Os fusíveis que integram o circuito de iluminação dos veículos, servem para:
A
A
Evitar ligações perigosas depois da passagem de corrente pelos órgãos de consumo.
B
B
Melhorar/otimizar a passagem de energia elétrica pelos respetivos circuitos.
C
C
Proteger a instalação elétrica do risco de curto-circuito.
Os fusíveis servem para:
A
A
Estabelecer a ligação entre os vários circuitos.
B
B
Intensificar a corrente elétrica.
C
C
Proteger os circuitos elétricos.
Os fusíveis têm como principal função:
A
A
Aumentar a intensidade do circuito elétrico.
B
B
Proteger a instalação elétrica em caso de curto-circuito.
C
C
Proteger os circuitos elétricos de alta tensão.
Os pneus de um automóvel ligeiro de passageiros podem danificar-se seriamente, quando:
A
A
Circulam com pressão ligeiramente superior à indicada.
B
B
Passam por buracos e sobem passeios.
C
C
Transitam em estradas com areia.
Para mudar a roda de um automóvel, o condutor deve utilizar:
A
A
Uma chave de cruzeta e um macaco de elevação.
B
B
Uma chave de fendas e um macaco de elevação.
C
C
Uma chave inglesa e um martelo;
Periodicamente, o condutor deve:
A
A
Observar se os feixes das molas têm massa consistente.
B
B
Verificar as ligações da bateria.
C
C
Verificar o nível do óleo do motor com a vareta graduada.
Periodicamente, todo o condutor deve observar:
A
A
O estado do disco da embraiagem.
B
B
O nível de aquecimento do catalisador.
C
C
O nível do líquido dos travões.
Qual poderá ser a causa do alternador não gerar corrente elétrica?
A
A
Bateria com os bornes sujos.
B
B
Correia da ventoinha desapertada.
C
C
Correia da ventoinha muito apertada.
Quando em piso molhado e sem travar o veículo entra em derrapagem, pode dizer-se que é devido a:
A
A
Ar no sistema de travagem hidráulico.
B
B
Molas e amortecedores rijos.
C
C
Pneus gastos.
Quando se nota a direção excessivamente pesada, pode dizer-se que é devido a:
A
A
Avaria na caixa de direção.
B
B
Deficiente regulação da barra transversal.
C
C
Excesso de pressão nos pneus.
Quando se verifica excessiva dificuldade em engrenar uma mudança, a causa pode ser:
A
A
Caixa de velocidades com excesso de valvulina.
B
B
Disco de embraiagem gasto.
C
C
Sincronizador avariado.
Quando um veículo descreve uma curva e a luz de aviso da lubrificação do motor acende, a causa pode ser:
A
A
Avaria na bomba de água.
B
B
Nível do óleo do motor muito alto.
C
C
Nível do óleo do motor muito baixo.
Que cuidados se devem ter ao lavar os motores a ""diesel""?
A
A
Aguardar o arrefecimento dos motores.
B
B
Isolar as velas de incandescência.
C
C
Tapar a admissão do ar no carburador.
Sangrar o circuito de alimentação dum motor diesel, significa:
A
A
Encher de gasóleo o filtro geral.
B
B
Fazer rodar a bomba injetora.
C
C
Retirar o ar do circuito de alimentação.
Se ao destravar, os calços continuarem encostados aos tambores, a causa pode ser:
A
A
Calços gastos.
B
B
Fugas na bomba dos travões.
C
C
Molas de retorno das maxilas fracas.
Se no cárter do motor se verificar a presença de água, a causa pode ser:
A
A
Cabeça do motor mal apertada ao bloco dos cilindros.
B
B
Radiador danificado.
C
C
Termóstato avariado.
Um maior desgaste na parte central do piso dos pneus, é devido a:
A
A
Pressão insuficiente.
B
B
Excesso de carga.
C
C
Pressão em excesso.
Sempre que se substitui um fusível no circuito elétrico, este funde. A causa pode ser:
A
A
Curto-circuito.
B
B
Interrupção de um condutor elétrico.
C
C
Uma lâmpada fundida.
Um dos cuidados a ter antes de iniciar uma viagem, é:
A
A
Verificar se alguma vela está isolada.
B
B
Verificar se há fugas no sistema de escape.
C
C
Verificar se o líquido de refrigeração está ao nível.
Um dos cuidados a ter com as baterias, é:
A
A
Adicionar periodicamente ácido sulfúrico e água até cobrir as placas.
B
B
Adicionar periodicamente líquido de arrefecimento.
C
C
Adicionar, se necessário, água destilada até cobrir as placas.