No motor elétrico, a atração e repulsão entre campos magnéticos criadas nas bobines indutoras e induzidas, faz:
A
A
Girar as bobines indutoras.
B
B
Girar as escovas.
C
C
Girar o induzido.
Normalmente, uma travagem deficiente, com fuga de ar quando o pedal do travão é pressionado, terá como causa direta:
A
A
O entupimento da janela de escape do servofreio.
B
B
Uma folga excessiva nas maxilas de travão.
C
C
Uma fuga de ar na válvula dupla do travão.
Nos automóveis equipados com estruturas do tipo monobloco, a zona indeformável abrange:
A
A
A frente do automóvel.
B
B
A retaguarda do automóvel.
C
C
O habitáculo do automóvel.
Nos automóveis, a regulação do ar condicionado, à temperatura ideal, é condição para:
A
A
Ajudar o condutor a manter a atenção durante mais tempo, com consequente aumento da cansaço.
B
B
Garantir maior conforto na condução, logo maior segurança.
C
C
Promover a desconcentração do condutor, bem como o cansaço.
Nos modernos automóveis pesados de mercadorias, a adoção do painel de instrumentos curvo e em torno da posição de condução, confere:
A
A
A possibilidade de posicionar os dispositivos de controlo e outros instrumentos a distâncias de utilização francamente confortáveis.
B
B
Moderna aparência ao habitáculo, sem que influencie as condições de consulta do mesmo, mas, com prejuízo para a ergonomia.
C
C
Moderna aparência ao habitáculo, sem que influencie as condições de consulta do mesmo.
Nos motores a diesel, e ao momento do tempo de admissão, entra no respetivo coletor de admissão:
A
A
Ar misturado com gasóleo.
B
B
Ar.
C
C
Gasóleo.
Num automóvel com as rodas da frente desequilibradas, pode verificar-se:
A
A
Um aumento significativo do consumo de combustível.
B
B
Um desgaste anormal das molas.
C
C
Uma vibração anormal da direção.
Num automóvel de mercadorias do tipo 6x4, destinado ao transporte de inertes, o quadro é constituído por uma estrutura do tipo:
A
A
Chassis de longarinas e travessas.
B
B
Monobloco.
C
C
Tubular.
Num automóvel pesado equipado com caixa de velocidades manual, o condutor ao engrenar uma velocidade, deve:
A
A
Acionar a alavanca seletora com força e o mais rapidamente possível.
B
B
Acionar a alavanca seletora o mais rapidamente possível, de modo a igualar a velocidade periférica dos carretos de dentes retos.
C
C
Ter em consideração que o processo de sincronização se baseia no atrito que resulta do contacto entre superfícies metálicas.
Num automóvel pesado, o rebentamento de uma conduta do sistema de travagem pneumático e consequente perda de pressão, implica que:
A
A
O veículo fique a rodar livremente e, como tal, desgovernado.
B
B
O veículo fique desgovernado, muito embora com um besouro em funcionamento.
C
C
Os cilindros de mola travem as rodas.
Num motor a diesel, o início da combustão deve-se:
A
A
À compressão do ar, consequente temperatura elevada e injeção de combustível.
B
B
À descarga da vela de incandescência.
C
C
À faísca produzida entre os pólos da vela.
Num sistema de injeção convencional, qual a função do tubo de retorno dos injetores?
A
A
Aumentar a pressão em todo o sistema de alimentação.
B
B
Dar vazão ao gasóleo sobrante e acumulado à retaguarda das agulhas dos injetores.
C
C
Realizar a purga, mantendo o sistema com a devida pressão.
Num veículo em marcha, com o motor em aceleração e equipado com embraiagem mecânica de disco único, esta não """"patina"""" por ação de:
A
A
Força produzida por macaco hidráulico, dando origem a resistência por atrito.
B
B
Impulso de bomba hidráulica, dando origem a resistência dinâmica.
C
C
Impulso/pressão de mola ou molas, dando origem a resistência por atrito.
Num veículo equipado com caixa de velocidades automática e com o seletor na posição """"D"""", o condutor sabe que:
A
A
O sistema selecionará qualquer das velocidades disponíveis que permitem que o mesmo se desloque para a frente.
B
B
O sistema selecionará qualquer das velocidades disponíveis.
C
C
Unicamente entram em funcionamento as maiores relações de desmultiplicação.
Num veículo pesado, e no tocante à purga da água condensada, a manutenção e verificação da instalação de duplo circuito e dupla conduta, compreende:
A
A
A abertura das válvulas de purga dos depósitos de ar comprimido até que só saia ar.
B
B
A eliminação de condensações dos filtros de óleo do compressor.
C
C
A verificação do nível de óleo do compressor e consequente purga.
O amortecedor óleo pneumático telescópico tem, no seu interior como elemento básico para o seu funcionamento:
A
A
Um reservatório de ar à pressão atmosférica, com sistema de purga, uma câmara de ar e uma outra de óleo.
B
B
Uma câmara de ar à pressão atmosférica e uma outra de óleo.
C
C
Uma câmara de gás e uma outra de óleo.
O chamado """"aquecedor de curtas paragens"""" que equipa alguns veículos pesados, permite manter:
A
A
A água do radiador quente.
B
B
A temperatura da cabina depois de desligar o motor.
C
C
O motor quente.
O condutor deve utilizar o bloqueio de diferencial quando o veículo:
A
A
Circula em pavimento com boa aderência.
B
B
Circula em pavimento escorregadio.
C
C
Esteja imobilizado por falta de aderência das rodas motoras.
O conta-rotações do motor instalado no painel de instrumentos dos automóveis, apresenta:
A
A
Informação acerca da potência do motor e respetiva desmultiplicação na caixa de velocidades.
B
B
Informação acerca da relação trabalho/consumo do motor.
C
C
Informação acerca do regime do motor.
O disco de embraiagem é empurrado contra o volante do motor pelo:
A
A
Prato de pressão ou prato compressor.
B
B
Rolamento ou carvão de encosto.
C
C
Veio da caixa de velocidades.