;
Se durante uma paragem na via for abordado por um estranho, qual dos procedimentos adotaria:
A
A
Sair do veículo e afaste o estranho.
B
B
Abra o vidro e questione o estranho.
C
C
Buzine várias vezes até um colega vir em seu auxílio.
D
D
Mantenha a calma, não abra o vidro, e se necessário contacte a polícia.
No transporte de pesados de passageiros, indique que procedimento não adoptaria:
A
A
Verificar, no decorrer de uma pausa de descanso, a eventual entrada de pessoa não autorizada (sem documento de embarque).
B
B
No decorrer de uma paragem, certificar-se que a bagagem não foi removida sem motivo, ou esquecida antes de sair.
C
C
Certificar-se que todos os passageiros têm um ticket ou um passe válido para embarque.
D
D
Se no decorrer de um transporte, um utente insistir entrar sem documento de embarque, deixar entrar, se houver lugares disponíveis.
Quando da chegada ao destinatário, o motorista não deve:
A
A
Supervisionar pessoalmente as operações de descarga.
B
B
Verificar se o lacre colocado no compartimento de carga ainda está intacto ou se as bagagens são todas retiradas.
C
C
Assegurar que os documentos de transporte são devidamente assinados e com letra legível.
D
D
Descansar e aguardar que seja efetuada a descarga.
Uma das formas de prevenir a criminalidade é, antes da viagem:
A
A
Assegurar-se que a entrega da mercadoria é feita no local correcto ou os passageiros são deixados no local programado.
B
B
Seguir por um itinerário desconhecido.
C
C
Utilizar um percurso aleatório.
D
D
Planear os detalhes do itinerário e não seguir sempre o mesmo percurso.
Os acidentes rodoviários envolvendo pesados de passageiros têm custos para as próprias empresas:
A
A
Sim, pois podem perder o alvará.
B
B
Sim, além dos custos materiais, também têm custos ao nível da imagem da própria empresa. Uma empresa cujos autocarros estejam frequentemente envolvidos em acidentes rodoviários, irá a curto prazo começar a perder os seus clientes.
C
C
Não, as seguradoras pagam todos os custos.
D
D
Sim, mas apenas têm custos financeiros.
Das zonas abaixo referidas, uma das mais sensíveis da Europa no que respeita a segurança é:
A
A
Paris.
B
B
O norte de França.
C
C
A Irlanda.
D
D
A Península Ibérica.
Dos países abaixo referidos, a taxa de agressão a motoristas é maior na:
A
A
Portugal.
B
B
Hungria.
C
C
Itália.
D
D
França.
Para impedir o roubo do veículo ou da carga, deve:
A
A
Estacionar em qualquer parque.
B
B
Possuir uma arma de defesa pessoal.
C
C
Se circular em cidade, deixar sempre as portas destrancadas.
D
D
Colocar cintas de segurança, trancas/fechaduras e o cabo de segurança TIR ou fechar bem o veículo.
Quando estaciona o veículo num parque deve:
A
A
Deve observar todas as anteriores respostas.
B
B
Fechar todas as portas à chave e levar todas as chaves, desde que os regulamentos locais de incêndio o permitam.
C
C
Estacionar de forma a permitir a saída rápida em caso de emergência.
D
D
Procurar uma zona bem iluminada.
Quem favorecer ou facilitar a entrada ou o trânsito ilegais de cidadão estrangeiro em território português, incorre numa pena de prisão até:
A
A
Dez anos.
B
B
Três anos.
C
C
Dois anos.
D
D
Um ano.
Perante o transporte de passageiros clandestinos, as autoridades britânicas aplicarão a sanção máxima ao motorista que:
A
A
Revela comportamento negligente ao não empreender pessoalmente quaisquer verificações do veículo durante a viagem.
B
B
Procedeu a verificações do exterior do veículo antes de embarcar para o Reino Unido.
C
C
Não utiliza nenhum dos dispositivos de segurança providenciados.
D
D
Submete o veículo a um teste de CO2, do qual tem um recibo comprovativo, apenas 15 minutos antes do embarque.
Se suspeitar que transporta um passageiro clandestino, deve:
A
A
Contactar imediatamente as autoridades locais e identificar-se, bem como ao veículo, dando referências da localização.
B
B
Evitar os controlos policiais.
C
C
Na primeira paragem deixar o veículo aberto para permitir a fuga do passageiro.
D
D
Atacar o passageiro, de forma a saia do veículo.
A Lista de Verificações que dá mais garantias de evitar a aplicação de coimas, caso o motorista transporte clandestinos para o Reino Unido é:
A
A
Lista de Verificações da associação de transportadores inglesa.
B
B
Lista de Verificações da associação de transportadores francesa.
C
C
Lista de Verificações da IRU.
D
D
Lista de Verificações do Home Office.
No que se refere a segurança, não é considerada uma "mercadoria sensível":
A
A
Perfumes.
B
B
Legumes.
C
C
Álcool.
D
D
Tabaco.
Para prevenir as doenças cardiovasculares, o motorista deve:
A
A
Ter uma vida sedentária.
B
B
Ingerir grande quantidade de proteínas.
C
C
Não evitar, na medida do possível, o stress.
D
D
Fazer exercício físico.
Os acidentes, por despiste, são, segundo o Observatório de Segurança Rodoviário de 2009, em número superior nos ligeiros:
A
A
O número de despiste nos pesados é sempre superior ao número de despiste em ligeiros.
B
B
Não os pesados despistam-se mais que os ligeiros.
C
C
O número de acidentes por despiste é igual, quer sejam pesados quer sejam ligeiros.
D
D
Sim, os acidentes por despiste nos ligeiros de passageiros foi de bastante superior aos despistes de veículos pesados de passageiros.
Os despistes constituem:
A
A
São pouco representativos no tipo de acidentes em que os pesados de passageiros se envolvem.
B
B
O segundo tipo de acidentes em que os pesados de passageiros se envolvem.
C
C
O primeiro tipo de acidentes em que os pesados de passageiros se envolvem.
D
D
O terceiro tipo de acidentes em que os pesados de passageiros se envolvem.
Os períodos do dia que apresenta maior gravidade nos acidentes correspondem aos períodos com:
A
A
Menor volume de tráfego e menor número de acidentes.
B
B
Maior volume de tráfego e maior número de acidentes.
C
C
Menor volume de tráfego e maior número de acidentes.
D
D
Maior volume de tráfego e menor número de acidentes.
Quando observamos as estatísticas de sinistralidade podemos concluir que:
A
A
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são idênticas às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
B
B
Os dados não permitem aferir quais as consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados relativamente às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
C
C
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são superiores às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
D
D
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são inferiores às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
Os acidentes que envolvem veículos pesados:
A
A
Têm consequências semelhantes para terceiros e para os utentes dos veículos pesados.
B
B
Não têm consequências para terceiros.
C
C
Têm consequências mais graves para terceiros do que para os utentes dos veículos pesados.
D
D
Têm consequências mais graves para os utentes dos veículos pesados do que para terceiros.
De acordo com o Observatório de Segurança Rodoviária o nosso país tem vindo a diminuir o número de mortos e feridos graves envolvidos em acidentes de trânsito
A
A
Não.
B
B
Sim, de acordo com os resultados apresentados o número de mortos e feridos graves diminuiu consideravelmente.
C
C
Não, estes números não param de aumentar e os acidentes com pesados são cada vez mais.
D
D
Não, no nosso país estes números não param de aumentar.
Pode considerar-se que o risco químico se encontra associado à profissão de condução. A afirmação está:
A
A
Certa.
B
B
Errada.
C
C
A afirmação está certa apenas se o condutor utilizar o telemóvel durante a condução.
D
D
A afirmação está certa apenas se o condutor se socorrer do GPS.
A colisão com um veículo em sentido contrário ocorre, de modo geral:
A
A
Pelo respeito pelo traço contínuo no eixo da via.
B
B
Nas ultrapassagens indevidas.
C
C
Em auto-estrada.
D
D
Na mudança de direção para a direita.
Uma colisão com o veículo da frente pode ocorrer quando o condutor:
A
A
Mantém uma distância de segurança adequada relativamente ao veículo da frente.
B
B
Circula a uma velocidade adequada à intensidade de tráfego.
C
C
Observa o comportamento do condutor à sua frente.
D
D
Circula demasiado perto do veículo da frente.
As colisões num cruzamento ocorrem fundamentalmente por:
A
A
Desrespeito da regra de cedência de passagem.
B
B
Sinalização correta da manobra.
C
C
Circulação a velocidade reduzida.
D
D
Respeitar a sinalização luminosa.
A realização de uma ultrapassagem em segurança, implica:
A
A
Buzinar ao veículo da frente.
B
B
Fazer sinal com o indicador de mudança de direção à esquerda.
C
C
Tomar a via de trânsito à direita.
D
D
Circular muito próximo ao veículo da frente.
No contexto de acidentes de viação, quando se fala de mortos, feridos, derrames ou custos, referimo-nos a:
A
A
Causas de acidentes.
B
B
Tipos de acidentes.
C
C
Consequências de acidentes.
D
D
Gravidade de acidentes.
Para evitar acidentes de trabalho, a descida da cabine deve ser feita:
A
A
Não é necessário cumprir qualquer regra para o efeito.
B
B
De costas para a via, utilizando sempre todos os apoios de mãos e de pés.
C
C
De frente para a via.
D
D
De costas para a via, saltando logo que seja possível.
Qual a principal causa de sinistralidade rodoviária:
A
A
O estado das vias.
B
B
O comportamento dos condutores.
C
C
O estado do veículo.
D
D
A má sinalização.
É considerado "acidente de trabalho":
A
A
Uma queda num lugar público que implique hospitalização.
B
B
Um acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e tempode trabalho.
C
C
Um acidente ocorrido na rua que implique hospitalização.
D
D
Um acidente de viação que provoque feridos.
A utilização do Sistema SOS reduziu significativamente, após o aparecimento de:
A
A
GPS.
B
B
Radares.
C
C
Telemóveis.
D
D
Computadores.
A criação de uma taxa de circulação em áreas urbanas congestionadas tem vindo a ser implementada em várias cidades europeias com o objetivo de:
A
A
Apenas reduzir o número de veículos em circulação.
B
B
Aumentar a segurança nas zonas urbanas.
C
C
Arrecadar mais receitas.
D
D
Reduzir o volume de tráfego e, consequentemente, o correspondente impacto ambiental.
A redução da sinistralidade rodoviária em Portugal nos últimos anos:
A
A
Deve-se a um conjunto de medidas concertadas, associadas à evolução do parque automóvel, à qualidade das vias e, essencialmente, às alterações de atitudes e comportamentos que se têm vindo a verificar nos utentes.
B
B
Resulta essencialmente das alterações de atitudes e comportamentos que se têm vindo a verificar nos utentes.
C
C
Resulta apenas do aumento da qualidade das vias.
D
D
É insignificante, o número de acidentes manteve-se quase inalterado nas duas últimas décadas.
Os sistemas de controlo automático do comportamento em estrada visam a identificação de:
A
A
Veículos (através da respectiva matrícula).
B
B
Radares de fiscalização do limite de velocidade.
C
C
Locais regulados por sinalização luminosa.
D
D
Obstáculos resultantes de obras na via L.
Sempre que as condições atmosféricas sejam adversas o condutor deve:
A
A
Certificar-se de que o veículo tem o sistema de iluminação eficaz.
B
B
Verificar se os líquidos do motor estão ao nível.
C
C
Reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança do veículo que circula à sua frente.
D
D
Circular a velocidades mais elevadas para evitar acidentes.
O condutor que ao circular em auto-estrada veja que 200 m à sua frente ocorreu um acidente, deve, como procedimento mais correto:
A
A
Reduzir a velocidade, encostar-se o mais à direita possível e ligar os quatro indicadores de mudança de direção em funcionamento simultâneo.
B
B
Travar imediatamente, desviando o veículo para a via da esquerda.
C
C
Travar, mas, com o veículo posicionado no eixo da via para que as luzes de travagem sejam perfeitamente visíveis.
D
D
Aumentar a velocidade para sair rapidamente da zona do acidente.
Em relação ao transporte rodoviário de passageiros, assinale a afirmação verdadeira:
A
A
Serviços "expresso" são aqueles cuja distância a percorrer são inferiores a 50 km.
B
B
Os transportes urbanos abrangem carreiras de maior extensão, ligando duas ou mais localidades e os transportes interurbanos abrangem apenas o interior das localidades.
C
C
O "Aluguer ocasional" é um serviço prestado mediante a cedência de um autocarro com um condutor para a realização de uma deslocação de um grupo de passageiros.
D
D
Os serviços internacionais que asseguram o transporte de passageiros como serviços regulares não estão sujeitos à autorização do IMT.
O serviço público de transporte de passageiros é um serviço prestado:
A
A
Em regime de aluguer.
B
B
Em carreiras regulares, com origem, destino, pontos de passagem e horários previamente estabelecidos, devidamente autorizados e divulgados junto dos utentes.
C
C
Por carreiras regulares, não necessitando de autorização, nem os utentes ter conhecimento prévio dos horários.
D
D
Um serviço prestado Por carreiras irregulares, não necessitando de qualquer autorização.
O pessoal que presta serviço nos veículos de transportes coletivos de passageiros é obrigado a:
A
A
Parar em todos os locais em que os passageiros exigem.
B
B
Apresentar-se devidamente uniformizado e com aspecto cuidado.
C
C
Não velar pela segurança dos passageiros.
D
D
Importunar os passageiros com exigências não justificadas.
Considerando as caraterísticas de transporte dos «serviços ocasionais», indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:
A
A
Estes serviços necessitam de licença / autorização sendo obrigatório o preenchimento das folhas de itinerário.
B
B
Estes serviços asseguram o transporte de grupos constituídos por iniciativa de um comitente ou do próprio transportador e estão isentos de qualquer autorização, sendo efetuados ao abrigo de folhas de itinerário.
C
C
Estes serviços caracterizam-se pelo transporte de passageiros com uma frequência e uma relação determinadas e em que os passageiros podem ser tomados e largados em paragens previamente estabelecidas.
D
D
As empresas que explorem serviços internacionais estão autorizadas a efetuar a título temporário transportes nacionais no território de outro Estado.
Durante a atividade de uma empresa de transporte de passageiros verifica-se que um dos requisitos de acesso à atividade não se mostra preenchido. A falta do suprimento desse requisito, um ano após a data da sua ocorrência, implica:
A
A
A emissão de um alvará provisório, com um ano de validade.
B
B
Caduca o alvará para o exercício da atividade.
C
C
Dissolve-se a sociedade.
D
D
Caducam as concessões que a empresa seja titular.
A comprovação do requisito de capacidade financeira, durante o exercício da atividade de uma empresa de transporte de passageiros, é feita:
A
A
Por certidão do registo comercial.
B
B
Por fiança prestada por outra empresa de transportes.
C
C
Pelo extracto da conta bancária de qualquer dos gerentes.
D
D
Por duplicado ou cópia autenticada do último balanço apresentado para efeitos do imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) ou por garantia bancária.
A não aprovação em inspeção periódica de um veículo afeto ao transporte público de passageiros, implica:
A
A
A apreensão do veículo.
B
B
A caducidade de todas as licenças de que a empresa seja titular.
C
C
A cessação da exploração da carreira à qual o veículo esteja adstrito.
D
D
A caducidade da respetiva licença.
De acordo com a legislação em vigor, podem licenciar-se na atividade de transportes públicos rodoviários de passageiros, de âmbito nacional:
A
A
Sociedades comerciais, cooperativas e empresas públicas ou de capitais públicos.
B
B
Pessoas singulares e sociedades comerciais.
C
C
Apenas sociedades anónimas.
D
D
Apenas sociedades em nome colectivo.
Uma empresa de transporte público rodoviário de passageiros cumpre o requisito de capacidade financeira para efeitos de início de atividade, desde que possua:
A
A
Um capital social mínimo de € 100 000.
B
B
Um capital social mínimo de € 50 000.
C
C
Uma frota de cinco veículos e um capital social mínimo de € 25 000.
D
D
Um capital social mínimo exigido para a constituição de uma sociedade comercial.
Num contrato de transporte para a realização de um serviço regular especializado, para além da identificação das partes, deve mencionar-se ainda:
A
A
A categoria dos passageiros a transportar, itinerário, frequência e paragens.
B
B
A categoria dos passageiros a transportar, preço do transporte e origem e destino.
C
C
A origem e destino, itinerário e datas de início e termo da viagem.
D
D
A origem e destino, número de passageiros e locais da sua tomada e largada.
A comprovação do requisito de idoneidade, é exigida aos administradores diretores ou gerentes de empresas de transporte rodoviário de passageiros:
A
A
Na apresentação de candidaturas aos financiamentos.
B
B
Sempre que se procede ao licenciamento dos veículos.
C
C
Com o pedido de acesso à atividade.
D
D
Com o pedido de admissão a exame de capacidade profissional.
As alterações ao pacto social e as mudanças de sede das empresas de transporte rodoviário nacional de passageiros devem ser comunicadas ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes:
A
A
No prazo de cinco anos.
B
B
No prazo de um ano.
C
C
No prazo de seis meses, sob pena de cancelamento das licenças dos veículos.
D
D
No prazo de trinta dias, sob pena de aplicação de uma coima.
Os administradores diretores ou gerentes de uma empresa de transportes públicos rodoviários de passageiros por conta de outrem, em veículos pesados, perdem o requisito de idoneidade quando sejam condenados por sentença transitada em julgado:
A
A
Por crime contra a propriedade, em pena de prisão de 12 meses.
B
B
Por crime contra a propriedade, em pena de prisão de 18 meses.
C
C
Na pena acessória de inibição de conduzir.
D
D
Na medida de interdição do exercício da profissão, independentemente da natureza do crime.
As empresas de transporte rodoviário de passageiros em veículos pesados, possuidoras de alvará de acesso à atividade de transportes nacionais, podem efetuar:
A
A
Serviços regulares internacionais de passageiros.
B
B
Serviços ocasionais e serviços regulares especializados de âmbito nacional.
C
C
Transportes de cabotagem.
D
D
Todo o tipo de transportes.
Nos termos do Regime Jurídico do Serviço Público de Transportes de Passageiros (RIISPTP) as carreiras de serviço público de transporte de passageiros classificam-se, quanto às localidades que servem, em:
A
A
Regulares e ocasionais.
B
B
Independentes, concorrentes e afluentes.
C
C
Serviços regulares e serviços expresso.
D
D
Municipais e intermunicipais.
Sempre que a faixa de rodagem se encontre molhada o condutor deve:
A
A
Aumentar a distância do veículo da frente de forma a, se necessário, conseguir parar em segurança.
B
B
Só travar o veículo com a caixa de velocidades.
C
C
Manter a distância de segurança e ligar as luzes de emergência do veículo.
D
D
Manter uma distância de travagem de forma a não prejudicar os outros utentes da via;.
O sistema de aviso de aproximação de obstáculos em manobras de marcha-atrás visa:
A
A
Minimizar as consequências de um acidente.
B
B
Evitar o acidente.
C
C
Dar indicação ao condutor que o caixa de velocidades do veículo se encontra em marcha-atrás.
D
D
Evitar o acidente e, no caso deste suceder, minimizar as suas consequências.
Algumas das transgressões cometidas durante a condução resultam:
A
A
De comportamentos habituais, cometidos regularmente e que se tornam práticas automáticas e frequentemente toleradas.
B
B
Unicamente de situações excepcionais que não refletem um comportamento típico.
C
C
Unicamente de situações excecionais que refletem um comportamento típico.
D
D
Apenas de distrações do condutor.
O seguro obrigatório automóvel garante as indemnizações devidas por danos pessoais ou materiais causados a terceiros bem como às pessoas transportadas no veículo:
A
A
Todas as respostas estão incorretas.
B
B
Não.
C
C
Sim.
D
D
Sim, à exceção do condutor do veículo.
Velocidade adequada é:
A
A
Límite inferior de velocidade permitido para a vía onde se circula.
B
B
Límite superior de velocidade permitido para a vía onde se circula.
C
C
Velocidade que permite dominar o veículo perante qualquer obstáculo.
D
D
Velocidade não adaptada às condições climatéricas.
O airbag:
A
A
Usado isoladamente pode provocar graves lesões.
B
B
É, juntamente com o cinto de segurança, um dispositivo de segurança eficaz.
C
C
É um sistema de segurança passiva.
D
D
Todas as afirmações são verdadeiras.
As regras gerais de actuação em caso de acidente são:
A
A
Sinalizar o veículo, alertar as autoridades e parar o motor do veículo.
B
B
Alertar as autoridades, sinalizar o veículo e parar o veículo.
C
C
Parar o motor do veículo, sinalizar o veículo e alertar as autoridades.
D
D
Nenhuma das respostas anteriores está correta.
O preenchimento da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA):
A
A
Pode omitir o esquema de acidente.
B
B
Pode ser realizado apenas por um condutor.
C
C
No caso de colisão entre 2 veículos, deverá ser preenchida em duplicado (2 impressos).
D
D
Pode ser efetuada fora do local de acidente.
A existência de deficiências ao nível da manutenção e equipamentos do veículo:
A
A
É sempre um fator de risco para o motorista.
B
B
Pode ser um fator de risco para o motorista, se a condução for efetuada num período de grande tráfego.
C
C
Pode ser um fator de risco para o motorista, se a condução for efetuada no período noturno.
D
D
Não é fator de risco para o motorista.