O condutor de um autocarro que efetue carreira urbana, é responsável:
A
A
Pelo cumprimento dos horários fixados, sem prejuízo da prática de uma condução segura.
B
B
Pelo cumprimento escrupuloso dos horários fixados, mesmo que a segurança venha a ser comprometida.
C
C
Por garantir a manutenção de primeiro escalão do veículo.
O condutor de um autocarro articulado de serviço urbano, pode recolher todos os passageiros que se encontrem nas diversas paragens do seu trajeto?
A
A
Não, somente pode recolher os passageiros que declarem querer seguir o trajeto servido pelo autocarro.
B
B
Sim, desde que não seja excedida a respetiva lotação.
C
C
Sim, uma vez que os autocarros articulados não têm limite de lotação.
O condutor de um autocarro que detete uma fuga dos gases de escape para o interior do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo, abrir as janelas e manter as portas fechadas.
B
B
Logo que possível, imobilizar o veículo e garantir que todos os passageiros abandonam o autocarro em segurança.
C
C
Prosseguir a marcha e abrir as portas para arejar o veículo.
O condutor de um autocarro que detete um pequeno foco de incêndio no motor do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo e garantir a segurança dos passageiros.
B
B
Imobilizar o veículo e trancar as portas, para que os passageiros não abandonem o autocarro.
C
C
Imobilizar o veículo, tentar extinguir o incêndio e trancar as portas, por forma a evitar que os passageiros saiam.
O condutor de um autocarro que circule com as portas abertas, pode ser responsabilizado:
A
A
Pela queda de um passageiro no interior do autocarro, quando imobilizado na respetiva paragem.
B
B
Pela queda de um passageiro para a faixa de rodagem.
C
C
Pela queda de uma criança no interior do autocarro, quando imobilizado na respetiva paragem.
O condutor de um autocarro quando se prepara para iniciar a marcha, deve observar os espelhos retrovisores e efetuar a respetiva sinalização, já que:
A
A
São procedimentos obrigatórios, muito embora com pouca importância, uma vez que tais veículos tem prioridade no início de marcha.
B
B
São requisitos essenciais à segurança da condução e dos passageiros transportados.
C
C
São requisitos essenciais à segurança do trânsito em geral, muito embora não interfiram na segurança dos passageiros.
O condutor de um autocarro interurbano, não deve iniciar a marcha sem se certificar de que:
A
A
A porta da frente está convenientemente fechada, a da retaguarda aberta e a segurança dos passageiros garantida.
B
B
A segurança dos passageiros que transportam crianças ao colo não está comprometida.
C
C
As portas estão convenientemente abertas e a segurança dos passageiros não está comprometida.
O condutor de um autocarro deve ter sempre presente a necessidade de adequar a condução:
A
A
Ao tipo de traçado da via e ao número de pessoas transportadas em pé.
B
B
Somente ao cumprimento dos horários fixados e ao número de paragens a efetuar.
C
C
Somente ao tipo de veículo conduzido e aos limites de velocidade impostos por sinalização.
O condutor de um autocarro deve observar com especial atenção e através dos espelhos retrovisores as zonas de funcionamento das portas, quando:
A
A
Transporte crianças em pé e junto da zona de funcionamento das portas.
B
B
Transporte crianças em pé que se mantêm francamente afastadas da zona de funcionamento das portas.
C
C
Transporte passageiros que se mantêm afastados da zona de funcionamento das portas.
O condutor de um autocarro deve efetuar uma condução especialmente cuidada e suave, quando:
A
A
Circule em centros urbanos e transporte um elevado número de passageiros em pé.
B
B
Circule em centros urbanos e transporte um elevado número de passageiros, muito embora devidamente sentados.
C
C
Transporte entre os passageiros agentes de qualquer polícia.
O peso bruto máximo legalmente admitido para um autocarro articulado de 5 eixos, é:
A
A
31 toneladas.
B
B
32 toneladas.
C
C
33 toneladas.
O condutor de um autocarro que detete uma anomalia considerável no sistema de travagem do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo e diligenciar no sentido de que os passageiros prossigam viagem noutro autocarro.
B
B
Imobilizar o veículo e solicitar aos passageiros que prossigam viagem de comboio.
C
C
Prosseguir viagem, muito embora consciente de que deve evitar as travagens.
Qual o primeiro procedimento a adotar pelo condutor, perante a deflagração de incêndio ainda que de reduzidas dimensões, num automóvel a gasolina?
A
A
Acelerar o motor, na tentativa de queimar, o mais rapidamente possível, todo o combustível.
B
B
Desligar a chave de ignição e, abandonar o veículo, afastando-se, pois pode existir perigo de explosão.
C
C
Tentar extinguir o incêndio com água.
Perante um veículo cisterna tombado na via e que possua painel retangular laranja, deve proceder da seguinte forma:
A
A
Sinalizar o local, impedindo a aproximação de curiosos, e, com referência à informação do painel laranja, alertar as entidades competentes.
B
B
Aproximar-se o mais possível, chamando os condutores que se aproximem para ajudar e retirar o painel laranja.
C
C
Sinalizar o local, solicitar aos demais utentes que se aproximem, e alertar as entidades competentes.
Para efeitos de comunicação de acidente de viação às entidades competentes, pode recorrer-se:
A
A
Espectadores/""mirones"", Postos/bornes S.O.S., telefones fixos, telemóveis ou qualquer outro meio eficaz.
B
B
Somente a telefones da rede pública e telemóveis.
C
C
Unicamente a postos/bornes S.O.S. e telefones fixos.
Se para provocar a travagem do veículo, o condutor tiver que acionar diversas vezes o pedal de travão, conclui-se que:
A
A
Existe ar no sistema de travagem.
B
B
O tambor está empenado e a tensão nas molas das maxilas é excessiva.
C
C
A tensão nas molas das maxilas é excessiva.
Se ao acelerar um veículo em que as rotações do motor aumentam, sem que a respetiva velocidade aumente, pode dizer-se que é devido a:
A
A
Redutor ou autobloqueio ligado.
B
B
Autobloqueio do diferencial ligado.
C
C
Embraiagem com elevado nível de desgaste.
Quando salta a faísca nos pólos das velas dum motor ciclo otto, qual é a situação das válvulas de escape e de admissão:
A
A
A de escape começa a abrir e a de admissão está fechada.
B
B
Ambas abertas.
C
C
Ambas fechadas.
Quando o condutor carrega no pedal da embraiagem:
A
A
O disco da embraiagem aproxima-se do volante do motor.
B
B
Estabelece-se a ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
C
C
Interrompe-se a ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
Qual a ordem correta dos tempos no motor ciclo otto ou de explosão?
A
A
Admissão - Compressão - Escape - Explosão.
B
B
Admissão - Compressão - Explosão - Escape.
C
C
Escape - Admissão - Explosão - Compressão.