Caso o automóvel incendeie por força de um curto-circuito, deve:
A
A
Desligar a bateria e combater o incêndio com recurso a um extintor apropriado.
B
B
Desligar o motor e combater o incêndio com água, unicamente.
C
C
Manter o motor em funcionamento e combater o incêndio com água.
As funções dum sistema de escape com silencioso incluído, consistem na:
A
A
Condução de gases quentes e sua rápida expansão.
B
B
Condução de gases quentes, com multiplicação de ruído.
C
C
Condução de gases, com redução de ruído.
A participação dum acidente às entidades com competência para prestarem socorro, deve incluir a informação seguinte:
A
A
Local exato do acidente, número de viaturas envolvidas, sua posição na via e respetivas cilindradas.
B
B
Local exato do acidente, número de vítimas e seu estado, número de viaturas envolvidas e todas as demais circunstâncias com relevância.
C
C
Número de feridos, tipo de combustível dos veículos envolvidos, posição dos mesmos na via e número de testemunhas.
Nos cintos de segurança equipados com retrator de bloqueio automático de emergência por inércia:
A
A
O ajuste do pré-tensor é manual.
B
B
O retrator ajusta automaticamente o comprimento do cinto, e em caso de desaceleração brusca o mesmo é bloqueado.
C
C
O retrator não permite que se ajuste o comprimento do cinto automaticamente, ficando sempre bloqueado.
Depois de verificada a pressão dos pneus, como verificar se a válvula veda corretamente?
A
A
Colocar o ouvido junto à válvula.
B
B
Colocar saliva ou água com sabão na própria válvula.
C
C
Recorrer à utilização de um manómetro.
As deficiências do tipo 1 (um) dão origem a reprovação em inspeção periódica obrigatória a veículos?
A
A
Sim, desde que se verifiquem mais de cinco.
B
B
Sim, desde que se verifiquem mais de quatro.
C
C
Sim, desde que se verifiquem mais de três.
Ao automóvel que se apresente em inspeção periódica obrigatória impossibilitado de manter a pressão correta do ar nos pneus:
A
A
É atribuída uma deficiência do tipo 1.
B
B
É atribuída uma deficiência do tipo 2.
C
C
É atribuída uma deficiência do tipo 3.
Qual poderá ser a causa do alternador não gerar corrente elétrica?
A
A
Bateria com os bornes sujos.
B
B
Correia da ventoinha desapertada.
C
C
Correia da ventoinha muito apertada.
Periodicamente, todo o condutor deve observar:
A
A
O estado do disco da embraiagem.
B
B
O nível de aquecimento do catalisador.
C
C
O nível do líquido dos travões.
Periodicamente, o condutor deve:
A
A
Observar se os feixes das molas têm massa consistente.
B
B
Verificar as ligações da bateria.
C
C
Verificar o nível do óleo do motor com a vareta graduada.
Para mudar a roda de um automóvel, o condutor deve utilizar:
A
A
Uma chave de cruzeta e um macaco de elevação.
B
B
Uma chave inglesa e um martelo;
C
C
Uma chave de fendas e um macaco de elevação.
Os pneus de um automóvel ligeiro de passageiros podem danificar-se seriamente, quando:
A
A
Circulam com pressão ligeiramente superior à indicada.
B
B
Passam por buracos e sobem passeios.
C
C
Transitam em estradas com areia.
Os fusíveis têm como principal função:
A
A
Aumentar a intensidade do circuito elétrico.
B
B
Proteger a instalação elétrica em caso de curto-circuito.
C
C
Proteger os circuitos elétricos de alta tensão.
Os fusíveis servem para:
A
A
Estabelecer a ligação entre os vários circuitos.
B
B
Intensificar a corrente elétrica.
C
C
Proteger os circuitos elétricos.
Os fusíveis que integram o circuito de iluminação dos veículos, servem para:
A
A
Melhorar/otimizar a passagem de energia elétrica pelos respetivos circuitos.
B
B
Proteger a instalação elétrica do risco de curto-circuito.
C
C
Evitar ligações perigosas depois da passagem de corrente pelos órgãos de consumo.
Quando em piso molhado e sem travar o veículo entra em derrapagem, pode dizer-se que é devido a:
A
A
Molas e amortecedores rijos.
B
B
Ar no sistema de travagem hidráulico.
C
C
Pneus gastos.
O sistema de iluminação exterior dos automóveis compreende:
A
A
Luzes de máximos, de médios, de mínimos, de travagem, de mudança de direção, de marcha atrás, de iluminação da chapa de matrícula e de nevoeiro.
B
B
Luzes de máximos, de médios, de mínimos, de travagem, do painel de instrumentos, de marcha atrás, de iluminação da chapa de matrícula e de nevoeiro.
C
C
Luzes de máximos, de médios, de mínimos, de travagem, de mudança de direção, de iluminação interior, de iluminação da chapa de matrícula e isqueiro.
O feixe luminoso do farol de longo alcance, é:
A
A
Baixo, largo e achatado.
B
B
Bastante concentrado e relativamente levantado.
C
C
Disperso e baixo.
O facto de, com frequência, subir os passeios com o automóvel, pode originar:
A
A
Danos na direção e na injeção.
B
B
Danos nos pneus e no sistema de suspensão.
C
C
Perda de pressão dos pneus e danos nos apoios do motor.
O consumo excessivo de óleo de um motor em funcionamento, pode ter como causa:
A
A
A utilização de óleo muito viscoso.
B
B
Segmentos partidos.
C
C
Filtro do óleo entupido.