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Na condução de um veículo, o estado de sonolência e a fadiga afetam negativamente o condutor, nomeadamente ao nível:
A
A
Da recolha de informação.
B
B
Da recolha de informação, da decisão e da ação.
C
C
Da recolha de informação e da ação, sem que seja afetando o processo de decisão.
Nos cintos de segurança equipados com retrator de bloqueio automático de emergência por inércia:
A
A
O ajuste do pré-tensor é manual.
B
B
O retrator ajusta automaticamente o comprimento do cinto, e em caso de desaceleração brusca o mesmo é bloqueado.
C
C
O retrator não permite que se ajuste o comprimento do cinto automaticamente, ficando sempre bloqueado.
A letra ‘A’ apresentada na imagem do tacógrafo:
A
A
Permite registar a velocidade.
B
B
Permite selecionar as atividades do condutor.
C
C
Permite marcar a distância percorrida.
No âmbito do transporte rodoviário de passageiros e de longo curso, é da responsabilidade do condutor:
A
A
Garantir a alimentação dos passageiros.
B
B
Garantir uma paragem a cada 45 minutos.
C
C
Garantir as paragens necessárias para alimentação dos passageiros.
A absorção das ondas sonoras e a sua redução a níveis aceitáveis, de acordo com a legislação em vigor, acontece no:
A
A
Catalisador.
B
B
Coletor de escape.
C
C
Silencioso.
Na condução de um autocarro interurbano que transporte crianças em idade escolar e em pé, o condutor deve:
A
A
Garantir o escrupuloso cumprimento dos horários previstos, uma vez que deve ser a sua principal preocupação.
B
B
Garantir que não permaneçam crianças na área de funcionamento das portas do autocarro.
C
C
Tentar superar os limites horários fixados, já que as crianças se equilibram melhor que os adultos.
Uma máquina agrícola pesada, com peso bruto superior a 3500 Kg, tem, pelo menos:
A
A
Dois eixos.
B
B
Quatro eixos.
C
C
Três eixos.
É correto o condutor dum autocarro iniciar a marcha durante a fase final de encerramento das portas?
A
A
Não.
B
B
Sim, desde que o besouro de aviso esteja em funcionamento.
C
C
Sim, por forma a reduzir os tempos de operação.
Uma direção convenientemente alinhada, evita:
A
A
Danos sérios e irreparáveis nos pneus.
B
B
Ruídos incómodos.
C
C
Sérios danos nos amortecedores.
Periodicamente, todo o condutor deve observar:
A
A
O estado do disco da embraiagem.
B
B
O nível de aquecimento do catalisador.
C
C
O nível do líquido dos travões.
A largura máxima legalmente admitida para os autocarros articulados, é:
A
A
2,55 metros.
B
B
2,60 metros.
C
C
2,65 metros.
Quando salta a faísca nos pólos das velas dum motor ciclo otto, qual é a situação das válvulas de escape e de admissão:
A
A
A de escape começa a abrir e a de admissão está fechada.
B
B
Ambas abertas.
C
C
Ambas fechadas.
Com o veículo parado e o motor a funcionar, o veio de transmissão:
A
A
Não roda.
B
B
Roda para a direita.
C
C
Roda para a esquerda.
No planeamento de um serviço de transporte, no qual a rapidez do mesmo é importante, deve verificar-se no mapa:
A
A
As estradas que servem o destino pretendido, já que atualmente todas as estradas são igualmente rápidas.
B
B
Principalmente, a representação de IC´s e estradas municipais, já que estas vias são das mais rápidas e isentas de portagem.
C
C
A representação de autoestradas, IP`s, IC`s e outras estradas que melhor sirvam o itinerário pretendido.
Em caso de reprovação em inspeção periódica obrigatória a veículos, a reinspeção deve ser efetuada:
A
A
Em qualquer centro de inspeções.
B
B
No centro de inspeções da área da residência do condutor.
C
C
No centro de inspeções onde foi efetuada a inspeção anterior.
Um automóvel pesado de passageiros matriculado há mais de 5 anos, deve possuir no canto inferior direito do párabrisas:
A
A
Um dístico/documento que indique a data da realização da inspeção periódica obrigatória e respetiva validade.
B
B
Um dístico/documento que indique a lotação e o peso bruto do veículo.
C
C
Uma vinheta de cor laranja que indique que o veículo reprovou em inspeção periódica obrigatória.
Os veículos afetos ao transporte público de passageiros:
A
A
Não estão sujeitos a licenciamento próprio.
B
B
Não estão sujeitos a licença a emitir pelo IMT, mas sim pela DGTT.
C
C
Estão sujeitos a licença a emitir pelo IMT.
O condutor deve, periodicamente, observar e garantir a substituição:
A
A
Do óleo da embraiagem automática.
B
B
Dos filtros de óleo, gasóleo e ar.
C
C
Dos veios de excêntricos.
O quadro (chassis) de um automóvel pesado de mercadorias, deve:
A
A
Absorver os choques resultantes das irregularidades da estrada, deformando elástica e permanentemente.
B
B
Em caso de acidente, desintegrar-se, deixando cair a carga para o solo.
C
C
Suportar a caixa do veículo e respetiva carga.
Os amortecedores óleo pneumáticos telescópicos que equipam determinados automóveis, têm como principal característica:
A
A
A ação de amortecimento uniforme, enérgica e, ao mesmo tempo, suave.
B
B
A ação eficaz, mas, violenta.
C
C
O funcionamento a gás e, por isso, só funcionam em posição vertical.