Por norma, um conjunto de veículos constituído por um automóvel pesado de passageiros e um reboque equipado com sistema de travagem, deve possuir:
A
A
Além do sistema de acoplamento/engate, as correspondentes ligações hidráulicas e elétricas.
B
B
Além do sistema de acoplamento/engate, as correspondentes ligações elétricas e pneumáticas.
C
C
Além do sistema de acoplamento/engate, as correspondentes ligações elétricas e hidráulicas de alta capacidade e voltagem.
O transporte em autocarro de crianças, idosos, senhoras com crianças ao colo e pessoas com redução de mobilidade, deve:
A
A
Considerar-se transporte de alto risco.
B
B
Merecer especial atenção por parte do condutor, nomeadamente na entrada e saída.
C
C
Estar sujeito a uma redução do preço do bilhete.
Por norma, o tempo de trajeto de um autocarro é calculado tendo por base uma média em que as velocidades praticadas, devem ser:
A
A
As legalmente admitidas para o veículo e para a via em que circula, sem prejuízo de devida garantia de comodidade e segurança.
B
B
As máximas que o veículo conseguir atingir.
C
C
As que permitem concluir o trajeto o mais rapidamente possível, garantindo o cumprimento escrupuloso dos horários fixados.
Perante a manifesta dificuldade de um passageiro em aceder a um autocarro, o condutor deve:
A
A
Aguardar até que o passageiro consiga entrar no veículo.
B
B
Aguardar até que uma qualquer pessoa auxilie o passageiro a aceder ao autocarro.
C
C
Auxiliar o passageiro a aceder ao autocarro em condições normais de segurança.
Para que um autocarro de classe I possua piso rebaixado, é necessário:
A
A
Que permita considerável redução do diâmetro das rodas.
B
B
Que esteja equipado com chassis e carroçaria devidamente adaptados.
C
C
Deslocar os eixos para as extremidades do veículo.
Para efeitos de medição do comprimento dos veículos pesados de passageiros, são tidos em consideração os seguintes dispositivos:
A
A
Pára-choques.
B
B
Pára-choques e dispositivos de engate para veículos a motor.
C
C
Degraus, estribos de acesso, borrachas exteriores e chapas de matricula.
Para efeitos de medição da largura dos veículos pesados de passageiros, são tidos em consideração os seguintes dispositivos:
A
A
Pára-choques.
B
B
Pára-choques e elementos flexíveis dos sistemas anti projeção.
C
C
Espelhos retrovisores e degraus.
Para a manutenção da eficácia de insonorização da carroçaria e da cabina, logo maior conforto e menor fadiga, o condutor deve:
A
A
Verificar e repor, se necessário, os respetivos forros em feltro e lã acrílicos.
B
B
Unicamente e com devida regularidade, verificar do estado do silencioso.
C
C
Circular sempre com o motor em baixo regime e verificar, periodicamente, do estado do silencioso.
Os veículos afetos ao transporte público de passageiros:
A
A
Não estão sujeitos a licenciamento próprio.
B
B
Não estão sujeitos a licença a emitir pelo IMT, mas sim pela DGTT.
C
C
Estão sujeitos a licença a emitir pelo IMT.
Os sistema de engate/acoplamento normalmente montado nos automóveis pesados de passageiros, deve ser:
A
A
Removível, sempre que o veículo não atrele reboque.
B
B
Removível, deformável e flexível.
C
C
Deformável e flexível.
Os passageiros dum autocarro articulado devem seguir:
A
A
Obrigatoriamente sentados.
B
B
Obrigatoriamente em pé.
C
C
Em pé ou sentados.
Por lotação de um automóvel pesado de passageiros, deve entender-se:
A
A
O número de passageiros que o veículo pode transportar, incluindo o condutor.
B
B
O número de passageiros que o veículo pode transportar, excluindo o condutor.
C
C
O número de passageiros que o veículo pode transportar, excluindo o condutor e o guia.
No transporte rodoviário de passageiros em automóvel pesado com lugares em pé e em circuito urbano, o condutor deve:
A
A
Efetuar uma condução rápida, muito embora progressiva, já que o importante é o cumprimento dos horários fixados.
B
B
Efetuar uma condução especialmente suave.
C
C
Cumprir com as normas de Direito Rodoviário e reduzir ao máximo a duração das viagens, mesmo que tenha de recorrer a uma condução mais agressiva.
O condutor de um automóvel afeto ao transporte coletivo de passageiros idosos, deve:
A
A
Manter a instalação sonora do veículo em funcionamento e imprimir um andamento rápido, já que, por norma, os idosos são um pouco impacientes.
B
B
Efetuar uma condução sem qualquer tipo de atenção especial, já que são utentes como os demais.
C
C
Atender a que, normalmente, os idosos apresentam algumas dificuldades na realização das tarefas de abandono e de acesso ao veículo.
O condutor de um autocarro, sob pena de comprometer a segurança dos passageiros, deve imobilizar o veículo, quando:
A
A
Verifique que, pelo menos, três passageiros viajam sem bilhete válido.
B
B
Verifique que está a exceder os limites de velocidade.
C
C
Detete uma anomalia significativa no sistema de direção.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 4 eixos, é:
A
A
16 metros.
B
B
15 metros.
C
C
14 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 3 ou mais eixos, é:
A
A
17 metros.
B
B
16 metros.
C
C
15 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 3 eixos, é:
A
A
16 metros.
B
B
15 metros.
C
C
14 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 2 eixos, é:
A
A
13 metros.
B
B
13,5 metros.
C
C
14 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os autocarros articulados, é:
A
A
19,50 metros.
B
B
19,00 metros.
C
C
18,75 metros.