O peso bruto máximo para os conjuntos veículo a motor-reboque de quatro eixos é de:
A
A
29 toneladas.
B
B
37 toneladas.
C
C
38 toneladas.
D
D
28 toneladas.
O peso bruto no eixo ou eixos motores de um veículo ou conjunto de veículos não pode ser inferior a:
A
A
15% do peso bruto do veículo ou conjunto de veículos.
B
B
30% do peso bruto do veículo ou conjunto de veículos.
C
C
25% do peso bruto do veículo ou conjunto de veículos.
D
D
22,5% do peso bruto do veículo ou conjunto de veículos.
O peso bruto máximo para os veículos de quatro eixos é de:
A
A
38 toneladas.
B
B
32 toneladas.
C
C
36 toneladas.
D
D
40 toneladas.
O peso bruto máximo de um veículo (trator e semi-reboque) com 3 eixos é de:
A
A
22 toneladas.
B
B
29 toneladas.
C
C
32 toneladas.
D
D
40 toneladas.
Num veículo que tenha mais de um eixo à retaguarda, o peso bruto que incide sobre o eixo da frente não pode ser inferior a:
A
A
15% do peso bruto total.
B
B
20% do peso bruto total.
C
C
25% do peso bruto total.
D
D
30% do peso bruto total.
O peso bruto máximo para veículos de 3 eixos, é de:
A
A
18 toneladas.
B
B
22 toneladas.
C
C
26 toneladas.
D
D
32 toneladas.
O peso bruto máximo dos veículos aumenta, até determinado limite, em função do maior 'número de eixos desses veículos", é uma afirmação:
A
A
Verdadeira para todos os veículos pesados.
B
B
Falsa no caso dos conjuntos de veículos trator e semi reboque.
C
C
Verdadeira, apenas para os veículos a motor.
D
D
Falsa porque o peso bruto não está relacionado com o número de eixos.
A utilização de um veículo conduz ao desgaste e/ou a avaria de alguns dos sistemas que o constituem. A fim de manter os veículos num estado de funcionamento seguro, deve proceder-se:
A
A
A um conjunto de operações regulares, nos termos da manutenção preventiva.
B
B
À reposição do sistema em funcionamento, após se ter verificado a sua avaria.
C
C
À reposição do sistema em que se constatou uma desafinação que alterou drasticamente o seu funcionamento.
D
D
Ao parqueamento dos veículos que apresentem problemas.
O peso máximo autorizado de um reboque de 2 eixos é de:
A
A
15 toneladas.
B
B
18 toneladas.
C
C
20 toneladas.
D
D
24 toneladas.
Na classificação europeia de veículos, a categoria m2 corresponde a:
A
A
Automóveis de passageiros com lotação até 9 lugares, incluindo o condutor.
B
B
Automóveis de passageiros com lotação até 9 lugares e peso bruto superior a 5 ton.
C
C
Reboques com peso bruto superior a 3,5 ton. e até 10 ton.
D
D
Automóveis de passageiros com lotação superior a 9 lugares e peso bruto até 5 ton.
Num veículo articulado de 3 eixos o peso bruto máximo autorizado, é de:
A
A
26 toneladas.
B
B
28 toneladas.
C
C
32 toneladas.
D
D
38 toneladas.
Os veículos com peso bruto superior a 10.000 Kg devem estar equipados com um dispositivo limitador de velocidade regulado para uma velocidade máxima de:
A
A
50 Kms/hora.
B
B
85 Kms/hora.
C
C
100 Kms/hora.
D
D
150 Kms/hora.
O peso bruto máximo que pode ser autorizado para um autocarro articulado de 4 ou mais eixos é de:
A
A
32 toneladas.
B
B
28 toneladas.
C
C
26 toneladas.
D
D
19 toneladas.
O consumo específico é:
A
A
A quantidade de combustível utilizado para obter uma unidade de potência (kW ou CV) numa unidade de tempo.
B
B
A capacidade de realizar trabalho na unidade de tempo.
C
C
O esforço que o motor realiza a diferentes rotações para vencer uma resistência.
D
D
O máximo esforço que podemos obter do motor a um determinado número ou faixa de rotações.
A potência é:
A
A
O esforço que o motor realiza a diferentes rotações para vencer uma resistência.
B
B
O consumo específico é a quantidade de combustível utilizado para obter uma unidade de potência (kW ou CV) numa unidade de tempo.
C
C
A capacidade de realizar trabalho na unidade de tempo.
D
D
Nenhuma das respostas anteriores.
Fumo excessivo no escape num motor Diesel é normalmente atribuído a:
A
A
Deficiência na ignição.
B
B
Fugas de combustível na alta pressão.
C
C
Ligação defeituosa.
D
D
Excesso de combustível não queimado devido má mistura de combustível.
A estrutura resistente principal de um veículo pesado é designada por:
A
A
Carroçaria.
B
B
Quadro ou Chassis.
C
C
Longarinas ou Travessas.
D
D
Monobloco.
É dever de todos os condutores verificar periodicamente:
A
A
O estado do disco de embraiagem.
B
B
O nível de aquecimento do catalisador de três vias.
C
C
O nível do óleo do comando da embraiagem e o do sistema hidráulico da direção assistida
D
D
Nenhum dos itens anteriores
Líquido de travões inadequado provoca:
A
A
Continuação de travagem após soltar o pedal.
B
B
O roçar do calços no tambor.
C
C
Um esforço excessivo na travagem.
D
D
Um pedal esponjoso na travagem.
No painel de instrumentos de um pesado em andamento, os manómetros de ar devem indicar uma pressão de:
A
A
3 kg sempre que se utilize o travão de pé.
B
B
4 kg sem travar o travão de pé.
C
C
Mais ou menos de 8.5 kg.
D
D
Sempre superior a 10 kg.
Ao colocar o motor de um veículo pesado a trabalhar o condutor deve:
A
A
Certificar-se de que a bateria se encontra com carga suficiente.
B
B
Verificar se o veículo se encontra devidamente travado.
C
C
Verificar todas as luzes do veículo.
D
D
Verificar se a alavanca da caixa automática se encontra na posição D.
Nos veículos pesados, de um modo geral, o retardador ou travão eléctrico funciona:
A
A
Através da força de atrito dos dois discos montados no veio de transmissão que o condutor controla ao acionar o seu manípulo.
B
B
Gerando um campo magnético com a produção de correntes induzidas que reagindo se opõem ao movimento dos dois discos montados no veio da transmissão.
C
C
Através de correntes parasitas que reagem nos sucessivos circuitos das bobines que ao apertarem os discos prendem a sua rotação.
D
D
Através de correntes alternas que provocam um atrito entre os discos e o veio de transmissão.
Nos veículos pesados com sistema pneumático da travagem o travão de mão atua:
A
A
Obrigatoriamente por ação mecânica.
B
B
Por ação pneumática.
C
C
Por ação hidráulica.
D
D
Por ação dos cabos do travão de mão.
Se o veiculo está equipado com o retardador eléctrico (travão auxiliar elétrico), o seu condutor deve ligá-lo sempre que:
A
A
Necessita atuar no travão de mão.
B
B
Transitando em patamar, efetue uma travagem de emergência.
C
C
Inicia uma longa descida de inclinação acentuada.
D
D
Fica sem travões.
Num veiculo com travões de disco equipado com o sistema de travagem tipo hidráulico, uma falta súbita de travões pode dever-se a:
A
A
Molas das maxilas pasmadas.
B
B
Fuga na tubagem do circuito hidráulico.
C
C
Calços do travão muito gastos.
D
D
Travões desafinados.
Um dos vários cuidados que o condutor deve ter antes de iniciar uma viagem, é verificar, nomeadamente, se:
A
A
Existe alguma fuga no sistema de escape.
B
B
Se o líquido refrigerante está entre os parâmetros recomendados.
C
C
No motor, algumas das velas está isolada.
D
D
O filtro do ar tem impurezas.
Quando um automóvel pesado descreve uma curva apertada ou quando trava de emergência, se a luz avisadora da lubrificação do motor acende, poderá indicar que:
A
A
O nível do óleo do motor está muito alto.
B
B
Uma avaria na bomba de água.
C
C
O nível de óleo de lubrificação do motor está muito baixo.
D
D
O nível do líquido de limpeza do pára-brisas está baixo.
O objetivo da condução dentro da "faixa verde" é:
A
A
Não esforçar o motor.
B
B
Ter o motor na faixa de binário máximo.
C
C
Poupar a transmissão.
D
D
Circular dentro das velocidades recomendadas.
O ciclo de operação de um motor diesel de um veículo pesado, é composto de:
A
A
2 ciclos.
B
B
4 ciclos.
C
C
6 ciclos.
D
D
8 ciclos.
As fases do ciclo do motor diesel num veículo pesado são:
A
A
Admissão, compressão, explosão/expansão, escape.
B
B
Admissão, compressão, ignição, escape.
C
C
Admissão, injecção, ignição, escape.
D
D
Ignição, admissão, compressão, escape.
O tipo de sistema de travagem cruzado serve para:
A
A
Distribuir a força de travagem entre rodas.
B
B
Em caso de falha do sistema, possa ainda existir algum poder de travagem.
C
C
Facilitar o acesso sistema de travagem.
D
D
Evitar que as rodas bloqueiem.
Numa eminente falha de travões o motorista deverá:
A
A
Aplicar os travões "a fundo".
B
B
Engrenar uma mudança alta.
C
C
Bombear consecutivamente o travão.
D
D
Reduzir e utilizar os meios de travagem auxiliar.
No caso de uma baixa súbita no nível do fluido de travões, o motorista deverá:
A
A
Repor fluido e seguir viagem.
B
B
Detetar a origem do problema e a atitude a tomar.
C
C
Seguir viagem com velocidade reduzida.
D
D
Ignorar e evitar declives inclinados.
A embraiagem é um tipo de mecanismo que:
A
A
Que permite desacoplar o motor do resto da transmissão.
B
B
Facilitar a economia de combustível.
C
C
Permite poupar o motor.
D
D
Permite adotar o regime do motor.
A função de um diferencial consiste em permitir:
A
A
Que as rodas motrizes rolem.
B
B
Que as rodas motrizes rolem a diferentes velocidades.
C
C
Passagens de caixa.
D
D
Uma melhor travagem.
A localização de uma caixa de velocidades num veículo pesado é, respetivamente ao motor visto de frente:
A
A
Paralela a este.
B
B
Transversalmente ao mesmo.
C
C
Longitudinal e atrás do mesmo.
D
D
Sobreposta ao mesmo.
O objetivo do conversor de binário é:
A
A
Permitir que o motor e transmissão operem separadamente.
B
B
Obter mais tração em pisos escorregadios.
C
C
Aumentar a curva de binário do motor.
D
D
Definir um modelo da gestão do motor.
No que respeita a curva de consumo específico, para um motor de um veículo pesado, o consumo de combustível é menor:
A
A
Antes do binário máximo.
B
B
Aquando da potência máxima.
C
C
Ao ralenti.
D
D
A partir do encontro das linhas de binário e potência.
A principal diferença entre um motor a diesel e um a gasolina é:
A
A
O número de tempos motor.
B
B
O número de cilindros.
C
C
O tipo de injecção.
D
D
O uso de velas de ignição.
Num sistema de travagem pneumática, a função do secador de ar é:
A
A
Aquecer o ar.
B
B
Retirar a humidade ao ar.
C
C
Manter o ar à temperatura ideal.
D
D
Arrefecer o ar.
A zona de utilização óptima do conta-rotações consegue-se:
A
A
A conduzir a altas rotações.
B
B
A arrancar sempre em segunda para o consumo ser menor.
C
C
Sempre que possível, andar com a mudança mais alta engrenada e com o motor no binário máximo.
D
D
Esticando o motor logo no início da marcha.
O motor de combustão difere do motor de explosão no:
A
A
Primeiro tempo.
B
B
Segundo tempo.
C
C
Terceiro tempo.
D
D
Quarto tempo.
O retardador é um travão auxiliar que trabalha sem utilizar o sistema normal de travagem tendo como principal função:
A
A
Aumentar o controlo e a eficiência de travagem durante as descidas.
B
B
Ser alternativa ao sistema de travagem em situações de avaria.
C
C
Reduzir a distância de paragem no decorrer de uma travagem.
D
D
Estabilizar o veículo em situações de condução perigosa.
O aproveitamento da inércia do veículo irá traduzir-se num menor consumo pelo que, o condutor deverá:
A
A
Carregar na embraiagem.
B
B
Tirar antecipadamente o pé do acelerador.
C
C
Carregar no acelerador numa descida para embalar o veículo.
D
D
Acelerar o veículo de forma agressiva.
O sistema de travagem ABS utilizado nos autocarros destina-se a:
A
A
Evitar o bloqueio das rodas.
B
B
Evitar o excessivo aquecimento das maxilas.
C
C
Diminuir o esforço da travagem.
D
D
Permitir uma melhor repartição da travagem.
O sistema de refrigeração por líquido refrigerante de um motor é composto por:
A
A
Radiador, bomba de injeção, alhetas e ventoinha.
B
B
Intercooler, radiador e bomba de água.
C
C
Apenas por ventoinha, termóstato e alhetas do motor.
D
D
Radiador, válvula termostática, bomba de água, canais de refrigeração no interior do bloco de cilindros e canais de refrigeração na cabeça do motor.
Os veículos de elevado peso bruto utilizam sistema de travagem:
A
A
Hidráulico.
B
B
Pneumático.
C
C
Mecânico.
D
D
Por cabo e tirantes.
Durante a admissão de um motor de ciclo diesel, entra:
A
A
Ar.
B
B
Ar e combustível.
C
C
Combustível.
D
D
Ar e gás de petróleo liquefeito.
Um baixo consumo de combustível é conseguido utilizando o motor na rotação a que equivale:
A
A
À rotação de ralenti.
B
B
À potência máxima do motor.
C
C
À rotação em que quer o binário quer a potência são máximos.
D
D
Ao binário máximo do motor.
O sistema de alimentação de um motor diesel pode adotar as seguintes opções:
A
A
Carburador e sistema injector-bomba.
B
B
Bomba injectora, common rail ou injector-bomba.
C
C
Bomba injectora e carburador.
D
D
Carburador.
O EGR está integrado no sistema de:
A
A
Refrigeração e tem por finalidade o arrefecimento dos gases de escape.
B
B
Escape e tem por função a reutilização dos gases de escape para compressão do ar de admissão.
C
C
Distribuição e tem por finalidade uma mais rápida abertura e fecho das válvulas.
D
D
Distribuição dos gases de escape.
A potência de um motor:
A
A
Mantém-se sempre constante.
B
B
Depende do valor binário e da rotação a que o motor está a trabalhar.
C
C
Depende apenas da cilindrada do motor.
D
D
Depende apenas do binário.
A seleção da mudança num veículo equipado com caixa de velocidades automática depende:
A
A
Da rotação do motor e da velocidade do veículo.
B
B
Apenas da rotação do motor.
C
C
Apenas da posição do acelerador.
D
D
Da rotação do motor e da velocidade do veículo e da posição do acelerador.
O controlo de estabilidade tem por função:
A
A
Monitorizar a rotação de cada roda, a inclinação do veículo e a aceleração, atuando em conformidade a fim de estabilizar o veículo em situações de instabilidade.
B
B
Monitorizar a rotação das rodas impedindo que estas bloqueiem em caso de travagem brusca em pisos com insuficientes condições de aderência.
C
C
Limitar o escorregamento das rodas no arranque do veículo.
D
D
Limitar o escorregamento em caso de travagem brusca.
Numa descida de acentuada inclinação o condutor deve:
A
A
Circular com o veículo desengatado.
B
B
Circular com uma mudança alta de modo a aproveitar a inércia do veículo.
C
C
Circular com uma mudança baixa de modo a utilizar o motor como travão.
D
D
Circular com o pé sempre em cima do pedal de travão.
Os modos de transportes dividem-se em:
A
A
Transporte terrestre, transporte aquaviário, transporte aéreo e transporte tubular ou dutoviário.
B
B
Transporte terrestre, transporte aquaviário e transporte aéreo.
C
C
Transporte terrestre, transporte aéreo e transporte tubular ou dutoviário.
D
D
Transporte terrestre e aéreo.
Indique qual das seguintes afirmações é falsa:
A
A
Os transportes rodoviários são práticos e económicos e existe uma rede muito ramificada, extensa e densa.
B
B
A grande desvantagem dos transportes rodoviários é a fraca flexibilidade, limitação de redes.
C
C
Os transportes marítimos têm como principal vantagem a grande capacidade de carga e de passageiros, nomeadamente na área do turismo.
D
D
Os transportes rodoviários apresentam um custo elevado.
O sistema do veículo que tem por função tratar a emissão de gases poluentes é:
A
A
Sistema de Refrigeração.
B
B
Sistema de Escape.
C
C
Sistema de Alimentação.
D
D
Sistema Eléctrico.
Para diminuir o consumo de combustível no início da marcha deve-se pressionar o pedal de acelerador a:
A
A
65% do seu curso.
B
B
75% do seu curso.
C
C
80% do seu curso.
D
D
90% do seu curso.
A engrenagem das mudanças deve ser feita:
A
A
No máximo do binário.
B
B
No mínimo do binário.
C
C
No máximo das rotações.
D
D
No mínimo das rotações.