O condutor de um autocarro urbano pode circular com as portas da retaguarda deste abertas?
A
A
Não.
B
B
Sim, em pequenos trajetos dentro das localidades e desde que se verifiquem temperaturas muito elevadas.
C
C
Sim, em pequenos trajetos.
O condutor de um autocarro urbano pode largar e receber passageiros, sempre que:
A
A
O veículo esteja devidamente imobilizado nos locais destinados para o efeito, ou nos sinais de STOP.
B
B
O veículo esteja devidamente imobilizado nos locais destinados para o efeito, ou nos sinais luminosos.
C
C
O veículo esteja devidamente imobilizado nos locais destinados para o efeito.
O condutor de um autocarro urbano que em circulação sofra um furo de um pneu, deve:
A
A
Diligenciar no sentido de que um outro veículo recolha os passageiros que transportava.
B
B
Ordenar a todos os passageiros que abandonem o autocarro e que optem por outro meio de transporte.
C
C
Solicitar a três passageiros do sexo masculino que substituam o pneu.
O condutor de um autocarro urbano que siga com lotação esgotada, na próxima paragem deve:
A
A
Admitir, no máximo, 5 pessoas, desde que três passageiros abandonem o autocarro.
B
B
Admitir, no máximo, 6 pessoas, desde que se não verifique nenhuma saída.
C
C
Admitir, no máximo, um número de pessoas idêntico ao número de passageiros que abandonem o autocarro.
O peso bruto máximo legalmente admitido para um automóvel pesado de passageiros de 3 eixos, é:
A
A
25 toneladas.
B
B
26 toneladas.
C
C
27 toneladas.
Os passageiros dum autocarro articulado devem seguir:
A
A
Em pé ou sentados.
B
B
Obrigatoriamente em pé.
C
C
Obrigatoriamente sentados.
O condutor de um autocarro urbano verifica que nenhum dos passageiros cede o lugar a uma pessoa com elevado grau de deficiência física, logo deve:
A
A
Aconselhar o passageiro deficiente a aguardar pela chegada de um autocarro que siga com lugares sentados livres.
B
B
Aconselhar o passageiro deficiente a sentar-se nos degraus dianteiros do autocarro.
C
C
Intervir no sentido de garantir um lugar sentado para o passageiro deficiente.
O condutor de um autocarro urbano, após a realização de uma travagem de emergência, deve:
A
A
Certificar-se de que nenhum dos passageiros sofreu qualquer dano físico.
B
B
Informar os passageiros que caíram da conveniência de se manterem sentados no chão.
C
C
Testar os travões, efetuando, para o efeito, uma travagem bastante forte.
O condutor de um autocarro urbano, que permita que uma criança abandone o veículo em local diverso dos locais de paragem:
A
A
Pode ser condenado pela prática do crime de condução perigosa.
B
B
Pode ser responsabilizado pelo atropelamento da criança à saída do autocarro.
C
C
Pode ser responsabilizado pelo atropelamento da criança em qualquer outro ponto do trajeto do autocarro.
O condutor de um autocarro, ao verificar da entrada de um passageiro portador de deficiência física comprometedora do seu equilíbrio, deve:
A
A
Iniciar a marcha lentamente e prosseguir sem exceder a velocidade de 40 Km/h.
B
B
Iniciar a marcha logo que este entre.
C
C
Iniciar a marcha logo que este se sente.
O condutor de um autocarro, sob pena de comprometer a segurança dos passageiros, deve imobilizar o veículo, quando:
A
A
Detete uma anomalia significativa no sistema de direção.
B
B
Verifique que está a exceder os limites de velocidade.
C
C
Verifique que, pelo menos, três passageiros viajam sem bilhete válido.
O condutor de um autocarro, sob pena de comprometer a segurança dos passageiros, deve imobilizar o veículo, quando:
A
A
Detete uma anomalia significativa no sistema de travagem.
B
B
Verifique que os amortecedores estão a 50% da sua capacidade de operação.
C
C
Verifique que vai chegar a uma determinada paragem antes da hora.
O condutor de um automóvel afeto ao transporte coletivo de passageiros idosos, deve:
A
A
Atender a que, normalmente, os idosos apresentam algumas dificuldades na realização das tarefas de abandono e de acesso ao veículo.
B
B
Efetuar uma condução sem qualquer tipo de atenção especial, já que são utentes como os demais.
C
C
Manter a instalação sonora do veículo em funcionamento e imprimir um andamento rápido, já que, por norma, os idosos são um pouco impacientes.
O condutor de um automóvel pesado de passageiros é responsável por garantir que:
A
A
Os passageiros cheguem ao local de destino minutos antes do horário fixado.
B
B
Os passageiros não consumam qualquer tipo de bebida durante a viagem.
C
C
Os passageiros não saiam do veículo sem que este esteja completamente imobilizado.
O condutor de um automóvel pesado de passageiros, deve ter consciência da necessidade de:
A
A
Manter uma distância de reação superior à que seria de manter na condução de um automóvel ligeiro.
B
B
Manter uma distância de segurança superior à que seria de manter na condução de um automóvel ligeiro.
C
C
Manter uma distância de travagem superior à que seria de manter na condução de um automóvel ligeiro.
O condutor de um automóvel pesado de passageiros, deve ter consciência de que a ingestão de bebidas alcoólicas provoca:
A
A
Um aumento da distância de travagem.
B
B
Um aumento das distâncias de reação e de travagem.
C
C
Um aumento do tempo de reação.
O condutor de um automóvel pesado de passageiros, deve ter consciência de que:
A
A
Com o aumento da velocidade, aumenta a distância de travagem.
B
B
Com o aumento da velocidade, aumenta o tempo de reação.
C
C
Com o aumento da velocidade, reduz o tempo de reação.
O condutor de um automóvel pesado de passageiros, deve:
A
A
Acautelar a comodidade do transporte.
B
B
Acautelar que os passageiros que lhe estão mais próximos não adormeçam.
C
C
Cumprir os horários fixados, mesmo que tenha de recorrer a uma condução apressada e brusca.
O condutor de um veículo pesado de passageiros de serviço urbano, deve garantir:
A
A
A manutenção da visibilidade através da área transparente da porta dianteira.
B
B
Que a área transparente da porta traseira se mantenha desimpedida.
C
C
Que os passageiros permaneçam seguros com ambas as mãos e que os varões da coxia central se mantenham desocupados.
O condutor dum autocarro do tipo urbano, deve assegurar-se de que:
A
A
A área central do veículo permanece desimpedida.
B
B
A saída de passageiros é anterior ao início da marcha.
C
C
A saída do último passageiro coincide com o ato de fechar a porta, por forma a reduzir os tempos de operação.