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O condutor de um autocarro urbano verifica que nenhum dos passageiros cede o lugar a uma pessoa com elevado grau de deficiência física, logo deve:
A
A
Aconselhar o passageiro deficiente a aguardar pela chegada de um autocarro que siga com lugares sentados livres.
B
B
Aconselhar o passageiro deficiente a sentar-se nos degraus dianteiros do autocarro.
C
C
Intervir no sentido de garantir um lugar sentado para o passageiro deficiente.
O condutor de um autocarro urbano que siga com lotação esgotada, na próxima paragem deve:
A
A
Admitir, no máximo, 5 pessoas, desde que três passageiros abandonem o autocarro.
B
B
Admitir, no máximo, 6 pessoas, desde que se não verifique nenhuma saída.
C
C
Admitir, no máximo, um número de pessoas idêntico ao número de passageiros que abandonem o autocarro.
O condutor de um autocarro urbano que em circulação sofra um furo de um pneu, deve:
A
A
Solicitar a três passageiros do sexo masculino que substituam o pneu.
B
B
Ordenar a todos os passageiros que abandonem o autocarro e que optem por outro meio de transporte.
C
C
Diligenciar no sentido de que um outro veículo recolha os passageiros que transportava.
O condutor de um autocarro urbano pode largar e receber passageiros, sempre que:
A
A
O veículo esteja devidamente imobilizado nos locais destinados para o efeito.
B
B
O veículo esteja devidamente imobilizado nos locais destinados para o efeito, ou nos sinais de STOP.
C
C
O veículo esteja devidamente imobilizado nos locais destinados para o efeito, ou nos sinais luminosos.
O condutor de um autocarro urbano pode circular com as portas da retaguarda deste abertas?
A
A
Não.
B
B
Sim, em pequenos trajetos dentro das localidades e desde que se verifiquem temperaturas muito elevadas.
C
C
Sim, em pequenos trajetos.
O condutor de um autocarro deve efetuar uma condução especialmente cuidada e suave, quando:
A
A
Transporte entre os passageiros agentes de qualquer polícia.
B
B
Circule em centros urbanos e transporte um elevado número de passageiros, muito embora devidamente sentados.
C
C
Circule em centros urbanos e transporte um elevado número de passageiros em pé.
O condutor de um autocarro urbano deve imobilizar o veículo para receber e largar passageiros:
A
A
Nos lugares apropriados e sinalizados para o efeito.
B
B
Nos lugares apropriados e sinalizados para o efeito, salvo para largar passageiros de idade superior a 65 anos.
C
C
Em qualquer lugar, desde que lhe seja solicitado e não constitua perigo para os utentes.
O condutor de um autocarro que efetue carreira urbana, é responsável:
A
A
Por garantir a manutenção de primeiro escalão do veículo.
B
B
Pelo cumprimento escrupuloso dos horários fixados, mesmo que a segurança venha a ser comprometida.
C
C
Pelo cumprimento dos horários fixados, sem prejuízo da prática de uma condução segura.
O condutor de um autocarro que detete uma fuga dos gases de escape para o interior do veículo, deve:
A
A
Prosseguir a marcha e abrir as portas para arejar o veículo.
B
B
Logo que possível, imobilizar o veículo e garantir que todos os passageiros abandonam o autocarro em segurança.
C
C
Imobilizar o veículo, abrir as janelas e manter as portas fechadas.
O condutor de um autocarro que detete uma anomalia considerável no sistema de travagem do veículo, deve:
A
A
Prosseguir viagem, muito embora consciente de que deve evitar as travagens.
B
B
Imobilizar o veículo e solicitar aos passageiros que prossigam viagem de comboio.
C
C
Imobilizar o veículo e diligenciar no sentido de que os passageiros prossigam viagem noutro autocarro.
O condutor de um autocarro que detete um pequeno foco de incêndio no motor do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo, tentar extinguir o incêndio e trancar as portas, por forma a evitar que os passageiros saiam.
B
B
Imobilizar o veículo e trancar as portas, para que os passageiros não abandonem o autocarro.
C
C
Imobilizar o veículo e garantir a segurança dos passageiros.
O condutor de um autocarro que circule com as portas abertas, pode ser responsabilizado:
A
A
Pela queda de um passageiro para a faixa de rodagem.
B
B
Pela queda de um passageiro no interior do autocarro, quando imobilizado na respetiva paragem.
C
C
Pela queda de uma criança no interior do autocarro, quando imobilizado na respetiva paragem.
O condutor de um autocarro quando se prepara para iniciar a marcha, deve observar os espelhos retrovisores e efetuar a respetiva sinalização, já que:
A
A
São requisitos essenciais à segurança do trânsito em geral, muito embora não interfiram na segurança dos passageiros.
B
B
São requisitos essenciais à segurança da condução e dos passageiros transportados.
C
C
São procedimentos obrigatórios, muito embora com pouca importância, uma vez que tais veículos tem prioridade no início de marcha.
O condutor de um autocarro interurbano, não deve iniciar a marcha sem se certificar de que:
A
A
A porta da frente está convenientemente fechada, a da retaguarda aberta e a segurança dos passageiros garantida.
B
B
A segurança dos passageiros que transportam crianças ao colo não está comprometida.
C
C
As portas estão convenientemente abertas e a segurança dos passageiros não está comprometida.
O condutor de um autocarro deve ter sempre presente a necessidade de adequar a condução:
A
A
Somente ao tipo de veículo conduzido e aos limites de velocidade impostos por sinalização.
B
B
Somente ao cumprimento dos horários fixados e ao número de paragens a efetuar.
C
C
Ao tipo de traçado da via e ao número de pessoas transportadas em pé.
O condutor de um autocarro urbano com mais do que uma porta, antes de iniciar o transporte de passageiros, deve:
A
A
Verificar por observação direta do estado mecânico da transmissão.
B
B
Medir o nível sonoro do ruído produzido ao momento da abertura das portas.
C
C
Garantir a correta regulação dos espelhos retrovisores interiores.
Qual o primeiro procedimento a adotar pelo condutor, perante a deflagração de incêndio ainda que de reduzidas dimensões, num automóvel a gasolina?
A
A
Acelerar o motor, na tentativa de queimar, o mais rapidamente possível, todo o combustível.
B
B
Desligar a chave de ignição e, abandonar o veículo, afastando-se, pois pode existir perigo de explosão.
C
C
Tentar extinguir o incêndio com água.
Para efeitos de comunicação de acidente de viação às entidades competentes, pode recorrer-se:
A
A
Unicamente a postos/bornes S.O.S. e telefones fixos.
B
B
Somente a telefones da rede pública e telemóveis.
C
C
Espectadores/"mirones", Postos/bornes S.O.S., telefones fixos, telemóveis ou qualquer outro meio eficaz.
Se para provocar a travagem do veículo, o condutor tiver que acionar diversas vezes o pedal de travão, conclui-se que:
A
A
A tensão nas molas das maxilas é excessiva.
B
B
Existe ar no sistema de travagem.
C
C
O tambor está empenado e a tensão nas molas das maxilas é excessiva.
Se ao acelerar um veículo em que as rotações do motor aumentam, sem que a respetiva velocidade aumente, pode dizer-se que é devido a:
A
A
Autobloqueio do diferencial ligado.
B
B
Embraiagem com elevado nível de desgaste.
C
C
Redutor ou autobloqueio ligado.