Num conjunto de veículos constituído por um automóvel pesado de passageiros e um reboque, em que o bocal de engate é do semiautomático:
A
A
É possível controlar por completo o sistema do interior do veículo.
B
B
Quando a cavilha está na posição engate/acoplamento e é tocada pela ponteira da lança, o sistema desarma automaticamente.
C
C
Quando a cavilha na posição de levantada é tocada pela ponteira da lança, aquela baixa de imediato e efetua o acoplamento.
O ""chassis"" e/ou carroçaria, muito embora com proteção anti corrosão de fabrico, deve:
A
A
Lavar-se periodicamente com água salgada, por forma a eliminar todo o tipo de incrustações corrosivas.
B
B
Lavar-se periodicamente, removendo todo o tipo de lama e de incrustações corrosivas.
C
C
Martelar-se, por forma a que se solte todo o tipo de lama e de incrustações.
O autocarro articulado deve, obrigatoriamente, estar equipado com:
A
A
Caixa de primeiros socorros e luzes de substituição.
B
B
Extintor de incêndio.
C
C
Luzes de substituição.
O comprimento máximo legalmente admitido para os autocarros articulados de 4 eixos, é:
A
A
18,75 metros.
B
B
19,75 metros.
C
C
20,75 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os autocarros articulados, é:
A
A
19,50 metros.
B
B
18,75 metros.
C
C
19,00 metros.
O condutor de um autocarro articulado de serviço urbano, pode recolher todos os passageiros que se encontrem nas diversas paragens do seu trajeto?
A
A
Não, somente pode recolher os passageiros que declarem querer seguir o trajeto servido pelo autocarro.
B
B
Sim, desde que não seja excedida a respetiva lotação.
C
C
Sim, uma vez que os autocarros articulados não têm limite de lotação.
O condutor de um autocarro de longo curso, para receber e largar passageiros, deve imobilizar o veículo por forma a que:
A
A
Os passageiros não tenham de utilizar a faixa de rodagem.
B
B
Os passageiros somente utilizem o lado direito da faixa de rodagem.
C
C
Os passageiros somente utilizem o lado esquerdo da faixa de rodagem.
O peso bruto máximo legalmente admitido para um autocarro articulado de 5 eixos, é:
A
A
31 toneladas.
B
B
32 toneladas.
C
C
33 toneladas.
O condutor de um autocarro deve efetuar uma condução especialmente cuidada e suave, quando:
A
A
Circule em centros urbanos e transporte um elevado número de passageiros em pé.
B
B
Circule em centros urbanos e transporte um elevado número de passageiros, muito embora devidamente sentados.
C
C
Transporte entre os passageiros agentes de qualquer polícia.
O condutor de um autocarro deve observar com especial atenção e através dos espelhos retrovisores as zonas de funcionamento das portas, quando:
A
A
Transporte crianças em pé e junto da zona de funcionamento das portas.
B
B
Transporte crianças em pé que se mantêm francamente afastadas da zona de funcionamento das portas.
C
C
Transporte passageiros que se mantêm afastados da zona de funcionamento das portas.
O condutor de um autocarro deve ter sempre presente a necessidade de adequar a condução:
A
A
Ao tipo de traçado da via e ao número de pessoas transportadas em pé.
B
B
Somente ao cumprimento dos horários fixados e ao número de paragens a efetuar.
C
C
Somente ao tipo de veículo conduzido e aos limites de velocidade impostos por sinalização.
O condutor de um autocarro interurbano, não deve iniciar a marcha sem se certificar de que:
A
A
A porta da frente está convenientemente fechada, a da retaguarda aberta e a segurança dos passageiros garantida.
B
B
A segurança dos passageiros que transportam crianças ao colo não está comprometida.
C
C
As portas estão convenientemente abertas e a segurança dos passageiros não está comprometida.
O condutor de um autocarro quando se prepara para iniciar a marcha, deve observar os espelhos retrovisores e efetuar a respetiva sinalização, já que:
A
A
São procedimentos obrigatórios, muito embora com pouca importância, uma vez que tais veículos tem prioridade no início de marcha.
B
B
São requisitos essenciais à segurança da condução e dos passageiros transportados.
C
C
São requisitos essenciais à segurança do trânsito em geral, muito embora não interfiram na segurança dos passageiros.
O condutor de um autocarro que circule com as portas abertas, pode ser responsabilizado:
A
A
Pela queda de um passageiro no interior do autocarro, quando imobilizado na respetiva paragem.
B
B
Pela queda de um passageiro para a faixa de rodagem.
C
C
Pela queda de uma criança no interior do autocarro, quando imobilizado na respetiva paragem.
O condutor de um autocarro que detete um pequeno foco de incêndio no motor do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo e garantir a segurança dos passageiros.
B
B
Imobilizar o veículo e trancar as portas, para que os passageiros não abandonem o autocarro.
C
C
Imobilizar o veículo, tentar extinguir o incêndio e trancar as portas, por forma a evitar que os passageiros saiam.
O condutor de um autocarro que detete uma anomalia considerável no sistema de travagem do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo e diligenciar no sentido de que os passageiros prossigam viagem noutro autocarro.
B
B
Imobilizar o veículo e solicitar aos passageiros que prossigam viagem de comboio.
C
C
Prosseguir viagem, muito embora consciente de que deve evitar as travagens.
O condutor de um autocarro que detete uma fuga dos gases de escape para o interior do veículo, deve:
A
A
Imobilizar o veículo, abrir as janelas e manter as portas fechadas.
B
B
Logo que possível, imobilizar o veículo e garantir que todos os passageiros abandonam o autocarro em segurança.
C
C
Prosseguir a marcha e abrir as portas para arejar o veículo.
O condutor de um autocarro que efetue carreira urbana, é responsável:
A
A
Pelo cumprimento dos horários fixados, sem prejuízo da prática de uma condução segura.
B
B
Pelo cumprimento escrupuloso dos horários fixados, mesmo que a segurança venha a ser comprometida.
C
C
Por garantir a manutenção de primeiro escalão do veículo.
O condutor de um autocarro urbano com mais do que uma porta, antes de iniciar o transporte de passageiros, deve:
A
A
Garantir a correta regulação dos espelhos retrovisores interiores.
B
B
Medir o nível sonoro do ruído produzido ao momento da abertura das portas.
C
C
Verificar por observação direta do estado mecânico da transmissão.
O condutor de um autocarro urbano deve imobilizar o veículo para receber e largar passageiros:
A
A
Em qualquer lugar, desde que lhe seja solicitado e não constitua perigo para os utentes.
B
B
Nos lugares apropriados e sinalizados para o efeito, salvo para largar passageiros de idade superior a 65 anos.
C
C
Nos lugares apropriados e sinalizados para o efeito.