Os fusíveis que integram o circuito de iluminação dos veículos, servem para:
A
A
Evitar ligações perigosas depois da passagem de corrente pelos órgãos de consumo.
B
B
Proteger a instalação elétrica do risco de curto-circuito.
C
C
Melhorar/otimizar a passagem de energia elétrica pelos respetivos circuitos.
O sistema de iluminação exterior dos automóveis compreende:
A
A
Luzes de máximos, de médios, de mínimos, de travagem, de mudança de direção, de iluminação interior, de iluminação da chapa de matrícula e isqueiro.
B
B
Luzes de máximos, de médios, de mínimos, de travagem, de mudança de direção, de marcha atrás, de iluminação da chapa de matrícula e de nevoeiro.
C
C
Luzes de máximos, de médios, de mínimos, de travagem, do painel de instrumentos, de marcha atrás, de iluminação da chapa de matrícula e de nevoeiro.
O motor roda normalmente, mas não pega. A causa mais provável é:
A
A
Avaria no sistema de ignição ou de alimentação.
B
B
Correia da ventoinha partida ou frouxa.
C
C
Falta de óleo no motor.
O feixe luminoso do farol de longo alcance, é:
A
A
Baixo, largo e achatado.
B
B
Bastante concentrado e relativamente levantado.
C
C
Disperso e baixo.
O facto de, com frequência, subir os passeios com o automóvel, pode originar:
A
A
Danos nos pneus e no sistema de suspensão.
B
B
Perda de pressão dos pneus e danos nos apoios do motor.
C
C
Danos na direção e na injeção.
O desgaste dos pneus é maior:
A
A
No Verão.
B
B
No Inverno, por via das condições atmosféricas adversas.
C
C
No Inverno.
O consumo excessivo de óleo de um motor em funcionamento, pode ter como causa:
A
A
A utilização de óleo muito viscoso.
B
B
Filtro do óleo entupido.
C
C
Segmentos partidos.
O condutor sente a direção instável durante a marcha. Qual a causa mais provável?
A
A
Pneus gastos.
B
B
Rodas desapertadas, empenadas ou desequilibradas.
C
C
Veio de transmissão partido.
Os fusíveis servem para:
A
A
Estabelecer a ligação entre os vários circuitos.
B
B
Intensificar a corrente elétrica.
C
C
Proteger os circuitos elétricos.
As inspeções periódicas obrigatórias a veículos, são efetuadas:
A
A
Em centros de inspeção do IMT, IP.
B
B
Em centros de inspeção privados devidamente licenciados.
C
C
Por associações do ramo automóvel devidamente constituídas.
Quando se nota a direção excessivamente pesada, pode dizer-se que é devido a:
A
A
Avaria na caixa de direção.
B
B
Deficiente regulação da barra transversal.
C
C
Excesso de pressão nos pneus.
Quando um veículo descreve uma curva e a luz de aviso da lubrificação do motor acende, a causa pode ser:
A
A
Nível do óleo do motor muito alto.
B
B
Nível do óleo do motor muito baixo.
C
C
Avaria na bomba de água.
As deficiências do tipo 1 (um) dão origem a reprovação em inspeção periódica obrigatória a veículos?
A
A
Sim, desde que se verifiquem mais de quatro.
B
B
Sim, desde que se verifiquem mais de três.
C
C
Sim, desde que se verifiquem mais de cinco.
As ambulâncias estão dispensadas de inspeção periódica obrigatória?
A
A
Sim.
B
B
Não.
C
C
Sim, já que prestam serviço urgente de socorro.
Ao automóvel que se apresente em inspeção periódica obrigatória sem livrete ou documento que legalmente o substitua:
A
A
É efetuada a inspeção, com registo de uma deficiência de grau 1.
B
B
É efetuada uma inspeção provisória.
C
C
É negada a realização da inspeção periódica.
Ao automóvel que se apresente em inspeção periódica obrigatória impossibilitado de manter a pressão correta do ar nos pneus:
A
A
É atribuída uma deficiência do tipo 1.
B
B
É atribuída uma deficiência do tipo 2.
C
C
É atribuída uma deficiência do tipo 3.
A primeira inspeção periódica obrigatória para veículos pesados, realiza-se:
A
A
Dois anos após a primeira matrícula.
B
B
Quatro anos após a primeira matrícula.
C
C
Um ano após a primeira matrícula.
A máquina industrial é considerada um veículo pesado, quando:
A
A
A tara não excede os 3500 Kg.
B
B
O peso do equipamento excede os 3000 Kg.
C
C
A tara excede os 3500 Kg.
A comprovação da realização de inspeção periódica obrigatória a veículos, é efetuada através de:
A
A
Declaração emitida pelo centro de inspeções.
B
B
Ficha de inspeção periódica válida e respetiva vinheta.
C
C
Registo no livrete do próprio veículo.
Uma falha súbita dos travões de serviço num sistema de travagem do tipo pneumático, pode ter como causa direta:
A
A
Afinação incorreta do sistema de suspensão pneumática.
B
B
Desgaste das pastilhas de travão.
C
C
Fuga de ar no circuito.