Na condução segura dum automóvel pesado de passageiros, importa, como forma de garantir a segurança dos passageiros e do início de marcha:
A
A
Garantir que dois minutos após o início de marcha as portas do veículo se encerram por completo.
B
B
Garantir que os passageiros procedem à obliteração dos respetivos bilhetes.
C
C
Observar os espelhos interiores, exteriores e/ou monitores de TV antes do fecho das portas.
No âmbito da condução de autocarros de serviço interurbano, o cumprimento dos horários estabelecidos é da responsabilidade:
A
A
da entidade proprietária dos veículos.
B
B
Do condutor, sempre com devida salvaguarda da segurança de pessoas e bens.
C
C
Do revisor.
No âmbito do transporte rodoviário de passageiros e de longo curso, é da responsabilidade do condutor:
A
A
Garantir as paragens necessárias para alimentação dos passageiros.
B
B
Garantir uma paragem a cada 45 minutos.
C
C
Garantir a alimentação dos passageiros.
No contexto do transporte rodoviário de passageiros, por autocarro deve entender-se:
A
A
Veículo automóvel construído ou adaptado para o transporte rodoviário e com lotação superior a nove lugares, incluindo o do condutor.
B
B
Veículo automóvel construído ou adaptado para o transporte rodoviário e com lotação superior a oito lugares, incluindo o do condutor.
C
C
Veículo automóvel construído ou adaptado para o transporte rodoviário e com lotação superior a sete lugares, excluindo o do condutor.
No transporte coletivo de passageiros em automóveis pesados, devem merecer especial atenção os passageiros que:
A
A
Apresentem dificuldades motoras significativas.
B
B
Se apresentem visivelmente distraídos.
C
C
Transportem malas de viagem volumosas.
No transporte coletivo de passageiros em automóveis pesados, devem merecer especial atenção os passageiros que:
A
A
Possuam uma qualquer deficiência física considerável.
B
B
Transportem bagagens.
C
C
Viajem lendo jornais, pois seguem francamente distraídos em relação à trajetória do veículo.
No transporte coletivo de passageiros em automóveis pesados, devem merecer especial atenção os passageiros que:
A
A
Transportem ao colo crianças de tenra idade.
B
B
Utilizem o telemóvel, pois é incomodativo para os demais passageiros.
C
C
Utilizem qualquer tipo de auscultadores, pois não se apercebem da trajetória do veículo.
No transporte de passageiros em autocarro de longo curso, o condutor antes de retomar a marcha após uma paragem a meio do trajeto, deve:
A
A
Certificar-se de que todos os passageiros estão a bordo do autocarro.
B
B
Certificar-se de que todos os passageiros estão a bordo e de que liquidaram as despesas efetuadas no restaurante.
C
C
Informar as autoridades competentes de que vai retomar a marcha.
No transporte de passageiros em automóvel pesado, o condutor deve:
A
A
Evitar as travagens bruscas e as guinadas fortes na direção.
B
B
Evitar que o ultrapassem.
C
C
Garantir que não se verifique qualquer paragem do veículo em percursos de duração inferior a 5 horas.
No transporte rodoviário de passageiros em automóvel pesado com lugares em pé e em circuito urbano, o condutor deve:
A
A
Cumprir com as normas de Direito Rodoviário e reduzir ao máximo a duração das viagens, mesmo que tenha de recorrer a uma condução mais agressiva.
B
B
Efetuar uma condução especialmente suave.
C
C
Efetuar uma condução rápida, muito embora progressiva, já que o importante é o cumprimento dos horários fixados.
No transporte rodoviário de passageiros em automóvel pesado do tipo urbano, o condutor deve:
A
A
Atender a que os arranques e as desacelerações se processem de forma progressiva e suave.
B
B
Preocupar-se em efetuar arranques suaves e travagens bruscas, sempre que transporte idosos.
C
C
Preocupar-se em efetuar travagens suaves e arranques agressivos, sempre que transporte passageiros em pé.
Nos autocarros equipados com mais do que uma porta, garantir a correta orientação dos espelhos retrovisores interiores, é da responsabilidade:
A
A
Do condutor, sendo que o deve fazer a partir do lugar de condução e antes do início de qualquer transporte.
B
B
Do condutor, sendo que o deve fazer a partir da retaguarda do veículo e antes do início de qualquer transporte.
C
C
Do condutor, sendo que o deve fazer a partir do degrau da primeira porta e antes do início de qualquer transporte.
Nos automóveis pesados de passageiros da categoria II, é permitida a colocação de um banco destinado a um guia?
A
A
Sim, desde que situado na coxia e à retaguarda do veículo.
B
B
Sim, desde que situado na coxia e em frente da porta anterior.
C
C
Sim, desde que situado na retaguarda do veículo.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 3 eixos, é:
A
A
14 metros.
B
B
15 metros.
C
C
16 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 3 ou mais eixos, é:
A
A
15 metros.
B
B
16 metros.
C
C
17 metros.
Nos veículos pesados de passageiros da categoria II, é permitido o transporte de passageiros:
A
A
Em pé, desde que na respetiva coxia, e em lugares sentados.
B
B
Somente em lugares sentados.
C
C
Somente em pé.
Nos veículos pesados de passageiros da categoria III, é permitido transportar passageiros:
A
A
Em pé, desde que na respetiva coxia, e em lugares sentados.
B
B
Somente em lugares em pé.
C
C
Somente em lugares sentados.
Num autocarro afeto ao transporte público urbano e com considerável procura, os passageiros podem viajar na coxia, à frente?
A
A
Não, salvo os funcionários da empresa e os agentes de autoridade.
B
B
Não.
C
C
Sim, desde que não prejudiquem a visibilidade do condutor.
O comprimento máximo legalmente admitido para os autocarros articulados de 3 eixos, é:
A
A
17,75 metros.
B
B
18,75 metros.
C
C
19,75 metros.
Num autocarro articulado e com três portas, o condutor deve:
A
A
Manter os espelhos retrovisores exteriores orientados para as portas e locais de acesso.
B
B
Manter os espelhos retrovisores interiores e exteriores orientados para as portas e locais de acesso.
C
C
Manter os espelhos retrovisores interiores orientados para as portas e locais de acesso.