Em face de um acidente de viação e para prevenir a ocorrência de outros, deve:
A
A
Antecipar a informação aos demais condutores, nomeadamente através da utilização dos quatro """"piscas"""" e do triângulo de pré-sinalização de perigo.
B
B
Solicitar imediatamente à Brigada de Trânsito da G.N.R. o encerramento da via de trânsito em que ocorreu o acidente.
C
C
Utilizar os quatro """"piscas"""" em simultâneo, já que se tem revelado uma medida perfeitamente suficiente.
Na primeira fase do socorro a vítimas de acidentes rodoviários, importa observar pormenorizadamente:
A
A
O estado de consciência das vítimas e a respiração, uma vez que as perdas de sangue e eventuais fraturas não têm relevância.
B
B
O estado de consciência das vítimas e se existem perdas de sangue, já que nestes casos o sinistrado deve ingerir bastantes líquidos.
C
C
O estado de consciência das vítimas, a respiração e se existem perdas de sangue e ossos partidos.
No contexto da ventilação artificial, os métodos mais eficazes são os de insuflação através da boca e nariz?
A
A
Não, já que somente podem ser realizados por médicos.
B
B
Não, pois são necessárias duas pessoas para os realizar.
C
C
Sim.
No transporte e acondicionamento do triângulo de pré-sinalização deve atender-se a que:
A
A
Aquele não contacte com qualquer tipo de solvente, sem qualquer outro cuidado especial.
B
B
Aquele não fique exposto à luz solar, pelo que deve ser transportado debaixo dos assentos do veículo.
C
C
Aquele seja devidamente acondicionado em bolsa própria, evitando, assim, qualquer tipo de agressão.
Nos cintos de segurança equipados com retrator de bloqueio automático de emergência por inércia:
A
A
O ajuste do pré-tensor é manual.
B
B
O retrator ajusta automaticamente o comprimento do cinto, e em caso de desaceleração brusca o mesmo é bloqueado.
C
C
O retrator não permite que se ajuste o comprimento do cinto automaticamente, ficando sempre bloqueado.
Num automóvel, para extinguir um incêndio provocado por um curto-circuito, deve:
A
A
Desligar-se a ignição e utilizar água com óleo.
B
B
Desligar-se a ignição e utilizar água, unicamente.
C
C
Desligar-se a ignição e utilizar um extintor de incêndio.
O condutor dum automóvel pesado de mercadorias que veja um acidente na via em que circula, deve:
A
A
Sinalizar a eventual súbita redução de velocidade, procurar uma escapatória possível, parar em segurança, sinalizar o acidente e solicitar auxílio.
B
B
Sinalizar a súbita redução de velocidade, parar, acorrer ao local do acidente e ai permanecer até á remoção do veículo acidentado.
C
C
Travar energicamente para imobilizar o veículo o mais rápido possível e solicitar auxílio.
O condutor que ao circular em autoestrada veja que, 200 m à sua frente, ocorreu um acidente, deve, como procedimento mais correto:
A
A
Reduzir a velocidade, encostar-se o mais à direita possível e ligar os quatro indicadores de mudança de direção em funcionamento simultâneo.
B
B
Travar imediatamente, desviando o veículo para a via da esquerda.
C
C
Travar, mas, com o veículo posicionado no eixo da via para que as luzes de travagem sejam perfeitamente visíveis.
O local exato do acidente, o número de vítimas e respetivo estado, as circunstâncias agravantes e o número de veículos envolvidos, fazem parte:
A
A
Das informações a prestar aos serviços de socorro, aquando da comunicação do acidente.
B
B
Das informações a prestar pelas testemunhas depois do acidente.
C
C
Dos relatórios a elaborar pelos condutores de veículos de transporte de matérias perigosas.
O principal objetivo da sinalização de um acidente rodoviário, é:
A
A
Facilitar a atuação dos agentes de fiscalização do trânsito.
B
B
Prevenir a ocorrência de outros acidentes.
C
C
Tornar o local mais visível para os agentes de fiscalização do trânsito.
O trânsito de veículos a motor que derramem óleo no pavimento é:
A
A
Condicionado, mas, não proibido.
B
B
Proibido, mas, só no caso dos automóveis pesados de mercadorias.
C
C
Proibido.
Os gases resultantes da combustão e libertados para a atmosfera pelos veículos a motor, são:
A
A
Absorvidos pela atmosfera, sem consequências negativas para o meio ambiente.
B
B
Prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano.
C
C
Prejudiciais ao meio ambiente, mas, não ao ser humano.
Os ocupantes dum automóvel de mercadorias com 5000 Kg de peso bruto e equipado com cintos de segurança, devem:
A
A
Utilizar os cintos de segurança, sempre que o veículo circule na via pública.
B
B
Utilizar os cintos de segurança, somente quando circulem em autoestrada.
C
C
Utilizar os cintos de segurança, somente quando circulem fora das localidades.
Os primeiros procedimentos a adotar, se possível, perante um incêndio em automóvel provocado por um curto-circuito, são:
A
A
Desligar o motor e a bateria.
B
B
Manter o motor em funcionamento e cobrir a zona de incêndio com pó químico.
C
C
Manter o motor em funcionamento e cobrir a zona de incêndio com uma manta.
Para efeitos de comunicação de acidente de viação às entidades competentes, pode recorrer-se:
A
A
Espectadores/""""mirones"""", Postos/bornes S.O.S., telefones fixos, telemóveis ou qualquer outro meio eficaz.
B
B
Somente a telefones da rede pública e telemóveis.
C
C
Unicamente a postos/bornes S.O.S. e telefones fixos.
Perante um veículo cisterna tombado na via e que possua painel retangular laranja, deve proceder da seguinte forma:
A
A
Aproximar-se o mais possível, chamando os condutores que se aproximem para ajudar e retirar o painel laranja.
B
B
Sinalizar o local, impedindo a aproximação de curiosos, e, com referência à informação do painel laranja, alertar as entidades competentes.
C
C
Sinalizar o local, solicitar aos demais utentes que se aproximem, e alertar as entidades competentes.
Qual o primeiro procedimento a adotar pelo condutor, perante a deflagração de incêndio ainda que de reduzidas dimensões, num automóvel a gasolina?
A
A
Acelerar o motor, na tentativa de queimar, o mais rapidamente possível, todo o combustível.
B
B
Desligar a chave de ignição e, abandonar o veículo, afastando-se, pois pode existir perigo de explosão.
C
C
Tentar extinguir o incêndio com água.
Regra geral, a conclusão de que um sinistrado deixou de respirar, baseia-se na:
A
A
Inexistência de sudação.
B
B
Existência de suores.
C
C
Falta de movimentos respiratórios do peito.
Regra geral, ao examinar-se uma vítima de acidente rodoviário, deve observar-se:
A
A
Se está consciente e entende o que se lhe pergunta, já que nada mais é importante.
B
B
Se está consciente e entende o que se lhe pergunta, se respira, se sangra e se apresenta fraturas.
C
C
Se respira, se sangra e se apresenta fraturas, sendo pouco importante se está ou não consciente.
Sempre que se mostre necessária a utilização do triângulo de pré-sinalização de perigo, os condutores:
A
A
Devem, preferencialmente, utilizar modelos cujas características técnicas sejam conformes à norma portuguesa de escrita redonda.
B
B
Podem utilizar qualquer triângulo, desde que seja retrorrefletor.
C
C
Só podem utilizar modelos cujas características técnicas sejam conformes ao modelo aprovado.