Apesar dos modernos processos de construção, tratamento e proteção das superfícies do """"chassis"""", importa:
A
A
Com regularidade, lavar o """"chassis"""" e aplicar calor nas zonas de soldadura, para verificação da robustez destas.
B
B
Com regularidade, lavar o """"chassis"""" e aplicar produtos protetores com base parafínica.
C
C
Periodicamente, martelar os rebites do """"chassis"""".
O mecanismo de servofreio por depressão que equipa os automóveis, permite:
A
A
Efetuar o controle e repartição da travagem pelas rodas do veículo.
B
B
Reduzir o esforço físico do condutor, conferindo maior sensibilidade à travagem.
C
C
Repartir a travagem pelas rodas do veículo, bem como imobilizá-lo em caso de fuga de fluído dos travões.
Normalmente, uma travagem deficiente, com fuga de ar quando o pedal do travão é pressionado, terá como causa direta:
A
A
O entupimento da janela de escape do servofreio.
B
B
Uma folga excessiva nas maxilas de travão.
C
C
Uma fuga de ar na válvula dupla do travão.
Nos automóveis, a regulação do ar condicionado, à temperatura ideal, é condição para:
A
A
Ajudar o condutor a manter a atenção durante mais tempo, com consequente aumento da cansaço.
B
B
Garantir maior conforto na condução, logo maior segurança.
C
C
Promover a desconcentração do condutor, bem como o cansaço.
O funcionamento da direção assistida pode ser influenciado negativamente, por:
A
A
Falha no funcionamento da caixa de velocidades.
B
B
Fuga de ar no sistema de suspensão pneumática.
C
C
Interrupção do funcionamento do motor.
O dispositivo de acoplamento que em conjunto com um motor elétrico permite que o motor de combustão arranque, denomina-se:
A
A
Bendix.
B
B
Solenoide.
C
C
Trilex.
O disco de embraiagem é empurrado contra o volante do motor pelo:
A
A
Prato de pressão ou prato compressor.
B
B
Rolamento ou carvão de encosto.
C
C
Veio da caixa de velocidades.
O conta-rotações do motor instalado no painel de instrumentos dos automóveis, apresenta:
A
A
Informação acerca da relação trabalho/consumo do motor.
B
B
Informação acerca do regime do motor.
C
C
Informação acerca da potência do motor e respetiva desmultiplicação na caixa de velocidades.
O condutor deve utilizar o bloqueio de diferencial quando o veículo:
A
A
Esteja imobilizado por falta de aderência das rodas motoras.
B
B
Circula em pavimento escorregadio.
C
C
Circula em pavimento com boa aderência.
O chamado """"aquecedor de curtas paragens"""" que equipa alguns veículos pesados, permite manter:
A
A
A água do radiador quente.
B
B
A temperatura da cabina depois de desligar o motor.
C
C
O motor quente.
O amortecedor óleo pneumático telescópico tem, no seu interior como elemento básico para o seu funcionamento:
A
A
Um reservatório de ar à pressão atmosférica, com sistema de purga, uma câmara de ar e uma outra de óleo.
B
B
Uma câmara de ar à pressão atmosférica e uma outra de óleo.
C
C
Uma câmara de gás e uma outra de óleo.
Num veículo pesado, e no tocante à purga da água condensada, a manutenção e verificação da instalação de duplo circuito e dupla conduta, compreende:
A
A
A abertura das válvulas de purga dos depósitos de ar comprimido até que só saia ar.
B
B
A eliminação de condensações dos filtros de óleo do compressor.
C
C
A verificação do nível de óleo do compressor e consequente purga.
Nos automóveis equipados com estruturas do tipo monobloco, a zona indeformável abrange:
A
A
A frente do automóvel.
B
B
A retaguarda do automóvel.
C
C
O habitáculo do automóvel.
Num veículo equipado com caixa de velocidades automática e com o seletor na posição """"D"""", o condutor sabe que:
A
A
O sistema selecionará qualquer das velocidades disponíveis que permitem que o mesmo se desloque para a frente.
B
B
Unicamente entram em funcionamento as maiores relações de desmultiplicação.
C
C
O sistema selecionará qualquer das velocidades disponíveis.
Num sistema de injeção convencional, qual a função do tubo de retorno dos injetores?
A
A
Aumentar a pressão em todo o sistema de alimentação.
B
B
Dar vazão ao gasóleo sobrante e acumulado à retaguarda das agulhas dos injetores.
C
C
Realizar a purga, mantendo o sistema com a devida pressão.
Num motor a diesel, o início da combustão deve-se:
A
A
À compressão do ar, consequente temperatura elevada e injeção de combustível.
B
B
À descarga da vela de incandescência.
C
C
À faísca produzida entre os pólos da vela.
Num automóvel pesado, o rebentamento de uma conduta do sistema de travagem pneumático e consequente perda de pressão, implica que:
A
A
O veículo fique desgovernado, muito embora com um besouro em funcionamento.
B
B
Os cilindros de mola travem as rodas.
C
C
O veículo fique a rodar livremente e, como tal, desgovernado.
Num automóvel pesado equipado com caixa de velocidades manual, o condutor ao engrenar uma velocidade, deve:
A
A
Ter em consideração que o processo de sincronização se baseia no atrito que resulta do contacto entre superfícies metálicas.
B
B
Acionar a alavanca seletora o mais rapidamente possível, de modo a igualar a velocidade periférica dos carretos de dentes retos.
C
C
Acionar a alavanca seletora com força e o mais rapidamente possível.
Num automóvel de mercadorias do tipo 6x4, destinado ao transporte de inertes, o quadro é constituído por uma estrutura do tipo:
A
A
Chassis de longarinas e travessas.
B
B
Monobloco.
C
C
Tubular.
Num automóvel com as rodas da frente desequilibradas, pode verificar-se:
A
A
Um aumento significativo do consumo de combustível.
B
B
Um desgaste anormal das molas.
C
C
Uma vibração anormal da direção.