Para cumprir a Norma Europeia em termos de emissão de gases, os veículos podem utilizar o sistema de gases reciclados, denominado:
A
A
BSB.
B
B
EGR.
C
C
SCR.
D
D
EGB.
É aconselhado o uso do cinto de segurança durante a gravidez?
A
A
Não, de modo nenhum.
B
B
Sim.
C
C
Não, uma vez que da sua utilização podem resultar danos durante a condução do veículo.
D
D
Nenhuma das opções de resposta se apresenta correta.
O descanso e uma alimentação equilibrada são princípios importantes para uma condução segura. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Falsa, porque o descanso não interfere na capacidade para conduzir.
B
B
Verdadeira.
C
C
Falsa, porque a alimentação não interfere na capacidade para conduzir.
D
D
Falsa, porque nem o descanso nem a alimentação equilibrada interferem na capacidade para conduzir.
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) permite obter determinadas informações, tais como:
A
A
A localização de locais de interesse turístico-cultural, de áreas de serviço e a velocidade média do veículo.
B
B
A localização de áreas de serviço, de patrulhas policiais, de portagens e de postos de abastecimento de combustível.
C
C
A localização das vias sujeitas a controlo de velocidade, de áreas de serviço e de locais de interesse turístico-cultural.
D
D
A velocidade média do veículo num determinado trajeto e a localização das vias sujeitas a controlo de velocidade.
Um condutor deve saber que uma das técnicas da condução defensiva consiste em:
A
A
Conduzir sempre da mesma forma, independentemente das condições que se apresentem na via.
B
B
Não surpreender nem se deixar surpreender.
C
C
Não conduzir por troços de via que ofereçam precárias condições de aderência.
Pode ocorrer a derrapagem do veículo quando:
A
A
As rodas se encontram calibradas, tendo os pneus pouca pressão.
B
B
A altura do relevo do piso dos pneus é superior ao mínimo permitido.
C
C
Há pressão a mais nos pneus ou erros de condução.
A fadiga e a sonolência afetam negativamente o condutor, designadamente ao nível:
A
A
Do tratamento da informação.
B
B
Da recolha de informação e da decisão, não afetando a ação.
C
C
Da recolha de informação, da decisão e da ação.
D
D
Da ação motora, unicamente.
Os elementos de segurança ativa:
A
A
Acionam-se automaticamente após a ocorrência de um acidente.
B
B
Podem atuar diretamente ou mediante a intervenção indireta do condutor.
C
C
Atuam sempre sem a intervenção do condutor.
D
D
Requerem sempre a atuação direta do condutor.
Como deve proceder o condutor de um automóvel pesado de passageiros?
A
A
Observar os horários fixados, ainda que para isso conduza brusca e apressadamente.
B
B
Providenciar a comodidade do transporte.
C
C
Garantir que os passageiros que lhe estão mais próximos se mantêm acordados.
Qual é o comprimento máximo permitido para um autocarro de três ou mais eixos?
A
A
É de 16,50 metros.
B
B
É de 15,00 metros.
C
C
É de 10,00 metros.
D
D
É de 13,50 metros.
Nas descidas de acentuada inclinação, o condutor deve utilizar o motor como auxiliar do travão para:
A
A
Poupar combustível.
B
B
Obter mais segurança na travagem do veículo.
C
C
Obter uma melhor lubrificação do motor.
D
D
Melhorar o arrefecimento do motor.
Os condutores podem contribuir para a defesa do meio ambiente praticando uma condução económica. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Considero a afirmação falsa.
B
B
Considero a afirmação verdadeira.
A distância de segurança é um fator que os condutores devem considerar:
A
A
Somente dentro das localidades, devido à grande variedade de utentes.
B
B
Unicamente fora das localidades, devido à prática de velocidades mais elevadas.
C
C
Em qualquer situação.
A aderência depende:
A
A
Do peso dos pneus e do tipo de pavimento.
B
B
Apenas dos pneus.
C
C
Do peso que suporta o pneu, do tipo de pavimento e do que se interpõe entre ambos.
D
D
Do pavimento e do peso do veículo.
Na condução de um autocarro urbano, o condutor deve imobilizar o veículo para a entrada e saída de passageiros:
A
A
Nos locais especialmente destinados a esse fim, exceto para largar passageiros com idade avançada.
B
B
Nos locais apropriados e sinalizados para esse fim.
C
C
Em qualquer local, desde que lhe seja pedido pelos passageiros e não constitua perigo ou embaraço para o trânsito.
Como deve proceder o condutor de um autocarro no caso de fuga dos gases de escape para o interior do veículo?
A
A
Imobilizar o veículo assim que possível e assegurar a saída em segurança a todos os passageiros.
B
B
Solicitar aos passageiros que abram as janelas, seguindo a marcha normalmente.
C
C
Abrir as portas a fim de ventilar o veículo, mas sem necessidade de o imobilizar.
Quando se produz uma subviragem, a que se deve principalmente?
A
A
Mais a outras causas que ao condutor.
B
B
Apenas ao condutor.
C
C
Nunca ao condutor, é sempre devida a outras causas.
D
D
Mais ao condutor que a outras causas.
Se tiver de circular sobre uma placa de gelo, o comportamento correto do condutor deve ser:
A
A
Pisar suavemente a embraiagem.
B
B
Não travar.
C
C
Não acelerar.
D
D
Travar a fundo.
O condutor deve prever os comportamentos dos outros utentes da via, antecipando a sua decisão, de modo a evitar acidentes. Concorda com esta afirmação?
A
A
Não, porque o condutor só consegue prever o seu comportamento.
B
B
Sim, concordo.
C
C
Não, não concordo.
D
D
Não, porque em circulação não é possível prever os comportamentos dos outros utentes da via.
A condução defensiva expressa-se por o condutor:
A
A
Conduzir sempre a velocidade muito reduzida.
B
B
Prosseguir a marcha sempre em primeiro lugar nas intersecções.
C
C
Considerar os seus direitos, ignorando os seus deveres.
D
D
Renunciar aos seus direitos em favor da segurança rodoviária.
Para uma travagem suave é recomendável:
A
A
Acionar o travão de serviço ao mesmo tempo que o travão auxiliar.
B
B
Pisar e soltar repentinamente o travão de serviço.
C
C
Desativar o travão auxiliar para alterar a mudança de velocidade.
D
D
Manter o travão auxiliar ativado quando seja necessário mudar de relação de caixa de velocidades.
No transporte, a distribuição da carga:
A
A
É menos relevante no transporte de mercadorias que no transporte de passageiros.
B
B
É mais relevante no transporte de mercadorias que no transporte de passageiros.
C
C
Só é importante no âmbito do transporte de mercadorias.
D
D
Não é suscetível de originar acidentes no transporte de passageiros.
Em consequência da combustão, os gases libertados para a atmosfera pelos veículos a motor são:
A
A
Neutralizados pela atmosfera, pelo que não prejudicam o meio ambiente.
B
B
Nocivos para o meio ambiente e para o ser humano.
C
C
Nocivos para o meio ambiente, contudo não têm consequências negativas para o ser humano.
Como deve proceder o condutor no transporte de passageiros em automóvel pesado de serviço urbano?
A
A
Assegurar arranques bruscos, mas travagens suaves e progressivas, quando transporta passageiros na coxia.
B
B
Garantir que os arranques e as desacelerações se realizam de modo suave e progressivo.
C
C
Assegurar travagens bruscas, mas arranques progressivos e suaves, quando transporta crianças e adolescentes.
O tempo de percurso de um autocarro, em regra, calcula-se com base numa média em que as velocidades praticadas devem ser as:
A
A
Máximas que o autocarro consiga alcançar.
B
B
Que permitam terminar o mais rapidamente possível a viagem, assegurando assim que os horários fixados são rigorosamente cumpridos.
C
C
Legalmente permitidas para o autocarro e para a via em que transita, com garantia de segurança e comodidade.
Nas afirmações que se seguem, assinale aquela que considera correta.
A
A
Calcula-se que o fator humano está na origem de 60% dos acidentes rodoviários.
B
B
Calcula-se que o fator humano está na origem de 40% dos acidentes rodoviários.
C
C
Calcula-se que o fator humano está na origem de 20% dos acidentes rodoviários.
D
D
Calcula-se que o fator humano está na origem da maioria dos acidentes rodoviários.
Para tomar ou largar passageiros, o motorista de um autocarro de longo curso deve imobilizar o veículo de modo a que:
A
A
Os passageiros ocupem apenas o lado direito da faixa de rodagem.
B
B
Os passageiros ocupem apenas o lado esquerdo da faixa de rodagem.
C
C
Os passageiros ocupem preferencialmente o lado direito da faixa de rodagem.
D
D
Os passageiros não tenham de ocupar a faixa de rodagem.
Que efeito ótico pode produzir o nevoeiro, em relação ao veículo que circula à sua frente?
A
A
Parece que o veículo está mais distante e que circula mais depressa.
B
B
Parece que o veículo está mais próximo e que circula mais depressa.
C
C
Parece que o veículo está mais longe, mas não afeta a sua velocidade.
D
D
Parece que o veículo está mais longe e que circula mais devagar.
O motorista deve desligar o motor do veículo:
A
A
Sempre que fique imobilizado num semáforo.
B
B
Nas imobilizações prolongadas.
C
C
Apenas quando terminar o serviço.
D
D
Apenas quando o estaciona.
Num automóvel pesado de passageiros, o condutor deve abrir as portas para a saída de passageiros:
A
A
Um pouco antes de chegar ao local de paragem, a fim de evitar atrasos.
B
B
Uns momentos antes do veículo se encontrar completamente imobilizado.
C
C
Quando o veículo se encontrar completamente imobilizado.
Quantos tipos de cartões tacográficos existem?
A
A
Dois: cartão de condutor e cartão de empresa.
B
B
Quatro: cartão de condutor, cartão de empresa, cartão de centro técnico e cartão de veículo.
C
C
Três: cartão de condutor, cartão de centro técnico e cartão de veículo.
D
D
Quatro: cartão de condutor, cartão de empresa, cartão de centro de ensaio e cartão de controlo.
O período de repouso semanal regular:
A
A
Nunca poderá exceder 45 horas, consecutivas ou não.
B
B
É de 48 horas, podendo ser reduzido para um mínimo de 24 horas consecutivas.
C
C
É, no mínimo, de 45 horas.
D
D
É, no mínimo, de 24 horas consecutivas.
No regime de condução com tripulação múltipla, a função do segundo motorista denomina-se:
A
A
Pausa temporária.
B
B
Disponibilidade.
C
C
Outra atividade.
D
D
Repouso reduzido.
O condutor pode fazer períodos de repouso diário reduzido:
A
A
Até ao máximo de dois períodos, por cada período de duas semanas consecutivas de condução.
B
B
Até ao máximo de três períodos, entre cada dois períodos de repouso semanal.
C
C
De, pelo menos, 11 horas.
D
D
Desde que não excedam 9 horas.
Estão isentos da obrigação de qualificação inicial os motoristas titulares de carta de condução:
A
A
Da categoria C+E emitida a 8 de Setembro de 2010.
B
B
Da categoria C emitida a 15 de Março de 2009.
C
C
Da categoria C1 emitida a 9 de Novembro de 2009.
D
D
Da categoria D emitida a 9 de Dezembro de 2008.
O motorista deve gozar períodos de repouso semanais:
A
A
De, no mínimo, 24 horas consecutivas, sem qualquer direito de compensação.
B
B
De 45 horas, no mínimo.
C
C
De 48 horas.
D
D
De 45 horas ininterruptas, no máximo.
O certificado de aptidão de motorista tem:
A
A
Um prazo de validade de dez anos.
B
B
O mesmo prazo de validade que a carta de condução.
C
C
Um prazo de validade de cinco anos e é emitido pela ANSR.
D
D
O mesmo prazo de validade que o cartão tacográfico de condutor.
Os automóveis pesados matriculados a partir de Maio de 2006 podem estar equipados com tacógrafo analógico?
A
A
Sim, podem.
B
B
Não, porque devem estar obrigatoriamente equipados com tacógrafo digital.
C
C
Sim, embora seja melhor estarem equipados com tacógrafo digital.
D
D
Sim, podem ter dois, um para cada condutor, em caso de tripulação múltipla.
Para iniciar a condução num veículo com tacógrafo digital, o motorista:
A
A
Deve selecionar o modo """"Condução"""", uma vez iniciado o movimento.
B
B
Deve premir a tecla """"Condução"""".
C
C
Não deve efetuar qualquer seleção, porque o tacógrafo inicia o modo """"Condução"""" de forma automática, uma vez iniciado o movimento.
D
D
Deve selecionar manualmente a atividade """"Condução"""".
O certificado CAM de qualificação inicial do condutor:
A
A
É válido pelo período de dez anos.
B
B
Caduca se, ao fim de 3 anos, o condutor não tiver obtido aproveitamento no curso de formação contínua.
C
C
É emitido sem prazo de validade.
D
D
É válido pelo período de cinco anos.
Após um período de descanso semanal, o próximo período de descanso semanal deve começar:
A
A
Apenas quando forem excedidas 56 horas de condução semanal.
B
B
O mais tardar no fim de seis períodos de 24 horas.
C
C
No fim de semana seguinte.
D
D
Sempre no fim de cinco períodos de 24 horas.
A validade do cartão tacográfico de condutor:
A
A
É de cinco anos.
B
B
É de três anos.
C
C
É de quatro anos.
D
D
Depende sempre da idade do condutor.
Como se denomina o instrumento que regista os tempos de repouso do condutor de um automóvel pesado?
A
A
Relógio conta-horas total.
B
B
Tacógrafo.
C
C
Amperímetro digital.
D
D
Não há nenhum instrumento no veículo que registe os tempos de repouso do condutor.
Após um período de condução de 4 horas, o condutor:
A
A
Deve fazer uma pausa de 30 minutos.
B
B
Pode conduzir mais 30 minutos.
C
C
Deve fazer uma pausa de 45 minutos para repousar.
D
D
Deve conduzir mais 30 minutos, para poder gozar uma pausa de 15 minutos.
Entre outras, o tacógrafo tem como função registar:
A
A
A velocidade média.
B
B
A velocidade instantânea.
C
C
A velocidade média e a pressão do óleo do motor.
D
D
A temperatura do motor.
O empregador pode ordenar ao motorista que empreste o seu cartão de condutor a um outro motorista?
A
A
Sim, desde que seja para uso temporário.
B
B
Não, mas só porque pode ficar corrompido.
C
C
Não, uma vez que o cartão de condutor tem carácter pessoal e intransmissível.
D
D
Sim, contudo no final do serviço deve ser devolvido.
O cartão tacográfico de condutor tem:
A
A
Carácter vitalício.
B
B
Um prazo de validade de cinco anos.
C
C
Um prazo máximo de validade de 10 anos.
D
D
O mesmo prazo de validade que a carta de condução.
O condutor de um automóvel pesado equipado com tacógrafo, pode fruir o seu descanso diário no veículo?
A
A
Não, não pode.
B
B
Pode, desde que o automóvel possua beliche e não esteja em movimento.
C
C
Não, porque deve obrigatoriamente descansar numa pousada ou estalagem.
A transferência ou descarga de dados do cartão tacográfico de condutor deve fazer-se:
A
A
Apenas quando o condutor deixar de trabalhar para a empresa.
B
B
No mínimo em cada 28 dias.
C
C
Em cada 24 horas, para garantir que não se verifica a sobreposição de dados.
D
D
No máximo em cada 28 dias, para evitar a sobreposição de dados.
A carta de qualificação de motorista não é obrigatória para os titulares de carta de condução:
A
A
Das categorias D e D+E.
B
B
Das subcategorias C1 e C1+E.
C
C
Da categoria B.
D
D
Da categoria C+E.
As folhas de registo do tacógrafo:
A
A
Devem conter o número de alvará da empresa transportadora.
B
B
Devem estar conformes com o modelo homologado.
C
C
Podem utilizar-se no tacógrafo analógico ou digital.
D
D
Podem ser de qualquer modelo, desde que sirvam na ranhura do tacógrafo.
Enquanto o motorista estiver a introduzir dados no tacógrafo digital, que precauções deve tomar?
A
A
Deve retirar o cartão de condutor logo que dê início à introdução dos dados.
B
B
Não deve retirar o cartão de condutor até terminar a introdução dos dados.
C
C
Deve retirar previamente o cartão de condutor.
D
D
Deve efetuar a operação com o motor em funcionamento.
No âmbito das disposições sociais aplicáveis às atividades de transporte rodoviário, entende-se por semana, o período compreendido:
A
A
Entre as 24h00 de Domingo e às 00h00 de Sábado.
B
B
Entre as 24h00 de Domingo e as 00h00 de Sexta-Feira.
C
C
Entre as 00h00 de Segunda-Feira e as 24h00 de Sexta-Feira.
D
D
Entre as 00h00 de Segunda-Feira e as 24h00 de Domingo.
A condução de veículo equipado com tacógrafo sem estar inserida a folha de registo, constitui contraordenação:
A
A
Muito grave, sancionável com coima de €600 a €1800 e imputável ao condutor.
B
B
Muito grave, sancionável com coima de €1200 a €3600 ou de €1200 a €6000, consoante se trate de pessoa singular ou pessoa coletiva, e imputável à empresa transportadora.
C
C
Grave, sancionável com coima de €200 a €600 e imputável ao condutor.
D
D
Grave, sancionável com coima de €400 a €1200 ou €400 a €2000, consoante se trate de pessoa singular ou pessoa coletiva, e imputável à empresa transportadora.
O tacógrafo é um instrumento que, entre outras, tem a função de registar:
A
A
A velocidade instantânea.
B
B
O consumo médio do motor.
C
C
A temperatura e o número de rotações do motor.
D
D
A velocidade média.
A pedido dos agentes de fiscalização, o condutor deve apresentar as folhas de registo do tacógrafo relativas:
A
A
Apenas ao dia em curso.
B
B
À semana em curso e aos 15 dias anteriores.
C
C
À semana em curso, unicamente.
D
D
Ao dia em curso e aos 28 dias anteriores.
Num veículo com tripulação múltipla, nas 30 horas que se seguem ao termo de um período de repouso diário, o condutor deve gozar um novo período de repouso diário:
A
A
De, pelo menos, 8 horas consecutivas.
B
B
De, pelo menos, 9 horas consecutivas.
C
C
De, pelo menos, 10 horas consecutivas.
D
D
De, pelo menos, 11 horas consecutivas.
O cartão tacográfico de condutor:
A
A
É de carácter pessoal.
B
B
Tem um prazo de validade de um ano.
C
C
Tem um prazo de validade de 24 horas.
D
D
Pode conter dados relativos a um ou mais condutores, desde que afetos à condução do mesmo veículo.
O tempo diário de condução:
A
A
Não deve exceder 8 horas.
B
B
Só pode exceder 10 horas, duas vezes por semana.
C
C
Não deve exceder 9 horas.
D
D
Pode ser alargado até um máximo de 10 horas, mas não mais de três vezes por semana.
O tacógrafo regista os tempos de repouso do condutor. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Verdadeira.
B
B
Falsa, porque o tacógrafo só regista os tempos de condução.
C
C
Verdadeira, mas o registo só é feito se o motor do veículo estiver em funcionamento.
D
D
Falsa, porque o tacógrafo é um instrumento de controlo de itinerários.