O GPS (Sistema de Posicionamento Global) pode fornecer indicação acerca da distância para a próxima mudança de direção?
A
A
Não, já que somente fornece indicação acerca do itinerário em linha reta.
B
B
Não.
C
C
Sim.
Os mapas de estradas incluem a identificação numérica das diferentes estradas neles representadas?
A
A
Não, exceto no caso das autoestradas.
B
B
Não, somente incluem a identificação alfabética.
C
C
Sim.
Para efetuar uma viagem entre Lisboa e determinado arruamento em Paris apoiada por GPS (Sistema de Posicionamento Global), o condutor deve:
A
A
Colocar os mapas no enrolador do aparelho.
B
B
Entrar em contacto, via rádio ou telefone, com o satélite.
C
C
Introduzir no aparelho os dados referentes ao ponto de chegada, para que o itinerário apareça assinalado no mapa.
Para um utente receber sinal através dum sistema de navegação GPS (Sistema de Posicionamento Global), é necessário que possua:
A
A
Um Recetor GPS.
B
B
Um vulgar rádio capaz de captar o referido sinal.
C
C
Um amplificador de som.
Sempre que durante a condução se utiliza o GPS (Sistema de Posicionamento Global), é mais seguro recorrer à função que permite a utilização de:
A
A
Mapas cartográficos em conjunto com mapas digitais.
B
B
Mapas do que recorrer à utilização de sintetizadores de voz.
C
C
Sintetizadores de voz que permitem a indicação do caminho ou rumo.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 2 eixos, é:
A
A
13 metros.
B
B
13,5 metros.
C
C
14 metros.
O comprimento máximo legalmente admitido para os automóveis pesados de passageiros de 4 eixos, é:
A
A
14 metros.
B
B
15 metros.
C
C
16 metros.
O peso bruto máximo legalmente admitido para um automóvel pesado de passageiros de 2 eixos, é:
A
A
17 toneladas.
B
B
18 toneladas.
C
C
19 toneladas.
A altura máxima legalmente admitida para os autocarros articulados, é:
A
A
3,50 metros.
B
B
4,00 metros.
C
C
4,50 metros.
A altura máxima legalmente admitida para os automóveis pesados de passageiro, é:
A
A
3,50 metros.
B
B
4,00 metros.
C
C
4,50 metros.
A carroçaria de um moderno automóvel pesado de passageiros pode, no essencial, ser constituída por:
A
A
Estrutura com longarinas de perfil em ""L"", apoiada no chassis e revestida a chapas de aço e painéis de vidro.
B
B
Estrutura com travessas de perfil em ""T"", apoiada no chassis e revestida a chapas de aço.
C
C
Estrutura tubular apoiada no chassis e revestida com painéis de ""poliéster"".
A carroçaria de um moderno automóvel pesado de passageiros, é construída tendo em especial atenção:
A
A
A facilidade de acesso ao motor, com prejuízo do conforto.
B
B
O tipo de percurso a realizar pelo automóvel, a segurança e conforto dos ocupantes.
C
C
Unicamente os níveis de consumo e a redução dos custos de produção.
A largura máxima legalmente admitida para os autocarros articulados, é:
A
A
2,55 metros.
B
B
2,60 metros.
C
C
2,65 metros.
A largura máxima legalmente admitida para os automóveis pesados de passageiros, é:
A
A
2,50 metros.
B
B
2,55 metros.
C
C
2,60 metros.
O autocarro articulado que se destine ao transporte público, deve estar equipado com:
A
A
Caixa de ferramentas.
B
B
Extintor de incêndio.
C
C
Roda sobresselente.
A lotação máxima legalmente admitida para os automóveis pesados de passageiros da categoria I, inclui:
A
A
Lugares sentados e em pé.
B
B
Somente lugares em pé.
C
C
Somente lugares sentados.
A lotação máxima legalmente admitida para os automóveis pesados de passageiros da categoria II, inclui:
A
A
Lugares sentados e em pé, para qualquer percurso.
B
B
Lugares sentados, podendo, no entanto, em percursos de curta distância, transportar passageiros em pé na coxia.
C
C
Lugares sentados, sem que seja possível o transporte de passageiros em pé.
A lotação máxima legalmente admitida para os automóveis pesados de passageiros da categoria III, inclui:
A
A
Lugares sentados e em pé.
B
B
Somente lugares sentados, podendo excecionalmente e dentro das localidades transportar passageiros em pé.
C
C
Somente lugares sentados.
A montagem de um sistema do tipo ""Variobloc"" (sistema adaptativo multifuncional) num automóvel pesado de passageiros, permite:
A
A
A fixação com amortecimento de vários tipos de sistemas de acoplamento/engate, bem como a respetiva remoção.
B
B
Com devida eficácia e em conjunto com as molas o amortecimento dos choques resultantes das irregularidades do piso.
C
C
Controlar, muito embora com algumas limitações, a direcionalidade do reboque.
Ao condutor de um autocarro do tipo ""expresso"" e de longo curso, impõe-se a responsabilidade de garantir:
A
A
A segurança do transporte de todos os passageiros e, em especial, dos que viajem em pé.
B
B
Que o transporte se realize em perfeitas condições de segurança e comodidade.
C
C
Que os passageiros que viajem em pé não prejudiquem a funcionalidade dos espelhos retrovisores.