São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Incapacidade física parcial de peões.
B
B
Morte por atropelamento.
C
C
Incapacidade física parcial temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Perda da carga transportada.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Poluição visual.
B
B
Ferimentos em peões.
C
C
Incapacidade total temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Ferimentos do motorista.
As condições ambientais têm impacto:
A
A
Só no veículo.
B
B
Na via, no homem e na intensidade de tráfego.
C
C
Só veículo e no homem.
D
D
No veículo, na via e no homem.
A distribuição do peso na caixa de carga pode influenciar o domínio do veículo em segurança:
A
A
Não, pois o condutor antecipa as situações de perigo.
B
B
Sim, sempre.
C
C
Não tem interferência, já que é o estado de conservação da via que determina uma condução segura.
D
D
Não, apenas tem impacto no consumo de combustível.
Pode referir-se que os fatores que podem agravar o risco de acidente durante a condução são:
A
A
A inexperiência.
B
B
Apenas o desconhecimento da via.
C
C
O desconhecimento da via e o excesso de confiança.
D
D
Apenas o excesso de confiança.
Em mais de 90 % dos acidentes rodoviários, o erro do condutor (falha humana) é o fator determinante.
A
A
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a degradação das vias públicas.
B
B
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a falta de sinalização das vias públicas.
C
C
A afirmação é verdadeira.
D
D
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidente são as condições meteorológicas.
São consequências materiais de acidentes de aviação:
A
A
Morte do condutor.
B
B
Morte por atropelamento.
C
C
Danos no veículo acidentado.
D
D
Incapacidade parcial definitiva do condutor do veículo.
Os encostos de cabeça de um veículo devem ajustar-se:
A
A
Por cima da parte posterior da cabeça do motorista.
B
B
Debaixo da nuca do motorista.
C
C
À mesma altura da parte superior da cabeça do motorista.
D
D
À mesma altura da parte posterior da cabeça do motorista.
O cinto de segurança deve ser colocado:
A
A
Largo, para que não magoe o utilizador.
B
B
Apertado, para que o utilizador não se mova.
C
C
Nem muito largo, nem muito apertado, ajustado ao corpo e bem fechado.
D
D
O cinto de segurança não é necessário em veiculos pesados.
A perda pessoal ou material consequente a um sinistro rodoviário denomina-se:
A
A
Incidente.
B
B
Lesão.
C
C
Dano.
D
D
Acidente.
Velocidade adequada é:
A
A
Velocidade não adaptada às condições climatéricas.
B
B
Velocidade que permite dominar o veículo perante qualquer obstáculo.
C
C
Límite superior de velocidade permitido para a vía onde se circula.
D
D
Límite inferior de velocidade permitido para a vía onde se circula.
O airbag:
A
A
É, juntamente com o cinto de segurança, um dispositivo de segurança eficaz.
B
B
Usado isoladamente pode provocar graves lesões.
C
C
É um sistema de segurança passiva.
D
D
Todas as afirmações são verdadeiras.
As regras gerais de actuação em caso de acidente são:
A
A
Sinalizar o veículo, alertar as autoridades e parar o motor do veículo.
B
B
Alertar as autoridades, sinalizar o veículo e parar o veículo.
C
C
Parar o motor do veículo, sinalizar o veículo e alertar as autoridades.
D
D
Nenhuma das respostas anteriores está correta.
O preenchimento da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA):
A
A
Pode ser efetuada fora do local de acidente.
B
B
No caso de colisão entre 2 veículos, deverá ser preenchida em duplicado (2 impressos).
C
C
Pode ser realizado apenas por um condutor.
D
D
Pode omitir o esquema de acidente.
A existência de deficiências ao nível da manutenção e equipamentos do veículo:
A
A
É sempre um fator de risco para o motorista.
B
B
Não é fator de risco para o motorista.
C
C
Pode ser um fator de risco para o motorista, se a condução for efetuada no período noturno.
D
D
Pode ser um fator de risco para o motorista, se a condução for efetuada num período de grande tráfego.
A precisão e rapidez com que um condutor efectua uma manobra em resposta a uma determinada situação de tráfego denomina-se:
A
A
Condução preventiva.
B
B
Condicionantes da condução.
C
C
Experiência.
D
D
Capacidade de resposta.
Os acidentes rodoviários com veículos pesados de passageiros têm consequências de ordem:
A
A
Apenas humana e material.
B
B
Humana, material e financeira.
C
C
Apenas humana e financeira.
D
D
Apenas material e financeira.
Os acidentes com veículos pesados de passageiros ocorrem, sobretudo:
A
A
Fora das localidades.
B
B
Nas paragens de autocarro.
C
C
Na circulação nas faixas BUS.
D
D
Dentro das localidades.
Os acidentes rodoviários envolvendo veículos pesados de passageiros traduzem-se fundamentalmente em colisões, despistes e atropelamentos. Constituindo a guarda da distância de segurança uma medida para evitar a colisão, fora das localidades esta deverá:
A
A
Corresponder à distância que o veículo percorre durante um lapso de tempo de 2 segundos.
B
B
40 metros.
C
C
45 metros.
D
D
50 metros.
Para evitar alguns acidentes, os condutores de veículos pesados de passageiros deverão proceder da seguinte forma para fazer uma curva à direita:
A
A
Iniciar junto ao eixo da faixa de rodagem, abrandar a velocidade antes de entrar na curva; ao entrar na curva deve acelerar suavemente e descrever uma trajetória cada vez mais próxima da direita da faixa de rodagem, entrando na reta com o veículo bem junto à berma direita.
B
B
Iniciar junto à berma direita, abrandar a velocidade antes de entrar na curva; ao entrar na curva deve acelerar suavemente e descrever uma trajetória cada vez mais próxima do centro da faixa de rodagem, entrando na reta com o veículo bem junto ao centro da faixa de rodagem.
C
C
Iniciar junto ao eixo da faixa de rodagem, ao entrar na curva deve desacelerar, entrando na reta com o veículo bem junto à berma direita.
D
D
Iniciar ao centro da faixa de rodagem, manter a velocidade antes de entrar na curva; ao entrar na curva deve acelerar bruscamente e descrever uma trajetória cada vez mais próxima da direita da faixa de rodagem, entrando na reta com o veículo bem junto à berma direita.
A profissão de motoristas de veículos pesados de passageiros:
A
A
Envolve apenas riscos associados à condução do veículo.
B
B
Não envolve riscos.
C
C
Envolve apenas riscos associados à condução do veículo apenas em casos de condução noturna.
D
D
Envolve grande diversidade de riscos, para além dos associados à condução.
A gravidade dos acidentes com veículos pesados de passageiros está associada:
A
A
A regras de circulação.
B
B
À velocidade a que o veículo circula.
C
C
À intensidade do tráfego.
D
D
À construção dos veículos.
A principal causa para o índice de gravidade dos acidentes com veículo pesados de passageiros ser superior fora das localidades é:
A
A
Maior número de horas de condução entre paragens.
B
B
Menores horas de descanso.
C
C
Maior velocidade de circulação.
D
D
Maior distracção do condutor provocada pelos passageiros.
A maior incidência de mortes envolvendo veículos pesados de passageiros é devida:
A
A
Despistes.
B
B
Colisões.
C
C
Queda de pessoas do veículo.
D
D
Atropelamentos.
Atendendo aos dados estatísticos da sinistralidade rodoviária, indique qual das afirmações é verdadeira:
A
A
Os acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros têm consequências mais graves para terceiros do que para os utentes.
B
B
O maior número de acidentes com veículos pesados coincide com os períodos de menor tráfego.
C
C
Os acidentes com índice de gravidade mais elevado ocorrem no período de maior tráfego.
D
D
Os acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros têm consequências menos graves para terceiros do que para os utentes.
Os despistes constituem:
A
A
O terceiro tipo de acidentes em que os pesados de passageiros se envolvem.
B
B
O primeiro tipo de acidentes em que os pesados de passageiros se envolvem.
C
C
O segundo tipo de acidentes em que os pesados de passageiros se envolvem.
D
D
São pouco representativos no tipo de acidentes em que os pesados de passageiros se envolvem.
A taxa de implicação de veículos pesados de passageiros em acidentes com vítimas:
A
A
É a mais elevada quando comparada com a dos restantes veículos.
B
B
Baixou substancialmente nos últimos anos, sendo a mais baixa quando comparada com a dos restantes veículos.
C
C
Aumentou substancialmente nos últimos anos, sendo a mais alta quando comparada com a dos restantes veículos.
D
D
Aumentou substancialmente nos últimos anos, sendo, no entanto, a mais baixa quando comparada com a dos restantes veículos.
Os acidentes, por despiste, são, segundo o Observatório de Segurança Rodoviário de 2009, em número superior nos ligeiros:
A
A
Sim, os acidentes por despiste nos ligeiros de passageiros foi de bastante superior aos despistes de veículos pesados de passageiros.
B
B
O número de acidentes por despiste é igual, quer sejam pesados quer sejam ligeiros.
C
C
Não os pesados despistam-se mais que os ligeiros.
D
D
O número de despiste nos pesados é sempre superior ao número de despiste em ligeiros.
Os acidentes rodoviários envolvendo pesados de passageiros têm custos para as próprias empresas:
A
A
Não, as seguradoras pagam todos os custos.
B
B
Sim, além dos custos materiais, também têm custos ao nível da imagem da própria empresa. Uma empresa cujos autocarros estejam frequentemente envolvidos em acidentes rodoviários, irá a curto prazo começar a perder os seus clientes.
C
C
Sim, mas apenas têm custos financeiros.
D
D
Sim, pois podem perder o alvará.
As ultrapassagens efetuadas por veículos pesados de passageiros oferecem maior risco relativamente às realizadas por veículos ligeiros, porque:
A
A
Os ângulos mortos são maiores.
B
B
Os ângulos mortos são menores.
C
C
A afirmação está errada.
D
D
A afirmação está certa apenas se se referir a condução noturna.
As características dos veículos pesados de passageiros relacionadas com o seu peso:
A
A
Traduzem-se numa diminuição da gravidade em caso de acidente.
B
B
São irrelevantes em caso de acidente.
C
C
Traduzem-se num aumento da gravidade em caso de acidente.
D
D
Traduzem-se num aumento da gravidade em caso de acidente, apenas se o autocarro estiver completamente lotado.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Morte de passageiros.
B
B
Morte por atropelamento.
C
C
Incapacidade parcial definitiva para o trabalho de passageiros envolvidos.
D
D
Danos no veículo acidentado.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Ferimentos em passageiros.
B
B
Morte por atropelamento.
C
C
Incapacidade parcial temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Danos na infra-estrutura rodoviária.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Ferimentos em passageiros.
B
B
Poluição visual.
C
C
Incapacidade total temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Ferimentos em peões.
O equilíbrio de um veículo pesado de passageiros esta relacionado com o respetivo centro de gravidade. A estabilidade e o equilíbrio do veículo será maior quando:
A
A
Existir menor distância entre o centro de gravidade da carga (total de passageiros e bagagem) e a superfície da caixa de carga.
B
B
Existir maior distância entre o centro de gravidade da carga (total de passageiros e bagagem) e a superfície da caixa de carga.
C
C
O centro da gravidade da carga (total de passageiros e bagagem) e superfície da caixa de carga coincidirem.
D
D
O motorista conseguir determinar o centro de gravidade de todos os passageiros.
O motorista de uma empresa no decorrer de uma inspeção na estrada deverá:
A
A
Facilitar a inspeção do veículo.
B
B
Facilitar a inspeção da carga ou passageiros transportados.
C
C
Facilitar o exame dos documentos relacionados com o transporte.
D
D
Todas as alíneas são verdadeiras.
Para evitar alguns acidentes, os condutores de veículos pesados de passageiros deverão proceder da seguinte forma para fazer uma curva à esquerda:
A
A
Iniciar encostado ao eixo da via, curvando próximo do mesmo; ao sair da curva manter o veículo mais próximo do eixo da via.
B
B
Iniciar encostado à esquerda devendo estar próximo do eixo da via, curvando sem se distanciar do eixo; ao sair da curva deve afastar-se do eixo da via.
C
C
Efetuar todo o percurso pelo centro da faixa de rodagem.
D
D
Iniciar encostado à direita, curvando progressivamente para o lado esquerdo até ao ponto médio da curva, onde as rodas esquerdas devem estar próximas do eixo da via; ao sair da curva deve afastar-se do eixo da via.
De acordo com a IRU:
A
A
61% dos assaltos ocorreram quando os veículos estacionaram fora dos parques ou áreas de serviço.
B
B
61% dos assaltos ocorreram durante as deslocações.
C
C
61% dos assaltos ocorreram nos parques ou áreas de serviço.
D
D
61% dos assaltos ocorreram com os veículos imobilizados por avaria.
No que respeita a criminalidade, as zonas sensíveis na Europa são:
A
A
A maior parte são florestais ou fronteiriças. A Roménia, a Hungria, a Polónia e a Rússia têm as mais elevadas taxas de agressões.
B
B
A maior parte são urbanas ou isoladas. A Roménia, a Hungria, a Polónia e a Rússia têm as mais elevadas taxas de agressões.
C
C
A maior parte são urbanas ou fronteiriças. A Roménia, a Hungria, a Polónia e a Rússia têm as mais elevadas taxas de agressões.
D
D
A maior parte são urbanas ou fronteiriças. A Roménia, a Hungria, a Polónia e a Ucrânia têm as mais elevadas taxas de agressões.
Antes de iniciar o transporte, entende-se como uma boa prática, com vista a evitar situações de criminalidade e vandalismo:
A
A
A planificação detalhada do itinerário.
B
B
O condutor ter sempre na sua posse uma arma de fogo de defesa pessoal.
C
C
O condutor apresentar um porte atlético considerável e bem assim munir-se de uma arma de auto defesa.
D
D
Nenhuma das hipóteses anteriores pode ser considerada boa prática.
A verificação do correcto funcionamento dos dispositivos de alarme da viatura deve ser feita:
A
A
Antes de iniciar a viagem.
B
B
Durante a viagem.
C
C
Apenas quando vai fazer uma viagem para fora de território nacional.
D
D
No final da viagem.
Uma das características fundamentais para a segurança de um condutor e:
A
A
A prevenção.
B
B
A violência.
C
C
O desprezo por normas de segurança.
D
D
O alheamento de comportamentos que visam a promoção da proteção dos bens e passageiros.
Entende-se como uma boa prática, durante o abastecimento da viatura, com vista a evitar situações de criminalidade e vandalismo:
A
A
Efetuar, sempre, o pagamento nas áreas de serviço com dinheiro.
B
B
Evitar falar do conteúdo e valor do transporte e dos itinerários escolhidos, com pessoas estranhas.
C
C
Munir-se de uma arma de defesa pessoal sempre que pretende abastecer a viatura.
D
D
Basta efetuar o abastecimento em postos com sistema de vigilância.
Durante o estacionamento da viatura, o condutor deve:
A
A
Assegurar-se que o faz, sempre, em parques de estacionamento isolados.
B
B
Evitar parques de estacionamento isolados.
C
C
Deixar os vidros das janelas com um pouco de abertura.
D
D
Procurar locais de estacionamento grátis.
Em caso de desaparecimento da viatura o condutor deve:
A
A
Avisar as autoridades e o proprietário do veículo em causa.
B
B
Procurar resolver a situação sozinho e apenas pelos seus próprios meios.
C
C
Apenas avisar as autoridades do sucedido.
D
D
Evitar a comunicação com o proprietário do veículo em causa.
Se a viatura que conduz for sujeita a atos de vandalismo, deve:
A
A
Avisar as autoridades e o proprietário do veículo em causa.
B
B
Procurar resolver a situação sozinho e apenas pelos seus próprios meios.
C
C
Apenas avisar as autoridades do sucedido.
D
D
Evitar a comunicação com o proprietário do veículo em causa.
Parque de estacionamento seguro é o que:
A
A
Careça de pagamento e esteja dentro de um centro urbano.
B
B
Possua vídeo vigilância e esteja dentro de um centro urbano.
C
C
Possua vigilância e os veículos sejam controlados à entrada e à saída.
D
D
Careça de pagamento, não sendo necessária vídeo vigilância.
Os países europeus que representam maior risco por possuírem taxas elevadas no que diz respeito a índices de agressão, vandalismo e criminalidade nos transportes, são:
A
A
Portugal e Espanha.
B
B
Itália e França.
C
C
Alemanha e Portugal.
D
D
Roménia, Hungria, Polónia e Rússia.
As entradas e saídas de um parque de estacionamento seguro são, regra geral, controladas por vídeo vigilância e apenas veículos e pessoas devidamente autorizadas podem entrar:
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
C
C
A afirmação é parcialmente verdadeira.
D
D
A afirmação é parcialmente falsa.
No que se refere a segurança, o condutor que se desloque a outro país deve conhecer sempre os números de contacto:
A
A
Dos melhores restaurantes e espaços de divertimento nocturno.
B
B
Da polícia, autoridade anti-terrorismo e proteção civil e da embaixada.
C
C
Basta o contacto do proprietário do veículo.
D
D
Dos melhores hotéis e áreas de lazer.
O motorista deve evitar:
A
A
Transportar consigo objetos de valor e grandes quantias de dinheiro.
B
B
Transportar consigo alguns trocos.
C
C
Transportar objetos pessoais.
D
D
Falar com as pessoas que conhece.
Nas viagens internacionais deve:
A
A
Parar sempre que lhe apetecer.
B
B
Fazer a viagem toda de uma só vez, sem paragens, pois é mais seguro.
C
C
Estacionar a viatura em qualquer local.
D
D
Saber onde são os parques de estacionamento mais seguros para estacionar a viatura e descansar em segurança.
Durante a noite, quando tiver de parar para descansar, o motorista deve:
A
A
Fazê-lo sempre junto às bermas das estradas.
B
B
Procurar parques de estacionamento isolados, pois descansará melhor.
C
C
Deixar as janelas da viatura abertas para arejar o habitáculo.
D
D
Preferir os parques de estacionamento bem iluminados e onde já estejam algumas viaturas também estacionadas.
Numa viagem internacional, após uma paragem, o motorista deve, antes de dar continuidade à viagem, verificar se os passageiros que saíram:
A
A
Voltaram todos a entrar e verificar através de uma listagem se são as mesmas pessoas.
B
B
Fizeram todos uso da casa de banho.
C
C
Tomaram uma refeição leve.
D
D
Descansaram um pouco.
Quando se dirigir à bagageira para retirar ou colocar as bagagens o motorista deve certificar-se que:
A
A
As bagagens são todas do mesmo tamanho.
B
B
As bagagens são todas da mesma cor.
C
C
As bagagens têm todas mais ou menos o mesmo peso.
D
D
Entrega as bagagens certas aos respetivos passageiros e que não existe nada de estranho entre elas.
Assinale a afirmação falsa:
A
A
Numa viagem internacional, não deve levar objetos pessoais muito valiosos.
B
B
Nas viagens internacionais, deve alternar os itinerários que efetua bem como alternar os parques onde estaciona.
C
C
Pode dar boleia a quem o pedir.
D
D
Deve ter o máximo de cuidado para, nas paragens, nas viagens internacionais, não deixar entrar no veículo qualquer pessoa estranha.
Antes de iniciar uma viagem internacional o motorista deve certificar-se que:
A
A
Os dispositivos de segurança estão todos a funcionar corretamente.
B
B
O autocarro tem antena parabólica.
C
C
Os bancos são todos seguros.
D
D
Os passageiros falam todos português corretamente.
Durante uma viagem, a bordo da viatura deve estar uma lista de verificações que serve para:
A
A
O motorista colocar todas as anomalias que verificar na viatura.
B
B
O motorista, nos locais apropriados, se certificar que não estão clandestinos a bordo.
C
C
O motorista colocar os dados relativos às mercadorias transportadas ou bagagens dos passageiros.
D
D
Todas as alíneas anteriores estão certas.
Se o motorista se aperceber que leva um clandestino a bordo qual o procedimento adequado:
A
A
De imediato por a pessoa à força para fora do autocarro.
B
B
Chamar de imediato as autoridades competentes.
C
C
Deixá-lo continuar a viagem até ao seu destino.
D
D
Fazer de conta que não o viu.
Os clandestinos procuram introduzir-se na Europa por uma ou mais vias. Indique quais:
A
A
Apenas pela via rodoviária e marítima.
B
B
Só pela via marítima.
C
C
Só pela via rodoviária.
D
D
Pela via rodoviária, marítima e raramente por via aérea.