;
Perante uma ferida simples numa zona sem fraturas:
A
A
Deve-se ligar imediatamente 112 e não fazer nada.
B
B
Uma hemorragia não é grave e por isso não é necessário fazer nada.
C
C
O melhor método é fazer compressão direta.
D
D
Deve-se aplicar sempre um garrote.
Numa situação de queimadura, os cuidados de emergência visam:
A
A
Aliviar a dor.
B
B
Prevenir o choque.
C
C
Prevenir a infeção.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Em caso de acidente com a sua viatura, qual o procedimento que não deve ser adoptado:
A
A
Manter a calma.
B
B
Avaliar a segurança do local.
C
C
Efetuar uma rápida avaliação da vítima.
D
D
Abandonar o local.
Para iniciar o socorro das vítimas é necessária a avaliação desta, através do exame primário, o qual consiste em:
A
A
Avaliar se a vítima está consciente/inconsciente.
B
B
Avaliar somente a ventilação.
C
C
Observar mais detalhadamente e em interroga-la.
D
D
Avaliar somente a circulação e temperatura.
O exame primário da vítima consiste:
A
A
Na observação do diâmetro das pupilas, da coloração, temperatura e grau de humidade da pele.
B
B
Na verificação em primeiro lugar da existência de ventilação.
C
C
Na avaliação em primeiro lugar da existência de pulsação.
D
D
Na avaliação em primeiro lugar do estado de consciência da vítima.
Perante uma situação de acidente, a sequência adequada na aplicação nas diversas fases do Sistema Integrado de Emergência Médica será:
A
A
Pré-socorro, Socorro e Alerta.
B
B
Deteção, Pré socorro e Transporte.
C
C
Alerta, Transporte e Socorro.
D
D
Deteção Alerta e Pré-socorro.
Na Reanimação Cardio-Respiratória, a razão entre as compressões torácicas e as insuflações é:
A
A
15 compressões para 3 insuflações (15:3).
B
B
20 compressões para 5 insuflações (20:5).
C
C
30 compressões para 2 insuflações (30:2).
D
D
10 compressões para 1 insuflação (10:1).
O 1º Socorro é a primeira assistência ou ajuda prestada a qualquer indivíduo vítima de acidente ou doença súbita, com o fim de evitar que o seu estado se agrave, e melhore se possível, até à chegada da ambulância, ou de socorros especializados. Os seus objetivos são:
A
A
Manter a vida.
B
B
Prevenir o aparecimento de novas lesões.
C
C
Promover a recuperação.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Se um produto tóxico atingir o condutor nos olhos, este deverá imediatamente:
A
A
Não é necessário tomar precauções especiais porque um produto tóxico não e corrosivo.
B
B
Dirigir-se à localidade mais próxima para consultar o médico.
C
C
Utilizar água para lavar os olhos.
D
D
Proteger os olhos do sol com recurso a óculos escuros.
Numa situação de epistaxis (hemorragia pelo nariz), o socorrista deve:
A
A
Colocar a vítima sentada com a cabeça inclinada para a frente e fazer compressão com o polegar e o indicador em pinça apertando as extremidades do nariz.
B
B
Colocar a vítima deitada com a cabeça para trás e fazer compressão com o polegar e o indicador em pinça apertando as extremidades do nariz.
C
C
Colocar a vítima sentada com a cabeça inclinada para trás e fazer compressão com o polegar e o indicador em pinça apertando as extremidades do nariz.
D
D
Colocar a vítima sentada com a cabeça direita e fazer compressão com o polegar e o indicador em pinça apertando as extremidades do nariz.
Na profissão de motorista uma alimentação saudável pode contribuir entre outros aspetos para uma melhoria na produtividade e, consequentemente, um envelhecimento saudável. Qual das seguintes afirmações está incorreta?
A
A
O pequeno-almoço deve ser uma refeição obrigatória.
B
B
Devem evitar-se longos períodos entre as refeições.
C
C
Devem fazer-se horários de refeições irregulares.
D
D
Deve consumir-se regularmente peixe e carnes brancas.
Os motoristas devem ter especial atenção ao consumo de substâncias, na medida que podem influenciar a tarefa da condução:
A
A
A afirmação é correta apenas relativamente às drogas.
B
B
A afirmação é incorreta.
C
C
A afirmação é correta pois drogas e determinados medicamentos como os relaxantes interferem na condução.
D
D
A afirmação é correta apenas relativamente a certos medicamentos.
A perda de controlo associada à fadiga é:
A
A
Insignificante na origem dos acidentes rodoviários.
B
B
Inexistente.
C
C
Significativa apenas se o condutor ingerir bebidas alcoólicas.
D
D
Um dos principais fatores encontrados na origem de acidentes rodoviários.
A profissão de motorista tem inerentes:
A
A
Apenas riscos psicossociais, derivados das situações de stress a que o motorista está sujeito.
B
B
Riscos psicossociais e riscos fisiológicos.
C
C
Riscos psicossociais, riscos biológicos, riscos físicos ambientais, riscos biológicos e riscos derivados da manutenção da postura sentada.
D
D
Apenas o risco associado à sinistralidade rodoviária.
As distrações e inatenções durante a tarefa de condução são fatores que:
A
A
Não interferem com a segurança da condução.
B
B
Interferem com a segurança da condução.
C
C
Interferem com a tarefa da condução apenas se forem ingeridas bebidas alcoólicas.
D
D
Só interferem com a segurança da condução se existir grande intensidade de trânsito.
Podem ser indicadores de stress:
A
A
Sentir grande revolta ou irritabilidade.
B
B
Sentir falhas de memória.
C
C
Todas as situações anteriores.
D
D
Sentir cansaço logo após acordar.
Por quantos grupos de alimentos é constituída a Nova Roda de alimentos?
A
A
5 Grupos de Alimentos.
B
B
6 Grupos de Alimentos.
C
C
7 Grupos de Alimentos.
D
D
8 Grupos de Alimentos.
Se numa situação de incêndio a roupa da vítima estiver a arder deve-se:
A
A
Envolver a vítima com um cobertor ou rolá-la pelo chão.
B
B
Chamar de imediato o 112.
C
C
Apagar o fogo com extintor de pó químico.
D
D
Tirar rapidamente a roupa que estiver a arder.
Relativamente à Roda dos Alimentos:
A
A
O grupo que deve ser consumido em maior quantidade diária é o dos cereais, derivados e tubérculos.
B
B
O álcool aparece no seu centro.
C
C
O grupo que deve ser consumido em maior quantidade diária é o das gorduras.
D
D
O grupo que deve ser consumido em maior quantidade diária é o dos laticínios.
Uma alimentação saudável e equilibrada:
A
A
Implica sempre não comer determinados alimentos.
B
B
Permite que se comam todo o tipo de alimentos.
C
C
Não é necessária porque não afeta a condução de veículos.
D
D
Pode ser constituída apenas por cereais.
Algumas das medidas tendentes a reduzir o aparecimento de otites e doenças das vias respiratórias nos motoristas são:
A
A
A não ingestão de bebidas alcoólicas.
B
B
A não utilização do ar condicionado.
C
C
O uso do corta-vento na janela do condutor e a condução, sempre que possível, com o vidro fechado.
D
D
A condução com as janelas abertas.
Para a prática de uma condução correta, cómoda e segura, o motorista de um pesado de passageiro deve:
A
A
Avaliar apenas a sua acuidade visual.
B
B
Ser frequentemente submetido apenas a avaliações psicológicas.
C
C
Ser submetido a rastreio médica de 10 em 10 anos.
D
D
Encontrar-se em boas condições físicas como psíquicas.
Perante a necessidade de um profissional da condução recorrer a medicamentos que possam atuar sobre o sistema nervoso central, a atitude que deve tomar é:
A
A
Submeter-se a prévio controlo médico e a acompanhamento adequado para monitorização de eventuais efeitos negativos.
B
B
Dar a conhecer aos colegas os medicamentos que esta a tomar.
C
C
Não revelar ao médico assistente os medicamentos que poderá vir a tomar.
D
D
Não tomar qualquer atitude.
Indique qual a afirmação falsa:
A
A
Durante a condução, os braços do condutor não devem estar tensos.
B
B
Durante a condução, as mãos do condutor não devem agarrar o volante com força.
C
C
Durante a condução, os braços do condutor não devem estar ligeiramente flexionados.
D
D
Durante a condução, não convém cruzar as mãos quando se gira o volante.
Indique a afirmação incorreta:
A
A
Uma postura de trabalho incorreta pode produzir danos físicos.
B
B
Deve-se facilitar a alternância entre tarefas que exijam posição sentada e tarefas que exijam posição de pé.
C
C
A melhor postura de trabalho é a que permite a melhor eficácia com a máxima fatiga.
D
D
Se é obrigatória a adoção de uma só posição de trabalho é preferível a posição sentada.
A higiene, saúde e segurança no trabalho:
A
A
Não é importante para a condução de veículos.
B
B
Não é uma área com que os motoristas se devam preocupar.
C
C
Tem impacto na prestação de um serviço de qualidade.
D
D
É a única área relevante na formação dos motoristas.
Não é uma recomendação para uma alimentação saudável:
A
A
Iniciar o dia com um pequeno-almoço completo e saudável.
B
B
Evitar estar mais de 3 horas e meia sem comer.
C
C
Consumir alimentos com muita gordura regularmente.
D
D
Reduzir o consumo de sal.
A atividade de transporte público rodoviário de passageiros ou por conta de outrem nacional ou internacional pode ser exercida por:
A
A
Sociedades comerciais, cooperativas e empresas públicas ou de capitais públicos que comprovem reunir os requisitos de acesso à actividade.
B
B
Unicamente por sociedades comerciais.
C
C
Cooperativas e empresas públicas que comprovem reunir os requisitos de acesso à actividade.
D
D
Empresários em nome individual.
Perante uma hemorragia num braço, o procedimento correto é:
A
A
Pressionar a artéria femoral.
B
B
Pressionar a artéria humeral.
C
C
Levantar o braço.
D
D
Baixar o braço.
As condições para manutenção da saúde física e psicológica dos motoristas:
A
A
São da exclusiva responsabilidade dos trabalhadores.
B
B
São da responsabilidade da entidade patronal, devendo os próprios motoristas gerir a sua saúde, adoptando comportamentos em prol de uma vida saudável.
C
C
São da responsabilidade do Sistema Nacional de Saúde.
D
D
São uma responsabilidade unicamente da entidade patronal.
Os elementos do processo de comunicação são:
A
A
Emissor, mensagem, canal e recetor.
B
B
Emissor, mensagem, recetor.
C
C
Mensagem, canal, ruído, recetor.
D
D
Emissor, canal, recetor.
Podemos identificar quatro estilos de comunicação no relacionamento interpessoal:
A
A
Assertivo, agressivo, manipulador e passivo.
B
B
Nenhumas das anteriores está correta.
C
C
Agressivo, simpático, passivo e manipulador.
D
D
Assertivo, agressivo, prudente e manipulador.
Na comunicação assertiva:
A
A
A assertividade implica considerar os interesses apenas de uma das partes.
B
B
A pessoa assertiva tem mais probabilidades de se envolver em conflitos.
C
C
Há uma atitude de auto-afirmação.
D
D
O indivíduo assertivo agride os outros sem ter em conta os seus sentimentos.
Um dos problemas inerentes ao processo de comunicação reside no facto de o recetor atribuir à mensagem um significado diferente daquele que foi dado pelo emissor:
A
A
Só será um problema ao nível da comunicação verbal.
B
B
Falso.
C
C
Verdadeiro.
D
D
Só será um problema ao nível da comunicação não verbal.
Um dos erros mais comuns quando falamos é:
A
A
A postura física correta.
B
B
A assertividade.
C
C
O domínio do assunto.
D
D
O olhar para o chão.
Ao prestar um serviço, deve:
A
A
Ser atencioso e apresentar iniciativa.
B
B
Ser delicado, amável e despedir-se cordialmente do cliente.
C
C
Todas as outras respostas estão corretas.
D
D
Resolver problemas.
Perante uma reclamação do cliente devo:
A
A
Repetir o que ouvimos e conseguir o reconhecimento e apresentar desculpas.
B
B
Aceitar o sentimento do cliente (ira, frustração, desilusão), explicar o que vou fazer para resolver o assunto e agradecer ao cliente o facto de ter colocado o problema.
C
C
Ouvir com atenção o que o cliente disser.
D
D
Todas as outras respostas estão corretas.
Numa correta conduta:
A
A
Um comportamento cordial tem tendência para gerar relacionamentos interpessoais mais agressivos.
B
B
O nosso comportamento vai influenciar o comportamento daqueles que interagem connosco.
C
C
Se se pretende ter clientes simpáticos e pouco problemáticos, o primeiro passo a dar, é manter uma postura de indiferença para com eles.
D
D
Deve-se interromper o emissor quando este expõe as suas ideias.
As reclamações dos clientes devem ser entendidas como:
A
A
Situações que não devem ser muito valorizada.
B
B
Uma oportunidade para poder melhorar o serviço e o desempenho.
C
C
Estratégias que o Cliente tem para dificultar a tarefa do motorista.
D
D
Uma perda de tempo para a empresa que tem de responder ao cliente.
Perante a manifestação de insatisfação do cliente, é mais eficaz:
A
A
Ter a capacidade de escutar o cliente dando informações corretas.
B
B
Interromper o interlocutor para fazer perguntas.
C
C
Ficar em silêncio para não correr o risco de aborrecer o cliente.
D
D
Dar-lhe sempre a razão, mas demonstrando alguma indiferença.
Comunicar de forma assertiva é:
A
A
Facilitar a comunicação e cordialidade.
B
B
Evitar emitir opiniões com receio de gerar conflitos interpessoais.
C
C
Estar centrado somente nos seus sentimentos e necessidades.
D
D
Revelar obstinação e autoridade.
A manutenção do veículo por parte do motorista:
A
A
É um dever do motorista.
B
B
Desprestigia a classe dos motoristas.
C
C
Gera incompreensão nos clientes que observam esse comportamento.
D
D
Faz perder tempo, porque os clientes só valorizam a rapidez do transporte.
A melhor forma de gerir um conflito entre colegas é:
A
A
Evitar o confronto físico.
B
B
Adiar a situação de forma a serenar os ânimos.
C
C
Procurar perceber o que está realmente em causa, sem personalizar ou julgar.
D
D
Confrontar e fazer valer o ponto de vista quando se tem razão.
Um tipo de comportamento passivo é:
A
A
Tomar decisões sozinho.
B
B
Sentir-se bloqueado e paralisado quando é apresentado um problema para resolver.
C
C
Impor as suas decisões aos outros.
D
D
Manipular os outros.
Os serviços de uma organização alcançam vantagens competitivas quando a qualidade é definida como uma questão estratégica. Assinale o comentário que considera correto:
A
A
Os motoristas devem estar conscientes da importância do cargo que ocupam e o significado que seu trabalho tem para a organização.
B
B
A qualidade é pouco significativa na conquista e na preservação da fidelidade do cliente.
C
C
A qualidade é independente do fator humano.
D
D
Os transportes devem ser efectuados o mais célere possível, mesmo não respeitando alguma regras de tempos e condução aplicáveis.
No trabalho em equipa, o profissional não deve:
A
A
Ser independente no trabalho com os colegas/ colaboradores.
B
B
Ser pró-activo, ter capacidade de criar sinergias, saber escutar e ser interdependente.
C
C
Mostrar uma atitude de empatia, disponibilidade e ter capacidade de delegar.
D
D
Ser cooperativo, relacional, ter capacidade de gerir conflitos, adoptando uma atitude assertiva.
Assinale a afirmação falsa:
A
A
O motorista tem que vestir a "camisola da empresa", sendo um profissional polivalente, leal, íntegro, apto para o exercício da função e ético.
B
B
Não é necessário o motorista ser capaz de acompanhar a evolução das novas tecnologias dos veículos.
C
C
É fundamental que o motorista seja capaz de acompanhar a evolução das novas tecnologias, assim como adoptar um comportamento assertivo perante a empresa e interlocutores, tendo a capacidade de seguir as regras da empresa, respeitar o outro, gerir conflitos, gerir as emoções, ser empático e ético.
D
D
Além das competências técnicas, é importante que o motorista tenha competências psicossociais.
Um dos fatores que prejudica o bom relacionamento interpessoal nas empresas é:
A
A
Assertividade e empatia.
B
B
Falta de organização gerando pouco trabalho e produtividade assim como aspetos físicos ambientais.
C
C
Coesão.
D
D
Consciencialização dos objetivos e metas a atingir como profissional da empresa.
As necessidades essenciais do cliente são:
A
A
Sentir-se seguro e esclarecido.
B
B
Ser compreendido e sentir-se importante.
C
C
Todas as respostas anteriores estão corretas.
D
D
Sentir-se único.
Em caso de acidente e suspeita de vítimas acidentadas com lesões deverá ligar para o:
A
A
113.
B
B
112.
C
C
116.
D
D
115.
Fogo é uma reação química:
A
A
Entre o combustível e o oxigénio do ar (comburente), face a uma fonte de calor.
B
B
Provocada por uma fonte de energia.
C
C
Que ocorre num determinado local, sempre que o calor seja em excesso.
D
D
Que ocorre em determinados materiais provocado pelo aumento da temperatura.
Em caso de incêndio, o jacto do extintor deve ser direcionado para:
A
A
A base das chamas.
B
B
O meio das chamas.
C
C
O topo das chamas.
D
D
O topo e o meio das chamas alternadamente.
Quando se liga 112:
A
A
Todas as respostas anteriores estão corretas.
B
B
Quem atende é um agente de autoridade.
C
C
Estamos a ligar diretamente para os bombeiros.
D
D
A chamada é atendida automaticamente pelo INEM.
Ao ligar 112, o mais importante é:
A
A
Fornecer o número de telefone de onde se está a efetuar o pedido de socorro.
B
B
Devem ser referidas todas as informações anteriores.
C
C
Indicar o local da ocorrência.
D
D
Explicar o que se passa com a vítima.
Para perceber se alguém está em paragem cardio-respiratória:
A
A
Deve-se esperar durante 10 segundos para ver e sentir se a vítima respira ou não.
B
B
Se a vítima não nos responde, está de certeza em paragem cardio-respiratória.
C
C
Não se deve fazer nada até que a vítima responda.
D
D
Nenhuma das respostas anteriores está correta.
Em caso de incêndio, um motorista:
A
A
Todas as respostas anteriores estão corretas.
B
B
Tem de conseguir extinguir o incêndio antes de garantir a evacuação dos ocupantes do veículo.
C
C
Não deve parar, exceto se o incêndio for no motor.
D
D
Deve garantir a evacuação dos ocupantes do veículo para uma zona segura.
Se socorrer feridos num acidente de viação:
A
A
Deve tapá-los com um cobertor, tanto de verão como de inverno para evitar perdas de calor.
B
B
Não deve tapá-los com um cobertor, a não ser se a temperatura exterior estiver muito baixa.
C
C
Não deve tapá-los com um cobertor para evitar que suem.
D
D
Não deve tapá-los com um cobertor, salvo se estiverem inconscientes.
Um condutor que assista a um acidente no qual existam pessoas ou haja veículos danificados tem o dever de prestar o auxílio. Indique o comportamento que não deve ser adoptado:
A
A
Antes de sair do veículo para prestar auxílio, deve assegurar-se de que o próprio, os seus passageiros e o seu veículo estão em segurança.
B
B
Manter a calma.
C
C
Descrever corretamente qual a situação e responder às perguntas que a central de emergência faz.
D
D
Não desligar a ignição dos veículos acidentados.
As lesões traumáticas:
A
A
Todas as respostas anteriores estão certas.
B
B
Têm uma origem violenta.
C
C
São causadas por causas externas.
D
D
Os motoristas profissionais estão expostos a estas lesões.
Nos trabalhos de socorro a feridos num acidente de viação:
A
A
Deve-se ministrar analgésicos aos feridos, desde que receitados antes do acidente por um médico.
B
B
Não se deve ministrar analgésicos aos feridos, a não ser que eles os peçam.
C
C
Deve-se tentar que os feridos tomem analgésicos para aliviar a dor.
D
D
Em caso algum se deve ministrar analgésicos aos feridos.