;
Numa das seguintes sociedades comerciais, o capital social encontra-se dividido em ações. Em qual delas?
A
A
Nas sociedades anónimas.
B
B
Nas sociedades em nome coletivo.
C
C
Nas sociedades em comandita simples.
D
D
Nas sociedades por quotas.
As carreiras regulares de serviço público são concedidas pelo IMTT por um período:
A
A
De 10 anos, sem direito a renovação.
B
B
Inicial de 10 anos, renovável por períodos sucessivos de 5 anos.
C
C
Inicial de 5 anos, renovável por períodos sucessivos de 2 anos.
D
D
Experimental, máximo, de 2 anos.
No sector dos transportes, os custos externos aumentam em função:
A
A
Da redução do volume de tráfego rodoviário.
B
B
Do aumento do volume de tráfego rodoviário.
C
C
Da diminuição da emissão de poluentes atmosféricos.
D
D
Do exponencial aumento do preço dos combustíveis.
O modo de transporte que se revela vantajoso na deslocação de mercadorias volumosas e pesadas a longas distâncias é:
A
A
O transporte fluvial e o multimodal.
B
B
O transporte marítimo.
C
C
O transporte aéreo.
D
D
O transporte rodoviário.
Nas sociedades por quotas, o capital social encontra-se dividido:
A
A
Em quotas.
B
B
Em quotas e ações.
C
C
Em ações.
O transporte internacional efetua-se:
A
A
Totalmente em território nacional, através de transportadores não residentes.
B
B
Parcialmente em território nacional.
C
C
Exclusivamente através de empresas estabelecidas em países estrangeiros.
D
D
Totalmente em território estrangeiro.
A economia assenta na dependência de energias não renováveis.
A
A
A afirmação é falsa.
B
B
A afirmação é verdadeira.
A atividade de transportes públicos em automóveis pesados de passageiros só pode ser exercida por:
A
A
Empresas, cooperativas ou organismos dependentes de uma autoridade pública licenciados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
B
B
Empresas, cooperativas, associações ou fundações com fins comerciais licenciadas pelo IMTT.
C
C
Sociedades comerciais ou cooperativas ou por empresários em nome individual licenciados pelo IMTT.
D
D
Empresas, cooperativas ou organismos dependentes de uma autoridade pública licenciados pelo IMTT.
No território nacional, o modo de transporte mais utilizado para a circulação de mercadorias:
A
A
É o transporte marítimo.
B
B
É o transporte rodoviário.
C
C
É o transporte fluvial.
D
D
É o transporte ferroviário.
Assinale o sistema de apoio à exploração utilizado no transporte de passageiros.
A
A
O alerta em marcha atrás.
B
B
A bilhética sem contacto.
C
C
O autorrádio.
D
D
O regulador ativo de velocidade.
No âmbito do transporte de mercadorias, o cartão inteligente:
A
A
É o meio mais seguro de controlo do veículo e da respetiva carga, permitindo ainda a identificação do motorista.
B
B
Serve para enviar, receber e armazenar informação relativa à marcha do veículo.
C
C
É utilizado no pagamento eletrónico de portagens.
D
D
É um meio de segurança do veículo e da carga, unicamente.
O regulador de velocidade é um sistema avançado de assistência ao condutor que permite:
A
A
Aumentar a distância de segurança em relação ao veículo da frente.
B
B
Aumentar a velocidade do veículo sempre que estiver atrasado em relação ao horário previsto para a chegada.
C
C
Limitar a velocidade do veículo, fixando um determinado limite máximo.
D
D
Manter a velocidade constante do veículo durante um determinado percurso, sem que seja necessário pressionar o acelerador.
No contexto do transporte de mercadorias, o cartão inteligente pode ser utilizado:
A
A
No computador de bordo.
B
B
No tacógrafo analógico ou digital.
C
C
No tacógrafo digital.
D
D
No recetor GPS.
A introdução de dados num sistema de navegação (GPS) deve efetuar-se:
A
A
A qualquer momento, uma vez que a introdução de dados não afeta a atividade de condução.
B
B
Com o veículo parado.
C
C
Sempre com o veículo em andamento, de modo a evitar perdas de tempo desnecessárias.
No contexto das tecnologias de informação e comunicação, o limitador de velocidade aplicado no veículo faz parte dos sistemas:
A
A
Embarcados.
B
B
De apoio à exploração.
C
C
Móveis.
D
D
De monitorização da tarefa de condução.
O sistema de localização do semirreboque:
A
A
É colocado na mercadoria, em local discreto e seguro.
B
B
Normalmente, não é à prova de água.
C
C
Constitui um meio de segurança da carga.
D
D
Permite identificar qualquer mercadoria que tenha sido roubada.
O recetor GPS permite:
A
A
A leitura dos códigos de barras das mercadorias, através do sistema bluetooth.
B
B
Calcular a posição do veículo num determinado mapa digital.
C
C
Indicar, registar e memorizar automaticamente os dados sobre a marcha do veículo e os tempos de condução do motorista.
D
D
Medir a pressão de ar nos pneus, otimizando os seus desempenhos.
A par da promoção da segurança rodoviária, os sistemas inteligentes de transportes permitem:
A
A
Implementar sistemas de monitorização das vias para auxiliar no cumprimento da sinalização do trânsito.
B
B
Fornecer técnicas de gestão da rede rodoviária, implementar sistemas de monitorização das vias e oferecer equipamentos que aumentem os níveis de segurança e possibilitem a comunicação entre veículos e a infraestrutura.
C
C
Oferecer equipamentos que, embora diminuam os níveis de segurança para os condutores, possibilitam a comunicação entre veículos e a infraestrutura.
D
D
Fornecer técnicas de gestão da rede rodoviária para ajudar a resolver os problemas relacionados com os acidentes.
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) pode dar indicação sobre a distância até à próxima mudança de direção?
A
A
Sim, pode.
B
B
Não, porque o referido aparelho só dá indicação sobre o percurso em linha reta.
C
C
Não, não pode.
Os sistemas inteligentes de transportes:
A
A
Permitem auxiliar na tarefa de condução.
B
B
Apenas comportam vantagens para os operadores das redes de transportes.
C
C
Promovem uma segurança passiva.
D
D
Limitam as capacidades do condutor.
No contexto do transporte de passageiros, o SMS, serviço de mensagens curtas, constitui um meio de comunicação utilizado:
A
A
Apenas entre os motoristas que laboram para a mesma empresa transportadora.
B
B
Entre o centro de controlo de tráfego e o motorista.
C
C
Exclusivamente entre os passageiros e o motorista.
D
D
Para informar os passageiros, em tempo real, sobre os tempos de espera nas paragens.
Os painéis de mensagem variável podem alertar para:
A
A
O desaparecimento de crianças.
B
B
A aproximação de obstáculos, em manobras de marcha atrás.
C
C
A iminência de colisão.
D
D
A necessidade urgente de o motorista parar e descansar.
Um dos sistemas de apoio à exploração utilizado no transporte de mercadorias é:
A
A
O cartão inteligente.
B
B
O regulador ativo de velocidade.
C
C
A bilhética sem contacto.
D
D
O pagamento eletrónico de portagens.
No suporte à tarefa de condução, em termos de informação, alerta e referência, qual ou quais são as famílias de sistemas existentes?
A
A
Sistemas de assistência ao condutor.
B
B
Sistemas de controlo e informação de tráfego.
C
C
Sistemas de navegação e informação de tráfego.
D
D
Sistemas de controlo e estabilidade do veículo.
No sector dos transportes, a telemática revela-se uma importante ferramenta no apoio à exploração, aumentando a eficácia da logística dos transportes através da utilização:
A
A
De sistemas de monitorização, localização e vigilância eletrónica.
B
B
De sistemas embarcados, unicamente.
C
C
De equipamentos embarcados, sistemas de transferência de dados e software de gestão.
D
D
De sistemas de transferência de dados, unicamente.
Dos seguintes sistemas de apoio à exploração, assinale aquele cuja função é a leitura de dados do veículo e do condutor.
A
A
Módulo de comunicação.
B
B
Computador de bordo, terminal e teclado.
C
C
Tacógrafo digital.
D
D
Recetor GPS.
A função do sistema ABS é:
A
A
Impedir que as rodas do veículo bloqueiem numa travagem de emergência.
B
B
Imobilizar rapidamente o veículo.
C
C
Identificar sinais de cansaço ou distração no comportamento do condutor.
D
D
Bloquear as rodas quando os travões são acionados violentamente ou quando o veículo circula num pavimento com pouca aderência.
A telemática pode definir-se como a ciência que:
A
A
Apenas envia informações, por meio de equipamentos de telecomunicações.
B
B
Envia, recebe e armazena informações, por meio de equipamentos de telecomunicações.
C
C
Apenas recebe e armazena informações, por meio de equipamentos de telecomunicações.
A bilhética sem contacto consiste num:
A
A
Modo de pagamento do bilhete de transporte.
B
B
Sistema de controlo e cobrança eletrónica do título de transporte.
C
C
Serviço cujas principais funções são salvar vidas, poupar tempo e dinheiro, bem como proteger o ambiente.
D
D
Serviço de mensagens curtas transmitidas por telemóvel.
Fazem parte dos sistemas integrados na infraestrutura rodoviária:
A
A
O telefone, o fax e o e-mail.
B
B
O pagamento eletrónico de portagens, as mensagens variáveis e a sequência dinâmica de semáforos.
C
C
O limitador de velocidade e o pagamento eletrónico de taxa de circulação.
D
D
Os cartões inteligentes e o regulador de velocidade.
O SMS, utilizado como meio de comunicação com o motorista, é um serviço de mensagens curtas cuja finalidade é:
A
A
Transmitir todo e qualquer tipo de informações.
B
B
Advertir o motorista sempre que estiver a exceder os tempos máximos de condução.
C
C
Transmitir informações importantes sobre congestionamentos ou alterações de serviço.
D
D
Transmitir informações importantes, ou não, sobre notícias nacionais atualizadas e condições climatéricas.
A telemática aplicada, a bilhética sem contacto e os sistemas de emergência fazem parte dos:
A
A
Sistemas integrados na infraestrutura rodoviária.
B
B
Sistemas de apoio à exploração.
C
C
Sistemas embarcados.
D
D
Sistemas de assistência ao condutor.
Os sistemas inteligentes de transportes têm vindo a ser desenvolvidos e direcionados:
A
A
Para as empresas de transportes, clientes e motoristas.
B
B
Para as empresas de transportes e clientes, unicamente.
C
C
Somente para os motoristas.
D
D
Somente para as empresas de transportes.
No sector dos transportes, as tecnologias de comunicação móveis permitem:
A
A
Ao motorista estar em contacto com a empresa, embora com prejuízo de uma condução segura.
B
B
Ao motorista ter permanentemente a bordo informação sobre as condições do trânsito.
C
C
Apenas o envio e a receção de mensagens breves entre a empresa e os motoristas.
D
D
À empresa saber onde se encontram os veículos a qualquer momento, mas sem possibilidade de contacto com os motoristas.
No contexto do transporte de passageiros, o sistema de informação ao público permite:
A
A
A cobrança eletrónica dos títulos de transporte.
B
B
O controlo eletrónico de passes.
C
C
Aos clientes um melhor planeamento das suas viagens.
D
D
A receção de reclamações relacionadas com o serviço prestado.
Quais são os níveis da tarefa de condução?
A
A
Alerta, informação e referência.
B
B
Informação, referência e orientação.
C
C
Estratégico, tático e de orientação.
D
D
Estratégico, tático e operacional.
No suporte à tarefa de condução, em termos de informação, orientação e referência, qual ou quais são as famílias de sistemas existentes?
A
A
Sistemas embarcados.
B
B
Sistemas de controlo e estabilidade do veículo.
C
C
Sistemas de navegação e informação de tráfego.
D
D
Sistemas de assistência ao condutor.
A telemática utiliza equipamentos:
A
A
Eletromagnéticos, hidráulicos e eletromecânicos.
B
B
Somente eletrónicos e eletromecânicos.
C
C
Unicamente eletrónicos.
D
D
Eletrónicos, eletromecânicos e eletromagnéticos.
As tecnologias de informação e comunicação nos transportes dividem-se em:
A
A
Sistemas de assistência ao condutor, informação de tráfego e sistemas de navegação.
B
B
Sistemas embarcados, sistemas integrados na infraestrutura rodoviária e sistemas de apoio à exploração.
C
C
Sistemas integrados na infraestrutura rodoviária, sistemas de assistência ao condutor e sistemas embarcados.
D
D
Sistemas de assistência ao condutor, sistemas embarcados e sistemas de apoio à exploração.
O sistema que permite diminuir a incerteza e a ansiedade dos clientes relativamente a tempos de espera em paragens, é o sistema:
A
A
De telemática aplicada.
B
B
De informação ao público.
C
C
De bilhética.
D
D
De comunicação embarcado.
No sector dos transportes, o uso de tecnologias de informação e comunicação apresenta vantagens apenas para os operadores de transportes. Considera a afirmação verdadeira ou falsa?
A
A
Verdadeira, contudo os operadores de transportes não são os únicos a usufruir das vantagens.
B
B
Falsa, porque as tecnologias de informação e comunicação não são utilizadas no sector de transportes.
C
C
Falsa.
D
D
Verdadeira.
O modelo hierárquico da tarefa de condução integra componentes a nível:
A
A
Estratégico, tático e operacional, envolvendo um controlo que se faz apenas de cima para baixo, como em qualquer modelo hierárquico.
B
B
Estratégico, tático e operacional.
C
C
Da segurança, conforto e experiência de condução.
D
D
Técnico e operacional, unicamente.
No sector dos transportes, as tecnologias de informação e comunicação permitem aos motoristas:
A
A
Estar em contacto com a empresa, colegas, clientes, centros de inspeções técnicas e de controlo de trânsito.
B
B
O pagamento automático tanto de coimas como de portagens.
C
C
Estar permanentemente informados sobre o estado da via e as condições do trânsito.
D
D
Manter uma velocidade constante durante todo o trajeto, sem necessidade de pressionar o acelerador do veículo.
Os sistemas inteligentes de transportes podem dar um importante contributo no aumento da segurança rodoviária, entre outros, através de técnicas de gestão:
A
A
Das empresas do sector dos transportes tanto de passageiros como de mercadorias.
B
B
Das empresas do sector dos transportes de passageiros.
C
C
Das empresas do sector dos transportes de mercadorias.
D
D
Da rede rodoviária.
Os limitadores de velocidade aplicados nos automóveis pesados devem ser selados?
A
A
Não, porque só é obrigatório selar os aplicados nos veículos ligeiros.
B
B
Não.
C
C
Não, só devem ser homologados.
D
D
Sim, devem ser selados.
Qual ou quais são os suportes utilizados para informar sobre os tempos de espera nos locais de paragem?
A
A
Quiosques eletrónicos, papel e internet.
B
B
Painéis de informação dinâmica em tempo real.
C
C
Painéis de informação a bordo e informação auditiva.
D
D
Papel e internet.
Quando detete um pequeno foco de incêndio no motor do autocarro, o condutor deve imobilizar o veículo e:
A
A
Garantir a segurança dos passageiros.
B
B
Tentar extinguir o incêndio, trancando as portas para que os passageiros não abandonem o autocarro.
C
C
Cobrir a zona de incêndio com pó químico, mantendo o motor a funcionar.
Que tipos de custos estão associados ao transporte de mercadorias?
A
A
Despesas de investimento em veículos rodoviários e de manutenção dos mesmos.
B
B
Custos de materiais e serviços e despesas de investimento em estradas e veículos.
C
C
Encargos salariais e financeiros e custos de materiais e serviços.
D
D
Despesas de investimento em estradas e de manutenção das mesmas.
As empresas transitárias:
A
A
Prestam serviços de natureza logística e operacional.
B
B
Prestam serviços só de natureza logística.
C
C
Prestam serviços só de natureza operacional.
D
D
Não prestam nenhum dos serviços referidos.
No contacto profissional com os clientes, o que deve evitar o motorista?
A
A
Deixar transparecer bom humor e contentamento.
B
B
Sentar-se confortavelmente no banco.
C
C
Manter-se paciente perante clientes que falam muito alto.
D
D
Comer e beber durante o serviço, à frente dos clientes.
Do ponto de vista das empresas de transportes, a qualidade do serviço pode ser encarada:
A
A
Como uma questão económica, comercial e estratégica.
B
B
Somente como uma questão estratégica.
C
C
Somente como uma questão comercial.
D
D
Somente como uma questão económica.
Pelo desagrado na prestação do serviço, o cliente insatisfeito mais "perigoso", é aquele que:
A
A
Está insatisfeito, mas sai calado e sem reclamar, não voltando a utilizar o serviço da empresa.
B
B
Reclama só por reclamar, sem fundamentos para tal.
C
C
Reclama, mas não apresenta nenhuma sugestão de melhoria para o serviço.
D
D
Reclama exaltado face a uma situação de fraco atendimento.
A apreciação da qualidade de um serviço depende:
A
A
Apenas de quem o adquire.
B
B
Apenas de quem o presta.
C
C
Apenas do âmbito social e legal.
D
D
De quem o presta, de quem o adquire e do âmbito social e legal do mesmo.
Se o produto, no caso do transporte, é a deslocação de pessoas ou bens entre dois pontos, há inúmeros fatores que contribuem para a sua qualidade, entre os quais:
A
A
As expectativas do cliente.
B
B
O percurso a efetuar.
C
C
A duração da viagem.
D
D
A conceção dos veículos, a política de preços e a atitude dos funcionários.
Os clientes dão especial importância:
A
A
Ao aspeto do motorista.
B
B
Ao estado de conservação dos veículos.
C
C
Ao cumprimento dos horários.
D
D
Ao modo como são tratados e se são tomadas em conta as suas necessidades.
Uma das competências técnicas necessárias ao desempenho da profissão de motorista é:
A
A
A inserção na organização do trabalho.
B
B
A condução profissional.
C
C
O trabalho em equipa.
D
D
A adaptação às evoluções dos métodos e dos utensílios de trabalho.
Nas empresas de transportes, a qualidade do serviço passa por desafios a nível:
A
A
Económico, comercial e estratégico.
B
B
Económico e comercial, unicamente.
C
C
Económico, organizacional e institucional.
A primeira fonte de informação acerca da satisfação dos clientes dos transportes:
A
A
São os inquéritos.
B
B
É, em qualquer empresa, a análise de sinais financeiros e de fidelização de clientes.
C
C
É o motorista.
D
D
São os inquéritos, os quais devem ser realizados, no mínimo, de 6 em 6 meses.
O cliente avalia a qualidade do serviço:
A
A
Através da imagem de marca da empresa.
B
B
Pela diferença entre a qualidade esperada e a qualidade percebida.
C
C
Difundida pelo marketing da empresa.
D
D
Resultante da interação entre a empresa e os seus colaboradores.
Uma empresa orientada para o cliente é aquela que:
A
A
Descura as vantagens face à concorrência.
B
B
Oferece sempre os produtos aos melhores preços de mercado e, por isso, não necessita de se preocupar com as normas de qualidade.
C
C
É capaz de fazer a oferta certa, no momento certo, ao cliente certo.
D
D
Aposta na publicidade, pois sabe que só assim valoriza a sua imagem de marca.