Os requisitos de acesso à atividade de transporte público rodoviário de passageiros ou por conta de outrem, devem verificar-se:
A
A
Somente no início do prazo de validade do alvará.
B
B
No momento em que a empresa é constituída.
C
C
Somente quando for requerido o acesso à atividade.
D
D
No acesso e durante o exercício da atividade.
Para explorar o mercado de transportes públicos rodoviários nacionais de passageiros, um transportador pode recorrer a autocarros:
A
A
Adquiridos apenas em regime de locação financeira.
B
B
Adquiridos apenas em regime de propriedade plena.
C
C
Mediante exclusivo financiamento público.
D
D
Adquiridos em regime de locação financeira ou outro contrato de locação, ou em regime de propriedade plena.
Os serviços de transporte vocacionados para assegurar o transporte de determinadas categorias de passageiros com exclusão de outros, designam-se:
A
A
Serviços ocasionais.
B
B
Transportes de cabotagem.
C
C
Transportes urbanos.
D
D
Serviços regulares especializados.
É obrigatório o transporte gratuito da bagagem pessoal do passageiro, em veículos afetos a carreiras interurbanas e a serviços expresso, desde que o peso da bagagem não ultrapasse:
A
A
10 kg por passageiro.
B
B
20 kg por passageiro.
C
C
15 kg por passageiro.
D
D
25 kg por passageiro.
Uma empresa que efetue transportes nacionais particulares ou por conta própria, dos seus trabalhadores em veículos pesados de passageiros, deve estar munida de:
A
A
Certificado.
B
B
Licença comunitária.
C
C
Alvará.
D
D
Autorização.
Nas carreiras urbanas e interurbanas de transporte de passageiros os bilhetes poderão ser:
A
A
Simples.
B
B
Simples ou de assinatura.
C
C
De assinatura.
D
D
Simples ou gratuitos.
Nos veículos de passageiros afetos a carreiras interurbanas é obrigatório o transporte gratuito das bagagens dos mesmos, quando o respectivo peso não exceda:
A
A
40 Kg por passageiro.
B
B
10 Kg por passageiro.
C
C
5 Kg por passageiro.
D
D
20 Kg por passageiro.
O transporte rodoviário de passageiros nacional ou internacional só pode ser exercido por:
A
A
Apenas sociedades comerciais.
B
B
Apenas cooperativas.
C
C
Empresas públicas ou de capitais públicos.
D
D
Sociedades comerciais, cooperativas e empresas públicas ou de capitais públicos.
O transporte rodoviário de passageiros em autocarro para que possa começar a atividade tem de estar licenciada. Este licenciamento é titulado por:
A
A
Um alvará ou licença comunitária emitidos por um prazo não superior a cinco anos.
B
B
Um alvará ou licença camarária.
C
C
Uma licença da junta de freguesia da área da seda da empresa.
D
D
A atividade de transporte rodoviário de passageiros em autocarro não necessita de estar licenciada.
O transporte de passageiros do serviço regular especializado só se realiza mediante:
A
A
Um contrato escrito entre a empresa transportadora e a câmara municipal da área da sede da empresa.
B
B
Um contrato verbal entre as duas partes interessadas.
C
C
Um contrato escrito entre a empresa transportadora e a entidade interessada na prestação do serviço.
D
D
Um acordo entre duas pessoas: gerente da empresa de transportes e o Presidente da Câmara Municipal.
Os serviços regulares de transporte de passageiros são:
A
A
Transportes que asseguram o transporte de passageiros segundo itinerário, frequência, horário e tarifas predeterminadas e em que podem ser tomados e largados passageiros em paragens previamente estabelecidas.
B
B
Transportes que asseguram o transporte de grupos de passageiros previamente constituídos e com uma finalidade conjunta.
C
C
Transportes que visam satisfazer as necessidades de deslocação em meio urbano.
D
D
Transportes efetuados sem fins lucrativos.
A atividade de transporte público rodoviário de passageiros ou por conta de outrem nacional ou internacional pode ser exercida por:
A
A
Sociedades comerciais, cooperativas e empresas públicas ou de capitais públicos que comprovem reunir os requisitos de acesso à actividade.
B
B
Unicamente por sociedades comerciais.
C
C
Cooperativas e empresas públicas que comprovem reunir os requisitos de acesso à actividade.
D
D
Empresários em nome individual.
Em relação ao transporte rodoviário de passageiros, assinale a afirmação verdadeira:
A
A
Os transportes urbanos abrangem carreiras de maior extensão, ligando duas ou mais localidades e os transportes interurbanos abrangem apenas o interior das localidades.
B
B
O "Aluguer ocasional" é um serviço prestado mediante a cedência de um autocarro com um condutor para a realização de uma deslocação de um grupo de passageiros.
C
C
Os serviços internacionais que asseguram o transporte de passageiros como serviços regulares não estão sujeitos à autorização do IMT.
D
D
Serviços "expresso" são aqueles cuja distância a percorrer são inferiores a 50 km.
O serviço público de transporte de passageiros é um serviço prestado:
A
A
Um serviço prestado Por carreiras irregulares, não necessitando de qualquer autorização.
B
B
Por carreiras regulares, não necessitando de autorização, nem os utentes ter conhecimento prévio dos horários.
C
C
Em carreiras regulares, com origem, destino, pontos de passagem e horários previamente estabelecidos, devidamente autorizados e divulgados junto dos utentes.
D
D
Em regime de aluguer.
O pessoal que presta serviço nos veículos de transportes coletivos de passageiros é obrigado a:
A
A
Parar em todos os locais em que os passageiros exigem.
B
B
Apresentar-se devidamente uniformizado e com aspecto cuidado.
C
C
Não velar pela segurança dos passageiros.
D
D
Importunar os passageiros com exigências não justificadas.
Considerando as caraterísticas de transporte dos «serviços ocasionais», indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:
A
A
Estes serviços necessitam de licença / autorização sendo obrigatório o preenchimento das folhas de itinerário.
B
B
Estes serviços asseguram o transporte de grupos constituídos por iniciativa de um comitente ou do próprio transportador e estão isentos de qualquer autorização, sendo efetuados ao abrigo de folhas de itinerário.
C
C
Estes serviços caracterizam-se pelo transporte de passageiros com uma frequência e uma relação determinadas e em que os passageiros podem ser tomados e largados em paragens previamente estabelecidas.
D
D
As empresas que explorem serviços internacionais estão autorizadas a efetuar a título temporário transportes nacionais no território de outro Estado.
Durante a atividade de uma empresa de transporte de passageiros verifica-se que um dos requisitos de acesso à atividade não se mostra preenchido. A falta do suprimento desse requisito, um ano após a data da sua ocorrência, implica:
A
A
A emissão de um alvará provisório, com um ano de validade.
B
B
Caduca o alvará para o exercício da atividade.
C
C
Dissolve-se a sociedade.
D
D
Caducam as concessões que a empresa seja titular.
A comprovação do requisito de capacidade financeira, durante o exercício da atividade de uma empresa de transporte de passageiros, é feita:
A
A
Por certidão do registo comercial.
B
B
Por fiança prestada por outra empresa de transportes.
C
C
Pelo extracto da conta bancária de qualquer dos gerentes.
D
D
Por duplicado ou cópia autenticada do último balanço apresentado para efeitos do imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) ou por garantia bancária.
A não aprovação em inspeção periódica de um veículo afeto ao transporte público de passageiros, implica:
A
A
A apreensão do veículo.
B
B
A caducidade da respetiva licença.
C
C
A caducidade de todas as licenças de que a empresa seja titular.
D
D
A cessação da exploração da carreira à qual o veículo esteja adstrito.
De acordo com a legislação em vigor, podem licenciar-se na atividade de transportes públicos rodoviários de passageiros, de âmbito nacional:
A
A
Sociedades comerciais, cooperativas e empresas públicas ou de capitais públicos.
B
B
Pessoas singulares e sociedades comerciais.
C
C
Apenas sociedades anónimas.
D
D
Apenas sociedades em nome colectivo.
Uma empresa de transporte público rodoviário de passageiros cumpre o requisito de capacidade financeira para efeitos de início de atividade, desde que possua:
A
A
Um capital social mínimo de € 100 000.
B
B
Um capital social mínimo de € 50 000.
C
C
Uma frota de cinco veículos e um capital social mínimo de € 25 000.
D
D
Um capital social mínimo exigido para a constituição de uma sociedade comercial.
Num contrato de transporte para a realização de um serviço regular especializado, para além da identificação das partes, deve mencionar-se ainda:
A
A
A categoria dos passageiros a transportar, itinerário, frequência e paragens.
B
B
A categoria dos passageiros a transportar, preço do transporte e origem e destino.
C
C
A origem e destino, itinerário e datas de início e termo da viagem.
D
D
A origem e destino, número de passageiros e locais da sua tomada e largada.
A comprovação do requisito de idoneidade, é exigida aos administradores diretores ou gerentes de empresas de transporte rodoviário de passageiros:
A
A
Na apresentação de candidaturas aos financiamentos.
B
B
Sempre que se procede ao licenciamento dos veículos.
C
C
Com o pedido de acesso à atividade.
D
D
Com o pedido de admissão a exame de capacidade profissional.
As alterações ao pacto social e as mudanças de sede das empresas de transporte rodoviário nacional de passageiros devem ser comunicadas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes:
A
A
No prazo de trinta dias, sob pena de aplicação de uma coima.
B
B
No prazo de seis meses, sob pena de cancelamento das licenças dos veículos.
C
C
No prazo de um ano.
D
D
No prazo de cinco anos.
Os administradores diretores ou gerentes de uma empresa de transportes públicos rodoviários de passageiros por conta de outrem, em veículos pesados, perdem o requisito de idoneidade quando sejam condenados por sentença transitada em julgado:
A
A
Por crime contra a propriedade, em pena de prisão de 12 meses.
B
B
Por crime contra a propriedade, em pena de prisão de 18 meses.
C
C
Na pena acessória de inibição de conduzir.
D
D
Na medida de interdição do exercício da profissão, independentemente da natureza do crime.
As empresas de transporte rodoviário de passageiros em veículos pesados, possuidoras de alvará de acesso à atividade de transportes nacionais, podem efetuar:
A
A
Serviços regulares internacionais de passageiros.
B
B
Serviços ocasionais e serviços regulares especializados de âmbito nacional.
C
C
Transportes de cabotagem.
D
D
Todo o tipo de transportes.
Nos termos do Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes de Passageiros (RIISPTP) as carreiras de serviço público de transporte de passageiros classificam-se, quanto às localidades que servem, em:
A
A
Municipais e intermunicipais.
B
B
Regulares e ocasionais.
C
C
Independentes, concorrentes e afluentes.
D
D
Serviços regulares e serviços expresso.
O condutor que ao circular em auto-estrada veja que 200 m à sua frente ocorreu um acidente, deve, como procedimento mais correto:
A
A
Reduzir a velocidade, encostar-se o mais à direita possível e ligar os quatro indicadores de mudança de direção em funcionamento simultâneo.
B
B
Travar imediatamente, desviando o veículo para a via da esquerda.
C
C
Travar, mas, com o veículo posicionado no eixo da via para que as luzes de travagem sejam perfeitamente visíveis.
D
D
Aumentar a velocidade para sair rapidamente da zona do acidente.
Sempre que a faixa de rodagem se encontre molhada o condutor deve:
A
A
Manter a distância de segurança e ligar as luzes de emergência do veículo.
B
B
Manter uma distância de travagem de forma a não prejudicar os outros utentes da via;.
C
C
Só travar o veículo com a caixa de velocidades.
D
D
Aumentar a distância do veículo da frente de forma a, se necessário, conseguir parar em segurança.
Sempre que as condições atmosféricas sejam adversas o condutor deve:
A
A
Reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança do veículo que circula à sua frente.
B
B
Circular a velocidades mais elevadas para evitar acidentes.
C
C
Certificar-se de que o veículo tem o sistema de iluminação eficaz.
D
D
Verificar se os líquidos do motor estão ao nível.
A redução da sinistralidade rodoviária em Portugal nos últimos anos:
A
A
Deve-se a um conjunto de medidas concertadas, associadas à evolução do parque automóvel, à qualidade das vias e, essencialmente, às alterações de atitudes e comportamentos que se têm vindo a verificar nos utentes.
B
B
Resulta essencialmente das alterações de atitudes e comportamentos que se têm vindo a verificar nos utentes.
C
C
Resulta apenas do aumento da qualidade das vias.
D
D
É insignificante, o número de acidentes manteve-se quase inalterado nas duas últimas décadas.
Os períodos do dia que apresenta maior gravidade nos acidentes correspondem aos períodos com:
A
A
Maior volume de tráfego e menor número de acidentes.
B
B
Menor volume de tráfego e maior número de acidentes.
C
C
Maior volume de tráfego e maior número de acidentes.
D
D
Menor volume de tráfego e menor número de acidentes.
Quando observamos as estatísticas de sinistralidade podemos concluir que:
A
A
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são inferiores às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
B
B
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são superiores às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
C
C
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são idênticas às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
D
D
Os dados não permitem aferir quais as consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados relativamente às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
Os acidentes que envolvem veículos pesados:
A
A
Têm consequências semelhantes para terceiros e para os utentes dos veículos pesados.
B
B
Têm consequências mais graves para terceiros do que para os utentes dos veículos pesados.
C
C
Têm consequências mais graves para os utentes dos veículos pesados do que para terceiros.
D
D
Não têm consequências para terceiros.
De acordo com o Observatório de Segurança Rodoviária o nosso país tem vindo a diminuir o número de mortos e feridos graves envolvidos em acidentes de trânsito
A
A
Não, no nosso país estes números não param de aumentar.
B
B
Não, estes números não param de aumentar e os acidentes com pesados são cada vez mais.
C
C
Sim, de acordo com os resultados apresentados o número de mortos e feridos graves diminuiu consideravelmente.
D
D
Não.
Pode considerar-se que o risco químico se encontra associado à profissão de condução. A afirmação está:
A
A
Certa.
B
B
Errada.
C
C
A afirmação está certa apenas se o condutor utilizar o telemóvel durante a condução.
D
D
A afirmação está certa apenas se o condutor se socorrer do GPS.
A colisão com um veículo em sentido contrário ocorre, de modo geral:
A
A
Na mudança de direção para a direita.
B
B
Pelo respeito pelo traço contínuo no eixo da via.
C
C
Nas ultrapassagens indevidas.
D
D
Em auto-estrada.
Uma colisão com o veículo da frente pode ocorrer quando o condutor:
A
A
Mantém uma distância de segurança adequada relativamente ao veículo da frente.
B
B
Circula a uma velocidade adequada à intensidade de tráfego.
C
C
Observa o comportamento do condutor à sua frente.
D
D
Circula demasiado perto do veículo da frente.
As colisões num cruzamento ocorrem fundamentalmente por:
A
A
Desrespeito da regra de cedência de passagem.
B
B
Sinalização correta da manobra.
C
C
Circulação a velocidade reduzida.
D
D
Respeitar a sinalização luminosa.
A realização de uma ultrapassagem em segurança, implica:
A
A
Circular muito próximo ao veículo da frente.
B
B
Fazer sinal com o indicador de mudança de direção à esquerda.
C
C
Tomar a via de trânsito à direita.
D
D
Buzinar ao veículo da frente.
No contexto de acidentes de viação, quando se fala de mortos, feridos, derrames ou custos, referimo-nos a:
A
A
Causas de acidentes.
B
B
Tipos de acidentes.
C
C
Consequências de acidentes.
D
D
Gravidade de acidentes.
Para evitar acidentes de trabalho, a descida da cabine deve ser feita:
A
A
De costas para a via, utilizando sempre todos os apoios de mãos e de pés.
B
B
De frente para a via.
C
C
De costas para a via, saltando logo que seja possível.
D
D
Não é necessário cumprir qualquer regra para o efeito.
Qual a principal causa de sinistralidade rodoviária:
A
A
O comportamento dos condutores.
B
B
O estado do veículo.
C
C
A má sinalização.
D
D
O estado das vias.
É considerado "acidente de trabalho":
A
A
Um acidente de viação que provoque feridos.
B
B
Um acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e tempode trabalho.
C
C
Uma queda num lugar público que implique hospitalização.
D
D
Um acidente ocorrido na rua que implique hospitalização.
A utilização do Sistema SOS reduziu significativamente, após o aparecimento de:
A
A
Telemóveis.
B
B
Computadores.
C
C
GPS.
D
D
Radares.
A criação de uma taxa de circulação em áreas urbanas congestionadas tem vindo a ser implementada em várias cidades europeias com o objetivo de:
A
A
Reduzir o volume de tráfego e, consequentemente, o correspondente impacto ambiental.
B
B
Apenas reduzir o número de veículos em circulação.
C
C
Aumentar a segurança nas zonas urbanas.
D
D
Arrecadar mais receitas.
Os sistemas de controlo automático do comportamento em estrada visam a identificação de:
A
A
Veículos (através da respectiva matrícula).
B
B
Radares de fiscalização do limite de velocidade.
C
C
Obstáculos resultantes de obras na via L.
D
D
Locais regulados por sinalização luminosa.
O sistema de aviso de aproximação de obstáculos em manobras de marcha-atrás visa:
A
A
Evitar o acidente.
B
B
Minimizar as consequências de um acidente.
C
C
Evitar o acidente e, no caso deste suceder, minimizar as suas consequências.
D
D
Dar indicação ao condutor que o caixa de velocidades do veículo se encontra em marcha-atrás.
Algumas das transgressões cometidas durante a condução resultam:
A
A
Unicamente de situações excepcionais que não refletem um comportamento típico.
B
B
De comportamentos habituais, cometidos regularmente e que se tornam práticas automáticas e frequentemente toleradas.
C
C
Unicamente de situações excecionais que refletem um comportamento típico.
D
D
Apenas de distrações do condutor.
O seguro obrigatório automóvel garante as indemnizações devidas por danos pessoais ou materiais causados a terceiros bem como às pessoas transportadas no veículo:
A
A
Sim.
B
B
Não.
C
C
Sim, à exceção do condutor do veículo.
D
D
Todas as respostas estão incorretas.
No preenchimento da Declaração Amigável de Acidente Automóvel:
A
A
Não é necessário assinar a declaração.
B
B
Deve chamar sempre as autoridades.
C
C
Deve ser sucinto e relatar resumidamente o que aconteceu.
D
D
É obrigatório o preenchimento do verso do impresso na hora do acidente.
Para sinalizar corretamente o local do acidente o motorista deve:
A
A
Estacionar o veículo antes do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 30m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
B
B
Estacionar o veículo depois do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 30m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
C
C
Estacionar o veículo antes do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 50m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
D
D
Estacionar o veículo antes do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 100m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
Indique qual das afirmações é falsa:
A
A
A ocorrência de um sinistro deve dar lugar ao preenchimento da declaração amigável de acidente automóvel se os condutores estiverem de acordo quanto às circunstâncias em que ocorreu, quer envolva dois ou mais veículos.
B
B
Os nomes, moradas e telefones das testemunhas não são relevantes para o para o apuramento de responsabilidades, no caso de um acidente rodoviário.
C
C
Para evitar riscos de violência e agressão os motoristas nunca devem falar sobre a carga que transportam e a rota que seguem.
D
D
Em qualquer situação de emergência, a prioridade imediata é telefonar para os serviços que estão preparados para dar resposta e prestar primeiros socorros aos que deles necessitam.
A participação da declaração amigável de acidente deve ser entregue ou enviada à seguradora no período de:
A
A
5 Dias.
B
B
30 Dias.
C
C
8 Dias.
D
D
15 Dias.
A participação da declaração amigável de acidente deve ser sempre preenchida:
A
A
Sim.
B
B
Não, apenas quando os condutores estiverem de acordo.
C
C
Não, apenas só quando é chamada a polícia.
D
D
Não.
O condutor de um automóvel pesado que assista a um acidente na via em que circula, deve:
A
A
Sinalizar a eventual súbita redução de velocidade, procurar uma escapatória possível, parar em segurança, sinalizar o acidente e solicitar auxílio.
B
B
Parar, acorrer ao local do acidente e ai permanecer até á remoção do veículo acidentado.
C
C
Travar energicamente para imobilizar o veículo o mais rápido possível e solicitar auxílio.
D
D
Manter a mesma velocidade e manter o veículo na mesma direcção.
O uso do cinto de segurança, usado pelos condutores dos veículos pesados, diminui o número de condutores mortos. Comente:
A
A
O uso deste dispositivo de segurança nos condutores dos pesados é só para atrapalhar a condução.
B
B
Sim, usando o cinto de segurança, o condutor, em caso de acidente, tem mais probabilidades de não sofrer lesões graves.
C
C
Com cinto de segurança ou sem cinto de segurança os riscos do condutor são sempre os mesmos.
D
D
O condutor de veículos pesados não deve utilizar o cinto de segurança.
A existência nas empresas empregadoras de sistemas de prémios de desempenho que tenham em conta o tempo que o motorista gasta no percurso é uma medida:
A
A
Correta.
B
B
Incorreta.
C
C
Pode ser uma medida correta, desde que não incentive a prática de velocidades mais elevadas e de menores tempos de descanso.
D
D
É irrelevante.
A avaliação efetuada pelas seguradoras e sentenças dos tribunais em caso de acidente de viação, permite:
A
A
Cobrir todas as consequências dos acidentes de viação (materiais, físicos, psicológicos e sociais).
B
B
Apenas cobrir danos psicológicos dos acidentes de viação.
C
C
Apenas cobrir danos sociais dos acidentes de viação.
D
D
Apenas cobrir os danos materiais dos acidentes de viação.
São consequências materiais de acidentes de viação:
A
A
Ferimentos em peões.
B
B
Morte por atropelamento.
C
C
Incapacidade parcial temporária para o trabalho do motorista.
D
D
Danos na infra-estrutura rodoviária.