O binário do motor é:
A
A
A capacidade de realizar trabalho na unidade de tempo.
B
B
Uma medida de força rotacional exercida sobre um eixo.
C
C
O consumo específico é a quantidade de combustível utilizado para obter uma unidade de potência (kw ou cv) numa unidade de tempo.
D
D
Nenhuma das anteriores respostas é correta.
Se a bateria necessitar de manutenção, por falta de líquido, deve:
A
A
Adicionar água potável.
B
B
Adicionar ácido sulfúrico.
C
C
Adicionar electrólito.
D
D
Adicionar água destilada.
Dos seguintes órgãos do veículo, não pertence à suspensão:
A
A
A mola.
B
B
O amortecedor.
C
C
O calço.
D
D
Os pneus.
A utilização da suspensão destina-se a:
A
A
Aumentar o conforto dos passageiros que viajam à retaguarda.
B
B
Criar estabilidade no veículo quando muda de direcção.
C
C
Diminuir o desgaste dos pneus.
D
D
Absorver irregularidades do piso e estabilizar os movimentos.
A função do catalisador catalítico aplicado ao sistema de escape dos automóveis tem como função:
A
A
Aumentar a velocidade de saída dos gases, com consequente aumento de potência do motor.
B
B
Aumentar o fluxo de saída de gases, auxiliando o escape D.
C
C
Transformar os gases provenientes do motor em produtos menos poluentes.
D
D
Diminuir a temperatura do motor.
Verificando-se frequente necessidade de acrescentar óleo no motor, pode concluir-se que:
A
A
A bomba de água está avariada.
B
B
Está a utilizar-se óleo pouco fluído.
C
C
O cárter e ou a respetiva junta estão a vedar bem.
D
D
O motor está a poluir mais que o normal, porque está a consumir óleo em excesso.
Um dos cuidados a ter com as baterias é:
A
A
Adicionar periodicamente ácido sulfúrico e água até cobrir as placas.
B
B
Adicionar periodicamente líquido de arrefecimento.
C
C
Adicionar, se necessário, água destilada até ao enchimento completo da bateria.
D
D
Verificar se esta está bem fixa à carroçaria e se o líquido se encontra a cobrir as placas.
Com o motor em funcionamento, a fim de carregar o sistema pneumático, o motorista deve:
A
A
Acelerar a fundo para ganhar tempo.
B
B
Acelerar mais ou menos dependendo da pressa.
C
C
Acelerar sem ultrapassar o regime de binário.
D
D
Deixar o motor ao ralenti.
Os cintos de segurança equipados com retrator de bloqueio automático de emergência por inércia permitem:
A
A
O ajuste manual do pré-tensor.
B
B
Que o retrator ajuste automaticamente o comprimento do cinto, e em caso de aceleração brusca o mesmo seja bloqueado.
C
C
Que o retrator não se ajuste ao comprimento do cinto automaticamente, ficando sempre bloqueado.
D
D
Maior segurança ao utilizador.
Sempre que o condutor verifique que o sistema de limpa para-brisas apresente deficiências no seu funcionamento o condutor deve:
A
A
Garantir que os vidros laterais do veículo se mantêm com boa visibilidade.
B
B
Certificar-se de que a visibilidade para a condução não é afetada e circular só nestas condições.
C
C
Dirigir-se no fim da semana à oficina mais próxima para repara a avaria.
D
D
Esperar pelo verão para reparar a avaria.
No ato de substituição do óleo do motor, este deve estar:
A
A
Desligado e frio, para que o óleo esteja todo no reservatório.
B
B
Desligado e quente, para que o óleo a substituir esteja mais diluído.
C
C
Ligado mas frio, para que o óleo a substituir saia mais facilmente.
D
D
Ligado e quente para que o óleo a substituir saia mais facilmente.
No acto de verificação do nível do óleo do motor, este deve estar:
A
A
Em funcionamento.
B
B
Desligado e quente.
C
C
Desligado e frio.
D
D
Não importa o motor, o veículo é que deve estar num sítio plano.
O sistema antibloqueio das rodas de uma viatura é conhecido através das siglas:
A
A
ATP.
B
B
ADR.
C
C
ABS.
D
D
ASB.
A ergonomia tem por âmbito recomendar:
A
A
Postura física.
B
B
Meios de transporte.
C
C
Alimentação.
D
D
Vencimento mensal.
É gasto mais combustível com uma caixa de velocidades do tipo:
A
A
Em condições normais, o gasto de combustível não depende do tipo de caixa de velocidades mas do tipo de condução.
B
B
Sempre com caixa de velocidades automática.
C
C
Sempre com caixa de velocidades manual.
D
D
Sempre com caixa de velocidades automática nas subidas e descidas.
Um condutor de um veículo pesado pode contribuir para reduzir a poluição:
A
A
Conduzindo só durante a noite, quando o tráfego é reduzido.
B
B
Carregando mais que a carga permitida, de modo a reduzir o número de viagens a efetuar.
C
C
Mantendo o veículo dentro das condições e recomendações do fabricante.
D
D
Viajando a alta velocidade, de modo a que o tempo de duração da viagem diminua.
Os veículos devem ser sinalizados lateralmente com luzes ou reflectores de cor âmbar, sempre que o respetivo comprimento ultrapasse:
A
A
6 metros.
B
B
12 metros.
C
C
16 metros.
D
D
18 metros.
A condução de um veículo equipado com cisterna é mais exigente, quando a cisterna estiver:
A
A
Vazia.
B
B
Com metade da sua capacidade.
C
C
Cheia.
D
D
Não existe diferença em qualquer dos casos assinalados.
É necessário que a carga transportada nos automóveis pesados não exceda a altura de:
A
A
3,5 metros a contar do solo.
B
B
4 metros a contar do solo.
C
C
4,5 metros a contar do solo.
D
D
3 metros a contar do solo.
É dever de todos os condutores verificar periodicamente:
A
A
O estado do disco de embraiagem.
B
B
O nível de aquecimento do catalisador de três vias.
C
C
Todos os níveis dos fluidos do veículo.
D
D
Não há necessidade de haver verificações periódicas.
Para aumentar a estabilidade de circulação dos veículos pesados, torna-se conveniente que o centro de gravidade do conjunto de carga fique situado:
A
A
O mais alto possível.
B
B
O mais baixo possível.
C
C
A meio da altura disponível da caixa de carga.
D
D
Qualquer altura, pois não tem interferência no centro de gravidade.
Se concentrar a carga a transportar no limite traseiro da caixa de carga de um veículo pesado de dois eixos:
A
A
Aumenta a eficácia do sistema de travagem do veículo.
B
B
Implica na instabilidade do veículo e diminui a eficácia do seu sistema de travagem.
C
C
Melhora o comportamento dinâmico do veículo e permite uma melhor estabilidade direcional.
D
D
A carga pode ser colocada em qualquer parte da caixa de carga.
A função do quadro ou chassis nos automóveis, é de:
A
A
Fazer a ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
B
B
Suportar diretamente as rodas do veículo.
C
C
Suportar o motor, a carroçaria e a caixa de carga do veículo.
D
D
Suportar o peso do veículo.
Os gases resultantes da combustão e libertados para a atmosfera pelos veículos a motor:
A
A
São absorvidos pela atmosfera sem consequências negativas para o meio ambiente.
B
B
São muito prejudiciais para meio ambiente e para o ser humano.
C
C
São só prejudiciais para o meio ambiente.
D
D
Não são prejudiciais para o ser humano.
A manutenção dos pneumáticos de uma viatura compete sempre ao:
A
A
Condutor.
B
B
Condutor e ao responsável pela viatura.
C
C
Proprietário da viatura.
D
D
Condutor e ao vendedor.
Para economizar combustível e diminuir a poluição dos motores o condutor deve:
A
A
Conduzir sempre com a mudança mais alta engrenada.
B
B
Sempre que possível, utilizar com a mudança mais alta engrenada, com o motor no binário máximo.
C
C
Obrigar o motor a desenvolver a potência máxima.
D
D
Nas descidas, desengatar a caixa de velocidades.
A fadiga na condução é responsável por inúmeros acidentes, podendo aparecer mais frequentemente na condução em:
A
A
Zonas não urbanas.
B
B
Vias com perfil sinuoso.
C
C
Zonas urbanas.
D
D
Zonas urbanas e não urbanas.
Os fatores de maior risco inerentes à profissão de motorista são:
A
A
Apenas a postura sentada prolongada.
B
B
Apenas a manipulação de cargas.
C
C
O stress, a postura sentada prolongada, a manipulação de cargas e o ruído.
D
D
Apenas o stress e o ruído.
O álcool, medicamentos, cafeína podem alterar o comportamento do condutor:
A
A
Positivamente, uma vez que diminui o tempo de reação.
B
B
Negativamente, uma vez que aumenta o tempo de reação.
C
C
Positivamente, uma vez que diminui o tempo de reação e permite uma melhoria nas tomadas de decisões.
D
D
Negativamente, uma vez que aumenta o tempo de reação e as capacidades de reação.
A fadiga e a sonolência têm sobre a condução:
A
A
Um efeito semelhante ao consumo de bebidas alcoólicas.
B
B
Um efeito pouco notório.
C
C
Efeitos sobre a destreza do condutor, mantendo-se o tempo de reação inalterado.
D
D
Um efeito negativo sobre o tempo de reação, mas que é ultrapassado se o condutor tomar um café forte.
A condução de um veículo comporta:
A
A
Uma atividade cognitiva.
B
B
Dois tipos de atividades: cognitiva e motora.
C
C
Três tipos de atividades: perceptiva, cognitiva e motora.
D
D
Uma atividade motora.
A inserção de dados num sistema de navegação (GPS) deve ser realizada:
A
A
Com o veículo parado.
B
B
Logo após o início da marcha do veículo.
C
C
Com o veículo em movimento a fim de minimizar as perdas de tempo.
D
D
É indiferente uma vez que a realização desta tarefa não interfere com a actividade da condução.
Durante a condução verificam-se:
A
A
Dois tipos de interações: interações sociais e interação homem-máquina.
B
B
Apenas interações homem-máquina.
C
C
Interações homem-máquina e máquina-utentes.
D
D
Três tipos de interações: homem-máquina; máquina-utentes e interações sociais.
A tarefa da condução impõe:
A
A
Um permanente processamento de informação num envolvimento estático e interações com os restantes utentes da via, de modo a permitir a tomada de decisão em tempo útil.
B
B
Um intermitente processamento de informação num envolvimento dinâmico e interações com os restantes utentes da via, de modo a permitir a tomada de decisão em tempo útil.
C
C
Um intermitente processamento de informação num envolvimento estático e interações com os restantes utentes da via, de modo a permitir a tomada de decisão em tempo útil.
D
D
Um permanente processamento de informação num envolvimento dinâmico e interações com os restantes utentes da via, de modo a permitir a tomada de decisão em tempo útil.
Comente a afirmação: Só quando bebo em excesso é que corro riscos se conduzir
A
A
Sim, um pouco de álcool não altera em nada a minha condução.
B
B
Não, mas é preciso ter uma TAS g/l= 0,5 para estar correr riscos.
C
C
Não, qualquer que seja a quantidade ingerida tem efeito negativo na condução.
D
D
Sim, pois o meu metabolismo elimina rapidamente o álcool.
Quando estou cansado devo:
A
A
Beber um café e seguir viagem.
B
B
Falar ao telemóvel enquanto conduzo, pois assim consigo distrair-me.
C
C
Dormir, nem que seja por um pequeno período de tempo.
D
D
Ligar o rádio e ouvir música.
Indique quais os fatores que diminuem o risco de fadiga:
A
A
Escolha de itinerários exclusivamente em auto-estrada.
B
B
Refeições substanciais para não ter que conduzir de "barriga vazia".
C
C
Fazer um micro sono, caso os sinais de cansaço se tornem evidentes.
D
D
Conduzir utilizando o "cruise control".
Os efeitos do álcool no cérebro são:
A
A
Aumentar a faculdade de perceção do perigo.
B
B
Dificultar de avaliação das distâncias.
C
C
Aumentar a sensibilidade à cor vermelha.
D
D
Facilitar a adaptação da visão às mudanças de luminosidade.
A utilização do telemóvel durante a condução é:
A
A
Perigosa, pois aumenta o risco de acidente em mais de 4 vezes.
B
B
Necessária, para uma correta gestão dos serviços.
C
C
Fundamental, para reduzir o sono.
D
D
Inócua, caso se utilizem sistemas de mãos–livres.
Quais são os principais sintomas da fadiga?
A
A
Bocejos frequentes.
B
B
Dificuldade em manter os olhos abertos e focá-los.
C
C
Sensação de reagir com mais lentidão.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Assinale a afirmação falsa:
A
A
Alcoolemia entre 0,5 e 0,8 g/l provoca alterações graves, como diminuição da capacidade de reação e de concentração.
B
B
Alcoolemia superior a 3 g/l provoca um estado que torna impossível a condução.
C
C
Alcoolemia acima de 0,5 g/l é frequentemente mortal.
D
D
Alcoolemia entre 0,5 e 0,8 g/l não provoca alterações graves, como diminuição da capacidade de reação e de concentração.
Alguns medicamentos podem provocar:
A
A
Aumento dos reflexos.
B
B
Perturbações na perceção visual e auditiva.
C
C
Aumento do tempo de reação.
D
D
Aumento da capacidade de perceção das velocidades e distâncias.
Considera-se condução sob efeito do álcool, quando o condutor apresenta uma taxa de álcool no sangue:
A
A
Igual ou superior a 0,3 g/l.
B
B
Superior a 0,5 g/l.
C
C
Igual ou superior a 0,5 g/l.
D
D
Igual ou superior a 1,2 g/l.
A utilização do telemóvel ao volante:
A
A
Permite que manter a atenção do condutor ao tráfego se este utilizar o sistema "alta voz".
B
B
Tem efeitos sobre a condução comparáveis aos do álcool.
C
C
Apenas reduz significativamente o tempo de reação.
D
D
Não tem qualquer efeito sobre a condução.
Para evitar a fadiga, aconselha-se:
A
A
Mesmo em viagens longas, não efetuar paragens para chegar mais cedo ao destino e poder repousar mais tempo.
B
B
Antes da viagem, comer uma refeição abundante, para melhor aguentar a viagem e não se sentir fatigado.
C
C
Parar 10 a 15 minutos de todas as 2 ou 3 horas de condução, ou então após 150 km.
D
D
Manter os vidros fechados por causa do ruído exterior.
Considera-se como uma boa postura no levantamento de uma carga:
A
A
Alargar a base de sustentação, colocar o objeto o mais próximo possível do corpo e fletir a coluna.
B
B
Concentrar o peso do objeto apenas nos braços.
C
C
Colocar o objeto afastado do corpo, e fletir os joelhos ao levantá-lo.
D
D
Alargar a base de sustentação, colocar o objeto o mais próximo possível do corpo e flectir os joelhos.
Ao fazer o levantamento manual de uma carga deve:
A
A
Inclinar e curvar as costas.
B
B
Manter as costas o mais vertical possível fletindo as pernas.
C
C
Manter a carga na vertical afastada do corpo.
D
D
Manter as costas o mais vertical possível, bem como, as pernas.
Ao aproximar-se de uma passadeira, o comportamento do motorista deve ser:
A
A
Avançar sem tomar qualquer precaução.
B
B
Desacelerar, prevendo o aparecimento de peões.
C
C
Parar sempre.
D
D
Só tirar o pé do acelerador.
A fim de poder evitar acidentes, o motorista deve:
A
A
Conduzir sempre com baixa velocidade.
B
B
Conduzir sempre na velocidade máxima permitida no Código da Estrada.
C
C
Conduzir com base na previsão dos movimentos inadequados dos outros utentes da via.
D
D
Respeitar rigorosamente a sinalização existente.
Considerando a influência dos fatores humanos na condução, indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:
A
A
A perda de controlo do veículo, em curva, é, quase sempre, originada por inabilidade do condutor oupor velocidade excessiva para as condições do veículo e da via.
B
B
Um bom estado físico e psíquico não é relevante para garantir um bom desempenho na condução.
C
C
A condução agressiva permite a redução da velocidade antes de iniciar a circulação em trajetórias difíceis, permitindo a prevenção de derrapagens.
D
D
A fadiga passiva no decorrer da condução não tem influência no tempo de reação do condutor.
Uma má postura corporal poderá implicar várias consequências no trabalhador. Assinale a afirmação correta:
A
A
Na posição sentada, a postura, ligeiramente inclinada para frente, é mais natural e menos fatigante que a ereta. O assento deve permitir mudanças frequentes de postura, para retardar o aparecimento da fadiga.
B
B
Deve-se conduzir com os braços esticados até ao volante e com uma mão apoiada permanentemente na alavanca da caixa de velocidades.
C
C
Quando o veículo se encontra parado no trânsito ou nos semáforos, deve-se manter o pé direito a pressionara o pedal do travão, pois reduz o cansaço físico e evita, de noite, e o encadeamento do condutor do veículo situado à sua retaguarda.
D
D
O banco deve estar o mais reclinado para trás possível para que se possa conduzir com os braços esticados.
Indique qual das afirmações é a verdadeira:
A
A
Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental na prevenção de certas doenças (obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipo de cancro).
B
B
Toda a gordura é um nutriente necessário, pelo que o seu consumo diminui o risco de doenças cardiovasculares.
C
C
Deve-se fazer poucas refeições ao longo do dia.
D
D
Mesmo no decorrer do horário de trabalho recomenda-se a ingestão de álcool em quantidades moderadas.
Indique qual das seguintes afirmações é a correta:
A
A
Sonolência, baixa de vigilância e aumento de tempo de reação, perturbações da perceção são alguns efeitos provocados por alguns medicamentos.
B
B
Quando não houver possibilidade de ser consultado pelo médico, pode automedicar-se.
C
C
A ingestão de medicamentos receitados pelo médico nunca provocam reações adversas na condução.
D
D
O consumo de anti-histamínicos não afecta o tempo de reação do condutor.
O assento do motorista deve:
A
A
Ser regulável.
B
B
Ser anatómico.
C
C
Estar posicionado de acordo com o volante, os painéis, pedais e pára-brisas.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
O Stress:
A
A
Não existe, é apenas uma ilusão.
B
B
Não é preocupante porque não influencia a condução.
C
C
É uma doença profissional.
D
D
Não é doença, é a resposta a um estímulo e varia de pessoa para pessoa.
Para minimizar os efeitos do stress posso:
A
A
Ouvir música alta e não prestar atenção aos outros condutores.
B
B
Acelerar, de modo a chegar mais cedo ao destino.
C
C
Promover uma convivência pacífica e harmoniosa entre condutores e peões.
D
D
O stress não pode ser minimizado.
O consumo de álcool:
A
A
Provoca redução efetiva das capacidades necessárias para conduzir.
B
B
O efeito do álcool consumido desaparece em menos de uma hora.
C
C
Não tem influência nas capacidades de condução.
D
D
Não é causa de acidentes.
O uso de medicamentos:
A
A
Não influencia a condução.
B
B
Impede completamente a condução.
C
C
Tem influência na condução, e por isso deve ser regulado por um médico.
D
D
É necessário para que se conduza em segurança.
Sob o efeito de drogas, um motorista:
A
A
Conduzirá sempre sem qualquer problema.
B
B
Não conseguirá conduzir nunca.
C
C
Poderá ficar com as suas capacidades de condução afectadas.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Uma redução de apenas 5% de consumo de combustível representa poupança energética e evita a emissão de várias toneladas de gases poluentes enviados para a atmosfera. Para conseguir esse objetivo o Motorista deve conduzir:
A
A
Sempre com velocidade máxima.
B
B
No regime de rotações máximas do motor.
C
C
No regime de rotações económicas do motor.
D
D
No regime de rotações mínimas do motor.