A boa comunicação é importante entre os membros dentro de uma organização para:
A
A
Formar um grupo coeso, eficiente e motivado.
B
B
Que se possa desenvolver o sentimento de proteção.
C
C
Que se possa dizer o que se pensa, independentemente da forma como é dito.
D
D
Que o nosso comportamento possa depender do nosso estado de espírito.
A qualidade do serviço serve para:
A
A
Aumentar a insatisfação do cliente.
B
B
Aumentar o número de reclamações.
C
C
Reduzir a satisfação do cliente.
D
D
Dar a confiança e satisfação aos clientes.
Os três tipos de competências do motorista são:
A
A
Técnicas, de relacionamento e organizacionais.
B
B
Apenas técnicas e organizacionais.
C
C
Apenas de relacionamento e organizacionais.
D
D
Apenas técnicas e de relacionamento.
A capacidade de integração na estrutura de uma empresa é uma competência do tipo:
A
A
Comportamental.
B
B
Organizacional.
C
C
Técnicas.
D
D
Nenhuma das referidas.
As características de um serviço de qualidade são:
A
A
Tangibilidade, fiabilidade, pró atividade, custo e empatia.
B
B
Tangibilidade, confiança, pró atividade, custo e empatia.
C
C
Tangibilidade, fiabilidade, confiança, pró atividade, e empatia.
D
D
Fiabilidade, confiança, pró atividade, simpatia e custo.
Para os clientes de uma firma de transportes, a face visível da empresa é:
A
A
O gerente.
B
B
O motorista.
C
C
O administrador.
D
D
O mecânico.
Estudos indicam que, na maior parte dos casos, os clientes abandonam uma empresa ou serviço, porque:
A
A
Estão insatisfeitos com o preço.
B
B
Estão insatisfeitos com a qualidade do produto ou serviço.
C
C
Estão insatisfeitos com a qualidade do atendimento.
D
D
Desejam experimentar novos produtos.
Indique a afirmação incorreta:
A
A
A apresentação do motorista (higiene pessoal, cuidados com a roupa, etc.) causa um forte impacto no cliente.
B
B
O olhar amável e o sorriso são dois dos maiores trunfos de que o motorista dispõe para criar um bom relacionamento com o cliente.
C
C
Deve-se tratar os clientes educadamente, dizendo: "o Senhor", "a Senhora", "Obrigado(a)", "Por favor".
D
D
A linguagem não-verbal (a postura, os gestos, o modo como se fala) é pouco importante para a qualidade do serviço.
Um dos seguintes comportamentos deve ser evitado, pois prejudica a comunicação com o cliente. Indique qual:
A
A
Olhar para o cliente e sorrir, mostrando interesse no que ele diz.
B
B
Certificarmo-nos que compreendemos bem o que o cliente pretende, pedindo-lhe que confirme.
C
C
Afastando-se do cliente, deixando-o a falar sozinho.
D
D
Informar o cliente sobre o funcionamento do serviço, para que ele compreenda a razão dos pedidos que lhe fazemos.
"Uma reclamação pode ser vista como uma oportunidade". Uma das frases seguintes é falsa. Indique qual:
A
A
Quando um cliente reclama, é porque tem um problema que deseja ver resolvido, e quer continuar a ser nosso cliente. Neste caso o cliente transmite-nos informações importantes para melhorarmos o nosso serviço.
B
B
Os clientes que reclamam só causam problemas.
C
C
Quando uma reclamação é bem atendida, conquistamos o cliente.
D
D
Ele irá contar a sua satisfação aos seus conhecidos, ajudando-nos a alargar o mercado.
O modo rodoviário é o maior elo de ligação do nosso país ao espaço europeu:
A
A
Sim e sempre foi assim.
B
B
Sim, mas nem sempre foi assim.
C
C
Não, o maior elo continua a ser o transporte marítimo.
D
D
Não, o maior elo é o caminho-de-ferro.
A profissão de motorista de pesados:
A
A
Exige apenas competências técnicas para o exercício da função.
B
B
A profissão de motorista de pesados é uma profissão de risco.
C
C
Exige apenas qualidade humanas para o exercício da função.
D
D
Exige condições físicas, psíquicas, humanas específicas ao candidato a motorista.
Qualidade é:
A
A
Uma palavra que está na moda.
B
B
A principal exigência hoje para as organizações e para os indivíduos.
C
C
Um custo para as organizações.
D
D
Uma norma das organizações que permite ao cliente apresentar reclamações.
A imagem de uma empresa é:
A
A
O logótipo da empresa.
B
B
A visão global do público dos serviços da empresa.
C
C
O relacionamento com os seus clientes.
D
D
Os anúncios e slogans da empresa.
O motorista deverá ter como características pessoais:
A
A
O sentimento de independência relativamente à empresa.
B
B
Preservar a imagem da viatura como a limpeza e adequação dos equipamentos.
C
C
Cumprir as normas da empresa, apenas quando estiver no interior da empresa.
D
D
Conhecer bem os seus colegas motoristas.
O motorista deve ter como sua característica:
A
A
Capacidade de antecipar os acontecimentos, para que decida posteriormente sobre as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes da sua atividade profissional.
B
B
Atitude de passividade em termos de comportamento perante os seus diversos interlocutores.
C
C
Idoneidade e responsabilidade de forma a assegurar o respeito pelas normas de segurança de bens e pessoas.
D
D
Estabilidade emocional e manter uma comunicação assertiva com os interlocutores.
A deontologia profissional é:
A
A
O conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional.
B
B
Um conjunto de regras e princípios que a empresa impõe aos seus profissionais.
C
C
A capacidade de relacionamento interpessoal do profissional perante os interlocutores diferenciados.
D
D
Um conjunto de fatores que prejudicam o desempenho profissional do motorista.
Desenvolver uma postura comercial junto do cliente significa:
A
A
Vender o máximo que puder.
B
B
Ter o cliente como a razão de ser do seu desempenho.
C
C
Verificar se veículo se encontra em boas condições.
D
D
Evitar revelar os aspetos menos positivos do serviço face ao cliente.
Uma das maneiras de aferir a competência relacional do motorista é verificar se o mesmo:
A
A
Fala familiarmente com os clientes no interior do veículo.
B
B
Evita cumprimentar os clientes para não se distrair.
C
C
Ajuda os clientes com dificuldade de mobilização (grávidas, idosos).
D
D
Facilita as saídas dos clientes em locais não autorizados ou altera o local da descarga da mercadoria.
No acto de rendição o motorista deve:
A
A
Aproveitar a situação para trocar impressões com o colega.
B
B
Ser o mais rápido possível de forma a evitar a imobilização do veículo.
C
C
Avisar apenas verbalmente o colega caso existam avarias.
D
D
Abandonar o veículo, antes da chegada do colega.
O motorista de uma empresa de transporte não deve:
A
A
Apresentar um sorriso amistoso.
B
B
Ter sempre uma atitude respeitosa.
C
C
Utilizar o singular e não o plural referindo-se à empresa.
D
D
Saudar o cliente.
A atenção é uma função cognitiva fundamental na tarefa da condução. Considera-se inatenção:
A
A
Sempre que o foco de desvio da atenção é interno.
B
B
Sempre que o foco de desvio da atenção é externo.
C
C
Quando o foco de desvio da atenção é indiferentemente interno ou externo.
D
D
Quando o foco de desvio da atenção é externo, sendo que o indivíduo está absorto nos seus pensamentos.
Para o exercício da atividade transportadora com veículos pesados, podem licenciar-se:
A
A
Pessoas singulares e pessoas coletivas.
B
B
Pessoas coletivas.
C
C
Apenas sociedades comerciais.
D
D
Empresários em nome individual.
Uma empresa de aluguer de veículos sem condutor é titulada por:
A
A
Alvará, emitido pela União Europeia.
B
B
Alvará, emitido pela GNR ou PSP.
C
C
Alvará, emitido pelo IMTT.
D
D
Não carece de qualquer alvará.
As sub-operações da "Operação de Transporte" devem seguir esta ordem:
A
A
Triagem, Recolha, distribuição secundária, reporting, distribuição primária.
B
B
Recolha, triagem, distribuição primária, distribuição secundária, reporting.
C
C
Distribuição secundária, distribuição primária, recolha, reporting, triagem.
D
D
Triagem, reporting, distribuição secundária, distribuição primária, recolha.
Logística inversa é:
A
A
O contrário de logística.
B
B
O retorno das embalagens vazias, produtos danificados ou obsoletos para recuperação ou reciclagem.
C
C
O caminho de regresso do camião.
D
D
A chegada da carga ao cliente.
Uma das principais vantagens do "Just in Time" é:
A
A
Redução imediata da necessidade de stock.
B
B
Redução imediata de contratação de empresas de transporte.
C
C
Redução do custo do transporte devido ao mesmo ser feito de avião.
D
D
Aumento dos tempos de produção.
Um sistema de transportes moderno deve ser sustentável do ponto de vista:
A
A
Económico e social.
B
B
Económico e ambiental.
C
C
Económico, social e ambiental.
D
D
Não é aplicável o conceito de sustentabilidade.
Não está correto afirmar que:
A
A
A qualidade de serviço contribui para a fidelização dos clientes.
B
B
A qualidade de serviço implica obrigatoriamente aumentar os custos da empresa.
C
C
A qualidade de serviço é uma vantagem competitiva.
D
D
A qualidade de serviço é uma forma da empresa de transportes se diferenciar face à concorrência.
Um sistema de informação para fins operacionais e fins de gestão pode:
A
A
Aumentar a produtividade e a competitividade.
B
B
Só aumentar a produtividade.
C
C
Só aumentar a competitividade.
D
D
Não influencia a eficiência da empresa.
Nos transportes nacionais por rodoviária a percentagem das cargas que viaja apenas até 100 km é:
A
A
60%.
B
B
40%.
C
C
80%.
D
D
20%.
A empresa de transporte é uma empresa que:
A
A
Produz serviços.
B
B
Produz bens.
C
C
Apenas pode prestar serviços em território nacional.
D
D
Apenas pode prestar serviços em território internacional.
Para um veículo de matrícula portuguesa o transporte de cross-trade é o transporte:
A
A
Em que o ponto de origem ou o ponto de destino se situa em Portugal, mas nunca ambos.
B
B
Que se realiza entre locais de um mesmo país que não Portugal.
C
C
Entre portos de um mesmo país.
D
D
Que se realiza entre locais de países diferentes, distintos de Portugal.
Trunking é:
A
A
O serviço de transporte efetuado com tratores e semi-reboques.
B
B
O transporte de ligação realizado entre centros operacionais com veículos de maiores dimensões.
C
C
A operação de descarga, conferência e separação nas instalações do transportador.
D
D
A designação inglesa para carga completa.
O transporte unimodal ou modal caracteriza-se essencialmente por:
A
A
Envolver apenas um modo de transporte.
B
B
Envolver vários modos de transporte.
C
C
Exigir mais do que um título de transporte.
D
D
Envolver transbordos para veículos da mesma modalidade.
O transporte unimodal ou modal caracteriza-se essencialmente por:
A
A
Envolver apenas um modo de transporte.
B
B
Envolver vários tipos de transporte.
C
C
Exigir mais que um título de transporte.
D
D
Envolver transbordos para veículos da mesma modalidade.
Os transportes constituem um setor de importância crucial para o desenvolvimento de um país:
A
A
Sim, aliados a uma boa rede de infraestruturas viárias.
B
B
Não, o desenvolvimento de um país nada tem a ver com a sua rede de transportes.
C
C
Não, pois os transportes são só um meio de acessibilidade.
D
D
Sim, se for efetuado por autoestradas.
De acordo com a legislação comercial, a ´sociedade unipessoal por quotas´ caracteriza-se por ser:
A
A
Uma sociedade irregular.
B
B
Uma sociedade por quotas, constituída por um único sócio.
C
C
Uma sociedade por quotas em que os sócios são os cônjuges.
D
D
Uma sociedade em que as quotas estão repartidas por uma pessoa singular e uma pessoa colectiva.
O capital social está dividido em ações num dos seguintes tipos de sociedades:
A
A
Sociedades em nome coletivo.
B
B
Sociedades por quotas.
C
C
Sociedades anónimas.
D
D
Sociedades em comandita simples.
A subcontratação nas empresas de transporte rodoviário é:
A
A
Uma forma de cooperação ao nível da actividade de uma empresa (contratante ou empresa principal) que entrega a outra (subcontratada ou empresa auxiliar) a execução da totalidade ou de uma parte da sua actividade dentro de determinadas condições.
B
B
Um contrato entre empresas que permite um prestar melhor serviço aos clientes.
C
C
A partilha de recursos entre empresas que permite melhor utilização de meios humanos neste ramo de actividade.
D
D
A perda de controlo na execução das actividades e maior necessidade de controlo.
Não podem ser transportados por empresas prestadoras de serviços através de veículos tipo pronto-socorro os veículos:
A
A
Destinados a substituir veículos sinistrados ou avariados.
B
B
Classificados como antigos ou de colecção.
C
C
Que se destinem a exposições ou manifestações desportivas.
D
D
Matriculados, que não se encontrem avariados ou sinistrados, nem se destinem a substituir veículos sinistrados ou avariados.
Acessibilidade é:
A
A
Poder entrar em qualquer lado.
B
B
Capacidade de aceder aos locais pretendidos.
C
C
A capacidade para aceder aos locais, produtos, serviços ou informações que se deseje.
D
D
O grau com que os indivíduos ou os grupos sociais podem aceder a locais, produtos, serviços ou informações.
Transporte sustentável é o que:
A
A
Não coloca em perigo a saúde pública e os ecossistemas e que respeita as necessidades demobilidade.
B
B
Apenas garante a mobilidade sustentadamente.
C
C
Se sustenta a si mesmo sem financiamento público.
D
D
Apenas é bom para o meio ambiente.
A diferença entre transporte intermodal e transporte multimodal é que:
A
A
No transporte multimodal há sempre rutura de carga e no intermodal não há.
B
B
No transporte intermodal não há rutura de carga e no multimodal pode haver.
C
C
No transporte multimodal há um único documento contratual para todo o transporte qualquer que seja o número de modos envolvidos, enquanto no intermodal podem existir vários documentos contratuais mas o transporte é realizado sem rutura de carga.
D
D
No transporte intermodal só participam dois modos de transporte enquanto no multimodal participam muitos modos de transporte.
Pode dizer-se que os componentes dos custos externos dos transportes são:
A
A
Apenas os acidentes e a poluição atmosférica.
B
B
Apenas os riscos de alterações climatéricas.
C
C
Apenas a poluição atmosférica.
D
D
A poluição atmosférica, os acidentes, os riscos de alterações climatéricas, o ruído e os custos para a natureza e para a paisagem.
Das afirmações seguintes, indique a que melhor se identifica com o transporte rodoviário:
A
A
Grande flexibilidade de carga e de destinos.
B
B
Baixo custo para médias e longas distâncias, se comparados com os restantes.
C
C
Está adequado a grandes distâncias.
D
D
Elevados custos de terminal.
Na chegada ao terminal do serviço, caso o veículo se encontre sem problemas, a atuação do Motorista deve ser:
A
A
Não parar o motor, porque o consumo será muito mais elevado no arranque.
B
B
Não parar o motor, porque o consumo é mínimo.
C
C
Parar o motor sempre que a demora se preveja ser superior a 1 minuto.
D
D
Não parar o motor para carregar a bateria.
Os serviços regulares especializados de transporte coletivo de passageiros, em veículos pesados, caracterizam-se por:
A
A
Assegurarem o transporte de passageiros segundo um itinerário, frequência, horário, tarifa e paragens predeterminados.
B
B
Se destinarem a grupos de pessoas com uma finalidade conjunta, previamente constituídos e organizados por terceiro ou pelo próprio transportador.
C
C
Se destinarem ao transporte de determinadas categorias de passageiros, com exclusão de outros, nomeadamente os estudantes entre o domicílio e a escola.
D
D
Assegurarem o transporte de passageiros, quando se revelarem insuficientes as carreiras de transportes existentes.
O transporte rodoviário de passageiros pode ser efectuado:
A
A
Por conta própria.
B
B
Por conta de outrem.
C
C
Por conta própria e por conta de outrem.
D
D
Não se encontra regulamentado.
Uma boa rede de transportes públicos de passageiros pode evitar as deslocações em viaturas particulares e melhoria das condições ambientais:
A
A
Sim, basta uma boa publicidade.
B
B
Sim, pois uma boa rede de transportes públicos eficiente e pontual, fazia com que as pessoas a utilizassem mais e isto iria contribuir para um decréscimo da poluição atmosférica e diminuição dos engarrafamentos de trânsito.
C
C
Não, boa ou má, uma rede de transportes públicos, não altera em nada o uso da viatura particular.
D
D
Não, pois ninguém está interessado em utilizar os transportes públicos.
No que se refere ao transporte de passageiros, a rede de transporte mais utilizada no nosso país é a de transporte:
A
A
Aéreo.
B
B
Marítima.
C
C
Rodoviária.
D
D
Ferroviária.
Um sistema de apoio à exploração visa essencialmente:
A
A
Reduzir os custos com o pessoal.
B
B
Melhorar a imagem dos autocarros.
C
C
Melhorar a qualidade das paragens.
D
D
Optimizar o funcionamento operacional.
Gestão de frota significa administrar ou gerir:
A
A
Um conjunto de veículos pertencentes a uma mesma empresa.
B
B
O conjunto de computadores da empresa.
C
C
Um conjunto de veículos ligeiros da mesma marca.
D
D
O conjunto dos veículos do país.
O sistema de bilhética permite aos operadores de transporte público:
A
A
Apenas poupar tempo.
B
B
Apenas poupar dinheiro.
C
C
Poupar tempo, dinheiro e aumentar a satisfação dos clientes.
D
D
Utilizar circuitos turísticos.
Telemática:
A
A
É uma ciência que envia, recebe e armazena informações.
B
B
São equipamentos informáticos associados à informação.
C
C
São equipamentos informáticos associados às telecomunicações.
D
D
São equipamentos electrónicos.
GSM é o Sistema Global para Comunicações:
A
A
Fixas.
B
B
Móveis.
C
C
Mistas.
D
D
Internacionais.
O SAE é:
A
A
Um sistema de registo de motoristas.
B
B
Um sistema de apoio à exploração.
C
C
Um sistema de aplicação externa.
D
D
Um sistema de ajuda elétrica.
O SAE permite a interligação entre outros sistemas, como:
A
A
Bilhética Electrónica e SMS.
B
B
SMS e Rede Multibanco.
C
C
Bilhética Electrónica e Rede Multibanco.
D
D
Bilhética Electrónica e Internet.
O principio de funcionamento do GPS baseia-se em:
A
A
Altitude, longitude e latitude.
B
B
Altitude, longitude e profundidade.
C
C
Altura, largura e longitude.
D
D
Latitude, longitude e comprimento.
A World Wide Web (WWW) é:
A
A
A rede das redes.
B
B
Outro nome que se pode dar à Internet.
C
C
Um sistema de partilha de documentos que funciona independentemente da utilização de meios informáticos.
D
D
A coleção de documentos electrónicos interligados por uma infindável rede ou teia (Web) de aranha, armazenados em computadores designados por servidores Web espalhados por todo o mundo.