;
A falta do filtro do ar no motor pode conduzir:
A
A
À diminuição do consumo de combustível.
B
B
Ao desgaste prematuro do motor.
C
C
À perda de potência do motor.
Nos automóveis pesados encontram-se normalmente dois tipos de suspensão. Quais são?
A
A
Convencional e hidráulica.
B
B
Pneumática e hidráulica.
C
C
Pneumática e de molas.
D
D
Hidráulica e de molas.
Se, no transporte de mercadorias em automóvel pesado, a carga for colocada no lado direito da caixa de carga, arrisca-se o:
A
A
Equilíbrio do veículo nas curvas, sem que o equilíbrio dinâmico do veículo seja afetado.
B
B
Equilíbrio do veículo nas curvas.
C
C
Equilíbrio dinâmico do veículo, sem que a eficiência do sistema de suspensão seja prejudicada.
No transporte de mercadorias em automóvel pesado, o que deve ter-se principalmente em atenção?
A
A
O peso bruto do veículo.
B
B
A tara da carga útil a transportar.
C
C
A lotação e a tara do veículo.
D
D
A tara do veículo.
No transporte de mercadorias em automóvel pesado, quem é responsável por vigiar as condições de amarração da carga?
A
A
O condutor.
B
B
O destinatário das mercadorias.
C
C
O expedidor das mercadorias.
D
D
Os agentes fiscalizadores do trânsito.
Se, num conjunto de veículos, composto por veículo trator e semirreboque, a carga for colocada na parte de trás do semirreboque, pode ficar comprometida:
A
A
A capacidade de carga do conjunto de veículos.
B
B
A aderência dos rodados traseiros do veículo trator.
C
C
A aderência dos rodados do semirreboque.
Constatando-se a frequente necessidade de adicionar óleo no motor e, bem assim, o vazamento do mesmo, é porque:
A
A
O óleo que se está a usar é demasiado viscoso.
B
B
O cárter e/ou a respetiva junta se encontram mal vedados.
C
C
Há falhas no funcionamento da bomba de água.
Se a luz de aviso da lubrificação do motor acender, qual poderá ser a causa?
A
A
Avaria no manómetro do óleo.
B
B
Nível do óleo do motor muito alto.
C
C
Nível do óleo do motor muito baixo.
Entre outras, a função do quadro de um automóvel:
A
A
É estabelecer a ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
B
B
É suportar o motor, a carroçaria e a caixa de carga.
C
C
É suportar exclusivamente as rodas.
Periodicamente, o condutor deve observar e substituir:
A
A
Os veios de excêntricos e o óleo da embraiagem.
B
B
O óleo da embraiagem automática.
C
C
Os filtros do óleo, do gasóleo e do ar.
Para comprovar que o sistema de carga da bateria funciona corretamente, a luz avisadora, situada no painel de instrumentos, deve acender-se quando:
A
A
Se imobiliza o veículo e desligar-se assim que este retoma a marcha.
B
B
Se liga a chave de ignição e o motor começa a trabalhar, apagando-se logo a seguir.
C
C
O motor se encontra a trabalhar e apagar-se apenas quando este se desligar.
Uma direção corretamente alinhada permite evitar:
A
A
Danos graves nos amortecedores.
B
B
Ruídos desagradáveis.
C
C
Danos graves e irreparáveis nos pneus.
A correta regulação do banco do condutor deve possibilitar:
A
A
O conforto do condutor e o manuseamento do volante, pelo menos, na sua parte inferior.
B
B
O manuseamento do volante com, pelo menos, uma mão, sem prejuízo de tornar possível a ação do condutor sobre a caixa de velocidades.
C
C
O manuseamento do volante, inclusive no seu topo, sem que o condutor seja obrigado a desviar-se do encosto do banco.
Nos automóveis, a regulação do ar condicionado, à temperatura ideal:
A
A
Embora contribua para manter o condutor concentrado, faz aumentar a fadiga.
B
B
Fomenta a distração e a fadiga do condutor.
C
C
Propícia melhor conforto na condução e, em consequência, maior segurança.
Nos atuais veículos pesados de mercadorias, a utilização de um painel de instrumentos curvilíneo e à volta da posição do condutor, visa:
A
A
Simplesmente tornar o habitáculo do veículo mais estético.
B
B
Modernizar o aspeto do habitáculo do veículo, apesar da ergonomia sair desfavorecida.
C
C
Posicionar os dispositivos de controlo e outros instrumentos a distâncias de uso muito confortáveis ao condutor.
Dos seguintes componentes, qual é o que não integra o sistema de suspensão?
A
A
As molas.
B
B
Os pneus.
C
C
Os amortecedores.
D
D
Os calços dos travões.
A presença de água no cárter do motor pode ser devida:
A
A
A uma avaria no termóstato.
B
B
A um deficiente aperto da cabeça do motor ao bloco dos cilindros.
C
C
A um empeno no radiador.
D
D
A uma avaria no manómetro do óleo.
Nos veículos industriais, a suspensão dianteira independente:
A
A
Aumenta significativamente o efeito dos pesos nos amortecedores.
B
B
Não transmite os golpes e as oscilações de uma roda à sua parceira de eixo.
C
C
Tem menos raio de viragem e menor peso.
D
D
Reduz o efeito dos pesos nos amortecedores.
No que respeita ao sistema eletrónico, qual das afirmações que se seguem considera correta?
A
A
O sistema pode ser limpo com líquidos.
B
B
Pode substituir-se um fusível por outro inferior.
C
C
Os componentes elétricos e eletrónicos do veículo não contribuem para o aumento da sua segurança.
D
D
Deve verificar-se se os quadros onde estão os equipamentos são estanques.
Qual a ordem correta de funcionamento dos tempos num motor de ciclo diesel?
A
A
Admissão, Compressão, Escape e Explosão.
B
B
Escape, Combustão, Explosão e Compressão.
C
C
Admissão, Compressão, Combustão e Escape.
No contexto rodoviário, a utilização dos atuais motores elétricos apresenta como vantagens:
A
A
Uma maior autonomia em relação aos restantes motores e uma maior capacidade de carga.
B
B
Um menor nível de poluição atmosférica e sonora.
C
C
Uma maior autonomia em relação aos restantes motores e o fácil abastecimento.
O programador de velocidade:
A
A
Reduz a estabilidade do veículo.
B
B
Implica um aumento do consumo de combustível.
C
C
Auxilia na estabilidade do veículo.
D
D
Permite a diminuição do consumo de combustível.
No motor, o controlo das válvulas de admissão e de escape é efetuado através:
A
A
Do bloco do motor.
B
B
Da árvore de cames.
C
C
Do cárter do motor.
D
D
Da cabeça do motor.
No que respeita à purga da água condensada num veículo pesado, a manutenção e verificação da instalação de duplo circuito e dupla conduta abrange:
A
A
A medição do nível de óleo do compressor e a sequente purga.
B
B
A abertura das válvulas de purga dos depósitos de ar comprimido até que apenas saia ar.
C
C
A evaporação das condensações existentes nos filtros de óleo do compressor.
Num veículo com circuito de refrigeração selado sob pressão, o condutor pode abrir a tampa do radiador para verificar o nível de água?
A
A
Sim, pode.
B
B
Não, não pode.
C
C
Sim, desde que desaperte a tampa do radiador muito lentamente, de modo a libertar o vapor acumulado sem risco de queimadura.
O que significa sangrar o circuito de alimentação de um motor a diesel?
A
A
Girar a bomba injetora.
B
B
Extrair o ar do circuito de alimentação.
C
C
Cobrir de gasóleo o filtro principal.
D
D
Extrair o gasóleo sobrante que se acumula à retaguarda das agulhas dos injetores.
Numa descida de inclinação acentuada, o condutor deve transitar com:
A
A
Uma mudança baixa, de modo a utilizar o motor como auxiliar do travão.
B
B
O pé sempre em cima do pedal do travão, de modo a evitar derrapagens.
C
C
Uma mudança alta, de modo a aproveitar a inércia do veículo.
D
D
O veículo desengatado, para melhor controlo da sua marcha.
Um dos cuidados a observar pelo motorista antes de iniciar uma viagem é verificar se:
A
A
Alguma vela se encontra isolada no motor.
B
B
O filtro do ar contém impurezas.
C
C
O líquido de refrigeração se encontra ao nível recomendado.
D
D
O sistema de escape apresenta fugas.
Um dos principais custos resultantes dos congestionamentos de trânsito:
A
A
É a maior exposição do condutor às condições climatéricas.
B
B
Verifica-se ao nível da infraestrutura, nomeadamente com as portagens.
C
C
É o desgaste acentuado dos pneus.
D
D
É o maior consumo de energia.
Nos acidentes rodoviários, o índice de gravidade média é sempre superior fora das localidades. Considera esta afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Falsa, uma vez que o índice de gravidade média é igual dentro e fora das localidades.
B
B
Falsa, porque o índice de gravidade média é sempre superior dentro das localidades.
C
C
Verdadeira, encontrando-se a gravidade dos acidentes associada à execução de manobras perigosas.
D
D
Verdadeira, encontrando-se a gravidade dos acidentes associada à velocidade de impacto dos veículos.
Um condutor não deve iniciar uma manobra de mudança de direção à direita sem antes:
A
A
Advertir os outros utentes da via, através do sinal sonoro.
B
B
Parar e ceder a passagem aos veículos que se apresentem pela direita.
C
C
Se aproximar do eixo da faixa de rodagem, observando o trânsito à sua retaguarda.
D
D
Se assegurar de que da sua realização não resulta perigo para os outros utentes da via.
Para evitar a colisão com um veículo que circule à sua frente, como deve proceder o condutor?
A
A
Reduzir a distância de segurança.
B
B
Manter-se próximo do veículo à sua frente, por óbvias questões de segurança.
C
C
Guardar uma distância que lhe permita imobilizar o veículo em condições de segurança.
D
D
Parar e esperar que o veículo à sua frente se distancie.
Quando a aderência se encontra diminuída, o condutor deve:
A
A
Aumentar a velocidade, para passar o local o mais rápido possível.
B
B
Reduzir a velocidade, adaptando-a às características do local em que circula.
C
C
Desembraiar, de modo a utilizar o motor com auxiliar do travão.
D
D
Manter a velocidade e redobrar a atenção.
Ao aproximar-se de um cruzamento, o condutor deve:
A
A
Estar especialmente atento aos veículos que circulam à sua retaguarda.
B
B
Circular a uma velocidade constante de 20 km/hora.
C
C
Adaptar a velocidade em função do local.
D
D
Aumentar a atenção relativamente à velocidade.
Dos acidentes que se seguem, quais são os que representam tipos de acidentes em estaleiro?
A
A
Os ocorridos durante a atrelagem e a desatrelagem de reboques, os causados pelo mau acondicionamento da carga e as intoxicações agudas por gases de escape.
B
B
Os causados pelo mau acondicionamento ou distribuição da carga e os despistes.
C
C
Os ocorridos durante a atrelagem e a desatrelagem de reboques e os atropelamentos.
D
D
Os atropelamentos e as colisões com outros veículos.
Uma das formas de reduzir a probabilidade de ocorrer um acidente:
A
A
É conduzir sempre com o colete retrorrefletor vestido.
B
B
É conduzir de forma a antecipar e prever as intenções dos outros utentes da via.
C
C
É antecipar as situações de trânsito, diminuindo a distância de segurança.
D
D
É usar sempre o cinto de segurança.
Ao mudar de direção para direita num cruzamento, o condutor deve:
A
A
Concentrar-se somente na sinalização aí existente.
B
B
Estar particularmente atento aos veículos não motorizados.
C
C
Estar particularmente atento aos veículos que circulam no sentido contrário e que vão seguir em frente.
D
D
Deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem, ainda que não exista passadeira.
Os acidentes envolvendo automóveis pesados de mercadorias com maior índice de gravidade são:
A
A
Os que resultam de despistes.
B
B
Os que resultam de atropelamentos.
C
C
Os que resultam de colisões.
D
D
Os que se verificam dentro das localidades.
Para evitar a colisão com o veículo de trás, qual deve ser o comportamento a observar pelo condutor do veículo da frente?
A
A
Reduzir a velocidade gradualmente.
B
B
Assinalar, com a necessária antecedência, todas as manobras.
C
C
Parar suavemente.
D
D
Todos os referidos nas respostas anteriores.
O maior número de vítimas mortais de acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros, regista-se em que período horário?
A
A
Entre as 00h00 e as 03h00.
B
B
Entre as 18h00 e as 21h00.
C
C
Entre as 06h00 e as 09h00.
D
D
Entre as 09h00 e as 12h00.
Consideram-se vítimas mortais de acidentes rodoviários apenas as vítimas cujo óbito ocorra no local do acidente ou no seu percurso até à unidade de saúde.
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
Na condução de veículos pesados de passageiros, um dos fatores de risco resulta:
A
A
Do estado de manutenção do veículo.
B
B
De tempos de condução reduzidos.
C
C
Do excesso de horas de trabalho.
D
D
Das condições atmosféricas.
Depois de se certificar de que estão reunidas as condições de segurança para entrar sem riscos num cruzamento, o condutor deve:
A
A
Parar para facilitar a ultrapassagem pela esquerda.
B
B
Parar para reanalisar as intenções dos outros condutores.
C
C
Seguir a marcha, de forma segura e sem hesitações.
D
D
Apenas travar.
Quais são os fatores de risco nos automóveis pesados de mercadorias?
A
A
A maior velocidade na realização de ultrapassagens e as grandes dimensões.
B
B
A menor velocidade na realização de ultrapassagens e as pequenas dimensões.
C
C
A pequena massa e a carga projetada para a frente.
D
D
A grande massa e a carga projetada para a frente.
Nos últimos anos, a sinistralidade rodoviária em Portugal tem vindo a aumentar.
A
A
Errado.
B
B
Certo.
Os acidentes "in itinere" ou de trajeto, são considerados acidentes de trabalho quando se registam:
A
A
Apenas nas deslocações que o trabalhador efetua do local de trabalho para casa.
B
B
Nas deslocações que o trabalhador efetua de e para o local de trabalho.
C
C
Unicamente durante o horário de trabalho.
D
D
Apenas nas deslocações que o trabalhador efetua de casa para o local de trabalho.
Geralmente, as colisões com o veículo de trás são devidas:
A
A
A ultrapassagens sem sinalização prévia.
B
B
A mudanças de via de trânsito não sinalizadas.
C
C
A travagens súbitas.
D
D
A todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
No âmbito dos transportes rodoviários, quais são os fatores de risco de acidentes em trabalho?
A
A
A ingestão de bebidas alcoólicas.
B
B
Os tempos de descanso reduzidos.
C
C
Os períodos de condução longos.
D
D
Todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
Os transportes internacionais a realizar por transportadores residentes, entre Portugal e um país não membro da União Europeia, estão sujeitos a algum regime especial?
A
A
Não, se os transportadores possuírem uma autorização de cabotagem.
B
B
Não, desde que os transportadores sejam detentores de uma licença comunitária.
C
C
Sim, a um regime de autorização concedida no momento da entrada no país não membro.
D
D
Sim, a um regime de autorização prévia, exceto quando os transportes tenham sido liberalizados por convenção multilateral ou por acordo bilateral.
Em caso de vício não aparente da mercadoria, o destinatário deve formular reservas que indiquem a natureza da perda:
A
A
Nos 15 dias seguintes à aceitação da mercadoria.
B
B
Nos 7 dias seguintes à aceitação da mercadoria.
C
C
Nos 8 dias seguintes à aceitação da mercadoria.
D
D
No momento da aceitação da mercadoria.
A atividade de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem, de âmbito internacional, é titulado por:
A
A
Documento de acompanhamento simplificado.
B
B
Certificado ATP ou autorização de cabotagem.
C
C
Licença comunitária.
D
D
Alvará, o qual é emitido por um prazo não superior a 15 anos.
Considera-se que há demora na entrega da mercadoria quando esta não for entregue ao destinatário no prazo:
A
A
De 15 dias após a sua aceitação pelo transportador.
B
B
De 10 dias após a sua aceitação pelo transportador.
C
C
De 10 dias após a sua entrega pelo expedidor.
D
D
Convencionado no contrato de transporte.
O direito à indemnização por danos decorrentes da responsabilidade do transportador da mercadoria prescreve no prazo:
A
A
De 5 anos.
B
B
De 4 anos.
C
C
De 3 anos.
D
D
De 1 ano.
As autorizações bilaterais são válidas em função de acordos concluídos:
A
A
Entre Portugal e certos países membros da União Europeia.
B
B
Entre Portugal e certos países não membros da União Europeia.
C
C
Entre Portugal e todos os países não membros da União Europeia.
D
D
Entre Portugal e qualquer país que integre o espaço Shengen.
No caso do transporte rodoviário de mercadorias perigosas, a guia de transporte deve conter a denominação técnica e a classe:
A
A
Do expedidor da mercadoria.
B
B
Da mercadoria transportada.
C
C
Do veículo utilizado para o transporte da mercadoria.
D
D
Do operador de transporte.
Considera-se de cabotagem, o transporte:
A
A
Efetuado mediante contrato celebrado entre transportador e expedidor.
B
B
Nacional efetuado por transportadores não estabelecidos em Portugal.
C
C
Que implica o atravessamento de fronteiras e se efetua parcialmente em território nacional.
D
D
Que se efetua totalmente em território nacional.
Qual é o prazo máximo de validade de uma licença comunitária?
A
A
É de 3 anos.
B
B
É de 5 anos.
C
C
É de 15 anos.
D
D
Não tem prazo de validade estipulado, porque é emitida com carácter vitalício.
O risco de envolvimento de automóveis pesados de passageiros em acidentes, é potenciado pelo facto:
A
A
De serem veículos com pequena massa, mas de grandes dimensões.
B
B
De se tratar de veículos com bastante maneabilidade.
C
C
De serem veículos de pequenas dimensões.
D
D
De serem veículos com grande massa.
Por referência às alterações ao Código da Estrada ocorridas em 2005, assinale a medida que se apresenta incorreta.
A
A
O pagamento voluntário da coima no ato da verificação da contraordenação.
B
B
A menor diferenciação das coimas por excesso de velocidade.
C
C
A obrigatoriedade do uso do colete retrorrefletor para os condutores.
D
D
O agravamento das sanções pecuniárias e acessórias.
O "índice de gravidade" traduz:
A
A
O número total de mortes em acidentes rodoviários.
B
B
Os acidentes graves envolvendo veículos pesados de mercadorias.
C
C
O número de mortos por cada 100 acidentes com vítimas.
D
D
O número de feridos graves por cada 100 acidentes com vítimas.