O comprimento máximo legalmente admitido para os autocarros articulados de 4 eixos, é:
A
A
20,75 metros.
B
B
19,75 metros.
C
C
18,75 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os autocarros articulados de 3 eixos, é:
A
A
19,75 metros.
B
B
18,75 metros.
C
C
17,75 metros.
O comprimento máximo dum autocarro com três ou mais eixos, é:
A
A
10 metros.
B
B
15,5 metros.
C
C
15 metros.
O condutor de um autocarro articulado de serviço urbano, pode recolher todos os passageiros que se encontrem nas diversas paragens do seu trajeto?
A
A
Sim, uma vez que os autocarros articulados não têm limite de lotação.
B
B
Sim, desde que não seja excedida a respetiva lotação.
C
C
Não, somente pode recolher os passageiros que declarem querer seguir o trajeto servido pelo autocarro.
O autocarro articulado que se destine ao transporte público, deve estar equipado com:
A
A
Roda sobresselente.
B
B
Extintor de incêndio.
C
C
Caixa de ferramentas.
O """"chassis"""" e/ou carroçaria, muito embora com proteção anti corrosão de fabrico, deve:
A
A
Lavar-se periodicamente, removendo todo o tipo de lama e de incrustações corrosivas.
B
B
Lavar-se periodicamente com água salgada, por forma a eliminar todo o tipo de incrustações corrosivas.
C
C
Martelar-se, por forma a que se solte todo o tipo de lama e de incrustações.
Num conjunto de veículos constituído por um automóvel pesado de passageiros e um reboque, em que o bocal de engate é do semiautomático:
A
A
Quando a cavilha na posição de levantada é tocada pela ponteira da lança, aquela baixa de imediato e efetua o acoplamento.
B
B
Quando a cavilha está na posição engate/acoplamento e é tocada pela ponteira da lança, o sistema desarma automaticamente.
C
C
É possível controlar por completo o sistema do interior do veículo.
Num autocarro articulado e com três portas, o condutor deve:
A
A
Manter os espelhos retrovisores exteriores orientados para as portas e locais de acesso.
B
B
Manter os espelhos retrovisores interiores e exteriores orientados para as portas e locais de acesso.
C
C
Manter os espelhos retrovisores interiores orientados para as portas e locais de acesso.
Num autocarro afeto ao transporte público urbano e com considerável procura, os passageiros podem viajar na coxia, à frente?
A
A
Sim, desde que não prejudiquem a visibilidade do condutor.
B
B
Não.
C
C
Não, salvo os funcionários da empresa e os agentes de autoridade.
Nos veículos pesados de passageiros da categoria III, é permitido transportar passageiros:
A
A
Somente em lugares sentados.
B
B
Somente em lugares em pé.
C
C
Em pé, desde que na respetiva coxia, e em lugares sentados.
Nos veículos pesados de passageiros da categoria II, é permitido o transporte de passageiros:
A
A
Somente em pé.
B
B
Somente em lugares sentados.
C
C
Em pé, desde que na respetiva coxia, e em lugares sentados.
Nos automóveis pesados de passageiros da categoria II, é permitida a colocação de um banco destinado a um guia?
A
A
Sim, desde que situado na coxia e à retaguarda do veículo.
B
B
Sim, desde que situado na retaguarda do veículo.
C
C
Sim, desde que situado na coxia e em frente da porta anterior.
Nos autocarros equipados com mais do que uma porta, garantir a correta orientação dos espelhos retrovisores interiores, é da responsabilidade:
A
A
Do condutor, sendo que o deve fazer a partir do lugar de condução e antes do início de qualquer transporte.
B
B
Do condutor, sendo que o deve fazer a partir do degrau da primeira porta e antes do início de qualquer transporte.
C
C
Do condutor, sendo que o deve fazer a partir da retaguarda do veículo e antes do início de qualquer transporte.
O autocarro articulado deve, obrigatoriamente, estar equipado com:
A
A
Luzes de substituição.
B
B
Extintor de incêndio.
C
C
Caixa de primeiros socorros e luzes de substituição.
O condutor de um autocarro, sob pena de comprometer a segurança dos passageiros, deve imobilizar o veículo, quando:
A
A
Verifique que os amortecedores estão a 50% da sua capacidade de operação.
B
B
Verifique que vai chegar a uma determinada paragem antes da hora.
C
C
Detete uma anomalia significativa no sistema de travagem.
O condutor de um autocarro de longo curso, para receber e largar passageiros, deve imobilizar o veículo por forma a que:
A
A
Os passageiros somente utilizem o lado esquerdo da faixa de rodagem.
B
B
Os passageiros somente utilizem o lado direito da faixa de rodagem.
C
C
Os passageiros não tenham de utilizar a faixa de rodagem.
O condutor de um autocarro deve observar com especial atenção e através dos espelhos retrovisores as zonas de funcionamento das portas, quando:
A
A
Transporte passageiros que se mantêm afastados da zona de funcionamento das portas.
B
B
Transporte crianças em pé que se mantêm francamente afastadas da zona de funcionamento das portas.
C
C
Transporte crianças em pé e junto da zona de funcionamento das portas.
O condutor de um autocarro, ao verificar da entrada de um passageiro portador de deficiência física comprometedora do seu equilíbrio, deve:
A
A
Iniciar a marcha logo que este se sente.
B
B
Iniciar a marcha logo que este entre.
C
C
Iniciar a marcha lentamente e prosseguir sem exceder a velocidade de 40 Km/h.
O condutor de um autocarro urbano, que permita que uma criança abandone o veículo em local diverso dos locais de paragem:
A
A
Pode ser responsabilizado pelo atropelamento da criança em qualquer outro ponto do trajeto do autocarro.
B
B
Pode ser responsabilizado pelo atropelamento da criança à saída do autocarro.
C
C
Pode ser condenado pela prática do crime de condução perigosa.
O condutor de um autocarro urbano, após a realização de uma travagem de emergência, deve:
A
A
Informar os passageiros que caíram da conveniência de se manterem sentados no chão.
B
B
Certificar-se de que nenhum dos passageiros sofreu qualquer dano físico.
C
C
Testar os travões, efetuando, para o efeito, uma travagem bastante forte.