Nos acidentes rodoviários, o índice de gravidade média é sempre superior fora das localidades. Considera esta afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Falsa, uma vez que o índice de gravidade média é igual dentro e fora das localidades.
B
B
Falsa, porque o índice de gravidade média é sempre superior dentro das localidades.
C
C
Verdadeira, encontrando-se a gravidade dos acidentes associada à execução de manobras perigosas.
D
D
Verdadeira, encontrando-se a gravidade dos acidentes associada à velocidade de impacto dos veículos.
Um condutor não deve iniciar uma manobra de mudança de direção à direita sem antes:
A
A
Advertir os outros utentes da via, através do sinal sonoro.
B
B
Parar e ceder a passagem aos veículos que se apresentem pela direita.
C
C
Se aproximar do eixo da faixa de rodagem, observando o trânsito à sua retaguarda.
D
D
Se assegurar de que da sua realização não resulta perigo para os outros utentes da via.
Para evitar a colisão com um veículo que circule à sua frente, como deve proceder o condutor?
A
A
Reduzir a distância de segurança.
B
B
Manter-se próximo do veículo à sua frente, por óbvias questões de segurança.
C
C
Guardar uma distância que lhe permita imobilizar o veículo em condições de segurança.
D
D
Parar e esperar que o veículo à sua frente se distancie.
Quando a aderência se encontra diminuída, o condutor deve:
A
A
Manter a velocidade e redobrar a atenção.
B
B
Reduzir a velocidade, adaptando-a às características do local em que circula.
C
C
Desembraiar, de modo a utilizar o motor com auxiliar do travão.
D
D
Aumentar a velocidade, para passar o local o mais rápido possível.
Ao aproximar-se de um cruzamento, o condutor deve:
A
A
Estar especialmente atento aos veículos que circulam à sua retaguarda.
B
B
Circular a uma velocidade constante de 20 km/hora.
C
C
Adaptar a velocidade em função do local.
D
D
Aumentar a atenção relativamente à velocidade.
Dos acidentes que se seguem, quais são os que representam tipos de acidentes em estaleiro?
A
A
Os ocorridos durante a atrelagem e a desatrelagem de reboques, os causados pelo mau acondicionamento da carga e as intoxicações agudas por gases de escape.
B
B
Os causados pelo mau acondicionamento ou distribuição da carga e os despistes.
C
C
Os ocorridos durante a atrelagem e a desatrelagem de reboques e os atropelamentos.
D
D
Os atropelamentos e as colisões com outros veículos.
Uma das formas de reduzir a probabilidade de ocorrer um acidente:
A
A
É conduzir sempre com o colete retrorrefletor vestido.
B
B
É conduzir de forma a antecipar e prever as intenções dos outros utentes da via.
C
C
É antecipar as situações de trânsito, diminuindo a distância de segurança.
D
D
É usar sempre o cinto de segurança.
Ao mudar de direção para direita num cruzamento, o condutor deve:
A
A
Estar particularmente atento aos veículos que circulam no sentido contrário e que vão seguir em frente.
B
B
Deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem, ainda que não exista passadeira.
C
C
Estar particularmente atento aos veículos não motorizados.
D
D
Concentrar-se somente na sinalização aí existente.
Os acidentes envolvendo automóveis pesados de mercadorias com maior índice de gravidade são:
A
A
Os que resultam de despistes.
B
B
Os que resultam de atropelamentos.
C
C
Os que resultam de colisões.
D
D
Os que se verificam dentro das localidades.
Para evitar a colisão com o veículo de trás, qual deve ser o comportamento a observar pelo condutor do veículo da frente?
A
A
Reduzir a velocidade gradualmente.
B
B
Assinalar, com a necessária antecedência, todas as manobras.
C
C
Parar suavemente.
D
D
Todos os referidos nas respostas anteriores.
O maior número de vítimas mortais de acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros, regista-se em que período horário?
A
A
Entre as 00h00 e as 03h00.
B
B
Entre as 18h00 e as 21h00.
C
C
Entre as 06h00 e as 09h00.
D
D
Entre as 09h00 e as 12h00.
Consideram-se vítimas mortais de acidentes rodoviários apenas as vítimas cujo óbito ocorra no local do acidente ou no seu percurso até à unidade de saúde.
A
A
A afirmação é verdadeira.
B
B
A afirmação é falsa.
Na condução de veículos pesados de passageiros, um dos fatores de risco resulta:
A
A
Do estado de manutenção do veículo.
B
B
De tempos de condução reduzidos.
C
C
Do excesso de horas de trabalho.
D
D
Das condições atmosféricas.
Depois de se certificar de que estão reunidas as condições de segurança para entrar sem riscos num cruzamento, o condutor deve:
A
A
Parar para facilitar a ultrapassagem pela esquerda.
B
B
Parar para reanalisar as intenções dos outros condutores.
C
C
Seguir a marcha, de forma segura e sem hesitações.
D
D
Apenas travar.
Quais são os fatores de risco nos automóveis pesados de mercadorias?
A
A
A maior velocidade na realização de ultrapassagens e as grandes dimensões.
B
B
A menor velocidade na realização de ultrapassagens e as pequenas dimensões.
C
C
A pequena massa e a carga projetada para a frente.
D
D
A grande massa e a carga projetada para a frente.
Os acidentes ""in itinere"" ou de trajeto, são considerados acidentes de trabalho quando se registam:
A
A
Nas deslocações que o trabalhador efetua de e para o local de trabalho.
B
B
Unicamente durante o horário de trabalho.
C
C
Apenas nas deslocações que o trabalhador efetua do local de trabalho para casa.
D
D
Apenas nas deslocações que o trabalhador efetua de casa para o local de trabalho.
A regra básica de segurança nos acidentes rodoviários é:
A
A
A.P.S. – alertar, proteger e socorrer.
B
B
S.A.P. – socorrer, alertar e proteger.
C
C
A.S.P. – alertar, socorrer e proteger.
D
D
P.A.S. – proteger, alertar e socorrer.
Para evitar a colisão com um veículo que circule à sua retaguarda, como deve proceder o condutor?
A
A
Travar repentinamente, para que o veículo à sua retaguarda se distancie.
B
B
Acelerar, de modo a aumentar a distância de segurança.
C
C
Transitar com o pára-brisas sempre em boas condições de limpeza.
D
D
Sinalizar, com a devida antecedência, as suas intenções.
Os acidentes envolvendo peões podem ocorrer quando estes:
A
A
Atravessam a faixa de rodagem, embora raramente conduzam a consequências graves.
B
B
Circulam ao longo da faixa de rodagem, no entanto não são muito frequentes.
C
C
Atravessam a faixa de rodagem dentro ou fora das passagens assinaladas para esse efeito, ou circulam ao longo da faixa de rodagem.
D
D
Atravessam a faixa de rodagem fora das passagens assinaladas para esse efeito, unicamente.
São várias as causas da elevada sinistralidade rodoviária, entre as quais:
A
A
A deficiente sinalização das vias, o percurso a efetuar e a duração da viagem.
B
B
O tipo de mercadoria transportada e o percurso a efetuar.
C
C
A fluidez do trânsito e as condições climatéricas adversas.
D
D
Os comportamentos incorretos dos condutores, as deficientes condições dos veículos e das vias.
Nos cruzamentos, a principal causa dos acidentes resulta:
A
A
Da visibilidade do local.
B
B
Da manobra de mudança de direção à esquerda, sempre que se apresentem veículos em sentido contrário.
C
C
Da não cedência de passagem aos condutores de veículos sem motor.
D
D
Do desrespeito da regra de cedência de passagem.
Nas afirmações que se seguem, assinale aquela que considera verdadeira.
A
A
A alteração de atitudes e comportamentos dos utentes da via não contribui para a redução da sinistralidade rodoviária.
B
B
A evolução do parque automóvel não contribui para a redução da sinistralidade rodoviária.
C
C
A qualidade das vias contribui para um maior conforto dos motoristas.
D
D
A qualidade das vias não contribui para a redução da sinistralidade rodoviária.
A nível financeiro, os custos dos acidentes de trânsito, por vítima, englobam despesas com:
A
A
O socorro, o transporte, o tratamento médico e a reabilitação.
B
B
O veículo, o socorro, o transporte, o tratamento médico e a infraestrutura.
C
C
O veículo, a morte da vítima e a infraestrutura.
D
D
O socorro e o tratamento médico, unicamente.
Fala-se em distração quando o foco de desvio da atenção relativamente à tarefa de condução é interno, ou seja, quando o condutor está absorto nos seus pensamentos.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
Qual dos seguintes fatores pode conduzir ao despiste do veículo?
A
A
A monotonia da via.
B
B
A deficientes condições da via.
C
C
A existência de lombas.
D
D
Todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
Os motoristas de veículos pesados de mercadorias podem estar envolvidos em acidentes de trajeto. Consideram-se de trajeto, os acidentes rodoviários que se registam:
A
A
Em quaisquer deslocações do motorista no veículo da empresa.
B
B
Nas deslocações que o motorista efetua entre o estaleiro e o local de entrega da mercadoria.
C
C
Nas deslocações que o motorista efetua de casa para o trabalho e vice-versa, no veículo da empresa ou particular.
D
D
Nas deslocações que o motorista efetua de casa para o trabalho e vice-versa, mas só se forem no veículo da empresa.
Os despistes podem ser potenciados por alguns fatores externos, entre os quais:
A
A
O excesso de velocidade, a distração ou a inatenção do condutor e a ingestão de bebidas alcoólicas.
B
B
As manobras perigosas e o excesso de velocidade.
C
C
A fadiga do condutor e a ingestão de bebidas alcoólicas.
D
D
As deficientes condições da via e a sua sinuosidade, o vento forte e a existência de lombas.
As colisões num cruzamento podem ser evitadas se o condutor:
A
A
Respeitar a regra geral de cedência de passagem, não sinalizando as suas intenções.
B
B
Reduzir a velocidade, hesitando ao prosseguir a marcha.
C
C
Decidir com antecedência a direção em que quer seguir, reduzir a velocidade e respeitar a regra geral de cedência de passagem.
D
D
Decidir com antecedência a direção em que quer seguir, aumentando a velocidade.
Os despistes são acidentes:
A
A
Que ocorrem sempre nas intersecções de nível, como cruzamentos e entroncamentos.
B
B
Em boa parte associados à prática de velocidades inadequadas.
C
C
Em que há intervenção de, pelo menos, dois veículos.
D
D
Em que os veículos pesados de mercadorias mais se encontram envolvidos.
No plano material, as consequências dos acidentes abrangem vários prejuízos, nomeadamente com:
A
A
Pavimentos, feridos e mortes.
B
B
Sinalização, veículos e custos de tratamento médico.
C
C
Veículos, custos com o socorro e transporte e custos de reabilitação.
D
D
Veículos, pavimentos e sinalização.
Para seguir em frente num cruzamento, sem sinalização luminosa, o condutor deve:
A
A
Reduzir a velocidade, observar o trânsito e avançar de acordo com as regras de cedência de passagem.
B
B
Observar o trânsito, aumentar a velocidade e prosseguir a marcha.
C
C
Observar o trânsito, avançando sem hesitar e sem sinalizar as suas intenções.
D
D
Prosseguir a marcha de forma segura e sem hesitar, uma vez que os veículos pesados têm sempre prioridade nas intersecções.
A gravidade dos danos resultantes das colisões frontais está indiscutivelmente dependente:
A
A
Das características e estado da via.
B
B
Das condições climatéricas.
C
C
Das condições do trânsito.
D
D
Da velocidade a que se circula.
Os despistes são acidentes em que há intervenção de um só veículo e podem ser potenciados:
A
A
Pela velocidade excessiva na abordagem de lombas.
B
B
Pelas deficientes condições da via.
C
C
Pela monotonia da via.
D
D
Por todos os fatores referidos nas respostas anteriores.
De modo a evitar acidentes com os peões, os condutores:
A
A
Devem moderar especialmente a velocidade onde o trânsito de peões seja mais intenso.
B
B
Não devem ultrapassar imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões.
C
C
Devem moderar especialmente a velocidade na aproximação das passagens assinaladas para a travessia de peões.
D
D
Devem respeitar todos os comportamentos referidos nas respostas anteriores.
O maior índice de gravidade dos acidentes envolvendo veículos pesados de mercadorias:
A
A
Resulta da distração, bem como da inatenção do condutor.
B
B
Resulta da velocidade excessiva.
C
C
Resulta da taxa de álcool no sangue.
D
D
Verifica-se na condução noturna.
Com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária em trabalho, entre outros, uma empresa de serviços de transporte deve analisar:
A
A
As condições da via que podem originar redução da aderência e, em consequência, perda de controlo do veículo.
B
B
A gestão das competências associadas à condução de um veículo, definindo requisitos de admissão de condutores na empresa.
C
C
As condições da via e os acidentes ocorridos, para melhor identificação dos fatores de risco.
D
D
Todos os procedimentos referidos nas respostas anteriores.
Nas duas últimas décadas, a sinistralidade rodoviária em Portugal diminui significativamente. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Verdadeira, mas apenas para a sinistralidade grave.
B
B
Verdadeira, mas apenas para a sinistralidade leve.
C
C
Falsa, pois embora tenha diminuído não foi de modo nenhum de forma significativa.
D
D
Verdadeira, verificando-se uma maior diminuição na sinistralidade grave que na leve.
A maior incidência de acidentes com vítimas dos automóveis pesados de mercadorias regista-se:
A
A
Entre as 21h00 e as 06h00.
B
B
Entre as 06h00 e as 18h00.
C
C
Entre as 18h00 e as 21h00.
D
D
Durante a noite.
No sentido de uma substancial melhoria do país em termos de segurança rodoviária, o Plano Nacional de Prevenção Rodoviária objetivava uma diminuição:
A
A
De 30% da sinistralidade leve.
B
B
De 60% dos acidentes com vítimas.
C
C
De 50% do número de mortos e feridos graves.
D
D
Do número de peões a circular na proximidade das vias de trânsito rápido.
As colisões com os veículos que circulam no sentido contrário podem resultar:
A
A
Da distração do condutor.
B
B
De ultrapassagens indevidas.
C
C
Da descrição de curvas de forma inadequada.
D
D
De todas as situações referidas nas respostas anteriores.
A probabilidade de ocorrer um atropelamento aumenta com:
A
A
A redução da velocidade.
B
B
O aumento da velocidade.
C
C
A queda de chuva.
D
D
A utilização de pneus novos.
No ano de 2009, o maior número de veículos envolvidos em acidentes rodoviários verificou-se:
A
A
Com motociclos.
B
B
Com automóveis ligeiros.
C
C
Com triciclos e ciclomotores.
D
D
Com automóveis pesados.
O índice de gravidade mais elevado dos acidentes envolvendo automóveis pesados de mercadorias regista-se:
A
A
Das 15h00 às 18h00.
B
B
Das 21h00 às 06h00.
C
C
Durante o dia.
D
D
Das 06h00 às 18h00.
Das medidas de segurança rodoviária que se seguem, qual considera ter contribuído para a diminuição da sinistralidade?
A
A
A obrigatoriedade do uso de sistemas de retenção para crianças.
B
B
A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança.
C
C
A obrigatoriedade das inspeções periódicas.
D
D
Todas as medidas referidas nas respostas anteriores.
Uma vítima de acidente rodoviário, cujos danos corporais obriguem à sua hospitalização por um período de 48 horas:
A
A
Não é contabilizada nas estatísticas dos acidentes rodoviários.
B
B
É considerada ferido grave.
C
C
É considerada ferido leve.
D
D
É indiferentemente considerada ferido grave ou leve.
A nível humano, as consequências dos acidentes têm impacto físico, psicológico e social. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Verdadeira.
B
B
Falsa, porque as consequências dos acidentes apenas têm impacto a nível físico.
C
C
Falsa, porque as consequências dos acidentes apenas têm impacto a nível psicológico.
D
D
Falsa, porque as consequências dos acidentes apenas têm impacto a nível físico e psicológico e nunca social.
O elevado número de acidentes rodoviários deve-se principalmente:
A
A
Ao mau estado de conservação das vias.
B
B
A falta de sinalização.
C
C
A falha humana.
D
D
A condições atmosféricas adversas.
O índice de gravidade dos acidentes rodoviários é calculado tendo em conta:
A
A
O número de mortos por cada 10 acidentes com vítimas.
B
B
O número de mortos por cada 100 acidentes com vítimas.
C
C
O número de mortos e feridos graves por cada 100 acidentes.
D
D
O estado de gravidade das vítimas, independentemente do número de acidentes.
Nos automóveis pesados de mercadorias, os atropelamentos constituem:
A
A
O quarto tipo de acidente mais frequente.
B
B
O terceiro tipo de acidente mais frequente.
C
C
O segundo tipo de acidente mais frequente.
D
D
O primeiro tipo de acidente mais frequente.
Em caso de roubo da carga, o motorista não deve:
A
A
Avisar imediatamente a entidade patronal e a polícia.
B
B
Deixar de avisar a polícia.
C
C
Tentar avaliar as perdas, porque tal não é da sua competência.
D
D
Verificar o estado da carga, se a porta traseira do veículo estiver fechada.
Na Europa, o controlo nas fronteiras:
A
A
Apenas exige a apresentação de documento legal de identificação pessoal, como Bilhete de Identidade ou passaporte.
B
B
Foi suprimido nas fronteiras internas.
C
C
Foi abolido tanto nas fronteiras internas como nas externas.
O motorista deve ser discreto quanto à mercadoria transportada e respetivo destino?
A
A
Não, desde que mantenha o compartimento da carga fechado à chave.
B
B
Sim, mas só quando o veículo não estiver selado ao abrigo do regime de trânsito.
C
C
Sim, deve usar de descrição sobre a mercadoria transportada e o seu destino.
D
D
Não, desde que tenha planificado os detalhes do itinerário em concertação com o empregador.
Se durante o transporte de mercadorias o motorista for alvo de agressão, como deve proceder?
A
A
Confrontar sempre os agressores, de modo a evitar o roubo das mercadorias.
B
B
Confrontar os agressores apenas se estiverem em risco os seus bens pessoais.
C
C
Informar a sua entidade patronal e apresentar queixa à polícia.
D
D
Nunca apresentar queixa à polícia, a fim de evitar retaliações.
Dos crimes que se seguem, qual é o que apresenta uma moldura penal mais grave?
A
A
O crime de tráfico de pessoas.
B
B
O crime de auxílio à imigração ilegal.
C
C
O crime de coação grave.
Atualmente, o espaço Shengen é composto:
A
A
Por 22 países participantes da União Europeia e ainda pelos Estados da Noruega, Islândia e Suíça.
B
B
Por todos os países da União Europeia, exceto a Islândia e o Reino Unido.
C
C
Apenas pelos Estados-Membros da União Europeia.
D
D
Por todos os Estados-Membros da União Europeia, com exceção dos Estados da Noruega, Irlanda e Suíça.
As fronteiras externas do espaço Schengen correspondem:
A
A
Às fronteiras da Europa.
B
B
Às fronteiras da União Europeia e da Rússia.
C
C
Às fronteiras dos países membros da União Europeia.
Durante as operações de carregamento de um veículo pesado:
A
A
É aconselhável a vigilância policial, para evitar o roubo das mercadorias.
B
B
O motorista deve ser indiscreto quanto às mercadorias e respetivo destino.
C
C
A cabina deve encontrar-se fechada à chave.
D
D
Não há qualquer problema em deixar objetos pessoais de valor à vista dentro da cabina, desde que esta se encontre fechada.
Na fase da entrega da mercadoria, o motorista não deve:
A
A
Certificar-se de que a assinatura em caracteres de imprensa é visivelmente aposta nos documentos de entrega.
B
B
Verificar se a selagem continua intacta.
C
C
Verificar se as quantidades e pesos correspondem aos documentos de levantamento e entrega.
D
D
Deixar de supervisionar pessoalmente as operações de descarga.
Um dos objetivos do módulo ""Prevenção da Criminalidade no Transporte"" é:
A
A
Saber prevenir o tráfico de clandestinos.
B
B
Ficar sensibilizado para os riscos da estrada.
C
C
Saber prevenir a criminalidade e os riscos físicos.
D
D
Estar apto a avaliar situações de emergência.
As boas práticas durante a condução e o estacionamento de um automóvel pesado de mercadorias, recomendam que o motorista:
A
A
Evite dar boleia, salvo em meios pequenos onde praticamente todas as pessoas se conhecem.
B
B
Não deve dar boleia.
C
C
Fale sobre o conteúdo da carga apenas com outros motoristas, ainda que não os conheça.
D
D
Nunca deixe as chaves do veículo na ignição, salvo para ir pagar o combustível numa área de serviço com sistema de videovigilância.