As sub-operações da "Operação de Transporte" devem seguir esta ordem:
A
A
Triagem, Recolha, distribuição secundária, reporting, distribuição primária.
B
B
Recolha, triagem, distribuição primária, distribuição secundária, reporting.
C
C
Distribuição secundária, distribuição primária, recolha, reporting, triagem.
D
D
Triagem, reporting, distribuição secundária, distribuição primária, recolha.
Logística inversa é:
A
A
O contrário de logística.
B
B
O retorno das embalagens vazias, produtos danificados ou obsoletos para recuperação ou reciclagem.
C
C
O caminho de regresso do camião.
D
D
A chegada da carga ao cliente.
Uma das principais vantagens do "Just in Time" é:
A
A
Redução imediata da necessidade de stock.
B
B
Redução imediata de contratação de empresas de transporte.
C
C
Redução do custo do transporte devido ao mesmo ser feito de avião.
D
D
Aumento dos tempos de produção.
Um sistema de transportes moderno deve ser sustentável do ponto de vista:
A
A
Económico e social.
B
B
Económico e ambiental.
C
C
Económico, social e ambiental.
D
D
Não é aplicável o conceito de sustentabilidade.
Não está correto afirmar que:
A
A
A qualidade de serviço contribui para a fidelização dos clientes.
B
B
A qualidade de serviço implica obrigatoriamente aumentar os custos da empresa.
C
C
A qualidade de serviço é uma vantagem competitiva.
D
D
A qualidade de serviço é uma forma da empresa de transportes se diferenciar face à concorrência.
Um sistema de informação para fins operacionais e fins de gestão pode:
A
A
Aumentar a produtividade e a competitividade.
B
B
Só aumentar a produtividade.
C
C
Só aumentar a competitividade.
D
D
Não influencia a eficiência da empresa.
Nos transportes nacionais por rodoviária a percentagem das cargas que viaja apenas até 100 km é:
A
A
60%.
B
B
40%.
C
C
80%.
D
D
20%.
A empresa de transporte é uma empresa que:
A
A
Produz serviços.
B
B
Produz bens.
C
C
Apenas pode prestar serviços em território nacional.
D
D
Apenas pode prestar serviços em território internacional.
Para um veículo de matrícula portuguesa o transporte de cross-trade é o transporte:
A
A
Em que o ponto de origem ou o ponto de destino se situa em Portugal, mas nunca ambos.
B
B
Que se realiza entre locais de um mesmo país que não Portugal.
C
C
Entre portos de um mesmo país.
D
D
Que se realiza entre locais de países diferentes, distintos de Portugal.
Trunking é:
A
A
O serviço de transporte efetuado com tratores e semi-reboques.
B
B
O transporte de ligação realizado entre centros operacionais com veículos de maiores dimensões.
C
C
A operação de descarga, conferência e separação nas instalações do transportador.
D
D
A designação inglesa para carga completa.
O transporte unimodal ou modal caracteriza-se essencialmente por:
A
A
Envolver apenas um modo de transporte.
B
B
Envolver vários modos de transporte.
C
C
Exigir mais do que um título de transporte.
D
D
Envolver transbordos para veículos da mesma modalidade.
O transporte unimodal ou modal caracteriza-se essencialmente por:
A
A
Envolver apenas um modo de transporte.
B
B
Envolver vários tipos de transporte.
C
C
Exigir mais que um título de transporte.
D
D
Envolver transbordos para veículos da mesma modalidade.
Os transportes constituem um setor de importância crucial para o desenvolvimento de um país:
A
A
Sim, aliados a uma boa rede de infraestruturas viárias.
B
B
Não, o desenvolvimento de um país nada tem a ver com a sua rede de transportes.
C
C
Não, pois os transportes são só um meio de acessibilidade.
D
D
Sim, se for efetuado por autoestradas.
De acordo com a legislação comercial, a ´sociedade unipessoal por quotas´ caracteriza-se por ser:
A
A
Uma sociedade irregular.
B
B
Uma sociedade por quotas, constituída por um único sócio.
C
C
Uma sociedade por quotas em que os sócios são os cônjuges.
D
D
Uma sociedade em que as quotas estão repartidas por uma pessoa singular e uma pessoa colectiva.
O capital social está dividido em ações num dos seguintes tipos de sociedades:
A
A
Sociedades em nome coletivo.
B
B
Sociedades por quotas.
C
C
Sociedades anónimas.
D
D
Sociedades em comandita simples.
A subcontratação nas empresas de transporte rodoviário é:
A
A
Uma forma de cooperação ao nível da actividade de uma empresa (contratante ou empresa principal) que entrega a outra (subcontratada ou empresa auxiliar) a execução da totalidade ou de uma parte da sua actividade dentro de determinadas condições.
B
B
Um contrato entre empresas que permite um prestar melhor serviço aos clientes.
C
C
A partilha de recursos entre empresas que permite melhor utilização de meios humanos neste ramo de actividade.
D
D
A perda de controlo na execução das actividades e maior necessidade de controlo.
Não podem ser transportados por empresas prestadoras de serviços através de veículos tipo pronto-socorro os veículos:
A
A
Destinados a substituir veículos sinistrados ou avariados.
B
B
Classificados como antigos ou de colecção.
C
C
Que se destinem a exposições ou manifestações desportivas.
D
D
Matriculados, que não se encontrem avariados ou sinistrados, nem se destinem a substituir veículos sinistrados ou avariados.
Acessibilidade é:
A
A
Poder entrar em qualquer lado.
B
B
Capacidade de aceder aos locais pretendidos.
C
C
A capacidade para aceder aos locais, produtos, serviços ou informações que se deseje.
D
D
O grau com que os indivíduos ou os grupos sociais podem aceder a locais, produtos, serviços ou informações.
Transporte sustentável é o que:
A
A
Não coloca em perigo a saúde pública e os ecossistemas e que respeita as necessidades demobilidade.
B
B
Apenas garante a mobilidade sustentadamente.
C
C
Se sustenta a si mesmo sem financiamento público.
D
D
Apenas é bom para o meio ambiente.
A diferença entre transporte intermodal e transporte multimodal é que:
A
A
No transporte multimodal há sempre rutura de carga e no intermodal não há.
B
B
No transporte intermodal não há rutura de carga e no multimodal pode haver.
C
C
No transporte multimodal há um único documento contratual para todo o transporte qualquer que seja o número de modos envolvidos, enquanto no intermodal podem existir vários documentos contratuais mas o transporte é realizado sem rutura de carga.
D
D
No transporte intermodal só participam dois modos de transporte enquanto no multimodal participam muitos modos de transporte.
Pode dizer-se que os componentes dos custos externos dos transportes são:
A
A
Apenas os acidentes e a poluição atmosférica.
B
B
Apenas os riscos de alterações climatéricas.
C
C
Apenas a poluição atmosférica.
D
D
A poluição atmosférica, os acidentes, os riscos de alterações climatéricas, o ruído e os custos para a natureza e para a paisagem.
Das afirmações seguintes, indique a que melhor se identifica com o transporte rodoviário:
A
A
Grande flexibilidade de carga e de destinos.
B
B
Baixo custo para médias e longas distâncias, se comparados com os restantes.
C
C
Está adequado a grandes distâncias.
D
D
Elevados custos de terminal.
Na chegada ao terminal do serviço, caso o veículo se encontre sem problemas, a atuação do Motorista deve ser:
A
A
Não parar o motor, porque o consumo será muito mais elevado no arranque.
B
B
Não parar o motor, porque o consumo é mínimo.
C
C
Parar o motor sempre que a demora se preveja ser superior a 1 minuto.
D
D
Não parar o motor para carregar a bateria.
As empresas de transportes rodoviários de mercadorias por conta de outrem têm o dever de comunicar ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes as alterações ao pacto social, designadamente modificações na administração direção ou gerência, bem como mudanças de sede, no prazo de:
A
A
10 dias a contar da sua ocorrência.
B
B
30 dias antes da sua ocorrência.
C
C
30 dias a contar da data da sua ocorrência.
D
D
90 dias a contar da data da sua ocorrência.
Analisando a produção dos vários modos de transporte de mercadorias observa-se que, nos tráfegos nacionais:
A
A
Os transportes rodoviários asseguram o movimento de cerca de metade das toneladas movimentadas e a ferrovia realiza a outra metade.
B
B
Os transportes rodoviários carregam mais de 95% das toneladas e a ferrovia menos de 5%.
C
C
A carga transportada no modo rodoviário é minoritária relativamente ao modo ferroviário.
D
D
A carga transportada no modo rodoviário é minoritária relativamente ao modo marítimo.
Analisando a produção dos vários modos de transporte de mercadorias observamos que, nos tráfegos nacionais os transportes rodoviários asseguram:
A
A
O movimento de cerca de metade das toneladas movimentadas e a ferrovia realiza a outra metade.
B
B
Mais de 95% das toneladas movimentadas e a ferrovia menos de 5%.
C
C
Cerca de 80% das toneladas movimentadas e os caminhos-de-ferro cerca de 20%.
D
D
Cerca de 20% das toneladas movimentadas e os caminhos-de-ferro cerca de 80%.
O transporte rodoviário e o transporte ferroviário são:
A
A
Modos de transportes terrestres.
B
B
Modos de transportes marítimos.
C
C
Modos de transportes aéreos.
D
D
Modos de transportes exclusivos do transporte de mercadorias.
Assinale a afirmação verdadeira:
A
A
A atividade transitária só pode ser exercida por empresas titulares de alvará emitido pelo IMT.
B
B
A atividade de aluguer de veículos sem condutor de mercadorias para veículos com peso bruto superior a 6 ton. não necessitam de licenciamento.
C
C
Os veículos tipo pronto-socorro não necessitam de licença.
D
D
As empresas que realizam transporte rodoviário de mercadorias perigosas carecem de licenciamento específico do IMT para esse efeito.
Um transporte em que as mercadorias transportadas, tenham sido compradas pelo proprietário do veículo e este for por si conduzido, classifica-se de:
A
A
Público ou por conta de outrem.
B
B
Transporte especial.
C
C
Particular ou por conta própria.
D
D
Transporte combinado.
As empresas que pretendam aceder ao transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem devem reunir os requisitos:
A
A
Capacidade financeira e idoneidade.
B
B
Idoneidade, capacidade profissional e capacidade financeira.
C
C
Apenas o requisito de idoneidade.
D
D
Estar obrigatoriamente constituídas como sociedades por quotas.
Das vantagens do transporte rodoviário de mercadorias, pode-se assinalar:
A
A
Capacidade de transporte de mercadorias de grandes dimensões.
B
B
Existência de terminais de cargas próximo das fontes de produção.
C
C
Maior competitividade para produtos com baixo custo de tonelada por quilómetro transportado.
D
D
Maior rapidez (porta-a-porta).
Das desvantagens do transporte ferroviário de mercadorias pode assinalar-se:
A
A
Unidades de carga limitadas.
B
B
Necessidade de transbordo para chegar junto do cliente final.
C
C
Sempre maior distância relativamente aos centros de produção.
D
D
Custos bastante elevados em relação aos outros meios de transporte.
Das vantagens do transporte aéreo de mercadorias pode-se assinalar:
A
A
Menor custo de transporte para grandes distâncias.
B
B
Elevada cobertura geográfica.
C
C
Ideal para o envio de mercadorias com pouco peso e volume.
D
D
Maior capacidade de carga.
Outsourcing é:
A
A
A sub-contratação de parte de serviços e/ou produtos usados por uma empresa a outras entidades num relacionamento de colaboração mútua.
B
B
O transporte efectivo da mercadoria.
C
C
A contratação de novos recursos humanos para a empresa.
D
D
A conclusão de um serviço logístico.
Um sistema de apoio à exploração visa essencialmente:
A
A
Reduzir os custos com o pessoal.
B
B
Melhorar a imagem dos autocarros.
C
C
Melhorar a qualidade das paragens.
D
D
Optimizar o funcionamento operacional.
Gestão de frota significa administrar ou gerir:
A
A
Um conjunto de veículos pertencentes a uma mesma empresa.
B
B
O conjunto de computadores da empresa.
C
C
Um conjunto de veículos ligeiros da mesma marca.
D
D
O conjunto dos veículos do país.
O sistema de bilhética permite aos operadores de transporte público:
A
A
Apenas poupar tempo.
B
B
Apenas poupar dinheiro.
C
C
Poupar tempo, dinheiro e aumentar a satisfação dos clientes.
D
D
Utilizar circuitos turísticos.
Telemática:
A
A
É uma ciência que envia, recebe e armazena informações.
B
B
São equipamentos informáticos associados à informação.
C
C
São equipamentos informáticos associados às telecomunicações.
D
D
São equipamentos electrónicos.
GSM é o Sistema Global para Comunicações:
A
A
Fixas.
B
B
Móveis.
C
C
Mistas.
D
D
Internacionais.
O SAE é:
A
A
Um sistema de registo de motoristas.
B
B
Um sistema de apoio à exploração.
C
C
Um sistema de aplicação externa.
D
D
Um sistema de ajuda elétrica.
O SAE permite a interligação entre outros sistemas, como:
A
A
Bilhética Electrónica e SMS.
B
B
SMS e Rede Multibanco.
C
C
Bilhética Electrónica e Rede Multibanco.
D
D
Bilhética Electrónica e Internet.
O principio de funcionamento do GPS baseia-se em :
A
A
Altitude, longitude e latitude.
B
B
Altitude, longitude e profundidade.
C
C
Altura, largura e longitude.
D
D
Latitude, longitude e comprimento.
A World Wide Web (WWW) é:
A
A
A rede das redes.
B
B
Outro nome que se pode dar à Internet.
C
C
Um sistema de partilha de documentos que funciona independentemente da utilização de meios informáticos.
D
D
A coleção de documentos electrónicos interligados por uma infindável rede ou teia (Web) de aranha, armazenados em computadores designados por servidores Web espalhados por todo o mundo.
O sistema de alerta à eminência de colisão permite que:
A
A
O condutor possa agir de forma a evitar o acidente.
B
B
O condutor, em caso de acidente, minimize as consequências.
C
C
O condutor possa agir de forma a evitar o acidente e caso suceda possa minimizar as consequências.
D
D
O condutor tenha uma assistência mais rápida em caso de colisão.
O regulador de velocidade é um sistema que permite manter uma velocidade constante:
A
A
Durante um determinado percurso sem que seja necessário pressionar o acelerador do veículo.
B
B
Durante a circulação no interior das localidades.
C
C
Apenas durante a circulação em vias com mais de três filas de trânsito no mesmo sentido.
D
D
Durante 4 h consecutivas.
Os sistemas de pagamento eletrónico de portagens têm como principal vantagem:
A
A
A portagem ser gratuita.
B
B
Reduzir largamente o congestionamento nessas áreas.
C
C
A portagem ser gratuita e de reduzir largamente o congestionamento nessas áreas.
D
D
Redução do preço da portagem.
Uma das vantagens da utilização dos sistemas inteligentes de transporte é:
A
A
A promoção da segurança.
B
B
A identificação de radares de fiscalização de velocidade instantânea.
C
C
A detecção de condutores que se encontram sob influência de álcool.
D
D
O controlo por parte do condutor dos cruzamentos regulados por sinalização luminosa.
O GPS permite que o condutor obtenha, entre outras, as seguintes informações:
A
A
Velocidade média, localização de áreas de serviço, de locais de interesse turístico e das patrulhas de polícia.
B
B
Velocidade média, localização de áreas de serviço, de locais de interesse turístico e dos radares de registo de velocidade.
C
C
Velocidade média, localização de áreas de serviço e de locais de interesse turístico, bem como o valor da correspondente altitude.
D
D
Apenas a velocidade média.
Para um utente receber sinal através dum sistema de navegação GPS, é necessário que possua:
A
A
Um amplificador de som.
B
B
Um recetor GPS.
C
C
Um vulgar rádio capaz de captar o referido sinal.
D
D
Um aparelho elétrico qualquer.
A telemática é:
A
A
O conjunto das técnicas e dos serviços de comunicação à distância que associam meios informáticos aos sistemas de telecomunicações.
B
B
A instalação de televisões na cabine do veículo ou na caixa de carga.
C
C
Os computadores pessoais sem ligação a uma rede.
D
D
As ferramentas informáticas utilizadas para fazer edição de imagens.
Sistemas Inteligentes de Transportes são:
A
A
A aplicação da Internet à infra-estrutura de transporte de veículos.
B
B
A aplicação do GPS à infra-estrutura de transporte de veículos.
C
C
A aplicação das tecnologias de informação e comunicação aos transportes.
D
D
A aplicação do tacógrafo digital à infra-estrutura de transporte de veículos.
Uma rede de computadores, pública, global, de uso múltiplo é denominada:
A
A
LAN.
B
B
Internet.
C
C
Intranet.
D
D
Electronic Data Interchange (EDI).
O tacógrafo digital tem a função de:
A
A
Controlar o condutor.
B
B
Memorizar os dados sobre consumo de combustível.
C
C
Registar os tempos de condução e de repouso.
D
D
Controlar a distância entre veículos.
O conceito de "dados" representa:
A
A
O resultado do processamento, informação e organização de elementos objectivos.
B
B
Um sistema composto por vários componentes electrónicos ligados entre si.
C
C
O conjunto de quaisquer registos quantificáveis relativos a um fenómeno ou acontecimento.
D
D
Qualquer sistema automatizado.
Os sistemas inteligentes de transportes (ITS) permitem:
A
A
O processamento de informação, mapas, bases de dados, comunicações e dados em tempo real recolhidos a partir de uma variedade de sensores.
B
B
Aos utilizadores da estrada viajar em menor segurança em veículos mais seguros e inteligentes.
C
C
Gerir fatores que são tipicamente variáveis, tais como veículos, cargas e itinerários, mas aumenta o uso do automóvel, os tempos de transporte e o consumo de combustível.
D
D
Obter mais quantidade de carga do que a carga útil do veículo.
Relativamente ao tacógrafo digital, indique qual é a afirmação verdadeira:
A
A
O tacógrafo pode ter uma interface para inserção de cartões, que está previsto para as situações em que haja um ajudante de motorista a bordo; este deverá também inserir o seu cartão na interface correspondente.
B
B
Este equipamento requer a inserção de um cartão inteligente (com um chip incorporado), que tem carácter pessoal, contém a identificação do condutor e permite a memorização dos dados relativos às suas actividades.
C
C
Cada condutor poderá ser titular de um ou mais cartões.
D
D
O tacógrafo permite limitar a velocidade máxima do veículo.
Indique qual das seguintes afirmações é falsa:
A
A
As tecnologias de informação e comunicação fornecem técnicas de gestão da rede rodoviária para ajudar a resolver os problemas relativos ao congestionamento.
B
B
As tecnologias de informação e comunicação proporcionam o acesso a informação em tempo real relativa à viagem e ao Tráfego.
C
C
As tecnologias de informação e comunicação permitem aumentar a capacidade da rede rodoviária existente.
D
D
As tecnologias de informação e comunicação aumentam a segurança na condução, o que permite o aumento da velocidade máxima de condução e a redução das distâncias de segurança para o veículo da frente.
A telemática:
A
A
Representa uma ferramenta pouco importante no apoio à exploração aumentando a eficiência da logística dos transportes através da utilização de equipamentos embarcados, sistemas de transferência de dados e software de gestão.
B
B
Integra o computador de bordo, o indicador do nível de combustível, o receptor GPS, um módulo de comunicações, o terminal e respectivo teclado, o módulo de navegação e o sistema de localização do semi-reboque.
C
C
É um equipamento embarcado que tem apenas a função de indicar, registar e memorizar automaticamente os dados sobre a marcha do veículo e os tempos de condução e repouso do motorista.
D
D
É um sistema de pagamento de portagens em auto-estrada.
Indique qual das seguintes afirmações é falsa:
A
A
As ITS permitem conhecer o posicionamento do veículo em qualquer instante.
B
B
Os ITS não permitem ligação à Internet.
C
C
Os ITS permitem envio e receção de mensagens curtas.
D
D
Os ITS permitem enviar mensagens de socorro, em caso de emergência.
As siglas ITS significam:
A
A
Sistemas inteligentes de transportes.
B
B
Sistemas de itinerários para os transportes.
C
C
Sistemas de transportes seguros.
D
D
Sistemas de transportes inteligentes.