O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 2 eixos, é:
A
A
13 metros.
B
B
13,5 metros.
C
C
14 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 3 eixos, é:
A
A
14 metros.
B
B
15 metros.
C
C
16 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 3 ou mais eixos, é:
A
A
15 metros.
B
B
16 metros.
C
C
17 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 4 eixos, é:
A
A
14 metros.
B
B
15 metros.
C
C
16 metros.
O condutor de um autocarro articulado de serviço urbano, pode recolher todos os passageiros que se encontrem nas diversas paragens do seu trajeto?
A
A
Não, somente pode recolher os passageiros que declarem querer seguir o trajeto servido pelo autocarro.
B
B
Sim, desde que não seja excedida a respetiva lotação.
C
C
Sim, uma vez que os autocarros articulados não têm limite de lotação.
O condutor de um autocarro de longo curso, para receber e largar passageiros, deve imobilizar o veículo por forma a que:
A
A
Os passageiros não tenham de utilizar a faixa de rodagem.
B
B
Os passageiros somente utilizem o lado direito da faixa de rodagem.
C
C
Os passageiros somente utilizem o lado esquerdo da faixa de rodagem.
O condutor de um autocarro deve efetuar uma condução especialmente cuidada e suave, quando:
A
A
Circule em centros urbanos e transporte um elevado número de passageiros em pé.
B
B
Circule em centros urbanos e transporte um elevado número de passageiros, muito embora devidamente sentados.
C
C
Transporte entre os passageiros agentes de qualquer polícia.
O condutor de um autocarro deve observar com especial atenção e através dos espelhos retrovisores as zonas de funcionamento das portas, quando:
A
A
Transporte crianças em pé e junto da zona de funcionamento das portas.
B
B
Transporte crianças em pé que se mantêm francamente afastadas da zona de funcionamento das portas.
C
C
Transporte passageiros que se mantêm afastados da zona de funcionamento das portas.
O condutor de um autocarro deve ter sempre presente a necessidade de adequar a condução:
A
A
Ao tipo de traçado da via e ao número de pessoas transportadas em pé.
B
B
Somente ao cumprimento dos horários fixados e ao número de paragens a efetuar.
C
C
Somente ao tipo de veículo conduzido e aos limites de velocidade impostos por sinalização.
O condutor de um autocarro interurbano, não deve iniciar a marcha sem se certificar de que:
A
A
A porta da frente está convenientemente fechada, a da retaguarda aberta e a segurança dos passageiros garantida.
B
B
A segurança dos passageiros que transportam crianças ao colo não está comprometida.
C
C
As portas estão convenientemente abertas e a segurança dos passageiros não está comprometida.
O condutor de um autocarro quando se prepara para iniciar a marcha, deve observar os espelhos retrovisores e efetuar a respetiva sinalização, já que:
A
A
São procedimentos obrigatórios, muito embora com pouca importância, uma vez que tais veículos tem prioridade no início de marcha.
B
B
São requisitos essenciais à segurança da condução e dos passageiros transportados.
C
C
São requisitos essenciais à segurança do trânsito em geral, muito embora não interfiram na segurança dos passageiros.
O condutor de um autocarro que circule com as portas abertas, pode ser responsabilizado:
A
A
Pela queda de um passageiro no interior do autocarro, quando imobilizado na respetiva paragem.
B
B
Pela queda de um passageiro para a faixa de rodagem.
C
C
Pela queda de uma criança no interior do autocarro, quando imobilizado na respetiva paragem.
O condutor de um autocarro que detete um pequeno foco de incêndio no motor do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo e garantir a segurança dos passageiros.
B
B
Imobilizar o veículo e trancar as portas, para que os passageiros não abandonem o autocarro.
C
C
Imobilizar o veículo, tentar extinguir o incêndio e trancar as portas, por forma a evitar que os passageiros saiam.
O condutor de um autocarro que detete uma anomalia considerável no sistema de travagem do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo e diligenciar no sentido de que os passageiros prossigam viagem noutro autocarro.
B
B
Imobilizar o veículo e solicitar aos passageiros que prossigam viagem de comboio.
C
C
Prosseguir viagem, muito embora consciente de que deve evitar as travagens.
O condutor de um autocarro que detete uma fuga dos gases de escape para o interior do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo, abrir as janelas e manter as portas fechadas.
B
B
Logo que possível, imobilizar o veículo e garantir que todos os passageiros abandonam o autocarro em segurança.
C
C
Prosseguir a marcha e abrir as portas para arejar o veículo.
O condutor de um autocarro que efetue carreira urbana, é responsável:
A
A
Pelo cumprimento dos horários fixados, sem prejuízo da prática de uma condução segura.
B
B
Pelo cumprimento escrupuloso dos horários fixados, mesmo que a segurança venha a ser comprometida.
C
C
Por garantir a manutenção de primeiro escalão do veículo.
O condutor de um autocarro urbano com mais do que uma porta, antes de iniciar o transporte de passageiros, deve:
A
A
Garantir a correta regulação dos espelhos retrovisores interiores.
B
B
Medir o nível sonoro do ruído produzido ao momento da abertura das portas.
C
C
Verificar por observação direta do estado mecânico da transmissão.
O condutor de um autocarro urbano deve imobilizar o veículo para receber e largar passageiros:
A
A
Em qualquer lugar, desde que lhe seja solicitado e não constitua perigo para os utentes.
B
B
Nos lugares apropriados e sinalizados para o efeito, salvo para largar passageiros de idade superior a 65 anos.
C
C
Nos lugares apropriados e sinalizados para o efeito.
O condutor de um autocarro urbano pode circular com as portas da retaguarda deste abertas?
A
A
Não.
B
B
Sim, em pequenos trajetos dentro das localidades e desde que se verifiquem temperaturas muito elevadas.
C
C
Sim, em pequenos trajetos.
O condutor de um autocarro urbano pode largar e receber passageiros, sempre que:
A
A
O veículo esteja devidamente imobilizado nos locais destinados para o efeito, ou nos sinais de STOP.
B
B
O veículo esteja devidamente imobilizado nos locais destinados para o efeito, ou nos sinais luminosos.
C
C
O veículo esteja devidamente imobilizado nos locais destinados para o efeito.