Indique a afirmação incorreta:
A
A
Uma postura de trabalho incorreta pode produzir danos físicos.
B
B
Deve-se facilitar a alternância entre tarefas que exijam posição sentada e tarefas que exijam posição de pé.
C
C
A melhor postura de trabalho é a que permite a melhor eficácia com a máxima fatiga.
D
D
Se é obrigatória a adoção de uma só posição de trabalho é preferível a posição sentada.
A higiene, saúde e segurança no trabalho:
A
A
Não é importante para a condução de veículos.
B
B
Não é uma área com que os motoristas se devam preocupar.
C
C
Tem impacto na prestação de um serviço de qualidade.
D
D
É a única área relevante na formação dos motoristas.
Numa situação de epistaxis (hemorragia pelo nariz), o socorrista deve:
A
A
Colocar a vítima sentada com a cabeça inclinada para a frente e fazer compressão com o polegar e o indicador em pinça apertando as extremidades do nariz.
B
B
Colocar a vítima deitada com a cabeça para trás e fazer compressão com o polegar e o indicador em pinça apertando as extremidades do nariz.
C
C
Colocar a vítima sentada com a cabeça inclinada para trás e fazer compressão com o polegar e o indicador em pinça apertando as extremidades do nariz.
D
D
Colocar a vítima sentada com a cabeça direita e fazer compressão com o polegar e o indicador em pinça apertando as extremidades do nariz.
Se um produto tóxico atingir o condutor nos olhos, este deverá imediatamente:
A
A
Proteger os olhos do sol com recurso a óculos escuros.
B
B
Utilizar água para lavar os olhos.
C
C
Dirigir-se à localidade mais próxima para consultar o médico.
D
D
Não é necessário tomar precauções especiais porque um produto tóxico não e corrosivo.
O 1º Socorro é a primeira assistência ou ajuda prestada a qualquer indivíduo vítima de acidente ou doença súbita, com o fim de evitar que o seu estado se agrave, e melhore se possível, até à chegada da ambulância, ou de socorros especializados. Os seus objetivos são:
A
A
Manter a vida.
B
B
Prevenir o aparecimento de novas lesões.
C
C
Promover a recuperação.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Na Reanimação Cardio-Respiratória, a razão entre as compressões torácicas e as insuflações é:
A
A
15 compressões para 3 insuflações (15:3).
B
B
20 compressões para 5 insuflações (20:5).
C
C
30 compressões para 2 insuflações (30:2).
D
D
10 compressões para 1 insuflação (10:1).
Não devem ser aplicadas compressões abdominais em:
A
A
Mulheres grávidas.
B
B
Crianças com mais de 5 anos.
C
C
Crianças com mais de 1 ano.
D
D
Idosos com mais de 70 anos.
A posição lateral de segurança:
A
A
Deve ser provocada nas vítimas que respiram normalmente.
B
B
Deve ser provocada nas vítimas que não respiram.
C
C
Não é necessário confirmar regularmente a eficácia da respiração para provocar a posição referida.
D
D
A posição lateral nunca deve ser provocada.
Em caso de queimadura deve-se:
A
A
Lavar o local com água quente durante aproximadamente 15 minutos.
B
B
Não tocar na lesão.
C
C
Furar as bolhas existentes.
D
D
Colocar sobre a lesão soluções ou pomadas.
Em caso de intoxicação:
A
A
A vítima não deve ser retirada do local.
B
B
Se a vítima estiver contaminada com tóxicos ou venenos o socorrista deve usar proteções do corpo e da roupa (luvas e avental).
C
C
Nunca é necessário retirar as peças de vestuário da vítima.
D
D
Deve ser fornecido álcool à vítima.
O exame primário da vítima consiste na:
A
A
Observação do diâmetro das pupilas, da coloração, temperatura e grau de humidade da pele.
B
B
Verificação em primeiro lugar da existência de ventilação.
C
C
Avaliação em primeiro lugar da existência de pulsação.
D
D
Avaliação em primeiro lugar do estado de consciência da vítima.
Perante uma vítima de acidente o procedimento adequado é:
A
A
Remover de imediato a vítima do veículo.
B
B
Não movimentar a vítima, exceto se existir perigo iminente de incêndio, explosão ou qualquer outrasituação que ponha em risco a vida da vítima.
C
C
Não retirar em caso algum a vítima do veículo.
D
D
Ajudar a vítima a sair do veículo.
Os princípios gerais de socorrismo são:
A
A
Prever, ajudar e socorrer.
B
B
Parar, socorrer e alertar.
C
C
Socorrer e ligar 112.
D
D
Prevenir, alertar e socorrer.
Uma vítima de asfixia por obstrução das vias respiratórias devido à presença de um corpo estranho deve ser socorrida:
A
A
Com reanimação cardiopulmonar.
B
B
Através da colocação em posição lateral de segurança.
C
C
Com realização de pancadas interescapulares ou manobra de Heimlich.
D
D
Através da colocação em decúbito dorsal.
No caso da vítima não responder aos estímulos do socorrista, o procedimento correto é:
A
A
Colocar de imediato em posição lateral de segurança.
B
B
Iniciar logo as manobras de reanimação cardiopulmonar.
C
C
Desobstruir as vias aéreas, fazer a extensão da cabeça, pedir ajuda e verificar se está a respirar.
D
D
Colocar em decúbito dorsal.
Perante uma ferida simples numa zona sem fraturas:
A
A
O melhor método é fazer compressão direta.
B
B
Deve-se aplicar sempre um garrote.
C
C
Deve-se ligar imediatamente 112 e não fazer nada.
D
D
Uma hemorragia não é grave e por isso não é necessário fazer nada.
Numa situação de queimadura, os cuidados de emergência visam:
A
A
Aliviar a dor.
B
B
Prevenir o choque.
C
C
Prevenir a infeção.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Em caso de acidente com a sua viatura, qual o procedimento que não deve ser adoptado:
A
A
Manter a calma.
B
B
Avaliar a segurança do local.
C
C
Efetuar uma rápida avaliação da vítima.
D
D
Abandonar o local.
Para iniciar o socorro das vítimas é necessária a avaliação desta, através do exame primário, o qual consiste em:
A
A
Avaliar se a vítima está consciente/inconsciente.
B
B
Avaliar somente a ventilação.
C
C
Observar mais detalhadamente e em interroga-la.
D
D
Avaliar somente a circulação e temperatura.
O exame primário da vítima consiste:
A
A
Na observação do diâmetro das pupilas, da coloração, temperatura e grau de humidade da pele.
B
B
Na verificação em primeiro lugar da existência de ventilação.
C
C
Na avaliação em primeiro lugar da existência de pulsação.
D
D
Na avaliação em primeiro lugar do estado de consciência da vítima.
Perante uma situação de acidente, a sequência adequada na aplicação nas diversas fases do Sistema Integrado de Emergência Médica será:
A
A
Pré-socorro, Socorro e Alerta.
B
B
Deteção, Pré socorro e Transporte.
C
C
Alerta, Transporte e Socorro.
D
D
Deteção Alerta e Pré-socorro.
Se numa situação de incêndio a roupa da vítima estiver a arder deve-se:
A
A
Tirar rapidamente a roupa que estiver a arder.
B
B
Apagar o fogo com extintor de pó químico.
C
C
Envolver a vítima com um cobertor ou rolá-la pelo chão.
D
D
Chamar de imediato o 112.
Perante uma hemorragia num braço, o procedimento correto é:
A
A
Pressionar a artéria femoral.
B
B
Pressionar a artéria humeral.
C
C
Levantar o braço.
D
D
Baixar o braço.
Se socorrer feridos num acidente de viação:
A
A
Deve tapá-los com um cobertor, tanto de verão como de inverno para evitar perdas de calor.
B
B
Não deve tapá-los com um cobertor, a não ser se a temperatura exterior estiver muito baixa.
C
C
Não deve tapá-los com um cobertor para evitar que suem.
D
D
Não deve tapá-los com um cobertor, salvo se estiverem inconscientes.
As condições para manutenção da saúde física e psicológica dos motoristas:
A
A
São uma responsabilidade unicamente da entidade patronal.
B
B
São da exclusiva responsabilidade dos trabalhadores.
C
C
São da responsabilidade da entidade patronal, devendo os próprios motoristas gerir a sua saúde, adoptando comportamentos em prol de uma vida saudável.
D
D
São da responsabilidade do Sistema Nacional de Saúde.
Em caso de acidente e suspeita de vítimas acidentadas com lesões deverá ligar para o:
A
A
113.
B
B
112.
C
C
116.
D
D
115.
Fogo é uma reação química:
A
A
Que ocorre num determinado local, sempre que o calor seja em excesso.
B
B
Entre o combustível e o oxigénio do ar (comburente), face a uma fonte de calor.
C
C
Provocada por uma fonte de energia.
D
D
Que ocorre em determinados materiais provocado pelo aumento da temperatura.
Em caso de incêndio, o jacto do extintor deve ser direcionado para:
A
A
A base das chamas.
B
B
O meio das chamas.
C
C
O topo das chamas.
D
D
O topo e o meio das chamas alternadamente.
Quando se liga 112:
A
A
A chamada é atendida automaticamente pelo INEM.
B
B
Quem atende é um agente de autoridade.
C
C
Estamos a ligar diretamente para os bombeiros.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Ao ligar 112, o mais importante é:
A
A
Indicar o local da ocorrência.
B
B
Explicar o que se passa com a vítima.
C
C
Fornecer o número de telefone de onde se está a efetuar o pedido de socorro.
D
D
Devem ser referidas todas as informações anteriores.
Para perceber se alguém está em paragem cardio-respiratória:
A
A
Não se deve fazer nada até que a vítima responda.
B
B
Se a vítima não nos responde, está de certeza em paragem cardio-respiratória.
C
C
Deve-se esperar durante 10 segundos para ver e sentir se a vítima respira ou não.
D
D
Nenhuma das respostas anteriores está correta.
Em caso de incêndio, um motorista:
A
A
Tem de conseguir extinguir o incêndio antes de garantir a evacuação dos ocupantes do veículo.
B
B
Não deve parar, exceto se o incêndio for no motor.
C
C
Deve garantir a evacuação dos ocupantes do veículo para uma zona segura.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Um condutor que assista a um acidente no qual existam pessoas ou haja veículos danificados tem o dever de prestar o auxílio. Indique o comportamento que não deve ser adoptado:
A
A
Antes de sair do veículo para prestar auxílio, deve assegurar-se de que o próprio, os seus passageiros e o seu veículo estão em segurança.
B
B
Manter a calma.
C
C
Descrever corretamente qual a situação e responder às perguntas que a central de emergência faz.
D
D
Não desligar a ignição dos veículos acidentados.
Quando ocorre um incêndio num veículo, o motorista deve adotar certos procedimentos. Das seguintes hipóteses, qual é aquela que não deve ser adotada:
A
A
Ligar os 4 indicadores de mudança de direção.
B
B
Encostar à berma.
C
C
Chamar socorro.
D
D
Manter o veículo em funcionamento.
As lesões traumáticas:
A
A
Têm uma origem violenta.
B
B
São causadas por causas externas.
C
C
Os motoristas profissionais estão expostos a estas lesões.
D
D
Todas as respostas anteriores estão certas.
Nos trabalhos de socorro a feridos num acidente de viação:
A
A
Deve-se tentar que os feridos tomem analgésicos para aliviar a dor.
B
B
Em caso algum se deve ministrar analgésicos aos feridos.
C
C
Não se deve ministrar analgésicos aos feridos, a não ser que eles os peçam.
D
D
Deve-se ministrar analgésicos aos feridos, desde que receitados antes do acidente por um médico.
Num acidente de viação com feridos, nunca se deve:
A
A
Dar comida aos feridos.
B
B
Falar com os feridos.
C
C
Perguntar aos feridos o nome.
D
D
Perguntar como se sentem.
A apneia do sono é um problema que tem efeitos muito graves na condução:
A
A
Não, este problema não provoca muitos acidentes.
B
B
A apneia do sono tem efeitos muito graves na condução, porque os condutores não se apercebem de que estão com a vigilância diminuída e, devido a esse facto, com a atenção, a concentração e os reflexos diminuídos.
C
C
Não, a apneia do sono não interfere na condução.
D
D
A apneia do sono tal como a sonolência ou a fadiga não interferem na condução.
O transporte de matérias sólidas ou de objectos não embalados, em veículos ou contentores, denomina-se por:
A
A
Transporte de carga.
B
B
Transporte a granel.
C
C
Transporte combinado.
D
D
Transporte multimodal.
Pode definir "transporte" como:
A
A
Meio de deslocação de pessoas ou bens a partir de um lugar para outro.
B
B
Movimentação de pessoas.
C
C
Movimentação de mercadorias.
D
D
Movimentação entre dois modos de transporte.
O motorista deve:
A
A
Ser simpático e demonstrar atitude de compreensão.
B
B
Facilidade de comunicação e cordialidade.
C
C
Saber escutar e apresentar facilidade no contacto e na relação interpessoal.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
As necessidades essenciais do cliente são:
A
A
Ser compreendido e sentir-se importante.
B
B
Sentir-se seguro e esclarecido.
C
C
Sentir-se único.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Um dos fatores que prejudica o bom relacionamento interpessoal nas empresas é:
A
A
Assertividade e empatia.
B
B
Coesão.
C
C
Falta de organização gerando pouco trabalho e produtividade assim como aspetos físicos ambientais.
D
D
Consciencialização dos objetivos e metas a atingir como profissional da empresa.
Assinale a afirmação falsa:
A
A
Não é necessário o motorista ser capaz de acompanhar a evolução das novas tecnologias dos veículos.
B
B
Além das competências técnicas, é importante que o motorista tenha competências psicossociais.
C
C
É fundamental que o motorista seja capaz de acompanhar a evolução das novas tecnologias, assim como adoptar um comportamento assertivo perante a empresa e interlocutores, tendo a capacidade de seguir as regras da empresa, respeitar o outro, gerir conflitos, gerir as emoções, ser empático e ético.
D
D
O motorista tem que vestir a "camisola da empresa", sendo um profissional polivalente, leal, íntegro, apto para o exercício da função e ético.
No trabalho em equipa, o profissional não deve:
A
A
Ser cooperativo, relacional, ter capacidade de gerir conflitos, adoptando uma atitude assertiva.
B
B
Ser independente no trabalho com os colegas/ colaboradores.
C
C
Ser pró-activo, ter capacidade de criar sinergias, saber escutar e ser interdependente.
D
D
Mostrar uma atitude de empatia, disponibilidade e ter capacidade de delegar.
Os elementos do processo de comunicação são:
A
A
Emissor, mensagem, recetor.
B
B
Emissor, canal, recetor.
C
C
Mensagem, canal, ruído, recetor.
D
D
Emissor, mensagem, canal e recetor.
Podemos identificar quatro estilos de comunicação no relacionamento interpessoal:
A
A
Assertivo, agressivo, prudente e manipulador.
B
B
Agressivo, simpático, passivo e manipulador.
C
C
Assertivo, agressivo, manipulador e passivo.
D
D
Nenhumas das anteriores está correta.
Na comunicação assertiva:
A
A
O indivíduo assertivo agride os outros sem ter em conta os seus sentimentos.
B
B
Há uma atitude de auto-afirmação.
C
C
A pessoa assertiva tem mais probabilidades de se envolver em conflitos.
D
D
A assertividade implica considerar os interesses apenas de uma das partes.
Um dos problemas inerentes ao processo de comunicação reside no facto de o recetor atribuir à mensagem um significado diferente daquele que foi dado pelo emissor:
A
A
Verdadeiro.
B
B
Falso.
C
C
Só será um problema ao nível da comunicação verbal.
D
D
Só será um problema ao nível da comunicação não verbal.
Um dos erros mais comuns quando falamos é:
A
A
A postura física correta.
B
B
O olhar para o chão.
C
C
O domínio do assunto.
D
D
A assertividade.
Ao prestar um serviço, deve:
A
A
Ser atencioso e apresentar iniciativa.
B
B
Ser delicado, amável e despedir-se cordialmente do cliente.
C
C
Resolver problemas.
D
D
Todas as outras respostas estão corretas.
Perante uma reclamação do cliente devo:
A
A
Repetir o que ouvimos e conseguir o reconhecimento e apresentar desculpas.
B
B
Aceitar o sentimento do cliente (ira, frustração, desilusão), explicar o que vou fazer para resolver o assunto e agradecer ao cliente o facto de ter colocado o problema.
C
C
Ouvir com atenção o que o cliente disser.
D
D
Todas as outras respostas estão corretas.
Numa correta conduta:
A
A
Um comportamento cordial tem tendência para gerar relacionamentos interpessoais mais agressivos.
B
B
O nosso comportamento vai influenciar o comportamento daqueles que interagem connosco.
C
C
Se se pretende ter clientes simpáticos e pouco problemáticos, o primeiro passo a dar, é manter uma postura de indiferença para com eles.
D
D
Deve-se interromper o emissor quando este expõe as suas ideias.
As reclamações dos clientes devem ser entendidas como:
A
A
Uma perda de tempo para a empresa que tem de responder ao cliente.
B
B
Estratégias que o Cliente tem para dificultar a tarefa do motorista.
C
C
Uma oportunidade para poder melhorar o serviço e o desempenho.
D
D
Situações que não devem ser muito valorizada.
Perante a manifestação de insatisfação do cliente, é mais eficaz:
A
A
Ter a capacidade de escutar o cliente dando informações corretas.
B
B
Interromper o interlocutor para fazer perguntas.
C
C
Dar-lhe sempre a razão, mas demonstrando alguma indiferença.
D
D
Ficar em silêncio para não correr o risco de aborrecer o cliente.
Comunicar de forma assertiva é:
A
A
Facilitar a comunicação e cordialidade.
B
B
Revelar obstinação e autoridade.
C
C
Evitar emitir opiniões com receio de gerar conflitos interpessoais.
D
D
Estar centrado somente nos seus sentimentos e necessidades.
A manutenção do veículo por parte do motorista:
A
A
É um dever do motorista.
B
B
Desprestigia a classe dos motoristas.
C
C
Gera incompreensão nos clientes que observam esse comportamento.
D
D
Faz perder tempo, porque os clientes só valorizam a rapidez do transporte.
A melhor forma de gerir um conflito entre colegas é:
A
A
Evitar o confronto físico.
B
B
Adiar a situação de forma a serenar os ânimos.
C
C
Procurar perceber o que está realmente em causa, sem personalizar ou julgar.
D
D
Confrontar e fazer valer o ponto de vista quando se tem razão.
Um tipo de comportamento passivo é:
A
A
Tomar decisões sozinho.
B
B
Sentir-se bloqueado e paralisado quando é apresentado um problema para resolver.
C
C
Impor as suas decisões aos outros.
D
D
Manipular os outros.
Os serviços de uma organização alcançam vantagens competitivas quando a qualidade é definida como uma questão estratégica. Assinale o comentário que considera correto:
A
A
Os motoristas devem estar conscientes da importância do cargo que ocupam e o significado que seu trabalho tem para a organização.
B
B
A qualidade é pouco significativa na conquista e na preservação da fidelidade do cliente.
C
C
A qualidade é independente do fator humano.
D
D
Os transportes devem ser efectuados o mais célere possível, mesmo não respeitando alguma regras de tempos e condução aplicáveis.