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O local exato do acidente, o número de vítimas e respetivo estado, as circunstâncias agravantes e o número de veículos envolvidos, fazem parte:
A
A
Das informações a prestar aos serviços de socorro, aquando da comunicação do acidente.
B
B
Das informações a prestar pelas testemunhas depois do acidente.
C
C
Dos relatórios a elaborar pelos condutores de veículos de transporte de matérias perigosas.
Regra geral, a conclusão de que um sinistrado deixou de respirar, baseia-se na:
A
A
Existência de suores.
B
B
Falta de movimentos respiratórios do peito.
C
C
Inexistência de sudação.
O consumo excessivo de óleo de um motor em funcionamento, pode ter como causa:
A
A
A utilização de óleo muito viscoso.
B
B
Segmentos partidos.
C
C
Filtro do óleo entupido.
No transporte rodoviário de passageiros em automóvel pesado do tipo urbano, o condutor deve:
A
A
Atender a que os arranques e as desacelerações se processem de forma progressiva e suave.
B
B
Preocupar-se em efetuar arranques suaves e travagens bruscas, sempre que transporte idosos.
C
C
Preocupar-se em efetuar travagens suaves e arranques agressivos, sempre que transporte passageiros em pé.
Que cuidados se devem ter ao lavar os motores a ""diesel""?
A
A
Aguardar o arrefecimento dos motores.
B
B
Isolar as velas de incandescência.
C
C
Tapar a admissão do ar no carburador.
Num autocarro articulado e com três portas, o condutor deve:
A
A
Manter os espelhos retrovisores exteriores orientados para as portas e locais de acesso.
B
B
Manter os espelhos retrovisores interiores e exteriores orientados para as portas e locais de acesso.
C
C
Manter os espelhos retrovisores interiores orientados para as portas e locais de acesso.
Quando se verifica excessiva dificuldade em engrenar uma mudança, a causa pode ser:
A
A
Caixa de velocidades com excesso de valvulina.
B
B
Disco de embraiagem gasto.
C
C
Sincronizador avariado.
Ao automóvel que se apresente em inspeção periódica obrigatória impossibilitado de manter a pressão correta do ar nos pneus:
A
A
É atribuída uma deficiência do tipo 1.
B
B
É atribuída uma deficiência do tipo 2.
C
C
É atribuída uma deficiência do tipo 3.
Num veículo pesado, e no tocante à purga da água condensada, a manutenção e verificação da instalação de duplo circuito e dupla conduta, compreende:
A
A
A abertura das válvulas de purga dos depósitos de ar comprimido até que só saia ar.
B
B
A verificação do nível de óleo do compressor e consequente purga.
C
C
A eliminação de condensações dos filtros de óleo do compressor.
O trator agrícola é um veículo construído para:
A
A
Desenvolver esforços de tração.
B
B
O transporte de mercadorias agrícolas e florestais, exclusivamente.
C
C
A circulação em caminhos rurais, exclusivamente.
Em caso de incêndio no interior de um autocarro, o condutor deve:
A
A
Extinguir o incêndio e, de seguida, garantir a segurança dos passageiros.
B
B
Em primeiro lugar, comunicar o facto à entidade proprietária do veículo.
C
C
Em primeiro lugar, garantir a segurança dos passageiros.
Quando é fiscalizado pela autoridade competente, um condutor dum automóvel pesado, utilizado no transporte rodoviário de mercadorias, deve:
A
A
Apresentar um atestado de capacidade profissional e o título de condução.
B
B
Apresentar o alvará do destinatário da mercadoria e a respetiva guia de transporte.
C
C
Apresentar a respetiva guia de transporte e o título de condução, desde que seja solicitado.
O condutor de um autocarro urbano verifica que nenhum dos passageiros cede o lugar a uma pessoa com elevado grau de deficiência física, logo deve:
A
A
Aconselhar o passageiro deficiente a aguardar pela chegada de um autocarro que siga com lugares sentados livres.
B
B
Aconselhar o passageiro deficiente a sentar-se nos degraus dianteiros do autocarro.
C
C
Intervir no sentido de garantir um lugar sentado para o passageiro deficiente.
Para efeitos de medição do comprimento dos veículos pesados de passageiros, são tidos em consideração os seguintes dispositivos:
A
A
Degraus, estribos de acesso, borrachas exteriores e chapas de matricula.
B
B
Pára-choques e dispositivos de engate para veículos a motor.
C
C
Pára-choques.
Num automóvel pesado, o rebentamento de uma conduta do sistema de travagem pneumático e consequente perda de pressão, implica que:
A
A
O veículo fique a rodar livremente e, como tal, desgovernado.
B
B
O veículo fique desgovernado, muito embora com um besouro em funcionamento.
C
C
Os cilindros de mola travem as rodas.
Os amortecedores em mau estado podem influenciar a distância de paragem?
A
A
Não, já que somente a distância de segurança é influenciada pelo mau estado dos amortecedores.
B
B
Sim, podem.
C
C
Sim. Contudo, não influenciam a distância de travagem.
Num veículo equipado com caixa de velocidades automática e com o seletor na posição ""D"", o condutor sabe que:
A
A
O sistema selecionará qualquer das velocidades disponíveis que permitem que o mesmo se desloque para a frente.
B
B
O sistema selecionará qualquer das velocidades disponíveis.
C
C
Unicamente entram em funcionamento as maiores relações de desmultiplicação.
A mola existente nas maxilas dos travões tem a função de:
A
A
Afastar do tambor as maxilas e os respetivos calços.
B
B
Controlar a força da travagem na sua fase inicial.
C
C
Pressionar as maxilas e os respetivos calços contra o tambor.
Os mapas de estradas incluem a identificação numérica das diferentes estradas neles representadas?
A
A
Não, exceto no caso das autoestradas.
B
B
Não, somente incluem a identificação alfabética.
C
C
Sim.
A placa informativa da instalação do limitador de velocidade nos automóveis, é:
A
A
De fundo branco ou metalizado e com letras de cor preta.
B
B
De fundo negro ou metalizado e com letras de cor vermelha.
C
C
De fundo branco ou metalizado e com letras de cor azul.