O condutor dum autocarro urbano com elevado número de lugares em pé, deve garantir que:
A
A
As entradas e saídas de passageiros se processem alternadamente.
B
B
Os passageiros não perturbem a correta observação dos espelhos retrovisores.
C
C
Os passageiros permaneçam seguros com ambas as mãos e que os varões da coxia central se mantenham desocupados.
O condutor dum automóvel pesado afeto ao transporte coletivo de passageiros, deve prestar especial atenção aos passageiros que:
A
A
Conversem entre eles de forma audível.
B
B
Durante o trajeto, venham a ser vítimas de queda no interior do veículo.
C
C
Venham a adormecer durante o trajeto, já que podem falhar o local onde pretendem descer.
O peso bruto máximo legalmente admitido para um autocarro articulado de 4 eixos, é:
A
A
31 toneladas.
B
B
32 toneladas.
C
C
33 toneladas.
O peso bruto máximo legalmente admitido para um autocarro articulado de 4 ou mais eixos, é:
A
A
30 toneladas.
B
B
31 toneladas.
C
C
32 toneladas.
O condutor dum automóvel pesado afeto ao transporte coletivo de passageiros, deve prestar especial atenção os passageiros que:
A
A
Apresentem notória diminuição da capacidade visual.
B
B
Não dominem corretamente a língua portuguesa.
C
C
Não se apresentem munidos do título individual de transporte.
O condutor dum automóvel pesado afeto ao transporte coletivo de passageiros, deve prestar especial atenção os passageiros que:
A
A
Apresentem reserva de lugar em área destinada a não fumadores.
B
B
Durante o transporte não resistam à sonolência.
C
C
Necessitem de recorrer ao apoio de um qualquer artefacto para garantirem a sua própria locomoção.
O condutor dum automóvel pesado de passageiros que admita lugares em pé, verificando da entrada de uma senhora com uma criança ao colo, deve:
A
A
Aguardar que a passageira se sente, lembrando, se necessário, aos demais que lhe devem ceder um dos lugares reservados.
B
B
Iniciar marcha suavemente, enquanto a passageira tenta convencer os demais a cederem-lhe um dos lugares reservados.
C
C
Recomendar à passageira que se segure, pois tenciona iniciar rapidamente a marcha do veículo.
O condutor dum automóvel pesado de passageiros, deve:
A
A
Iniciar a marcha depois das portas do veículo estarem completamente fechadas.
B
B
Iniciar a marcha durante a fase final de encerramento das portas, por forma a reduzir os tempos de operação.
C
C
Iniciar a marcha enquanto se processa o encerramento da porta da frente, por forma a reduzir os tempos de operação.
O condutor dum automóvel pesado de transporte público de passageiros que permita o transporte em pé, deve efetuar uma condução especialmente cuidada:
A
A
Sempre que todos os lugares sentados estejam ocupados.
B
B
Sempre que transporte passageiros com capacidade física para se segurarem convenientemente.
C
C
Sempre que transporte passageiros idosos e circule em percursos sinuosos.
O facto do condutor de um autocarro observar convenientemente os espelhos retrovisores e sinalizar corretamente o início de marcha, garante:
A
A
Maior segurança e conforto aos passageiros.
B
B
O direito de o autocarro passar em primeiro lugar e maior rapidez na conclusão do trajeto.
C
C
O direito de o autocarro passar em primeiro lugar.
O sistema de engate de um conjunto de veículos constituído por um veículo pesado de passageiros e um reboque de peso bruto superior a 750 Kg, deve:
A
A
Ser adaptado à lotação do veículo trator e do reboque.
B
B
Ser adaptado ao peso bruto do reboque.
C
C
Ser adaptado ao peso bruto do veículo trator.
O transporte em autocarro de crianças, idosos, senhoras com crianças ao colo e pessoas com redução de mobilidade, deve:
A
A
Considerar-se transporte de alto risco.
B
B
Estar sujeito a uma redução do preço do bilhete.
C
C
Merecer especial atenção por parte do condutor, nomeadamente na entrada e saída.
Os autocarros articulados não podem exceder:
A
A
15.00 metros de comprimento e 2.50 metros de largura.
B
B
16.50 metros de comprimento e 2.60 metros de largura.
C
C
18.75 metros de comprimento e 2.55 metros de largura.
Os sistema de engate/acoplamento normalmente montado nos automóveis pesados de passageiros, deve ser:
A
A
Deformável e flexível.
B
B
Removível, deformável e flexível.
C
C
Removível, sempre que o veículo não atrele reboque.
Os veículos afetos ao transporte público de passageiros:
A
A
Estão sujeitos a licença a emitir pelo IMT.
B
B
Não estão sujeitos a licença a emitir pelo IMT, mas sim pela DGTT.
C
C
Não estão sujeitos a licenciamento próprio.
Para a manutenção da eficácia de insonorização da carroçaria e da cabina, logo maior conforto e menor fadiga, o condutor deve:
A
A
Circular sempre com o motor em baixo regime e verificar, periodicamente, do estado do silencioso.
B
B
Unicamente e com devida regularidade, verificar do estado do silencioso.
C
C
Verificar e repor, se necessário, os respetivos forros em feltro e lã acrílicos.
Para efeitos de medição da largura dos veículos pesados de passageiros, são tidos em consideração os seguintes dispositivos:
A
A
Espelhos retrovisores e degraus.
B
B
Pára-choques e elementos flexíveis dos sistemas anti projeção.
C
C
Pára-choques.
Para efeitos de medição do comprimento dos veículos pesados de passageiros, são tidos em consideração os seguintes dispositivos:
A
A
Degraus, estribos de acesso, borrachas exteriores e chapas de matricula.
B
B
Pára-choques e dispositivos de engate para veículos a motor.
C
C
Pára-choques.
Para que um autocarro de classe I possua piso rebaixado, é necessário:
A
A
Deslocar os eixos para as extremidades do veículo.
B
B
Que esteja equipado com chassis e carroçaria devidamente adaptados.
C
C
Que permita considerável redução do diâmetro das rodas.
Perante a manifesta dificuldade de um passageiro em aceder a um autocarro, o condutor deve:
A
A
Aguardar até que o passageiro consiga entrar no veículo.
B
B
Aguardar até que uma qualquer pessoa auxilie o passageiro a aceder ao autocarro.
C
C
Auxiliar o passageiro a aceder ao autocarro em condições normais de segurança.