;
Indique qual dos países abaixo indicados pertence ao Espaço Schengen:
A
A
Espanha.
B
B
Inglaterra.
C
C
Turquia.
D
D
Marrocos.
Para prevenir atos de vandalismo, roubo ou sequestro num veículo:
A
A
Escolho áreas de estacionamento vigiadas e seguras.
B
B
Mantenho as janelas do veículo meio abertas.
C
C
Uso técnicas de condução defensiva.
D
D
Todas as anteriores respostas estão corretas.
No contexto do transporte rodoviário os riscos de agressão e violência aos motoristas e respetivos veículos tem vindo a aumentar. Em situações de agressão deve:
A
A
Tentar prever potenciais situações de conflito e identificar potenciais agressores, assim como controlar as emoções e tomar decisões.
B
B
Saber identificar potenciais agressores perante a autoridade.
C
C
Saber controlar as emoções e tomar decisões.
D
D
Tentar prever potenciais situações de conflito e identificar potenciais agressores.
Podem incorrer em sanções empresários que contratem imigrantes em situação ilegal. A afirmação é:
A
A
Verdadeira, para todos os setores, incluindo o setor de transportes.
B
B
Verdadeira, à exceção das empresas de transporte rodoviário de mercadorias.
C
C
Verdadeira, para todos os sectores, à exceção do setor de transportes.
D
D
Verdadeira, para todos os setores, incluindo o setor de transportes, desde que se trate de sociedades anónimas.
Os motoristas estão sujeitos a determinadas consequências por cometerem determinados tipos de crime relativamente à sua função e por causa dela. De entre aqueles que conhece, qual ou quais que diretamente o afetam:
A
A
Tráfico e consumo de estupefacientes e substâncias psicotrópicas tipificados no Dec-Lei n.º 15/93 de 22 de Janeiro.
B
B
Dar bebidas alcoólicas ao seu colega e/ou a desconhecidos.
C
C
Roubo.
D
D
Entrega de correspondência na empresa.
Das afirmações abaixo referidas, identifique uma normas de segurança ativa:
A
A
Não é permitido ao motorista ´dar boleias´.
B
B
O motorista deve parar sempre que um passageiro o solicite.
C
C
O motorista poderá ultrapassar o limite de velocidade, quando lhe for solicitado.
D
D
O motorista não deve identificar passageiros em caso de conflito declarado.
O país que regista menor sinistralidade rodoviária com veículos pesados de mercadorias é a:
A
A
Espanha.
B
B
França.
C
C
Suécia.
D
D
Portugal.
Os objetos encontrados nos veículos de transporte que não possam ser entregues aos seus proprietários devem ser depositados:
A
A
No IMT.
B
B
Na sede ou agente da empresa.
C
C
No posto de polícia mais próximo.
D
D
Na residência do condutor da viatura.
O colesterol é provocado principalmente pela ingestão de:
A
A
Legumes e hortaliças.
B
B
Fruta fresca.
C
C
Carnes brancas.
D
D
Enchidos e carnes fumadas.
Entende-se por segurança no trabalho um conjunto de:
A
A
Medidas de atuação técnica sobre o ambiente de trabalho com o fim de lutar contra doenças profissionais.
B
B
Medidas para evitar o roubo do veículo ou de mercadorias.
C
C
Técnicas para a prevenção de acidentes de trabalho, quer eliminando condições inseguras do ambiente, quer educando para a prática de atitudes preventivas.
D
D
Técnicas para evitar acidentes.
A sinalização de perigo visa advertir para uma situação objeto ou ação susceptível de dano ou lesão pessoal e/ou nas instalações, caraterizando-se por ter forma:
A
A
Retangular ou quadrada, pictograma branco sobre fundo verde.
B
B
Circular, pictograma branco sobre fundo azul.
C
C
Triangular, pictograma negro, sobre fundo amarelo e margem negra.
D
D
Circular e pictograma negro sobre fundo branco, margem e faixa vermelhas.
Entende-se por doença profissional a doença:
A
A
Contraída por um trabalhador em razão especificamente do seu exercício profissional.
B
B
Contraída por um profissional em qualquer circunstância.
C
C
Contraída por um trabalhador na deslocação para o seu posto de trabalho.
D
D
Resultante de um acontecimento imprevisto.
Ergonomia é:
A
A
É o domínio da ciência que estuda os acidentes de trabalho.
B
B
O estudo da adaptação do trabalho ao homem.
C
C
O estudo da adaptação do homem ao trabalho.
D
D
É o domínio da ciência que estuda as doenças profissionais.
Indique qual a afirmação falsa:
A
A
Durante a condução, os braços do condutor não devem estar tensos.
B
B
Durante a condução, as mãos do condutor não devem agarrar o volante com força.
C
C
Durante a condução, os braços do condutor não devem estar ligeiramente flexionados.
D
D
Durante a condução, não convém cruzar as mãos quando se gira o volante.
Se a viatura que conduz for sujeita a atos de vandalismo, deve:
A
A
Procurar resolver a situação sozinho e apenas pelos seus próprios meios.
B
B
Apenas avisar as autoridades do sucedido.
C
C
Evitar a comunicação com o proprietário do veículo em causa.
D
D
Avisar as autoridades e o proprietário do veículo em causa.
Durante o estacionamento da viatura, o condutor deve:
A
A
Procurar locais de estacionamento grátis.
B
B
Deixar os vidros das janelas com um pouco de abertura.
C
C
Evitar parques de estacionamento isolados.
D
D
Assegurar-se que o faz, sempre, em parques de estacionamento isolados.
A realização de uma ultrapassagem em segurança, implica:
A
A
Buzinar ao veículo da frente.
B
B
Fazer sinal com o indicador de mudança de direção à esquerda.
C
C
Tomar a via de trânsito à direita.
D
D
Circular muito próximo ao veículo da frente.
No contexto de acidentes de viação, quando se fala de mortos, feridos, derrames ou custos, referimo-nos a:
A
A
Tipos de acidentes.
B
B
Consequências de acidentes.
C
C
Causas de acidentes.
D
D
Gravidade de acidentes.
Para evitar acidentes de trabalho, a descida da cabine deve ser feita:
A
A
Não é necessário cumprir qualquer regra para o efeito.
B
B
De costas para a via, saltando logo que seja possível.
C
C
De frente para a via.
D
D
De costas para a via, utilizando sempre todos os apoios de mãos e de pés.
Qual a principal causa de sinistralidade rodoviária:
A
A
A má sinalização.
B
B
O estado do veículo.
C
C
O comportamento dos condutores.
D
D
O estado das vias.
É considerado "acidente de trabalho":
A
A
Um acidente de viação que provoque feridos.
B
B
Um acidente ocorrido na rua que implique hospitalização.
C
C
Uma queda num lugar público que implique hospitalização.
D
D
Um acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e tempode trabalho.
A utilização do Sistema SOS reduziu significativamente, após o aparecimento de:
A
A
Radares.
B
B
GPS.
C
C
Computadores.
D
D
Telemóveis.
A criação de uma taxa de circulação em áreas urbanas congestionadas tem vindo a ser implementada em várias cidades europeias com o objetivo de:
A
A
Reduzir o volume de tráfego e, consequentemente, o correspondente impacto ambiental.
B
B
Arrecadar mais receitas.
C
C
Aumentar a segurança nas zonas urbanas.
D
D
Apenas reduzir o número de veículos em circulação.
Os sistemas de controlo automático do comportamento em estrada visam a identificação de:
A
A
Locais regulados por sinalização luminosa.
B
B
Obstáculos resultantes de obras na via L.
C
C
Radares de fiscalização do limite de velocidade.
D
D
Veículos (através da respectiva matrícula).
O sistema de aviso de aproximação de obstáculos em manobras de marcha-atrás visa:
A
A
Dar indicação ao condutor que o caixa de velocidades do veículo se encontra em marcha-atrás.
B
B
Evitar o acidente e, no caso deste suceder, minimizar as suas consequências.
C
C
Minimizar as consequências de um acidente.
D
D
Evitar o acidente.
Algumas das transgressões cometidas durante a condução resultam:
A
A
Apenas de distrações do condutor.
B
B
Unicamente de situações excecionais que refletem um comportamento típico.
C
C
De comportamentos habituais, cometidos regularmente e que se tornam práticas automáticas e frequentemente toleradas.
D
D
Unicamente de situações excepcionais que não refletem um comportamento típico.
O seguro obrigatório automóvel garante as indemnizações devidas por danos pessoais ou materiais causados a terceiros bem como às pessoas transportadas no veículo:
A
A
Todas as respostas estão incorretas.
B
B
Sim, à exceção do condutor do veículo.
C
C
Não.
D
D
Sim.
No preenchimento da Declaração Amigável de Acidente Automóvel:
A
A
É obrigatório o preenchimento do verso do impresso na hora do acidente.
B
B
Deve ser sucinto e relatar resumidamente o que aconteceu.
C
C
Deve chamar sempre as autoridades.
D
D
Não é necessário assinar a declaração.
Para sinalizar corretamente o local do acidente o motorista deve:
A
A
Estacionar o veículo antes do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 100m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
B
B
Estacionar o veículo antes do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 50m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
C
C
Estacionar o veículo depois do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 30m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
D
D
Estacionar o veículo antes do local do acidente, ligar as luzes de perigo, vestir o colete e colocar o sinal de pré-sinalização de perigo a pelo menos 30m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar.
Indique qual das afirmações é falsa:
A
A
Em qualquer situação de emergência, a prioridade imediata é telefonar para os serviços que estão preparados para dar resposta e prestar primeiros socorros aos que deles necessitam.
B
B
Para evitar riscos de violência e agressão os motoristas nunca devem falar sobre a carga que transportam e a rota que seguem.
C
C
Os nomes, moradas e telefones das testemunhas não são relevantes para o para o apuramento de responsabilidades, no caso de um acidente rodoviário.
D
D
A ocorrência de um sinistro deve dar lugar ao preenchimento da declaração amigável de acidente automóvel se os condutores estiverem de acordo quanto às circunstâncias em que ocorreu, quer envolva dois ou mais veículos.
A participação da declaração amigável de acidente deve ser entregue ou enviada à seguradora no período de:
A
A
5 Dias.
B
B
8 Dias.
C
C
30 Dias.
D
D
15 Dias.
As colisões num cruzamento ocorrem fundamentalmente por:
A
A
Respeitar a sinalização luminosa.
B
B
Circulação a velocidade reduzida.
C
C
Sinalização correta da manobra.
D
D
Desrespeito da regra de cedência de passagem.
A participação da declaração amigável de acidente deve ser sempre preenchida:
A
A
Não.
B
B
Não, apenas só quando é chamada a polícia.
C
C
Não, apenas quando os condutores estiverem de acordo.
D
D
Sim.
A colisão com um veículo em sentido contrário ocorre, de modo geral:
A
A
Na mudança de direção para a direita.
B
B
Em auto-estrada.
C
C
Nas ultrapassagens indevidas.
D
D
Pelo respeito pelo traço contínuo no eixo da via.
De acordo com o Observatório de Segurança Rodoviária o nosso país tem vindo a diminuir o número de mortos e feridos graves envolvidos em acidentes de trânsito
A
A
Não.
B
B
Sim, de acordo com os resultados apresentados o número de mortos e feridos graves diminuiu consideravelmente.
C
C
Não, estes números não param de aumentar e os acidentes com pesados são cada vez mais.
D
D
Não, no nosso país estes números não param de aumentar.
No âmbito de um transporte rodoviário de mercadorias, cabotagem é:
A
A
A realização de transportes internacionais entre países da União Europeia e países terceiros.
B
B
A realização de transportes internacionais com veículos de peso bruto inferior a 10 toneladas.
C
C
A realização de qualquer transporte desde que o veículo esteja vazio.
D
D
A realização de transportes nacionais por transportadores não residentes.
A guia de remessa exigida pela lei fiscal para controlo do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) pode substituir a guia de transporte:
A
A
Durante o percurso rodoviário de um transporte combinado.
B
B
Quando se trate de recolha de mercadoria destinada a ser agrupada no armazém do transportador para posterior distribuição.
C
C
Quando as mercadorias são encaminhadas para o transporte marítimo.
D
D
Quando não seja possível formular reservas.
Durante o exercício da atividade das empresas de transportes públicos de mercadorias por conta de outrem, de âmbito nacional, o montante de capital e reservas:
A
A
Não pode ser superior a € 8 987,36 pelo primeiro veículo automóvel licenciado e € 4 987,98 por cada veículo adicional.
B
B
Não pode ser inferior a € 15 000.
C
C
Não pode ser inferior a € 15 000 nem superior a € 30 000.
D
D
Não pode ser inferior a € 9 000 pelo primeiro veículo automóvel licenciado ou € 5 000 ou € 1500 por cada veículo adicional, consoante se trate de veículo pesado ou ligeiro.
Uma das medidas da eficiência nos transportes é dada pela percentagem de quilómetros em carga. Quanto a este aspeto, qual das seguintes situações é verdadeira:
A
A
Os transportes rodoviários de mercadorias por conta por conta própria são mais eficientes que os transportes por conta de outrem.
B
B
60% dos transportes por conta de outrem são realizados em carga.
C
C
Os transportes rodoviários de mercadorias por conta de outrem são mais eficientes que os transportes por conta própria.
D
D
Os transportes rodoviários por conta de outrem e por conta própria são igualmente eficientes.
Atendendo aos princípios de organização e funcionamento de uma empresa de transportes de mercadorias, indique qual das seguintes afirmações é falsa:
A
A
A responsabilidade social de uma empresa de transportes incide sobre os seus clientes, e não sobre os seus trabalhadores.
B
B
Uma boa comunicação, a cortesia, prontidão e a competência são alguns dos critérios mais utilizados pelos clientes para avaliar as empresas e os respetivos colaboradores.
C
C
As especificações do serviço e os procedimentos são orientados no sentido do aumento dos lucros da empresa conjuntamente com a satisfação dos clientes.
D
D
A organização da empresa é uma ordenação, um agrupamento de actividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa.
Uma empresa licenciada na atividade de transportes rodoviários de mercadorias por conta de outrem que no desenvolvimento da sua atividade possua uma frota de 50 veículos pesados, cumpre o requisito de capacidade financeira se dispuser de capital social e reservas no valor de:
A
A
€ 254 000.
B
B
€ 240 000.
C
C
€ 220 000.
D
D
€ 150 000.
O transporte rodoviário de mercadorias realizado como actividade empresarial, cujo acesso é condicionado, no que diz respeito à profissão e ao mercado, através de licenciamento, denomina-se:
A
A
Transporte especial.
B
B
Transporte particular ou por conta própria.
C
C
Transporte combinado.
D
D
Transporte público ou por conta de outrem.
Uma colisão com o veículo da frente pode ocorrer quando o condutor:
A
A
Mantém uma distância de segurança adequada relativamente ao veículo da frente.
B
B
Circula a uma velocidade adequada à intensidade de tráfego.
C
C
Observa o comportamento do condutor à sua frente.
D
D
Circula demasiado perto do veículo da frente.
O condutor que ao circular em auto-estrada veja que 200 m à sua frente ocorreu um acidente, deve, como procedimento mais correto:
A
A
Aumentar a velocidade para sair rapidamente da zona do acidente.
B
B
Travar, mas, com o veículo posicionado no eixo da via para que as luzes de travagem sejam perfeitamente visíveis.
C
C
Reduzir a velocidade, encostar-se o mais à direita possível e ligar os quatro indicadores de mudança de direção em funcionamento simultâneo.
D
D
Travar imediatamente, desviando o veículo para a via da esquerda.
Sempre que a faixa de rodagem se encontre molhada o condutor deve:
A
A
Aumentar a distância do veículo da frente de forma a, se necessário, conseguir parar em segurança.
B
B
Só travar o veículo com a caixa de velocidades.
C
C
Manter uma distância de travagem de forma a não prejudicar os outros utentes da via;.
D
D
Manter a distância de segurança e ligar as luzes de emergência do veículo.
Sempre que as condições atmosféricas sejam adversas o condutor deve:
A
A
Verificar se os líquidos do motor estão ao nível.
B
B
Certificar-se de que o veículo tem o sistema de iluminação eficaz.
C
C
Circular a velocidades mais elevadas para evitar acidentes.
D
D
Reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança do veículo que circula à sua frente.
A redução da sinistralidade rodoviária em Portugal nos últimos anos:
A
A
É insignificante, o número de acidentes manteve-se quase inalterado nas duas últimas décadas.
B
B
Resulta apenas do aumento da qualidade das vias.
C
C
Resulta essencialmente das alterações de atitudes e comportamentos que se têm vindo a verificar nos utentes.
D
D
Deve-se a um conjunto de medidas concertadas, associadas à evolução do parque automóvel, à qualidade das vias e, essencialmente, às alterações de atitudes e comportamentos que se têm vindo a verificar nos utentes.
Quando observamos as estatísticas de sinistralidade podemos concluir que:
A
A
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são inferiores às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
B
B
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são superiores às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
C
C
As consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados são idênticas às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
D
D
Os dados não permitem aferir quais as consequências dos acidentes envolvendo veículos pesados relativamente às consequências dos acidentes que não envolvem este tipo de veículos.
Os períodos do dia que apresenta maior gravidade nos acidentes correspondem aos períodos com:
A
A
Menor volume de tráfego e menor número de acidentes.
B
B
Maior volume de tráfego e maior número de acidentes.
C
C
Menor volume de tráfego e maior número de acidentes.
D
D
Maior volume de tráfego e menor número de acidentes.
Os acidentes que envolvem veículos pesados:
A
A
Não têm consequências para terceiros.
B
B
Têm consequências mais graves para os utentes dos veículos pesados do que para terceiros.
C
C
Têm consequências mais graves para terceiros do que para os utentes dos veículos pesados.
D
D
Têm consequências semelhantes para terceiros e para os utentes dos veículos pesados.
Pode considerar-se que o risco químico se encontra associado à profissão de condução. A afirmação está:
A
A
A afirmação está certa apenas se o condutor se socorrer do GPS.
B
B
Errada.
C
C
Certa.
D
D
A afirmação está certa apenas se o condutor utilizar o telemóvel durante a condução.
Em caso de desaparecimento da viatura o condutor deve:
A
A
Avisar as autoridades e o proprietário do veículo em causa.
B
B
Procurar resolver a situação sozinho e apenas pelos seus próprios meios.
C
C
Apenas avisar as autoridades do sucedido.
D
D
Evitar a comunicação com o proprietário do veículo em causa.
O condutor de um automóvel pesado que assista a um acidente na via em que circula, deve:
A
A
Manter a mesma velocidade e manter o veículo na mesma direcção.
B
B
Travar energicamente para imobilizar o veículo o mais rápido possível e solicitar auxílio.
C
C
Parar, acorrer ao local do acidente e ai permanecer até á remoção do veículo acidentado.
D
D
Sinalizar a eventual súbita redução de velocidade, procurar uma escapatória possível, parar em segurança, sinalizar o acidente e solicitar auxílio.
A existência nas empresas empregadoras de sistemas de prémios de desempenho que tenham em conta o tempo que o motorista gasta no percurso é uma medida:
A
A
Incorreta.
B
B
Correta.
C
C
É irrelevante.
D
D
Pode ser uma medida correta, desde que não incentive a prática de velocidades mais elevadas e de menores tempos de descanso.
Os acidentes rodoviários envolvendo pesados de mercadorias têm custos para as próprias empresas:
A
A
Não, as seguradoras pagam todos os custos.
B
B
Sim, além dos custos materiais, também têm custos ao nível da imagem da própria empresa. Uma empresa cujos veículos estejam frequentemente envolvidos em acidentes rodoviários, irá a curto prazo começar a perder os seus clientes.
C
C
Sim, mas apenas têm custos financeiros.
D
D
Sim, pois podem perder o alvará.
Os acidentes rodoviários com veículos pesados de mercadorias são, principalmente, devidos a:
A
A
Colisões.
B
B
Atropelamentos.
C
C
Despistes.
D
D
Falha mecânica.
A gravidade dos acidentes com veículos pesados de mercadorias está associada:
A
A
A regras de circulação.
B
B
À velocidade de impacto dos veículos.
C
C
À intensidade do tráfego.
D
D
À construção dos veículos.
"Carta Verde" é uma:
A
A
Carta que permite o transporte de mercadorias perigosas.
B
B
Convenção internacional, denominada Convenção Multilateral de Garantias.
C
C
Convenção europeia, que facilita o transporte rodoviário.
D
D
Carta que substitui a Carta de Condução.
A "Convenção IDS" (indemnização direta ao segurado), assinada por quase todas as seguradoras que operam em Portugal aplica-se e cobre os seguintes riscos:
A
A
Custo de reparação ou perda total, e reboque.
B
B
Danos em mercadorias.
C
C
Lucros cessantes.
D
D
Danos em muros e animais.
As características dos veículos pesados de mercadorias relacionadas com o seu peso:
A
A
Traduzem-se numa diminuição da gravidade em caso de acidente.
B
B
São irrelevantes em caso de acidente.
C
C
Traduzem-se num aumento da gravidade em caso de acidente.
D
D
Traduzem-se num aumento da gravidade em caso de acidente, apenas se o veículo estiver carregado.