A melhor forma de gerir um conflito entre colegas é:
A
A
Procurar perceber o que está realmente em causa, sem personalizar ou julgar.
B
B
Confrontar e fazer valer o ponto de vista quando se tem razão.
C
C
Adiar a situação de forma a serenar os ânimos.
D
D
Evitar o confronto físico.
Qual dos documentos seguintes deve estar a bordo do veículo durante a realização de um transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem e que está diretamente relacionado com o serviço de transporte:
A
A
O bilhete de identidade /cartão do cidadão.
B
B
O livrete do veículo.
C
C
A guia de transporte.
D
D
A carta de condução.
O tipo de serviço prestado quando se afecta um veículo em exclusividade a um em expedidor, em que todas as operações de carga ou descarga são efectuadas em conformidade com as suas instruções:
A
A
Transporte expresso.
B
B
Transporte em regime de carga completa.
C
C
Transporte em regime de grupagem.
D
D
Transporte combinado.
Os carregadores valorizam, sobretudo:
A
A
Custos administrativos.
B
B
Rapidez de resposta.
C
C
Prazos e entregas atempadas.
D
D
Custos de stockagem.
Os efeitos do álcool no cérebro são:
A
A
Aumentar a faculdade de perceção do perigo.
B
B
Dificultar de avaliação das distâncias.
C
C
Aumentar a sensibilidade à cor vermelha.
D
D
Facilitar a adaptação da visão às mudanças de luminosidade.
A utilização do telemóvel durante a condução é:
A
A
Inócua, caso se utilizem sistemas de mãos–livres.
B
B
Necessária, para uma correta gestão dos serviços.
C
C
Perigosa, pois aumenta o risco de acidente em mais de 4 vezes.
D
D
Fundamental, para reduzir o sono.
Quais são os principais sintomas da fadiga?
A
A
Bocejos frequentes.
B
B
Dificuldade em manter os olhos abertos e focá-los.
C
C
Sensação de reagir com mais lentidão.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Assinale a afirmação falsa:
A
A
Alcoolemia entre 0,5 e 0,8 g/l provoca alterações graves, como diminuição da capacidade de reação e de concentração.
B
B
Alcoolemia superior a 3 g/l provoca um estado que torna impossível a condução.
C
C
Alcoolemia acima de 0,5 g/l é frequentemente mortal.
D
D
Alcoolemia entre 0,5 e 0,8 g/l não provoca alterações graves, como diminuição da capacidade de reação e de concentração.
Alguns medicamentos podem provocar:
A
A
Aumento dos reflexos.
B
B
Perturbações na perceção visual e auditiva.
C
C
Aumento do tempo de reação.
D
D
Aumento da capacidade de perceção das velocidades e distâncias.
Considera-se condução sob efeito do álcool, quando o condutor apresenta uma taxa de álcool no sangue:
A
A
Igual ou superior a 0,3 g/l.
B
B
Superior a 0,5 g/l.
C
C
Igual ou superior a 0,5 g/l.
D
D
Igual ou superior a 1,2 g/l.
A utilização do telemóvel ao volante:
A
A
Permite que manter a atenção do condutor ao tráfego se este utilizar o sistema "alta voz".
B
B
Tem efeitos sobre a condução comparáveis aos do álcool.
C
C
Apenas reduz significativamente o tempo de reação.
D
D
Não tem qualquer efeito sobre a condução.
Para evitar a fadiga, aconselha-se:
A
A
Mesmo em viagens longas, não efetuar paragens para chegar mais cedo ao destino e poder repousar mais tempo.
B
B
Antes da viagem, comer uma refeição abundante, para melhor aguentar a viagem e não se sentir fatigado.
C
C
Parar 10 a 15 minutos de todas as 2 ou 3 horas de condução, ou então após 150 km.
D
D
Manter os vidros fechados por causa do ruído exterior.
Considera-se como uma boa postura no levantamento de uma carga:
A
A
Alargar a base de sustentação, colocar o objeto o mais próximo possível do corpo e fletir a coluna.
B
B
Concentrar o peso do objeto apenas nos braços.
C
C
Colocar o objeto afastado do corpo, e fletir os joelhos ao levantá-lo.
D
D
Alargar a base de sustentação, colocar o objeto o mais próximo possível do corpo e flectir os joelhos.
Ao fazer o levantamento manual de uma carga deve:
A
A
Manter as costas o mais vertical possível, bem como, as pernas.
B
B
Manter a carga na vertical afastada do corpo.
C
C
Inclinar e curvar as costas.
D
D
Manter as costas o mais vertical possível fletindo as pernas.
Considerando a influência dos fatores humanos na condução, indique qual das seguintes afirmações é verdadeira:
A
A
A perda de controlo do veículo, em curva, é, quase sempre, originada por inabilidade do condutor oupor velocidade excessiva para as condições do veículo e da via.
B
B
Um bom estado físico e psíquico não é relevante para garantir um bom desempenho na condução.
C
C
A condução agressiva permite a redução da velocidade antes de iniciar a circulação em trajetórias difíceis, permitindo a prevenção de derrapagens.
D
D
A fadiga passiva no decorrer da condução não tem influência no tempo de reação do condutor.
Uma má postura corporal poderá implicar várias consequências no trabalhador. Assinale a afirmação correta:
A
A
Na posição sentada, a postura, ligeiramente inclinada para frente, é mais natural e menos fatigante que a ereta. O assento deve permitir mudanças frequentes de postura, para retardar o aparecimento da fadiga.
B
B
Deve-se conduzir com os braços esticados até ao volante e com uma mão apoiada permanentemente na alavanca da caixa de velocidades.
C
C
Quando o veículo se encontra parado no trânsito ou nos semáforos, deve-se manter o pé direito a pressionara o pedal do travão, pois reduz o cansaço físico e evita, de noite, e o encadeamento do condutor do veículo situado à sua retaguarda.
D
D
O banco deve estar o mais reclinado para trás possível para que se possa conduzir com os braços esticados.
Indique qual das afirmações é a verdadeira:
A
A
Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental na prevenção de certas doenças (obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipo de cancro).
B
B
Toda a gordura é um nutriente necessário, pelo que o seu consumo diminui o risco de doenças cardiovasculares.
C
C
Deve-se fazer poucas refeições ao longo do dia.
D
D
Mesmo no decorrer do horário de trabalho recomenda-se a ingestão de álcool em quantidades moderadas.
Indique qual das seguintes afirmações é a correta:
A
A
O consumo de anti-histamínicos não afecta o tempo de reação do condutor.
B
B
A ingestão de medicamentos receitados pelo médico nunca provocam reações adversas na condução.
C
C
Sonolência, baixa de vigilância e aumento de tempo de reação, perturbações da perceção são alguns efeitos provocados por alguns medicamentos.
D
D
Quando não houver possibilidade de ser consultado pelo médico, pode automedicar-se.
O assento do motorista deve:
A
A
Ser regulável.
B
B
Ser anatómico.
C
C
Estar posicionado de acordo com o volante, os painéis, pedais e pára-brisas.
D
D
Todas as respostas anteriores estão corretas.
Indique quais os fatores que diminuem o risco de fadiga:
A
A
Escolha de itinerários exclusivamente em auto-estrada.
B
B
Refeições substanciais para não ter que conduzir de "barriga vazia".
C
C
Fazer um micro sono, caso os sinais de cansaço se tornem evidentes.
D
D
Conduzir utilizando o "cruise control".
O Stress:
A
A
Não existe, é apenas uma ilusão.
B
B
Não é preocupante porque não influencia a condução.
C
C
É uma doença profissional.
D
D
Não é doença, é a resposta a um estímulo e varia de pessoa para pessoa.
Quando estou cansado devo:
A
A
Beber um café e seguir viagem.
B
B
Falar ao telemóvel enquanto conduzo, pois assim consigo distrair-me.
C
C
Dormir, nem que seja por um pequeno período de tempo.
D
D
Ligar o rádio e ouvir música.
Durante a condução verificam-se:
A
A
Dois tipos de interações: interações sociais e interação homem-máquina.
B
B
Apenas interações homem-máquina.
C
C
Interações homem-máquina e máquina-utentes.
D
D
Três tipos de interações: homem-máquina; máquina-utentes e interações sociais.
A condução de um veículo equipado com cisterna é mais exigente, quando a cisterna estiver:
A
A
Não existe diferença em qualquer dos casos assinalados.
B
B
Vazia.
C
C
Com metade da sua capacidade.
D
D
Cheia.
É necessário que a carga transportada nos automóveis pesados não exceda a altura de:
A
A
4,5 metros a contar do solo.
B
B
3 metros a contar do solo.
C
C
4 metros a contar do solo.
D
D
3,5 metros a contar do solo.
É dever de todos os condutores verificar periodicamente:
A
A
O estado do disco de embraiagem.
B
B
O nível de aquecimento do catalisador de três vias.
C
C
Todos os níveis dos fluidos do veículo.
D
D
Não há necessidade de haver verificações periódicas.
Para aumentar a estabilidade de circulação dos veículos pesados, torna-se conveniente que o centro de gravidade do conjunto de carga fique situado:
A
A
O mais alto possível.
B
B
O mais baixo possível.
C
C
A meio da altura disponível da caixa de carga.
D
D
Qualquer altura, pois não tem interferência no centro de gravidade.
Se concentrar a carga a transportar no limite traseiro da caixa de carga de um veículo pesado de dois eixos:
A
A
A carga pode ser colocada em qualquer parte da caixa de carga.
B
B
Aumenta a eficácia do sistema de travagem do veículo.
C
C
Implica na instabilidade do veículo e diminui a eficácia do seu sistema de travagem.
D
D
Melhora o comportamento dinâmico do veículo e permite uma melhor estabilidade direcional.
A função do quadro ou chassis nos automóveis, é de:
A
A
Suportar o motor, a carroçaria e a caixa de carga do veículo.
B
B
Suportar o peso do veículo.
C
C
Suportar diretamente as rodas do veículo.
D
D
Fazer a ligação entre o motor e a caixa de velocidades.
Os gases resultantes da combustão e libertados para a atmosfera pelos veículos a motor:
A
A
São absorvidos pela atmosfera sem consequências negativas para o meio ambiente.
B
B
São muito prejudiciais para meio ambiente e para o ser humano.
C
C
São só prejudiciais para o meio ambiente.
D
D
Não são prejudiciais para o ser humano.
A manutenção dos pneumáticos de uma viatura compete sempre ao:
A
A
Condutor.
B
B
Condutor e ao responsável pela viatura.
C
C
Proprietário da viatura.
D
D
Condutor e ao vendedor.
Para economizar combustível e diminuir a poluição dos motores o condutor deve:
A
A
Conduzir sempre com a mudança mais alta engrenada.
B
B
Sempre que possível, utilizar com a mudança mais alta engrenada, com o motor no binário máximo.
C
C
Obrigar o motor a desenvolver a potência máxima.
D
D
Nas descidas, desengatar a caixa de velocidades.
A fadiga na condução é responsável por inúmeros acidentes, podendo aparecer mais frequentemente na condução em:
A
A
Zonas não urbanas.
B
B
Vias com perfil sinuoso.
C
C
Zonas urbanas.
D
D
Zonas urbanas e não urbanas.
Os fatores de maior risco inerentes à profissão de motorista são:
A
A
Apenas a postura sentada prolongada.
B
B
Apenas a manipulação de cargas.
C
C
O stress, a postura sentada prolongada, a manipulação de cargas e o ruído.
D
D
Apenas o stress e o ruído.
O álcool, medicamentos, cafeína podem alterar o comportamento do condutor:
A
A
Positivamente, uma vez que diminui o tempo de reação.
B
B
Negativamente, uma vez que aumenta o tempo de reação.
C
C
Positivamente, uma vez que diminui o tempo de reação e permite uma melhoria nas tomadas de decisões.
D
D
Negativamente, uma vez que aumenta o tempo de reação e as capacidades de reação.
A fadiga e a sonolência têm sobre a condução:
A
A
Um efeito negativo sobre o tempo de reação, mas que é ultrapassado se o condutor tomar um café forte.
B
B
Um efeito pouco notório.
C
C
Um efeito semelhante ao consumo de bebidas alcoólicas.
D
D
Efeitos sobre a destreza do condutor, mantendo-se o tempo de reação inalterado.
A condução de um veículo comporta:
A
A
Uma atividade cognitiva.
B
B
Dois tipos de atividades: cognitiva e motora.
C
C
Três tipos de atividades: perceptiva, cognitiva e motora.
D
D
Uma atividade motora.
A inserção de dados num sistema de navegação (GPS) deve ser realizada:
A
A
Com o veículo parado.
B
B
Logo após o início da marcha do veículo.
C
C
Com o veículo em movimento a fim de minimizar as perdas de tempo.
D
D
É indiferente uma vez que a realização desta tarefa não interfere com a actividade da condução.
Comente a afirmação: Só quando bebo em excesso é que corro riscos se conduzir
A
A
Sim, um pouco de álcool não altera em nada a minha condução.
B
B
Não, mas é preciso ter uma TAS g/l= 0,5 para estar correr riscos.
C
C
Não, qualquer que seja a quantidade ingerida tem efeito negativo na condução.
D
D
Sim, pois o meu metabolismo elimina rapidamente o álcool.
Os veículos devem ser sinalizados lateralmente com luzes ou reflectores de cor âmbar, sempre que o respetivo comprimento ultrapasse:
A
A
6 metros.
B
B
12 metros.
C
C
16 metros.
D
D
18 metros.
Para minimizar os efeitos do stress posso:
A
A
Ouvir música alta e não prestar atenção aos outros condutores.
B
B
Acelerar, de modo a chegar mais cedo ao destino.
C
C
Promover uma convivência pacífica e harmoniosa entre condutores e peões.
D
D
O stress não pode ser minimizado.
O uso de medicamentos:
A
A
Não influencia a condução.
B
B
Impede completamente a condução.
C
C
Tem influência na condução, e por isso deve ser regulado por um médico.
D
D
É necessário para que se conduza em segurança.
De noite, sempre que o condutor circule a menos de 100 metros do veículo da frente deve:
A
A
Ligar as luzes de estrada.
B
B
Ligar as luzes de cruzamento.
C
C
Ligar as luzes de presença.
D
D
Ligar os quatro piscas em simultâneo.
A "base" da condução segura, assenta na capacidade de:
A
A
Prever e antecipar.
B
B
Estar atento e executar manobras de forma eficaz.
C
C
Enfrentar situações de maior tensão ou risco.
D
D
Estar atento de forma a executar manobras de maior tensão e risco.
O tempo médio de reação de um condutor é, em condições normais:
A
A
Cerca de 1 segundos.
B
B
Cerca de 2 ou 3 segundos.
C
C
Sempre superior a 3 segundos.
D
D
0,5 Segundos.
A função "condução" divide-se em 4 fases, sendo a ordem correta:
A
A
Perceção, Análise, Ação, Decisão.
B
B
Perceção, Decisão, Análise, Ação.
C
C
Perceção, Análise, Decisão, Ação.
D
D
Análise, Perceção, Decisão, Ação.
Nas manobras que implicam deslocação lateral dos veículos devo verificar o seguinte procedimento:
A
A
Espelho – Sinal – Espelho – Manobra.
B
B
Espelho – Sinal – Manobra – Espelho.
C
C
Sinal – Espelho – Manobra.
D
D
Espelho – Sinal – Manobra.
A distância necessária para assegurar uma travagem forte num piso de alcatrão molhado de um veículo à velocidade de 60 km/h, aumenta, relativamente a um outro veículo que segue à velocidade de 30 km/h:
A
A
2 Vezes mais.
B
B
3 Vezes mais.
C
C
4 Vezes mais.
D
D
Não aumenta.
Fazer uma condução defensiva é:
A
A
Não exceder dentro das localidades a velocidade de 50km/h.
B
B
Passar em primeiro lugar sempre que tenha prioridade.
C
C
Cumprir rigorosamente o Código da Estrada.
D
D
Abdicar da prioridade para evitar o acidente.
Qual é o órgão dos sentidos que é mais importante para desempenharmos corretamente a tarefa da condução?
A
A
O tato.
B
B
A visão.
C
C
O olfacto.
D
D
A audição.
Dos fatores que se seguem, o mais determinante para o capotamento de veículos pesados é:
A
A
O raio da curva e a inclinação da via.
B
B
As cargas menos estáveis com a sua consequente movimentação.
C
C
A velocidade.
D
D
O pavimento escorregadio.
"A distribuição do peso na caixa de carga influencia o consumo de combustível". Identifique o comentário a esta afirmação que considera correto:
A
A
Não, a não ser que o peso bruto do veículo seja excedido.
B
B
Sim, influencia sempre os consumos.
C
C
Não tem interferência, pois a carga pode ser colocada em qualquer parte da caixa de carga.
D
D
A distribuição é importante, mas só para objetos pesados.
A condução económica ocorre quando o motorista:
A
A
Desrespeita as leis do trânsito.
B
B
Conduz a alta velocidade.
C
C
Poupa na manutenção do veículo.
D
D
Adapta a marcha do veículo às condições do tráfego.
Uma condução económica caracteriza-se por:
A
A
Antecipar as situações de trânsito, guardando a distância de segurança, de modo a evitar as acelerações e as travagens bruscas.
B
B
Acelerar com o motor frio.
C
C
Manter velocidades inconstantes.
D
D
Manter o ponteiro do conta-rotações na zona vermelha.
A forma de condução que devemos utilizar para reduzir o número de "pára-arranca", mesmo estando numa fila de trânsito, é.
A
A
Ajustar, ao máximo, a velocidade à circulação viária existente no momento.
B
B
Efetuar arranques em grande velocidade.
C
C
Circular a alta velocidade.
D
D
Circular de forma a ultrapassar pela esquerda e pela direita.
Os reboques e/ou semi-reboques acoplados possuem dimensão, em altura, superior ao do trator. A colocação de deflectores na parte superior do tractor permite:
A
A
Diminuir a resistência aerodinâmica.
B
B
Aumentar a resistência aerodinâmica.
C
C
Não tem qualquer influência na resistência aerodinâmica.
D
D
Diminuir a resistência à torção.
Como exemplo de algumas das regras para a prática de uma condução económica e mais amiga do ambiente pode referir-se:
A
A
Utilização da inércia do veículo, mantendo o ponteiro do conta-rotações na zona amarela.
B
B
Manutenção do veículo em ralenti durante longos períodos de paragem.
C
C
Utilização da inércia do veículo o que irá traduzir-se numa menor necessidade de usar o acelerador, logo, menores consumos.
D
D
Condução a alta velocidade se as condições de trânsito o permitir.
Uma situação de sobreviragem surge quando:
A
A
O coeficiente de atrito no eixo dianteiro é menor que no eixo traseiro.
B
B
O veículo entra em aquaplanagem.
C
C
O coeficiente de atrito no eixo traseiro é menor que no eixo dianteiro.
D
D
O veículo entra em derrapagem.
O consumo de álcool:
A
A
Não é causa de acidentes.
B
B
Não tem influência nas capacidades de condução.
C
C
Provoca redução efetiva das capacidades necessárias para conduzir.
D
D
O efeito do álcool consumido desaparece em menos de uma hora.
Sob a influência de vento lateral o condutor deve dar especial atenção:
A
A
Aos veículos de duas rodas.
B
B
Às condições da via.
C
C
Ao peso do veículo.
D
D
Às marcas rodoviárias.