Para efeitos de medição do comprimento dos veículos pesados de passageiros, são tidos em consideração os seguintes dispositivos:
A
A
Degraus, estribos de acesso, borrachas exteriores e chapas de matricula.
B
B
Pára-choques e dispositivos de engate para veículos a motor.
C
C
Pára-choques.
Para efeitos de medição da largura dos veículos pesados de passageiros, são tidos em consideração os seguintes dispositivos:
A
A
Espelhos retrovisores e degraus.
B
B
Pára-choques e elementos flexíveis dos sistemas anti projeção.
C
C
Pára-choques.
Para a manutenção da eficácia de insonorização da carroçaria e da cabina, logo maior conforto e menor fadiga, o condutor deve:
A
A
Circular sempre com o motor em baixo regime e verificar, periodicamente, do estado do silencioso.
B
B
Unicamente e com devida regularidade, verificar do estado do silencioso.
C
C
Verificar e repor, se necessário, os respetivos forros em feltro e lã acrílicos.
Os veículos afetos ao transporte público de passageiros:
A
A
Não estão sujeitos a licenciamento próprio.
B
B
Não estão sujeitos a licença a emitir pelo IMT, mas sim pela DGTT.
C
C
Estão sujeitos a licença a emitir pelo IMT.
Os sistema de engate/acoplamento normalmente montado nos automóveis pesados de passageiros, deve ser:
A
A
Deformável e flexível.
B
B
Removível, deformável e flexível.
C
C
Removível, sempre que o veículo não atrele reboque.
Os autocarros articulados não podem exceder:
A
A
15.00 metros de comprimento e 2.50 metros de largura.
B
B
16.50 metros de comprimento e 2.60 metros de largura.
C
C
18.75 metros de comprimento e 2.55 metros de largura.
O transporte em autocarro de crianças, idosos, senhoras com crianças ao colo e pessoas com redução de mobilidade, deve:
A
A
Considerar-se transporte de alto risco.
B
B
Estar sujeito a uma redução do preço do bilhete.
C
C
Merecer especial atenção por parte do condutor, nomeadamente na entrada e saída.
Perante a manifesta dificuldade de um passageiro em aceder a um autocarro, o condutor deve:
A
A
Aguardar até que uma qualquer pessoa auxilie o passageiro a aceder ao autocarro.
B
B
Auxiliar o passageiro a aceder ao autocarro em condições normais de segurança.
C
C
Aguardar até que o passageiro consiga entrar no veículo.
Regra geral, a conclusão de que um sinistrado deixou de respirar, baseia-se na:
A
A
Existência de suores.
B
B
Falta de movimentos respiratórios do peito.
C
C
Inexistência de sudação.
O condutor de um autocarro urbano, após a realização de uma travagem de emergência, deve:
A
A
Testar os travões, efetuando, para o efeito, uma travagem bastante forte.
B
B
Certificar-se de que nenhum dos passageiros sofreu qualquer dano físico.
C
C
Informar os passageiros que caíram da conveniência de se manterem sentados no chão.
Os passageiros dum autocarro articulado devem seguir:
A
A
Em pé ou sentados.
B
B
Obrigatoriamente em pé.
C
C
Obrigatoriamente sentados.
O autocarro articulado deve, obrigatoriamente, estar equipado com:
A
A
Caixa de primeiros socorros e luzes de substituição.
B
B
Extintor de incêndio.
C
C
Luzes de substituição.
O ""chassis"" e/ou carroçaria, muito embora com proteção anti corrosão de fabrico, deve:
A
A
Lavar-se periodicamente com água salgada, por forma a eliminar todo o tipo de incrustações corrosivas.
B
B
Lavar-se periodicamente, removendo todo o tipo de lama e de incrustações corrosivas.
C
C
Martelar-se, por forma a que se solte todo o tipo de lama e de incrustações.
Num conjunto de veículos constituído por um automóvel pesado de passageiros e um reboque, em que o bocal de engate é do semiautomático:
A
A
Quando a cavilha na posição de levantada é tocada pela ponteira da lança, aquela baixa de imediato e efetua o acoplamento.
B
B
Quando a cavilha está na posição engate/acoplamento e é tocada pela ponteira da lança, o sistema desarma automaticamente.
C
C
É possível controlar por completo o sistema do interior do veículo.
Num autocarro articulado e com três portas, o condutor deve:
A
A
Manter os espelhos retrovisores exteriores orientados para as portas e locais de acesso.
B
B
Manter os espelhos retrovisores interiores e exteriores orientados para as portas e locais de acesso.
C
C
Manter os espelhos retrovisores interiores orientados para as portas e locais de acesso.
O comprimento máximo legalmente admitido para os autocarros articulados de 3 eixos, é:
A
A
17,75 metros.
B
B
18,75 metros.
C
C
19,75 metros.
Num autocarro afeto ao transporte público urbano e com considerável procura, os passageiros podem viajar na coxia, à frente?
A
A
Não, salvo os funcionários da empresa e os agentes de autoridade.
B
B
Não.
C
C
Sim, desde que não prejudiquem a visibilidade do condutor.
Nos veículos pesados de passageiros da categoria III, é permitido transportar passageiros:
A
A
Somente em lugares em pé.
B
B
Somente em lugares sentados.
C
C
Em pé, desde que na respetiva coxia, e em lugares sentados.
Nos veículos pesados de passageiros da categoria II, é permitido o transporte de passageiros:
A
A
Em pé, desde que na respetiva coxia, e em lugares sentados.
B
B
Somente em lugares sentados.
C
C
Somente em pé.
O comprimento máximo legalmente admitido para os autocarros articulados de 4 eixos, é:
A
A
18,75 metros.
B
B
19,75 metros.
C
C
20,75 metros.