pesados de passageiros:
A
A
É igual ao que se verifica com ciclomotores e motociclos.
B
B
É igual ao que se verifica com automóveis ligeiros.
C
C
É superior ao que se verifica com automóveis ligeiros.
D
D
É inferior ao que se verifica com automóveis ligeiros.
Nos últimos anos, a sinistralidade rodoviária em Portugal tem vindo a aumentar.
A
A
Certo.
B
B
Errado.