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O condutor de um automóvel pesado de passageiros é responsável por garantir que:
A
A
Os passageiros cheguem ao local de destino minutos antes do horário fixado.
B
B
Os passageiros não consumam qualquer tipo de bebida durante a viagem.
C
C
Os passageiros não saiam do veículo sem que este esteja completamente imobilizado.
O condutor de um automóvel afeto ao transporte coletivo de passageiros idosos, deve:
A
A
Efetuar uma condução sem qualquer tipo de atenção especial, já que são utentes como os demais.
B
B
Manter a instalação sonora do veículo em funcionamento e imprimir um andamento rápido, já que, por norma, os idosos são um pouco impacientes.
C
C
Atender a que, normalmente, os idosos apresentam algumas dificuldades na realização das tarefas de abandono e de acesso ao veículo.
O condutor de um autocarro, sob pena de comprometer a segurança dos passageiros, deve imobilizar o veículo, quando:
A
A
Detete uma anomalia significativa no sistema de travagem.
B
B
Verifique que os amortecedores estão a 50% da sua capacidade de operação.
C
C
Verifique que vai chegar a uma determinada paragem antes da hora.
O condutor de um autocarro, sob pena de comprometer a segurança dos passageiros, deve imobilizar o veículo, quando:
A
A
Detete uma anomalia significativa no sistema de direção.
B
B
Verifique que está a exceder os limites de velocidade.
C
C
Verifique que, pelo menos, três passageiros viajam sem bilhete válido.
O condutor de um autocarro, ao verificar da entrada de um passageiro portador de deficiência física comprometedora do seu equilíbrio, deve:
A
A
Iniciar a marcha lentamente e prosseguir sem exceder a velocidade de 40 Km/h.
B
B
Iniciar a marcha logo que este entre.
C
C
Iniciar a marcha logo que este se sente.
O condutor de um automóvel pesado de passageiros, deve:
A
A
Acautelar a comodidade do transporte.
B
B
Acautelar que os passageiros que lhe estão mais próximos não adormeçam.
C
C
Cumprir os horários fixados, mesmo que tenha de recorrer a uma condução apressada e brusca.
O condutor de um autocarro urbano, que permita que uma criança abandone o veículo em local diverso dos locais de paragem:
A
A
Pode ser condenado pela prática do crime de condução perigosa.
B
B
Pode ser responsabilizado pelo atropelamento da criança à saída do autocarro.
C
C
Pode ser responsabilizado pelo atropelamento da criança em qualquer outro ponto do trajeto do autocarro.
O condutor dum automóvel pesado de transporte público de passageiros que permita o transporte em pé, deve efetuar uma condução especialmente cuidada:
A
A
Sempre que todos os lugares sentados estejam ocupados.
B
B
Sempre que transporte passageiros com capacidade física para se segurarem convenientemente.
C
C
Sempre que transporte passageiros idosos e circule em percursos sinuosos.
O sistema de engate de um conjunto de veículos constituído por um veículo pesado de passageiros e um reboque de peso bruto superior a 750 Kg, deve:
A
A
Ser adaptado à lotação do veículo trator e do reboque.
B
B
Ser adaptado ao peso bruto do reboque.
C
C
Ser adaptado ao peso bruto do veículo trator.
Um passageiro de um autocarro urbano foi alvo de um furto. Quem pode ser responsabilizado pelo sucedido?
A
A
O condutor, já que deve manter as portas do autocarro sempre fechadas.
B
B
O condutor, já que não manteve a devida vigilância.
C
C
O autor do furto.
Um automóvel pesado destinado ao transporte público de passageiros e da categoria II, pode exceder os 17 lugares de lotação?
A
A
Sim, desde que disponha de 2 portas, destinadas à entrada e saída de passageiros, no painel lateral direito.
B
B
Sim, desde que disponha de 2 portas, destinadas à entrada e saída de passageiros, no painel lateral esquerdo.
C
C
Sim, desde que disponha de 2 portas, destinadas à entrada e saída de passageiros, uma no painel lateral direito e outra no painel esquerdo.
Um automóvel pesado destinado ao transporte público de passageiros e da categoria I, pode exceder os 60 lugares de lotação?
A
A
Sim, desde que disponha de, pelo menos, duas portas de serviço no painel lateral direito e uma no painel esquerdo.
B
B
Sim, desde que disponha de, pelo menos, duas portas de serviço no painel lateral direito.
C
C
Sim, desde que disponha de, pelo menos, três portas de serviço no painel lateral direito.
Um automóvel pesado destinado ao transporte público de passageiros e da categoria I, pode exceder os 17 lugares de lotação?
A
A
Sim, desde que disponha de 2 portas, destinadas à entrada e saída de passageiros, no painel lateral direito.
B
B
Sim, desde que disponha de 2 portas, destinadas à entrada e saída de passageiros, no painel lateral esquerdo.
C
C
Sim, desde que disponha de 2 portas, destinadas à entrada e saída de passageiros, uma no painel lateral direito e outra no painel esquerdo.
Sempre que um passageiro de um autocarro urbano comprometa a segurança do transporte e dos demais passageiros, o condutor deve:
A
A
Imobilizar o veículo e expulsar o passageiro do autocarro, com utilização da força se necessário.
B
B
Tentar dissuadir o passageiro de tal comportamento, sendo isto impossível, deve imobilizar o veículo e solicitar a intervenção da polícia.
C
C
Trancar as portas do autocarro e conduzir todos os passageiros até à sede da entidade proprietária do veículo.
Por peso bruto de um automóvel pesado de passageiros, deve entender-se:
A
A
Peso total mais peso do condutor.
B
B
Tara do veículo mais peso da carga transportada em determinado momento.
C
C
Tara do veículo, mais peso da carga máxima que este pode transportar.
Por norma, um conjunto de veículos constituído por um automóvel pesado de passageiros e um reboque equipado com sistema de travagem, deve possuir:
A
A
Além do sistema de acoplamento/engate, as correspondentes ligações elétricas e hidráulicas de alta capacidade e voltagem.
B
B
Além do sistema de acoplamento/engate, as correspondentes ligações elétricas e pneumáticas.
C
C
Além do sistema de acoplamento/engate, as correspondentes ligações hidráulicas e elétricas.
Por norma, o tempo de trajeto de um autocarro é calculado tendo por base uma média em que as velocidades praticadas, devem ser:
A
A
As legalmente admitidas para o veículo e para a via em que circula, sem prejuízo de devida garantia de comodidade e segurança.
B
B
As máximas que o veículo conseguir atingir.
C
C
As que permitem concluir o trajeto o mais rapidamente possível, garantindo o cumprimento escrupuloso dos horários fixados.
O facto do condutor de um autocarro observar convenientemente os espelhos retrovisores e sinalizar corretamente o início de marcha, garante:
A
A
Maior segurança e conforto aos passageiros.
B
B
O direito de o autocarro passar em primeiro lugar e maior rapidez na conclusão do trajeto.
C
C
O direito de o autocarro passar em primeiro lugar.
Por lotação de um automóvel pesado de passageiros, deve entender-se:
A
A
O número de passageiros que o veículo pode transportar, excluindo o condutor e o guia.
B
B
O número de passageiros que o veículo pode transportar, excluindo o condutor.
C
C
O número de passageiros que o veículo pode transportar, incluindo o condutor.
Para que um autocarro de classe I possua piso rebaixado, é necessário:
A
A
Deslocar os eixos para as extremidades do veículo.
B
B
Que esteja equipado com chassis e carroçaria devidamente adaptados.
C
C
Que permita considerável redução do diâmetro das rodas.