;
A profissão de motorista de pesados:
A
A
Exige apenas qualidade humanas para o exercício da função.
B
B
Exige condições físicas, psíquicas, humanas específicas ao candidato a motorista.
C
C
A profissão de motorista de pesados é uma profissão de risco.
D
D
Exige apenas competências técnicas para o exercício da função.
Qualidade é:
A
A
Uma palavra que está na moda.
B
B
A principal exigência hoje para as organizações e para os indivíduos.
C
C
Um custo para as organizações.
D
D
Uma norma das organizações que permite ao cliente apresentar reclamações.
A imagem de uma empresa é:
A
A
O logótipo da empresa.
B
B
A visão global do público dos serviços da empresa.
C
C
O relacionamento com os seus clientes.
D
D
Os anúncios e slogans da empresa.
O motorista deverá ter como características pessoais:
A
A
O sentimento de independência relativamente à empresa.
B
B
Preservar a imagem da viatura como a limpeza e adequação dos equipamentos.
C
C
Cumprir as normas da empresa, apenas quando estiver no interior da empresa.
D
D
Conhecer bem os seus colegas motoristas.
O motorista deve ter como sua característica:
A
A
Estabilidade emocional e manter uma comunicação assertiva com os interlocutores.
B
B
Capacidade de antecipar os acontecimentos, para que decida posteriormente sobre as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes da sua atividade profissional.
C
C
Atitude de passividade em termos de comportamento perante os seus diversos interlocutores.
D
D
Idoneidade e responsabilidade de forma a assegurar o respeito pelas normas de segurança de bens e pessoas.
A deontologia profissional é:
A
A
Um conjunto de fatores que prejudicam o desempenho profissional do motorista.
B
B
A capacidade de relacionamento interpessoal do profissional perante os interlocutores diferenciados.
C
C
Um conjunto de regras e princípios que a empresa impõe aos seus profissionais.
D
D
O conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional.
Desenvolver uma postura comercial junto do cliente significa:
A
A
Vender o máximo que puder.
B
B
Ter o cliente como a razão de ser do seu desempenho.
C
C
Verificar se veículo se encontra em boas condições.
D
D
Evitar revelar os aspetos menos positivos do serviço face ao cliente.
Uma das maneiras de aferir a competência relacional do motorista é verificar se o mesmo:
A
A
Fala familiarmente com os clientes no interior do veículo.
B
B
Evita cumprimentar os clientes para não se distrair.
C
C
Ajuda os clientes com dificuldade de mobilização (grávidas, idosos).
D
D
Facilita as saídas dos clientes em locais não autorizados ou altera o local da descarga da mercadoria.
O motorista de uma empresa de transporte não deve:
A
A
Apresentar um sorriso amistoso.
B
B
Ter sempre uma atitude respeitosa.
C
C
Utilizar o singular e não o plural referindo-se à empresa.
D
D
Saudar o cliente.
A subcontratação nas empresas de transporte rodoviário é:
A
A
Uma forma de cooperação ao nível da actividade de uma empresa (contratante ou empresa principal) que entrega a outra (subcontratada ou empresa auxiliar) a execução da totalidade ou de uma parte da sua actividade dentro de determinadas condições.
B
B
Um contrato entre empresas que permite um prestar melhor serviço aos clientes.
C
C
A partilha de recursos entre empresas que permite melhor utilização de meios humanos neste ramo de actividade.
D
D
A perda de controlo na execução das actividades e maior necessidade de controlo.
Não podem ser transportados por empresas prestadoras de serviços através de veículos tipo pronto-socorro os veículos:
A
A
Destinados a substituir veículos sinistrados ou avariados.
B
B
Classificados como antigos ou de colecção.
C
C
Que se destinem a exposições ou manifestações desportivas.
D
D
Matriculados, que não se encontrem avariados ou sinistrados, nem se destinem a substituir veículos sinistrados ou avariados.
Acessibilidade é:
A
A
O grau com que os indivíduos ou os grupos sociais podem aceder a locais, produtos, serviços ou informações.
B
B
Poder entrar em qualquer lado.
C
C
Capacidade de aceder aos locais pretendidos.
D
D
A capacidade para aceder aos locais, produtos, serviços ou informações que se deseje.
Os sistemas de pagamento eletrónico de portagens têm como principal vantagem:
A
A
Redução do preço da portagem.
B
B
A portagem ser gratuita.
C
C
Reduzir largamente o congestionamento nessas áreas.
D
D
A portagem ser gratuita e de reduzir largamente o congestionamento nessas áreas.
Uma das vantagens da utilização dos sistemas inteligentes de transporte é:
A
A
O controlo por parte do condutor dos cruzamentos regulados por sinalização luminosa.
B
B
A detecção de condutores que se encontram sob influência de álcool.
C
C
A identificação de radares de fiscalização de velocidade instantânea.
D
D
A promoção da segurança.
O GPS permite que o condutor obtenha, entre outras, as seguintes informações:
A
A
Velocidade média, localização de áreas de serviço, de locais de interesse turístico e das patrulhas de polícia.
B
B
Velocidade média, localização de áreas de serviço, de locais de interesse turístico e dos radares de registo de velocidade.
C
C
Velocidade média, localização de áreas de serviço e de locais de interesse turístico, bem como o valor da correspondente altitude.
D
D
Apenas a velocidade média.
Para um utente receber sinal através dum sistema de navegação GPS, é necessário que possua:
A
A
Um recetor GPS.
B
B
Um amplificador de som.
C
C
Um vulgar rádio capaz de captar o referido sinal.
D
D
Um aparelho elétrico qualquer.
A telemática é:
A
A
O conjunto das técnicas e dos serviços de comunicação à distância que associam meios informáticos aos sistemas de telecomunicações.
B
B
A instalação de televisões na cabine do veículo ou na caixa de carga.
C
C
Os computadores pessoais sem ligação a uma rede.
D
D
As ferramentas informáticas utilizadas para fazer edição de imagens.
Sistemas Inteligentes de Transportes são:
A
A
A aplicação da Internet à infra-estrutura de transporte de veículos.
B
B
A aplicação do GPS à infra-estrutura de transporte de veículos.
C
C
A aplicação das tecnologias de informação e comunicação aos transportes.
D
D
A aplicação do tacógrafo digital à infra-estrutura de transporte de veículos.
Uma rede de computadores, pública, global, de uso múltiplo é denominada:
A
A
LAN.
B
B
Internet.
C
C
Electronic Data Interchange (EDI).
D
D
Intranet.
O tacógrafo digital tem a função de:
A
A
Controlar o condutor.
B
B
Memorizar os dados sobre consumo de combustível.
C
C
Registar os tempos de condução e de repouso.
D
D
Controlar a distância entre veículos.
Os sistemas inteligentes de transportes (ITS) permitem:
A
A
O processamento de informação, mapas, bases de dados, comunicações e dados em tempo real recolhidos a partir de uma variedade de sensores.
B
B
Aos utilizadores da estrada viajar em menor segurança em veículos mais seguros e inteligentes.
C
C
Gerir fatores que são tipicamente variáveis, tais como veículos, cargas e itinerários, mas aumenta o uso do automóvel, os tempos de transporte e o consumo de combustível.
D
D
Obter mais quantidade de carga do que a carga útil do veículo.
Relativamente ao tacógrafo digital, indique qual é a afirmação verdadeira:
A
A
O tacógrafo pode ter uma interface para inserção de cartões, que está previsto para as situações em que haja um ajudante de motorista a bordo; este deverá também inserir o seu cartão na interface correspondente.
B
B
Este equipamento requer a inserção de um cartão inteligente (com um chip incorporado), que tem carácter pessoal, contém a identificação do condutor e permite a memorização dos dados relativos às suas actividades.
C
C
Cada condutor poderá ser titular de um ou mais cartões.
D
D
O tacógrafo permite limitar a velocidade máxima do veículo.
Indique qual das seguintes afirmações é falsa:
A
A
As tecnologias de informação e comunicação fornecem técnicas de gestão da rede rodoviária para ajudar a resolver os problemas relativos ao congestionamento.
B
B
As tecnologias de informação e comunicação proporcionam o acesso a informação em tempo real relativa à viagem e ao Tráfego.
C
C
As tecnologias de informação e comunicação permitem aumentar a capacidade da rede rodoviária existente.
D
D
As tecnologias de informação e comunicação aumentam a segurança na condução, o que permite o aumento da velocidade máxima de condução e a redução das distâncias de segurança para o veículo da frente.
A telemática:
A
A
É um sistema de pagamento de portagens em auto-estrada.
B
B
Integra o computador de bordo, o indicador do nível de combustível, o receptor GPS, um módulo de comunicações, o terminal e respectivo teclado, o módulo de navegação e o sistema de localização do semi-reboque.
C
C
Representa uma ferramenta pouco importante no apoio à exploração aumentando a eficiência da logística dos transportes através da utilização de equipamentos embarcados, sistemas de transferência de dados e software de gestão.
D
D
É um equipamento embarcado que tem apenas a função de indicar, registar e memorizar automaticamente os dados sobre a marcha do veículo e os tempos de condução e repouso do motorista.
Indique qual das seguintes afirmações é falsa:
A
A
Os ITS não permitem ligação à Internet.
B
B
Os ITS permitem envio e receção de mensagens curtas.
C
C
Os ITS permitem enviar mensagens de socorro, em caso de emergência.
D
D
As ITS permitem conhecer o posicionamento do veículo em qualquer instante.
As siglas ITS significam:
A
A
Sistemas inteligentes de transportes.
B
B
Sistemas de itinerários para os transportes.
C
C
Sistemas de transportes seguros.
D
D
Sistemas de transportes inteligentes.
Sistemas Inteligentes de Transporte são:
A
A
A aplicação da Internet infraestrutura de transporte rodoviário.
B
B
A aplicação das TIC’s infraestrutura de transporte rodoviário.
C
C
A aplicação do tacógrafo digital infraestrutura de transporte rodoviário.
D
D
A aplicação do GPS infraestrutura de transporte rodoviário.
O regulador de velocidade é um sistema que permite manter uma velocidade constante:
A
A
Durante um determinado percurso sem que seja necessário pressionar o acelerador do veículo.
B
B
Durante a circulação no interior das localidades.
C
C
Apenas durante a circulação em vias com mais de três filas de trânsito no mesmo sentido.
D
D
Durante 4 h consecutivas.
O sistema de alerta à eminência de colisão permite que:
A
A
O condutor possa agir de forma a evitar o acidente.
B
B
O condutor, em caso de acidente, minimize as consequências.
C
C
O condutor possa agir de forma a evitar o acidente e caso suceda possa minimizar as consequências.
D
D
O condutor tenha uma assistência mais rápida em caso de colisão.
A World Wide Web (WWW) é:
A
A
A rede das redes.
B
B
Outro nome que se pode dar à Internet.
C
C
Um sistema de partilha de documentos que funciona independentemente da utilização de meios informáticos.
D
D
A coleção de documentos electrónicos interligados por uma infindável rede ou teia (Web) de aranha, armazenados em computadores designados por servidores Web espalhados por todo o mundo.
O principio de funcionamento do GPS baseia-se em:
A
A
Altura, largura e longitude.
B
B
Latitude, longitude e comprimento.
C
C
Altitude, longitude e profundidade.
D
D
Altitude, longitude e latitude.
Transporte sustentável é o que:
A
A
Apenas é bom para o meio ambiente.
B
B
Se sustenta a si mesmo sem financiamento público.
C
C
Apenas garante a mobilidade sustentadamente.
D
D
Não coloca em perigo a saúde pública e os ecossistemas e que respeita as necessidades demobilidade.
A diferença entre transporte intermodal e transporte multimodal é que:
A
A
No transporte multimodal há sempre rutura de carga e no intermodal não há.
B
B
No transporte intermodal não há rutura de carga e no multimodal pode haver.
C
C
No transporte multimodal há um único documento contratual para todo o transporte qualquer que seja o número de modos envolvidos, enquanto no intermodal podem existir vários documentos contratuais mas o transporte é realizado sem rutura de carga.
D
D
No transporte intermodal só participam dois modos de transporte enquanto no multimodal participam muitos modos de transporte.
Pode dizer-se que os componentes dos custos externos dos transportes são:
A
A
Apenas os acidentes e a poluição atmosférica.
B
B
Apenas os riscos de alterações climatéricas.
C
C
Apenas a poluição atmosférica.
D
D
A poluição atmosférica, os acidentes, os riscos de alterações climatéricas, o ruído e os custos para a natureza e para a paisagem.
Das afirmações seguintes, indique a que melhor se identifica com o transporte rodoviário:
A
A
Grande flexibilidade de carga e de destinos.
B
B
Baixo custo para médias e longas distâncias, se comparados com os restantes.
C
C
Está adequado a grandes distâncias.
D
D
Elevados custos de terminal.
Na chegada ao terminal do serviço, caso o veículo se encontre sem problemas, a atuação do Motorista deve ser:
A
A
Não parar o motor, porque o consumo será muito mais elevado no arranque.
B
B
Não parar o motor, porque o consumo é mínimo.
C
C
Parar o motor sempre que a demora se preveja ser superior a 1 minuto.
D
D
Não parar o motor para carregar a bateria.
Os serviços regulares especializados de transporte coletivo de passageiros, em veículos pesados, caracterizam-se por:
A
A
Assegurarem o transporte de passageiros segundo um itinerário, frequência, horário, tarifa e paragens predeterminados.
B
B
Se destinarem a grupos de pessoas com uma finalidade conjunta, previamente constituídos e organizados por terceiro ou pelo próprio transportador.
C
C
Assegurarem o transporte de passageiros, quando se revelarem insuficientes as carreiras de transportes existentes.
D
D
Se destinarem ao transporte de determinadas categorias de passageiros, com exclusão de outros, nomeadamente os estudantes entre o domicílio e a escola.
O transporte rodoviário de passageiros pode ser efectuado:
A
A
Por conta própria.
B
B
Por conta de outrem.
C
C
Por conta própria e por conta de outrem.
D
D
Não se encontra regulamentado.
A capacidade de integração na estrutura de uma empresa é uma competência do tipo:
A
A
Comportamental.
B
B
Organizacional.
C
C
Técnicas.
D
D
Nenhuma das referidas.
Uma boa rede de transportes públicos de passageiros pode evitar as deslocações em viaturas particulares e melhoria das condições ambientais:
A
A
Sim, basta uma boa publicidade.
B
B
Sim, pois uma boa rede de transportes públicos eficiente e pontual, fazia com que as pessoas a utilizassem mais e isto iria contribuir para um decréscimo da poluição atmosférica e diminuição dos engarrafamentos de trânsito.
C
C
Não, boa ou má, uma rede de transportes públicos, não altera em nada o uso da viatura particular.
D
D
Não, pois ninguém está interessado em utilizar os transportes públicos.
Um sistema de apoio à exploração visa essencialmente:
A
A
Reduzir os custos com o pessoal.
B
B
Melhorar a imagem dos autocarros.
C
C
Melhorar a qualidade das paragens.
D
D
Optimizar o funcionamento operacional.
Gestão de frota significa administrar ou gerir:
A
A
O conjunto dos veículos do país.
B
B
O conjunto de computadores da empresa.
C
C
Um conjunto de veículos pertencentes a uma mesma empresa.
D
D
Um conjunto de veículos ligeiros da mesma marca.
O sistema de bilhética permite aos operadores de transporte público:
A
A
Apenas poupar dinheiro.
B
B
Poupar tempo, dinheiro e aumentar a satisfação dos clientes.
C
C
Utilizar circuitos turísticos.
D
D
Apenas poupar tempo.
Telemática:
A
A
É uma ciência que envia, recebe e armazena informações.
B
B
São equipamentos informáticos associados à informação.
C
C
São equipamentos informáticos associados às telecomunicações.
D
D
São equipamentos electrónicos.
GSM é o Sistema Global para Comunicações:
A
A
Fixas.
B
B
Móveis.
C
C
Mistas.
D
D
Internacionais.
O SAE é:
A
A
Um sistema de registo de motoristas.
B
B
Um sistema de apoio à exploração.
C
C
Um sistema de aplicação externa.
D
D
Um sistema de ajuda elétrica.
O SAE permite a interligação entre outros sistemas, como:
A
A
Bilhética Electrónica e Rede Multibanco.
B
B
Bilhética Electrónica e Internet.
C
C
Bilhética Electrónica e SMS.
D
D
SMS e Rede Multibanco.
No que se refere ao transporte de passageiros, a rede de transporte mais utilizada no nosso país é a de transporte:
A
A
Aéreo.
B
B
Marítima.
C
C
Rodoviária.
D
D
Ferroviária.
Os três tipos de competências do motorista são:
A
A
Técnicas, de relacionamento e organizacionais.
B
B
Apenas técnicas e organizacionais.
C
C
Apenas de relacionamento e organizacionais.
D
D
Apenas técnicas e de relacionamento.
A qualidade do serviço serve para:
A
A
Aumentar a insatisfação do cliente.
B
B
Aumentar o número de reclamações.
C
C
Reduzir a satisfação do cliente.
D
D
Dar a confiança e satisfação aos clientes.
A boa comunicação é importante entre os membros dentro de uma organização para:
A
A
Que o nosso comportamento possa depender do nosso estado de espírito.
B
B
Que se possa dizer o que se pensa, independentemente da forma como é dito.
C
C
Formar um grupo coeso, eficiente e motivado.
D
D
Que se possa desenvolver o sentimento de proteção.
Não devem ser aplicadas compressões abdominais em:
A
A
Mulheres grávidas.
B
B
Crianças com mais de 5 anos.
C
C
Crianças com mais de 1 ano.
D
D
Idosos com mais de 70 anos.
A posição lateral de segurança:
A
A
Deve ser provocada nas vítimas que respiram normalmente.
B
B
Deve ser provocada nas vítimas que não respiram.
C
C
Não é necessário confirmar regularmente a eficácia da respiração para provocar a posição referida.
D
D
A posição lateral nunca deve ser provocada.
Em caso de queimadura deve-se:
A
A
Não tocar na lesão.
B
B
Furar as bolhas existentes.
C
C
Colocar sobre a lesão soluções ou pomadas.
D
D
Lavar o local com água quente durante aproximadamente 15 minutos.
Em caso de intoxicação:
A
A
Deve ser fornecido álcool à vítima.
B
B
Nunca é necessário retirar as peças de vestuário da vítima.
C
C
Se a vítima estiver contaminada com tóxicos ou venenos o socorrista deve usar proteções do corpo e da roupa (luvas e avental).
D
D
A vítima não deve ser retirada do local.
O exame primário da vítima consiste na:
A
A
Observação do diâmetro das pupilas, da coloração, temperatura e grau de humidade da pele.
B
B
Verificação em primeiro lugar da existência de ventilação.
C
C
Avaliação em primeiro lugar da existência de pulsação.
D
D
Avaliação em primeiro lugar do estado de consciência da vítima.
Perante uma vítima de acidente o procedimento adequado é:
A
A
Remover de imediato a vítima do veículo.
B
B
Não movimentar a vítima, exceto se existir perigo iminente de incêndio, explosão ou qualquer outrasituação que ponha em risco a vida da vítima.
C
C
Não retirar em caso algum a vítima do veículo.
D
D
Ajudar a vítima a sair do veículo.
Os princípios gerais de socorrismo são:
A
A
Prevenir, alertar e socorrer.
B
B
Socorrer e ligar 112.
C
C
Parar, socorrer e alertar.
D
D
Prever, ajudar e socorrer.
Uma vítima de asfixia por obstrução das vias respiratórias devido à presença de um corpo estranho deve ser socorrida:
A
A
Com reanimação cardiopulmonar.
B
B
Através da colocação em posição lateral de segurança.
C
C
Com realização de pancadas interescapulares ou manobra de Heimlich.
D
D
Através da colocação em decúbito dorsal.
No caso da vítima não responder aos estímulos do socorrista, o procedimento correto é:
A
A
Colocar de imediato em posição lateral de segurança.
B
B
Iniciar logo as manobras de reanimação cardiopulmonar.
C
C
Desobstruir as vias aéreas, fazer a extensão da cabeça, pedir ajuda e verificar se está a respirar.
D
D
Colocar em decúbito dorsal.