A fadiga interfere na condução na medida em que:
A
A
Reduz o tempo de reação.
B
B
Aumenta a capacidade de reação.
C
C
Altera o processo de recolha de informação e a posterior tomada de decisão.
D
D
Aumenta a predisposição do condutor para a tarefa de condução.
Na condução de veículos, a interação Homem-máquina refere-se:
A
A
Às ações sobre os diferentes elementos do veículo, bem como às que ocorrem entre o condutor e os outros utentes da via.
B
B
Somente às ações sobre os diferentes comandos do veículo.
C
C
Somente às ações entre o condutor e os outros utentes da via.
D
D
Unicamente às ações entre os condutores.
Um estudo efetuado pela Federal Highway Administration (USA) salienta a implicação do fator humano em mais:
A
A
De 80% dos acidentes rodoviários.
B
B
De 70% dos acidentes rodoviários.
C
C
De 90% dos acidentes rodoviários.
D
D
De 60% dos acidentes rodoviários.
Um dos fatores de distração dentro do veículo é:
A
A
Ouvir música.
B
B
A entrega de bilhetes aos passageiros.
C
C
A existência de painéis publicitários muito atrativos.
D
D
A ação sobre o controlo da temperatura ou do rádio.
O GPS é dos sistemas de informação e comunicação embarcados mais usados. Para a sua correta utilização recomenda-se que:
A
A
A inserção de dados de destino no GPS se faça sempre depois da partida.
B
B
A inserção de dados de destino no GPS, durante o percurso, se faça com o veículo a circular lentamente.
C
C
O desvio do olhar do condutor em relação à via de circulação seja minimizado.
D
D
Deixe de usar-se no caso de desvio de itinerário.
Durante a condução noturna, a iluminação do painel de instrumentos:
A
A
Deve ter um alto contraste, de modo a retardar o aparecimento da fadiga.
B
B
Deve ser brilhante e deve ter um alto contraste, para se perceberem as suas indicações através da visão periférica.
C
C
Não deve ser muito brilhante, nem deve ter um alto contraste, para reduzir a fadiga visual.
D
D
Deve ser brilhante, para se perceberem as suas indicações através da visão periférica.
Na condução, o efeito ""black-out"" refere-se:
A
A
À falta de luminosidade.
B
B
À falta de tempo para adaptação à transição de luz.
C
C
Ao encandeamento provocado pelas luzes dos veículos em sentido contrário.
D
D
Ao excesso de luz.
Em condições meteorológicas adversas, qual deve ser o comportamento do condutor?
A
A
Aumentar a distância de segurança.
B
B
Transitar com as luzes de presença acesas.
C
C
Aumentar a velocidade.
D
D
Ultrapassar sempre que possível.
Um dos efeitos do álcool nas capacidades psicofisiológicas do condutor é:
A
A
O aumento do nível de concentração.
B
B
O aumento da capacidade sensorial, designadamente a da visão.
C
C
A diminuição da coordenação motora, afetando o controlo do veículo.
D
D
A diminuição do tempo de reação.
A banda horizontal inferior do cinto de segurança deve colocar-se:
A
A
Com um pouco de folga, de modo a diminuir a pressão e, consequentemente, a fadiga.
B
B
Sobre o ombro esquerdo, mas sem passar perto do colo.
C
C
Sobre a zona pélvica.
D
D
Sobre a zona abdominal.
O principal objetivo da ergonomia consiste:
A
A
Na eficiência, na medida em que proporciona melhor aproveitamento do trabalho efetuado, ainda que o sistema não permita o cumprimento ótimo para o qual foi desenvolvido.
B
B
Na segurança, na medida em que evita os acidentes laborais.
C
C
Apenas no bem-estar, como resultado da aplicação do sistema, ou seja, para que a ação laboral seja saudável para a pessoa que a executa.
D
D
Na segurança, minimizando os riscos de acidentes laborais, eficiência e consequente otimização do trabalho efetuado, resultando no bem-estar da pessoa que o realiza.
A manutenção de uma postura sentada por tempo prolongado expõe o motorista a risco de perturbações músculo-esqueléticas. Quais os efeitos que melhor traduzem esse risco?
A
A
Dores nos membros superiores.
B
B
Perturbações na perceção visual.
C
C
Dores de cabeça fortes.
D
D
Dores articulares e edemas nas extremidades inferiores.
A inatenção e a distração durante a tarefa de condução, são fatores que:
A
A
Interferem com a segurança da condução.
B
B
Não interferem com a segurança da condução.
C
C
Só muito esporadicamente, interferem com a segurança da condução.
D
D
Reduzem o tempo de reação do condutor.
Os sistemas de climatização do veículo servem para aumentar o conforto e reduzem o surgimento da fadiga, quando a temperatura interior:
A
A
Se mantém abaixo dos 16 graus centígrados.
B
B
Não excede os 32 graus centígrados.
C
C
Se mantém entre os 20 e os 23 graus centígrados.
D
D
Se mantém entre os 15 e os 18 graus centígrados.
Na condução, a fadiga é responsável por inúmeros acidentes, podendo surgir com mais frequência:
A
A
Em zonas não urbanas.
B
B
Em zonas urbanas e não urbanas.
C
C
Dentro das localidades.
D
D
Em vias com o perfil irregular.
No âmbito da condução de veículos pesados de mercadorias, a existência de riscos biológicos está associada à natureza das próprias mercadorias e ao modo como são acondicionadas, sendo que:
A
A
Tais riscos podem ser eliminados através da utilização de máscaras homologadas pelo IMTT.
B
B
Alguns desses riscos podem ser prevenidos através de vacinação.
C
C
Tais riscos podem ser evitados se se utilizarem luvas durante as operações de carga e descarga.
D
D
A eliminação ou controlo desses riscos passa pela realização periódica de exames médicos.
Um dos principais efeitos do álcool na condução é:
A
A
O aumento do tempo de reação.
B
B
O aumento da concentração.
C
C
O aumento da capacidade de reação.
D
D
A redução do tempo de reação.
Os riscos para a saúde associados à profissão de motorista de veículos de transporte rodoviário resultam, entre outros, dos seguintes fatores:
A
A
De uma postura sentada por tempo prolongado, do manuseamento de cargas e de horários de trabalho regulares.
B
B
De uma postura sentada por tempo prolongado, do esforço no manuseamento de cargas e do stress.
C
C
Do ruído, de vibrações e de radiações, unicamente.
D
D
Apenas de uma postura sentada por tempo prolongado e do stress.
O álcool e determinados medicamentos influenciam a tarefa de condução:
A
A
Positivamente, na medida em que reduzem o tempo de reação do condutor.
B
B
Negativamente, na medida em que aumentam o tempo de reação do condutor.
C
C
Negativamente, na medida em que aumentam o tempo e a capacidade de reação do condutor.
D
D
Positivamente, na medida em que reduzem o tempo de reação e melhoram o nível de concentração do condutor.
Após um longo período de condução, recomenda-se que o condutor:
A
A
Tome uma bebida energética para recuperar de imediato as forças.
B
B
Efetue exercícios suaves e caminhe um pouco para desentorpecer os membros.
C
C
Efetue exercícios de alta intensidade para recuperar o aspeto muscular.
Na condução sob efeito de álcool verifica-se:
A
A
Uma redução da capacidade de recolher informações úteis à condução.
B
B
Um aumento da visão lateral.
C
C
Um aumento do tempo de reação e da capacidade de previsão das situações.
D
D
Uma redução do tempo de reação.
Uma alimentação abundante e rica em gorduras pode causar no condutor:
A
A
Fadiga e redução do tempo de reação.
B
B
Fadiga e aumento do tempo de reação.
C
C
Um efeito benéfico para a condução, uma vez que as gorduras e os lípidos aumentam a energia necessária à tarefa de condução.
D
D
Sonolência, logo aumento da capacidade e do tempo de reação.
A ergonomia é a ciência que estuda:
A
A
A regulação dos horários de trabalho e períodos de repouso.
B
B
Vários aspetos da relação entre o homem e o seu trabalho.
C
C
As dimensões dos objetos, como cadeiras e mesas, face ao homem e de acordo com as disposições em matéria social no domínio dos transportes rodoviários.
D
D
A luminosidade e a temperatura ambiente, unicamente.
Considera-se tempo de reação:
A
A
O tempo que decorre desde que se sente um estímulo, se decide o que fazer e se atua sobre o elemento correspondente.
B
B
O lapso de tempo que decorre desde que se sente um estímulo até que o veículo pára.
C
C
O tempo que decorre desde que se pisa o pedal de travão até que se acionam os mecanismos do sistema de travagem, inclusivamente o ABS.
D
D
O tempo que decorre desde que se pisa o pedal de travão até que o veículo pára.
A ingestão de bebidas alcoólicas pode criar um falso estado de euforia que leva o condutor:
A
A
A sobrevalorizar as suas capacidades de condução, menosprezando o risco de acidente.
B
B
A precisar de menos tempo para reagir a um acontecimento imprevisto.
C
C
A conduzir com mais confiança e segurança.
Para prevenir a sonolência ao volante, aos primeiros sinais de fadiga, o motorista deve:
A
A
Parar para tomar café e fumar.
B
B
Abrir as janelas para ventilar bem o habitáculo do veículo e assim recuperar as forças.
C
C
Ligar o rádio e ouvir música com o som bastante elevado para se manter desperto.
D
D
Parar para uma curta sesta no veículo.
A adoção de uma postura adequada durante a manipulação de cargas implica:
A
A
Manter as costas e os joelhos direitos.
B
B
Não curvar as costas e fletir os joelhos.
C
C
Curvar as costas, sem fletir os joelhos.
D
D
Curvar as costas e fletir os joelhos.
Nos motoristas, as perturbações digestivas podem derivar do facto de:
A
A
Na maior parte das vezes, tomarem as suas refeições fora de casa.
B
B
Privilegiarem o consumo regular de peixe e carnes brancas.
C
C
Permanecerem ao volante durante grandes períodos de tempo.
D
D
Comerem pouco e muitas vezes ao dia.
Qual dos riscos que se seguem integra os riscos psicossociais inerentes à profissão de motorista?
A
A
A homeotermia.
B
B
O stress.
C
C
O ruído.
D
D
As vibrações.
A ingestão de bebidas alcoólicas:
A
A
Aumenta a coordenação motora, afetando o controlo eficaz do veículo.
B
B
Reduz a atenção e pode provocar sonolência ao volante.
C
C
Aumenta a capacidade sensorial, designadamente a acuidade visual.
D
D
Reduz o tempo de reação do condutor.
A exposição a condições de trabalho inadequadas é causadora de problemas de saúde que, às vezes, antecipam o fim da vida ativa, como por exemplo:
A
A
Alimentação equilibrada, bancos ajustados, ruído e vibrações.
B
B
Horários de refeições regulares e tempos de trabalho e condução exagerados.
C
C
Dívida de sono acumulada, bancos desajustados, ruído e vibrações.
D
D
Horários de refeições regulares, má qualidade da alimentação e tempos de trabalho exagerados.
Quanto mais perto do corpo se agarra um objeto pesado, menor será a pressão exercida ao nível da coluna vertebral. Considera a afirmação correta ou incorreta?
A
A
Considero a afirmação correta.
B
B
Considero a afirmação incorreta.
Os principais efeitos da sonolência e da fadiga na condução são:
A
A
Aumento da capacidade de concentração e decréscimo do desempenho e das distrações.
B
B
Aumento do tempo de reação e perturbação da capacidade de julgamento e da visão.
C
C
Aumento da motivação e dos comportamentos agressivos.
D
D
Redução do tempo de reação e aumento da capacidade de julgamento e da visão.
Duas pessoas com o mesmo peso, do mesmo sexo e com a mesma idade, depois de tomarem a mesma quantidade de bebida alcoólica, podem apresentar diferentes TAS?
A
A
Não, uma vez que tomaram a mesma quantidade de bebida alcoólica.
B
B
Sim, podem.
C
C
Não, não podem.
Qual dos riscos que se seguem integra os riscos físicos inerentes à profissão de motorista?
A
A
A violência externa.
B
B
A agressão.
C
C
O stress.
D
D
O ruído.
A fadiga apresenta-se como um estado transitório entre o estado de alerta e o de sonolência. Trata-se de um estado que é mais suscetível de surgir em ambientes:
A
A
Monótonos, tais como autoestradas.
B
B
Urbanos.
C
C
Cujo perfil das vias seja irregular.
D
D
Suburbanos e citadinos.
O melhor período do dia para o motorista iniciar uma viagem longa é:
A
A
Ao fim do dia, depois do pôr-do-sol.
B
B
Após ter repousado e tomado uma refeição ligeira.
C
C
Após ter tomado uma refeição abundante, rica em energia e calorias.
A ingestão de bebidas alcoólicas:
A
A
Aumenta a acuidade visual do condutor.
B
B
Reduz o tempo de reação e aumenta a capacidade de concentração do condutor.
C
C
Afeta o estado psicológico e físico do condutor apenas se forem ingeridas em grandes quantidades.
D
D
Aumenta o risco de acidente.
Na aproximação de um túnel, o condutor pode deparar-se com um efeito denominado de:
A
A
Black-out.
B
B
Encandeamento.
C
C
Black-hole.
D
D
Escuridão, como resultado da luz mais intensa à volta do túnel.
Entre outros, um AVC pode manifestar os seguintes sintomas:
A
A
Dor de cabeça forte e súbita, paralisia da face com desvio dos lábios e facilidade de expressão.
B
B
Linguagem inteligível e adormecimento de um braço, perna ou lado do corpo.
C
C
Dificuldade em falar e perda ou perturbação da sensibilidade num membro ou lado do corpo.
D
D
Ruborização e secura da pele da face, com desvio dos lábios, perda súbita de visão de um dos olhos e facilidade de expressão.
Em caso de obstrução das vias aéreas por um corpo estranho, como se deve proceder?
A
A
Abanar bruscamente a vítima até expelir o corpo estranho.
B
B
Aplicar 5 pancadas interescapulares na vítima.
C
C
Aplicar 5 pancadas torácicas na vítima.
D
D
Colocar a vítima na posição de decúbito dorsal, antes de aplicar as pancadas entre as omoplatas.
Em caso de acidente, como deve proceder o condutor?
A
A
Fornecer às autoridades a sua identificação, ainda que não seja interveniente no acidente.
B
B
Chamar imediatamente as autoridades, mas só se houver pessoas feridas.
C
C
Prestar auxílio às vítimas apenas se o seu veículo estiver envolvido no acidente.
D
D
Chamar imediatamente as autoridades.
De acordo com a sua natureza, os acidentes rodoviários envolvendo automóveis pesados de passageiros traduzem-se essencialmente em:
A
A
Embates e abalroamentos.
B
B
Manobras perigosas.
C
C
Despistes, colisões e atropelamentos.
D
D
Manobras perigosas e ultrapassagens indevidas.
Se a vítima de um acidente está inconsciente, mas ventila, como deve proceder?
A
A
Certificar-me de que ambas as suas pernas se encontram fletidas.
B
B
Manter a vítima na posição de decúbito dorsal.
C
C
Pesquisar as suas funções vitais, ver, ouvir e sentir, durante 10 segundos.
D
D
Colocar a vítima na posição lateral de segurança.
Quando o motorista se depare com um incêndio noutro veículo, como deve proceder?
A
A
Se for um pesado de passageiros, deve primeiramente chamar o socorro, evacuando de seguida todos os passageiros para uma zona segura.
B
B
Se for num veículo ligeiro, deve abrir completamente a tampa do compartimento do motor e acionar o extintor de incêndio.
C
C
À chegada das equipas de socorro, deve informar os seus elementos das ações que já empreendeu.
D
D
Apenas deve alertar as autoridades competentes.
Como deve proceder perante uma vítima de acidente rodoviário?
A
A
Se tiver hemorragias, devo aplicar-lhe garrotes para estancar o sangue.
B
B
Se se tratar de um motociclista, devo retirar-lhe imediatamente o capacete para que não asfixie.
C
C
Se houver risco iminente de explosão, devo mobilizar a vítima.
D
D
Devo apenas aguardar a chegada da equipa de emergência.
Os princípios gerais do socorrismo, por ordem correta de atuação, são os seguintes:
A
A
Proteger-Sinalizar-Socorrer.
B
B
Socorrer-Alertar-Prevenir.
C
C
Sinalizar-Alertar-Prevenir.
D
D
Prevenir-Alertar-Socorrer.
A comunicação de um acidente rodoviário às entidades competentes deve conter a seguinte informação:
A
A
O local exato do acidente, o número e o tipo de veículos envolvidos, o número de vítimas e o seu estado aparente e todas as demais circunstâncias consideradas relevantes.
B
B
O número e o tipo de combustível dos veículos envolvidos, o nome das testemunhas e o número de feridos graves.
C
C
O número e a marca dos veículos envolvidos, o local tão preciso quanto possível onde ocorreu o acidente e o número de feridos.
No exame secundário à vítima, para observação da pele atende-se:
A
A
À sua reação à luz, temperatura e grau de humidade.
B
B
À sua temperatura, coloração e reação à luz.
C
C
À sua coloração, temperatura e grau de humidade.
D
D
Unicamente ao seu grau de humidade.
Na prestação dos primeiros socorros, assinale a sequência das ações a desenvolver.
A
A
Examinar a vítima, garantir a segurança do local, prestar o socorro e acionar o alerta.
B
B
Acionar o alerta, garantir a segurança do local e prestar o socorro.
C
C
Garantir a segurança do local, examinar a vítima, acionar o alerta e prestar o socorro.
D
D
Garantir a segurança do local, examinar a vítima e prestar o socorro.
Entre outros, são sintomas da Hipoglicemia:
A
A
A pele seca e ruborizada.
B
B
A sensação de sede, as náuseas e os vómitos.
C
C
A pele fria, pálida e húmida.
D
D
A sensação de frio e o hálito cetónico.
O primeiro socorro consiste em:
A
A
Desenvolver ações adequadas com o fim de melhorar a situação da(s) vítima(s) já no hospital.
B
B
Aplicar um conjunto de procedimentos simples, no local do acidente, com o fim de estabilizar ou, se possível, melhorar a situação da(s) vítima(s) até à chegada do socorro profissional.
C
C
Aplicar um conjunto de procedimentos simples que permitem, perante uma situação de acidente, ajudar as vítimas a levantarem-se e a serem autónomas.
D
D
Abandonar o local do acidente, ligando de seguida aos bombeiros a solicitar auxílio.
Como deve proceder o condutor de um automóvel pesado de mercadorias ao avistar um acidente na via em que circula?
A
A
Assinalar a súbita redução de velocidade, sinalizar o local do acidente e aí permanecer até à chegada do reboque.
B
B
Assinalar a eventual súbita diminuição de velocidade, parar em segurança, sinalizar o acidente e promover o auxílio.
C
C
Travar fortemente de modo a imobilizar o veículo o mais rapidamente possível, para promover o auxílio.
Quando a vítima de um acidente não ventila e não tem sinais de circulação, como deve proceder?
A
A
Colocar a vítima na posição lateral de segurança.
B
B
Aguardar a chegada de atendimento médico especializado.
C
C
Utilizar a técnica de desobstrução das vias aéreas.
D
D
Efetuar a reanimação cardiopulmonar.
Na reanimação cardiopulmonar deve-se:
A
A
Alternar 20 compressões cardíacas com 5 insuflações.
B
B
Alternar 30 compressões cardíacas com 2 insuflações.
C
C
Alternar 15 compressões cardíacas com 15 insuflações.
D
D
Alternar 2 compressões cardíacas com 30 insuflações.
Nas manobras de reanimação, se ao insuflar o ar sentir obstrução à passagem do mesmo, deve:
A
A
Administrar oxigénio à vítima.
B
B
Reposicionar a cabeça da vítima e insuflar novamente.
C
C
Suspender as manobras de reanimação.
D
D
Efetuar as compressões torácicas com mais força.
O exame secundário a uma vítima de acidente visa:
A
A
Identificar as situações de risco imediato.
B
B
A recolha de informação e observação.
C
C
Proceder a uma observação sistematizada.
D
D
Prestar cuidados de emergência médica.
Se a vítima apresentar uma ferida com um corpo estranho, o mesmo:
A
A
Deve ser removido, de modo a medir a profundidade da ferida.
B
B
Deve ser removido o mais rápido possível.
C
C
Não deve ser removido.
D
D
Deve ser removido com o máximo de cuidado.
A declaração amigável de acidente automóvel:
A
A
Deve ser entregue ou enviada à seguradora nos 8 dias seguintes ao acidente.
B
B
Pode ser entregue ou enviada à seguradora nos 15 dias úteis seguintes ao acidente quando haja feridos, ainda que ligeiros.
C
C
Independentemente das circunstâncias, deve ser entregue ou enviada à seguradora nos 10 dias seguintes ao acidente.
D
D
Implica o reconhecimento de responsabilidade no acidente, facilitando a sua regularização.
O exame primário a uma vítima de acidente tem a finalidade de:
A
A
Detetar fraturas expostas com hemorragias graves.
B
B
Detetar situações de perigo de vida imediato.
C
C
Detetar lesões que necessitem de tratamento.
D
D
Identificar o agente responsável pela lesão.