Em mais de 90 % dos acidentes rodoviários, o erro do condutor é o fator determinante. Comente:
A
A
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a degradação das vias públicas.
B
B
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a falta de sinalização das vias públicas.
C
C
A afirmação é verdadeira.
D
D
A afirmação é falsa, porque a maior causa de acidentes é a degradação dos veículos.
Sob o efeito de drogas, um motorista:
A
A
Conduzirá sempre sem qualquer problema.
B
B
Não conseguirá conduzir nunca.
C
C
Poderá ficar com as suas capacidades de condução afectadas.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Uma redução de apenas 5% de consumo de combustível representa poupança energética e evita a emissão de várias toneladas de gases poluentes enviados para a atmosfera. Para conseguir esse objetivo o Motorista deve conduzir:
A
A
Sempre com velocidade máxima.
B
B
No regime de rotações máximas do motor.
C
C
No regime de rotações económicas do motor.
D
D
No regime de rotações mínimas do motor.
O regime de rotações que permite ao motor desenvolver maior força com menor consumo corresponde:
A
A
À velocidade máxima que um veículo pode atingir.
B
B
À potência máxima que o motor pode atingir.
C
C
À potência mínima.
D
D
Ao binário máximo do motor.
O consumo é:
A
A
Mínimo na potência máxima.
B
B
Mínimo na velocidade máxima.
C
C
Mínimo na potência mínima.
D
D
Mínimo no binário máximo.
É um comportamento de condução económica:
A
A
Circular em constante rotação elevada.
B
B
Aproveitar a força da inércia nas descidas.
C
C
Adicionar água no reservatório de combustível.
D
D
Aproveitar as descidas para desengatar o veículo.
Conduzir economicamente significa:
A
A
Reduzir o consumo de combustível e as emissões poluentes.
B
B
Aumentar a segurança rodoviária.
C
C
Proporcionar um maior conforto na tarefa da condução.
D
D
Todas as afirmações anteriores.
As principais causas para o aumento do consumo de combustível são:
A
A
Todas as causas referidas nas alíneas anteriores.
B
B
Altas rotações na engrenagem das velocidades.
C
C
Altas rotações do motor.
D
D
Baixas rotações do motor com aceleração máxima.
"A escolha correta dos pneus do veículo e a respetiva manutenção, influenciam o consumo de combustível". Identifique o comentário a esta afirmação que considera correto:
A
A
Sim é importante, pois os dois fatores influenciam os consumos.
B
B
Não há qualquer relação entre os pneus e o consumo de combustível.
C
C
Somente o uso correto da caixa de velocidades influencia o consumo de combustível.
D
D
As condições da via são as únicas responsáveis no consumo exagerado de combustível.
O binário máximo de um automóvel corresponde:
A
A
Ao máximo da potência de um automóvel.
B
B
A um regime máximo de rotações do motor e a um volume médio da potência.
C
C
A um menor consumo de combustível.
D
D
A um maior consumo de combustível.
Para uma condução económica constitui má prática:
A
A
Desligar o veículo em paragens superiores a 1 minuto.
B
B
Aproveitar a força da inércia nas descidas.
C
C
Conduzir com os vidros abertos, quando se circula a maiores velocidades.
D
D
Manter a pressão de pneus uniforme e nos valores recomendados.
Caso o catalisador do sistema de exaustão esteja obstruído, pode influenciar:
A
A
Somente as emissões do veículo automóvel.
B
B
As emissões do veículo, diminuir a eficiência do motor e aumentar o consumo de combustível.
C
C
Somente a eficiência do motor e aumentar o consumo de combustível.
D
D
As emissões do veículo e aumentar a eficiência do motor.
Ao aproximar-se de uma passadeira, o comportamento do motorista deve ser:
A
A
Avançar sem tomar qualquer precaução.
B
B
Desacelerar, prevendo o aparecimento de peões.
C
C
Parar sempre.
D
D
Só tirar o pé do acelerador.
A fim de poder evitar acidentes, o motorista deve:
A
A
Conduzir sempre com baixa velocidade.
B
B
Conduzir sempre na velocidade máxima permitida no Código da Estrada.
C
C
Conduzir com base na previsão dos movimentos inadequados dos outros utentes da via.
D
D
Respeitar rigorosamente a sinalização existente.
Um dos cuidados a ter aquando da utilização do espelho retrovisor é:
A
A
Verificar se está limpo.
B
B
Ter em conta o ângulo morto.
C
C
Verificar se este se encontra devidamente regulado.
D
D
Qualquer uma das respostas anteriores está correta.
O tempo de reação de um peão criança:
A
A
O peão criança não tem tempo de reação.
B
B
É semelhante ao de um adulto.
C
C
É menor que o de um adulto.
D
D
É maior que o de um adulto.
Ter um descanso correto e uma alimentação equilibrada são princípios básicos para uma condução mais segura.
A
A
A afirmação é falsa, porque a alimentação não interfere na capacidade para conduzir.
B
B
A afirmação é verdadeira.
C
C
A afirmação é falsa, porque o descanso correto não interfere na capacidade para conduzir.
D
D
A afirmação é falsa, porque nem o descanso correto nem a alimentação equilibrada interferem na capacidade para conduzir.
A utilização correta da caixa de velocidades, irá permitir um menor consumo de combustível e menor desgaste de pneus e travões pelo que:
A
A
Em descida, selecione uma velocidade que permita manter a rotação do motor na zona vermelha;.
B
B
Em subida, selecione a relação da caixa de velocidades que permite subir conservando um regime de motor entre 1300 e 1400 rpm;.
C
C
Em subida, force o motor para manter a mesma velocidade que num piso plano.
D
D
Em descida aumente a velocidade mantendo a rotação do motor para além da zona azul.
Um condutor de um veículo pesado pode contribuir para reduzir a poluição:
A
A
Conduzindo só durante a noite, quando o tráfego é reduzido.
B
B
Carregando mais que a carga permitida, de modo a reduzir o número de viagens a efetuar.
C
C
Mantendo o veículo dentro das condições e recomendações do fabricante.
D
D
Viajando a alta velocidade, de modo a que o tempo de duração da viagem diminua.
É gasto mais combustível com uma caixa de velocidades do tipo:
A
A
Sempre com caixa de velocidades automática nas subidas e descidas.
B
B
Em condições normais, o gasto de combustível não depende do tipo de caixa de velocidades mas do tipo de condução.
C
C
Sempre com caixa de velocidades automática.
D
D
Sempre com caixa de velocidades manual.
Nos veículos pesados, de um modo geral, o retardador ou travão eléctrico funciona:
A
A
Através da força de atrito dos dois discos montados no veio de transmissão que o condutor controla ao acionar o seu manípulo.
B
B
Gerando um campo magnético com a produção de correntes induzidas que reagindo se opõem ao movimento dos dois discos montados no veio da transmissão.
C
C
Através de correntes parasitas que reagem nos sucessivos circuitos das bobines que ao apertarem os discos prendem a sua rotação.
D
D
Através de correntes alternas que provocam um atrito entre os discos e o veio de transmissão.
Nos veículos pesados com sistema pneumático da travagem o travão de mão atua:
A
A
Obrigatoriamente por ação mecânica.
B
B
Por ação pneumática.
C
C
Por ação hidráulica.
D
D
Por ação dos cabos do travão de mão.
Se o veiculo está equipado com o retardador eléctrico (travão auxiliar elétrico), o seu condutor deve ligá-lo sempre que:
A
A
Necessita atuar no travão de mão.
B
B
Transitando em patamar, efetue uma travagem de emergência.
C
C
Fica sem travões.
D
D
Inicia uma longa descida de inclinação acentuada.
Num veiculo com travões de disco equipado com o sistema de travagem tipo hidráulico, uma falta súbita de travões pode dever-se a:
A
A
Molas das maxilas pasmadas.
B
B
Fuga na tubagem do circuito hidráulico.
C
C
Calços do travão muito gastos.
D
D
Travões desafinados.
Um dos vários cuidados que o condutor deve ter antes de iniciar uma viagem, é verificar, nomeadamente, se:
A
A
Existe alguma fuga no sistema de escape.
B
B
Se o líquido refrigerante está entre os parâmetros recomendados.
C
C
No motor, algumas das velas está isolada.
D
D
O filtro do ar tem impurezas.
Quando um automóvel pesado descreve uma curva apertada ou quando trava de emergência, se a luz avisadora da lubrificação do motor acende, poderá indicar que:
A
A
O nível do óleo do motor está muito alto.
B
B
Uma avaria na bomba de água.
C
C
O nível de óleo de lubrificação do motor está muito baixo.
D
D
O nível do líquido de limpeza do pára-brisas está baixo.
O objetivo da condução dentro da "faixa verde" é:
A
A
Circular dentro das velocidades recomendadas.
B
B
Poupar a transmissão.
C
C
Não esforçar o motor.
D
D
Ter o motor na faixa de binário máximo.
O ciclo de operação de um motor diesel de um veículo pesado, é composto de:
A
A
2 ciclos.
B
B
4 ciclos.
C
C
6 ciclos.
D
D
8 ciclos.
As fases do ciclo do motor diesel num veículo pesado são:
A
A
Admissão, compressão, explosão/expansão, escape.
B
B
Admissão, compressão, ignição, escape.
C
C
Admissão, injecção, ignição, escape.
D
D
Ignição, admissão, compressão, escape.
O tipo de sistema de travagem cruzado serve para:
A
A
Distribuir a força de travagem entre rodas.
B
B
Em caso de falha do sistema, possa ainda existir algum poder de travagem.
C
C
Facilitar o acesso sistema de travagem.
D
D
Evitar que as rodas bloqueiem.
Numa eminente falha de travões o motorista deverá:
A
A
Aplicar os travões "a fundo".
B
B
Engrenar uma mudança alta.
C
C
Reduzir e utilizar os meios de travagem auxiliar.
D
D
Bombear consecutivamente o travão.
No caso de uma baixa súbita no nível do fluido de travões, o motorista deverá:
A
A
Repor fluido e seguir viagem.
B
B
Detetar a origem do problema e a atitude a tomar.
C
C
Seguir viagem com velocidade reduzida.
D
D
Ignorar e evitar declives inclinados.
A embraiagem é um tipo de mecanismo que:
A
A
Que permite desacoplar o motor do resto da transmissão.
B
B
Facilitar a economia de combustível.
C
C
Permite poupar o motor.
D
D
Permite adotar o regime do motor.
A função de um diferencial consiste em permitir:
A
A
Que as rodas motrizes rolem.
B
B
Que as rodas motrizes rolem a diferentes velocidades.
C
C
Passagens de caixa.
D
D
Uma melhor travagem.
A localização de uma caixa de velocidades num veículo pesado é, respetivamente ao motor visto de frente:
A
A
Sobreposta ao mesmo.
B
B
Longitudinal e atrás do mesmo.
C
C
Paralela a este.
D
D
Transversalmente ao mesmo.
Ao colocar o motor de um veículo pesado a trabalhar o condutor deve:
A
A
Certificar-se de que a bateria se encontra com carga suficiente.
B
B
Verificar se o veículo se encontra devidamente travado.
C
C
Verificar todas as luzes do veículo.
D
D
Verificar se a alavanca da caixa automática se encontra na posição D.
O objetivo do conversor de binário é:
A
A
Permitir que o motor e transmissão operem separadamente.
B
B
Obter mais tração em pisos escorregadios.
C
C
Aumentar a curva de binário do motor.
D
D
Definir um modelo da gestão do motor.
No painel de instrumentos de um pesado em andamento, os manómetros de ar devem indicar uma pressão de:
A
A
Sempre superior a 10 kg.
B
B
4 kg sem travar o travão de pé.
C
C
3 kg sempre que se utilize o travão de pé.
D
D
Mais ou menos de 8.5 kg.
É dever de todos os condutores verificar periodicamente:
A
A
O estado do disco de embraiagem.
B
B
O nível de aquecimento do catalisador de três vias.
C
C
O nível do óleo do comando da embraiagem e o do sistema hidráulico da direção assistida
D
D
Nenhum dos itens anteriores
O peso bruto máximo para os conjuntos veículo a motor-reboque de quatro eixos é de:
A
A
29 toneladas.
B
B
37 toneladas.
C
C
38 toneladas.
D
D
28 toneladas.
O peso bruto no eixo ou eixos motores de um veículo ou conjunto de veículos não pode ser inferior a:
A
A
22,5% do peso bruto do veículo ou conjunto de veículos.
B
B
30% do peso bruto do veículo ou conjunto de veículos.
C
C
15% do peso bruto do veículo ou conjunto de veículos.
D
D
25% do peso bruto do veículo ou conjunto de veículos.
O peso bruto máximo de um veículo (trator e semi-reboque) com 3 eixos é de:
A
A
29 toneladas.
B
B
32 toneladas.
C
C
40 toneladas.
D
D
22 toneladas.
Num veículo que tenha mais de um eixo à retaguarda, o peso bruto que incide sobre o eixo da frente não pode ser inferior a:
A
A
15% do peso bruto total.
B
B
20% do peso bruto total.
C
C
25% do peso bruto total.
D
D
30% do peso bruto total.
O peso bruto máximo dos veículos aumenta, até determinado limite, em função do maior 'número de eixos desses veículos", é uma afirmação:
A
A
Verdadeira para todos os veículos pesados.
B
B
Falsa no caso dos conjuntos de veículos trator e semi reboque.
C
C
Verdadeira, apenas para os veículos a motor.
D
D
Falsa porque o peso bruto não está relacionado com o número de eixos.
A utilização de um veículo conduz ao desgaste e/ou a avaria de alguns dos sistemas que o constituem. A fim de manter os veículos num estado de funcionamento seguro, deve proceder-se:
A
A
A um conjunto de operações regulares, nos termos da manutenção preventiva.
B
B
À reposição do sistema em funcionamento, após se ter verificado a sua avaria.
C
C
À reposição do sistema em que se constatou uma desafinação que alterou drasticamente o seu funcionamento.
D
D
Ao parqueamento dos veículos que apresentem problemas.
O peso máximo autorizado de um reboque de 2 eixos é de:
A
A
15 toneladas.
B
B
18 toneladas.
C
C
20 toneladas.
D
D
24 toneladas.
Na classificação europeia de veículos, a categoria m2 corresponde a:
A
A
Automóveis de passageiros com lotação até 9 lugares, incluindo o condutor.
B
B
Automóveis de passageiros com lotação até 9 lugares e peso bruto superior a 5 ton.
C
C
Reboques com peso bruto superior a 3,5 ton. e até 10 ton.
D
D
Automóveis de passageiros com lotação superior a 9 lugares e peso bruto até 5 ton.
Num veículo articulado de 3 eixos o peso bruto máximo autorizado, é de:
A
A
26 toneladas.
B
B
28 toneladas.
C
C
32 toneladas.
D
D
38 toneladas.
Os veículos com peso bruto superior a 10.000 Kg devem estar equipados com um dispositivo limitador de velocidade regulado para uma velocidade máxima de:
A
A
150 Kms/hora.
B
B
85 Kms/hora.
C
C
50 Kms/hora.
D
D
100 Kms/hora.
O peso bruto máximo que pode ser autorizado para um autocarro articulado de 4 ou mais eixos é de:
A
A
32 toneladas.
B
B
28 toneladas.
C
C
26 toneladas.
D
D
19 toneladas.
O consumo específico é:
A
A
A quantidade de combustível utilizado para obter uma unidade de potência (kW ou CV) numa unidade de tempo.
B
B
A capacidade de realizar trabalho na unidade de tempo.
C
C
O esforço que o motor realiza a diferentes rotações para vencer uma resistência.
D
D
O máximo esforço que podemos obter do motor a um determinado número ou faixa de rotações.
A potência é:
A
A
O esforço que o motor realiza a diferentes rotações para vencer uma resistência.
B
B
O consumo específico é a quantidade de combustível utilizado para obter uma unidade de potência (kW ou CV) numa unidade de tempo.
C
C
A capacidade de realizar trabalho na unidade de tempo.
D
D
Nenhuma das respostas anteriores.
Fumo excessivo no escape num motor Diesel é normalmente atribuído a:
A
A
Excesso de combustível não queimado devido má mistura de combustível.
B
B
Fugas de combustível na alta pressão.
C
C
Ligação defeituosa.
D
D
Deficiência na ignição.
A estrutura resistente principal de um veículo pesado é designada por:
A
A
Carroçaria.
B
B
Quadro ou Chassis.
C
C
Longarinas ou Travessas.
D
D
Monobloco.
Líquido de travões inadequado provoca:
A
A
Continuação de travagem após soltar o pedal.
B
B
O roçar do calços no tambor.
C
C
Um esforço excessivo na travagem.
D
D
Um pedal esponjoso na travagem.
A tarefa da condução impõe:
A
A
Um intermitente processamento de informação num envolvimento estático e interações com os restantes utentes da via, de modo a permitir a tomada de decisão em tempo útil.
B
B
Um permanente processamento de informação num envolvimento dinâmico e interações com os restantes utentes da via, de modo a permitir a tomada de decisão em tempo útil.
C
C
Um intermitente processamento de informação num envolvimento dinâmico e interações com os restantes utentes da via, de modo a permitir a tomada de decisão em tempo útil.
D
D
Um permanente processamento de informação num envolvimento estático e interações com os restantes utentes da via, de modo a permitir a tomada de decisão em tempo útil.
No que respeita a curva de consumo específico, para um motor de um veículo pesado, o consumo de combustível é menor:
A
A
Antes do binário máximo.
B
B
Aquando da potência máxima.
C
C
Ao ralenti.
D
D
A partir do encontro das linhas de binário e potência.
Num sistema de travagem pneumática, a função do secador de ar é:
A
A
Aquecer o ar.
B
B
Retirar a humidade ao ar.
C
C
Arrefecer o ar.
D
D
Manter o ar à temperatura ideal.
A engrenagem das mudanças deve ser feita:
A
A
No mínimo das rotações.
B
B
No máximo das rotações.
C
C
No mínimo do binário.
D
D
No máximo do binário.
O binário do motor é:
A
A
A capacidade de realizar trabalho na unidade de tempo.
B
B
Uma medida de força rotacional exercida sobre um eixo.
C
C
O consumo específico é a quantidade de combustível utilizado para obter uma unidade de potência (kw ou cv) numa unidade de tempo.
D
D
Nenhuma das anteriores respostas é correta.